Discussão

3DS, Vita, Wii U e a batalha pela 8° geração de videogames

Então o 3DS não vendeu como o esperado e o Wii U ainda é uma incerteza . Situação difícil para a Nintendo, não? Sem dúvidas, mas isso não... (por Bruno Grisci em 17/08/2011, via Nintendo Blast)

E, no canto esquerdo do ringue...Então o 3DS não vendeu como o esperado e o Wii U ainda é uma incerteza. Situação difícil para a Nintendo, não? Sem dúvidas, mas isso não significa que a empresa é carta fora do baralho na oitava geração de videogames. Os futuros lançamentos da concorrência deixam a competição em aberto.

O PS Vita acabará com o 3DS?

Com os problemas que o 3DS vem enfrentando, já há quem diga e repita que o PS Vita, novo portátil da Sony, se consagrará como o grande campeão da próxima batalha de consoles de mão. Acontece que a maioria dos argumentos usados para defender essa afirmação são falácias (uma “falsa verdade”). Vejamos.

Primeiro problema: usar as baixas vendas do 3DS para justificar o sucesso de outro produto. Pergunto: existe uma regra que afirme que quando um console vender mal, outro obrigatoriamente terá que ser um sucesso? Quer dizer que “ninguém” comprou o 3DS porque estão esperando o PS Vita? Pode ser um argumento tentador para uma conversa descontraída de fanboys, mas o problema do 3DS é muito mais com a Nintendo do que com concorrentes. Não estou aqui dizendo que o PS Vita vai vender como o 3DS, ou pior, ou que o portátil da Nintendo vai crescer nas vendas e virar um novo DS, nada disso. Mas usar o 3DS para afirmar que o Vita venderá mais é falho.

Vita em toda a sua glória.

Outro ponto é que a Sony, para todos os efeitos, manteve a mesma proposta que tinha com o PSP no Vita. Tudo bem que ela acrescentou algumas coisas que julgou “casuais”, como o touchscreen e sensores de movimento, mas também são adições mais que esperadas para um aparelho portátil hoje em dia. Bom, e se o PSP foi ofuscado pelo sucesso colossal do DS, porque o Vita mudará isso agora? Nós podemos aprender muito com o passado e com a situação atual, e o mercado de games móvel parece ter o caminho para o sucesso bem evidente.

Claro que toda a tecnologia envolvida no PS Vita o torna um aparelho extremamente interessante do ponto de vista técnico, gráficos de altíssima qualidade, etc. Mas será que esse é o caminho para o sucesso? Já não foi isso que o PSP prometeu quando foi anunciado, e todos acharam que o DS estava morto?

Bruno, para de falar bobagem, se fosse assim o 3DS deveria estar vendendo horrores como o DS! - Leitor indignado.

Nada disso, caro leitor, e o motivo é simples: o 3DS se aproximou do PSP, e o Vita parece não ter se distanciado muito do seu antecessor. É curioso notar isso, a Nintendo se afastou de sua própria estratégia bem sucedida com o DS para se aproximar da rival. Mas que aproximação é essa? Poderia falar sobre o foco em questões técnicas (3D no 3DS, gráficos HD no Vita, e por aí vai), mas o melhor exemplo são os jogos. Vejam os jogos anunciados para 3DS e Vita: Uncharted, Zelda, Star Fox, Resident Evil, Ruin, etc.

 

Trailer de Uncharted Golden Abyss, para PS Vita.

Podem ser jogos excelentes, de forma alguma quero diminuí-los. Mas eles tem um ponto em comum: são fundamentalmente games para consoles de mesa, não para portáteis. E é aí que está a diferença: o DS fez sucesso por ser um console portátil, não um console de mesa em miniatura.

Tetris, um jogo verdadeiramente portátil.Pare e pense por um minuto: quando se fala em grandes sucessos de games portáteis, que jogos vem a sua mente? Apenas para citar alguns: Tetris, Brain Age, Nintendogs, Mario Kart, Angry Birds, Monster Hunter e, como não podemos esquecer, Pokémon. Há quem não goste deles. Há quem realmente deteste esses games. Mas são esses os verdadeiros jogos portáteis. São esses jogos que as pessoas levam para jogar no recreio do colégio e mostrar para os amigos, ou para passar o tempo no metrô a caminho do trabalho. Jogos de mesa não ficam tão bons nesse formato porque exigem mais tempo e não foram planejados para interrupções constantes.

Um dos erros da Nintendo, por exemplo, foi achar que The Legend of Zelda: Ocarina of Time seguraria as vendas do 3DS. Não segurou. Como pode, sendo considerado um dos melhores jogos de todos os tempos? O problema não é a qualidade do game, de forma alguma, o problema é a proposta dele: Ocarina of Time é um símbolo dos jogos para console de mesa, mas não dos portáteis. Claro, o jogo vendeu razoavelmente bem, é um dos títulos de 3DS com mais de um milhão de cópias vendidas (e teria como não ser, dado o peso do game?), mas ainda parece um resultado modesto comparado aos jogos citados anteriormente.

Um N64 portátil: console de mesa em miniatura.

Que nada, o sucesso desses joguinhos é só uma fase, é por isso que as vendas do DS e 3DS caíram, e o Vita será um sucesso. - Leitor fazendo uma previsão do futuro.

É, pode ser que o sucesso desse tipo de jogo seja só uma fase. Só que uma fase bem longa, já que começou com o Game & Watch e continua firme e forte em tempos de Androids e iPads. E se você ainda acha que as vendas do 3DS são resultado de um declínio na tática empregada no 3DS, tenho alguns números de vendas de julho nos EUA (dados da NPD):

  • O DS vai bem, obrigado.Nintendo DS: 305K

  • Xbox 360: 277K

  • Wii: 190K

  • PS3: 148k

  • 3DS – 90K

  • PSP – 65K

Acredito que esses números falem por si mesmos. Bom, se o 3DS caiu nessa “armadilha”, por enquanto podemos dizer que o Vita repetirá a mesma performance. Posso estar tremendamente errado, e o Vita ser um sucesso estrondoso, mas não é o que a história dos videogames nos indica até aqui.

Mas Bruno, se o Vita e o 3DS possuem uma proposta parecida, e o PS Vita supostamente possui um hardware melhor, não é de se esperar que ele venda mais? - Leitor indagador.

Pode até ser que com as coisas como estão, o Vita aproveite-se disso e venda mais que o 3DS. A discussão aqui é que é difícil para um portátil virar um sucesso nessas condições. Pode até vender mais, mas longe de um produto como DS ou iPad. E para uma empresa, o que importa é vender bem, não vender um pouco mais que o adversário (ainda mais se ele vender mal também). E o 3DS talvez tenha algumas vantagens: é possível que seja mais fácil para a Nintendo voltar a ser como era no DS do que para a Sony. Um Pokémon pode sacudir as coisas. E por fim, o 3DS teve uma redução considerável de preço, o que influi sim na aceitação do produto, ainda mais nos tempos atuais. A Sony já anunciou que não pretende trocar o preço do Vita, $250 o mais barato, $300 o mais caro, e provavelmente nem pode fazer muito quanto a isso. A empresa pode estar confiante no seu produto, mas o adiamento do lançamento mundial para o ano que vem (será lançado em 2011 apenas no Japão) dá a entender que ela está, pelo menos, ciente da situação.

PS3 + Vita = Wii U?

Não se engane, essa é a foto de um PS3 + Vita.

Outra ideia que vem debatendo-se bastante é que o novo controle do Wii U já vai nascer obsoleto, pois supostamente a conexão PS3 + Vita permite tudo o que o novo console da Nintendo promete. Mas calma aí, talvez na teoria muitas das ideias pudessem sim funcionar no combo de console de mesa mais portátil da Sony, com o Vita virando um controle do PlayStation 3, mas as coisas não são tão simples assim.

Em primeiro lugar, temos o fator preço: $250 dólares do Vita mais uns $249 do PS3 (modelos mais baratos), ou seja, $499. Apenas lembrando que no seu lançamento, o modelo mais caro de PS3 custava $599 nos EUA. Fora isso, ainda há a necessidade de adquirir dois aparelhos separadamente. Se o preço não convenceu, vamos ao principal: a proposta.

PS Move. Próximo.Usar controles de movimento era a proposta do Wii. O wiimote não era um mero acessório, não era enfeite, ele estava ali, disponível desde o começo, para todos os jogadores e desenvolvedoras que quisessem usá-lo. O Move não, foi lançado como um acessório muito tempo depois do lançamento do PS3. E é por isso que a maioria dos jogos de Wii faz algum uso dos recursos do wiimote, nem que seja a função de ponteiro, mas ainda são poucos os jogos de PS3 que usam o Move, comparados com o total.

O mesmo pode ser levado para a situação “Wii U Vs. PS3 + Vita”. O Wii U está sendo planejado para usar todo o potencial do controle tablet, ele estará disponível para uso em todos os jogos desde sempre, é a principal característica do aparelho. Provavelmente a maioria dos jogos lançados usarão algum recurso desse novo controle. Já no PS3 usando o Vita, qual será o suporte? Será que vários jogos serão lançados pensando nesse jogabilidade? Um pouco difícil, acredito.

Enquanto isso…

Porcos vão explodir.E como não podemos esquecer, nem só de Nintendo e Sony vive a indústria de games. “Novos” competidores, os celulares, smartphones e tablets mostraram que também podem possuir bons jogos, e a Apple e Google (que agora adquiriu a divisão de celulares da Motorola e passará a desenvolver hardware) provavelmente não irão ignorar os grandes lucros das vendas de jogos em suas lojas de aplicativos. O bom e velho PC também está presente, com o interessante apelo dos “social games”, cujo maiores expoentes são os joguinhos de Facebook, e as lojas digitais, em especial o gigante Steam, da Valve. E para não deixar de mencionar, os serviços de games por stream como o OnLive estão aí buscando seu espaço.

Transitando entre os elementos acima, temos a Microsoft, com o Windows Phone, o Windows para PCs e o Xbox 360 no mercado de consoles de mesa. Em qual campo será que a gigante da informática investirá agora? Desenvolver as plataformas móveis, voltar a dar mais atenção aos “Games for Windows”? E ainda temos um possível “Xbox 720”, mas a empresa é a que menos revelou seus planos para a nova geração de videogames.

Os desafiantes já estão tomando suas posições para a batalha pela oitava geração de videogames, alguns já estão exibindo seus exércitos, outros ainda estão planejando, e já há quem esteja lutando. Aparentemente, ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, a disputa será bem mais acirrada. Que vença o melhor.

As coisas vão ficar agitadas.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Com toda certesa vai ser mais uma batalha hitorica!!!
    Como foi SNES VS MEGADRIVER !!! Que vença omelhor (espero q seja a NINTENDO).

    ResponderExcluir
  2. Aaahhh me desculpe, mas NUNCA uma console war vai ser igual SNES x Mega Drive... NUNCA mesmo hauhauhaauh
    Aquilo sim foi batalha épica

    ResponderExcluir
  3. Com certeze Nintendo. Essa historia é velha. Na briga DS x PSP o DS disparou nas vendas. E a proposta era a mesma da de agora: DS com gráficos inferiores, mas com uma inovasão na jogabilidade e horas de diversão.
    PSP com os melhores gráficos do mundo dos portáteis, mas não passa de gráficos. Os jogos parecem mais filmes, só tem história e nada mais.

    ResponderExcluir
  4. A bem da verdade o PSP e o DS conviveram razoavelmente bem, uma vez que cada um tinha uma proposta bem distinta do outro

    O DS com certeza vendeu muito mais graças ao maior espectro de clientes que ele tinha mas o psp nem de longe foi um fracasso.

    Na minha opinião foi um negócio meio Apple X Microsoft. A ausência seria muito mais nociva do que a concorrência.

    ResponderExcluir
  5. Nintendo Venceu a sega,liderou em disparada com o Wii, 3ds está voltando aos trilhos,creio que a nintendo tem maiores chances de levar essa

    ResponderExcluir
  6. O Nintendo 3DS só ofereceu APERITIVOS até agora...
    Esperem lançar:
    Pokémon RPG(o game clássico , etc)
    Yu-Gi-Oh
    Mario(Todos os jogos)
    Dragon Quest / FF
    Metroid
    Zelda(sem ser remake)
    Sonic
    Super Smash Bross
    JUS 3DS(Será?)
    PES/FIFA c/ wifi(finalmente um jogo de futebol decente para um portátil da nintendo , principalmente se tiver WIFI)
    O Grande Erro do PES 11 3DS foi não ter WIFI , se não iria causar um grande sucesso.

    Quando esses jogos começarem a ser lançados , o lucro da nintendo vai dar um salto gigante.

    ResponderExcluir
  7. Quando um jogo "Decente" do Pokémon Lançar no 3DS, anotem ai, as vendas do 3DS vão almentar bastante. Mario Kart 7, Resident Evil Revelations, Super Mario 3D Land tmb vão aumentar as vendas do 3DS. Mas Pokémon é Pokémon e sabem que em qualquer lugar vende muito bem (exemplo: PKMN Platinum, HG&SS, P&D, Ruby,Saphire & Emerald).

    ResponderExcluir
  8. A Nintendo não vai sair da guerra (eu acho).É difícil saber quem vai ganhar a guerra dos consoles quando é uma guerra infinita!

    ResponderExcluir
  9. Muito nintedista de extrema-radical aqui nos comentários. Acho que o PSP conviveu muito bem com o DS. DS vendeu mais, motivo: abranger público casual. PONTO FINAL. PSP sempre foi pra um público mais hardcore, sinceramente gostaria muito era de ter tanto o 3DS quanto um PS Vita. Ambos tem muitas coisas legais, não dá pra excluir um ou outro só porque as empresas são rivais, isso é coisa de gente babaca.

    ResponderExcluir
  10. E outra: NOSSA QUE GENIAL. Vamos então colocar em pauta a qualidade do portátil tendo em vista o número de vendas. Quando sair Pokémon então, que a japonesada retardada comprar 3DS que nem água, isso vai mudar em algo a qualidade do portátil? Desde quando?

    Pra melhorar a Nintendo tem de dar maior suporte, evitar estratégias fracassadas e precipitadas, investir em mais jogos e mais possibilidades pro console.

    ResponderExcluir
  11. Cezar Berger Junior mas lançando o pokémon ela não estaria investindo em mais um jogo? O negoço mesmo são as thirds, quando elas verem que o 3DS está começando a vender bem ai os titulos irão aparecer. Você vai ver, é tudo questão de tempo.

    ResponderExcluir
  12. o que achei meio triste é que obviamente o 3ds poderia virar um controle pro wii u mas a nintendo nem se quer liga pra isso

    ResponderExcluir
  13. Nintendo Venceu a sega,liderou em disparada com o Wii, 3ds está voltando aos trilhos,creio fortemente que a nintendo tem maiores chances de levar essa²

    a nintendo tem tudo pra superar as concorrentes, principalmente a sony que é um alvo fácil pra superar já que não tem a irreverencia que a nintendo tem sob seu público.

    ResponderExcluir
  14. quando forem lançados mario kart 7 e super mario 3d land vão dar um BOOM nas lojas e darão muito lucro e salvará a nintendo, quem não concorda, nada mais tão popular quando mario em 3d ou mario kart. vcs vão ver, esses dois juntos vão ser os maiores jogos do 3ds na atualidade.

    ResponderExcluir
  15. Se esqueceu que o 3ds Terá super smash bros ?

    ResponderExcluir
  16. Otima matéria Bruno.Concordo muito com você, alem disso os consoles portateis tem que ter diferenciais que sejam atrativo para já quem tem um tablet, é um efeito 3D por exemplo é um bom diferencial. Fora que o preço como citado vai influenciar muito. Se as propostas são parecidas então vou comprar o mais barato certo? Acredito que a Nintendo ainda está muito na frente das outras empresas. Agora acho que pra mesma dominar de vez tem que investir mais em uma rede social propia que faça tanto sucesso quando as outras.

    ResponderExcluir
  17. Mesmo após ver o Nintendo 3DS eu não estava muito seguro quanto ao console portatil. No entanto comprei mesmo assim o 3DS e Zelda Ocarina of Time 3D, devo adimitir que o 3D não cansa nada (pelo menos para mim, ainda bem), só falta ganhar o Ganondorf e quando eu zerar vou jogar o Master Quest! Parece que o jogo foi todo pensado para ser jogado em 3D, incrivel como o jogo parece atual.
    Até a propria Nintendo sabe que fez borrada por causa dos jogos que lançou junto com o 3DS, mas esperem só quando lançarem Kid Icarus, Metroid, Pokemon, Mario, Zelda, as vendas vão subir disparado!

    ResponderExcluir
  18. PS Vitamina VS 3DS
    OU:
    PS Evita VS 3DS

    ResponderExcluir
  19. Queria saber pq a loja play-asia ainda não baixou o preço do 3ds americano...

    ResponderExcluir
  20. cara saiu as especificaçoes tecnicas do psvita...ele é um monstro!meu deus é incrivel


    CPU: ARM(R) Cortex(TM)-A9 core (4 core)
    GPU: SGX543MP4+
    Dimensões: 18,2 cm x 8,3 cm x 1,8 cm
    Tela: OLED capacitiva de 5 polegadas, resolução de 960 x 544 e aproximadamente 16 milhões de cores
    Memória RAM: 512 MB
    VRAM: 128 MB
    Câmera frontal: resolução de 640 x 480 para fotos; vídeos de 640 x 480 com 60 fps ou 320 x 240 com 120 fps
    Câmera traseira: resolução de 640 x 480 para fotos; vídeos de 640 x 480 com 60 fps ou 320 x 240 com 120 fps
    Alto falantes estéreo
    Sensores: giroscópio, acelerômetro e bussola eletrônica
    GPS embutido
    Bluetooth
    Portas: formato padrão do PlayStation Vita, cartão de memória, cartão SIM, USB, DC IN para fonte de alimentação, Serial e áudio estéreo
    Bateria: Lítio-ion
    Formatos de música suportados: MP3, MP4, WAV
    Formatos de vídeo suportados: MP4, AAC
    Formatos de imagem suportados: JPG, TIFF, BMP, GIF, PNG

    ResponderExcluir
  21. O que adianta ter um video-game com microondas e geladeira se ele não tem os jogos? Sou nintendista, mas gosto do PS3, a Sony sempre faz um console que tem tudo o que é possível, mais e os jogos do PS Vita? Só Uncharged e Little Big Planet?

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito do post!

    Acredito que quem mais ganha nessa batalha das empresas somos nós, consumidores!
    Sou fã de carteirinha da Nintendo, mas a Sony também tem um papel importante, afinal... os gráficos não precisam ser fotorrealísticos, mas ngm morre por jogar algo com gráficos bons e jogabilidade inovadora (Wii U vai juntar isso né? xD)

    Viva a concorrência das gigantes!!

    ResponderExcluir
  23. Muito boa a reportagem no campo hipotético parece q a verdade é essa aí, mas só vamos ter certeza na hora que o PS Vita estiver disponível. Só não concordei com algumas colocações de que só games casuais são legais para portateis, isso não existe até pq considero um simulador de corrida como um jogo casual sim ou um PES ou FIFA e nisso o 3DS nunca vai ganhar do nem do PSP. GOD Of War é um jogo Hardcore no PSP e sim da pra jogar enquanto vai pro trabalho ou dentro do avião, metro... é um jogo de campanha grande mas vc pode jogar por partes. Ninguem compra um 3DS ou PS Vita pra jogar tetris e outra a maior inovação do 3DS (efeito 3D) não é compatível com um vídeo game portatil tb... Quem tem um 3DS (eu tenho) e já tentou jogar com efeito 3D ligado dentro de um carro em movimento ou usando o Giroscopio sabe o que estou falando. Volto a dizer mais uma vez pra mim até agora a maior falha do 3DS foi a falta de comunicação e bons games com multiplayer on line... acho q nisso pelo menos o PS Vita vai ganhar. Vamos ver, tenho 3DS exclusivamente pelas franquias Nintendo.. mas jamais vou comprar um game de corrida (fora mario kart claro) de futebol ou de luta pro 3DS.. me negocio com o 3DS são os adventures e rpgs da nintendo e só...

    ResponderExcluir
  24. opa.. esqueci de falar tb.. a Sony tem mostrado a preocupação crescente em colocar Legendas e Áudio em Portugues Brasileiro nos jogos mais novos de PS3 e acho q pode ocorrer tb no PS Vita.. já a nintendo colocou menus em PT-BR mas eu preferia ter os jogos dublados ou pelo menos com legendas em PT-BR... sou só eu que tenho essa opinião???

    ResponderExcluir
  25. Faltam jogos que justifique a compra do 3DS. De nada adianta um videogame sem jogos. Ocarina é otimo mas tmb é um jogo que ja foi lançado no N64, no Cube (disco especial) e no virtual console do wii. Parece que o 3DS tá padecendo dos mals do lançamento do PS3 (preço e falta de jogos) sendo que este saiu da um pouco da crise com a chegada de Metal Gear 4... Que venha Mario Kart 7 e Super Mario Land 3D logo!

    ResponderExcluir
  26. Ótimos pontos abordados. Na minha opinião a história do DS vs PSP se repete com todas as letras.

    ResponderExcluir
  27. De boa, qndo tinha meu psp só usava ele pra assistir animes durante a condução do serviço e da faculdade pra casa e pra jogar alguns jogos emulados do psone e snes.
    Fora isso era apenas um mp3 player.
    Únicos títulos que eu pude me envolver um pouco mais foram o remake de FFVII e GoW, e msm assim não me sentia confortável jogando games longos em um portátil, tanto que nem tive vontade de zerá-los, me sentia desconfortável passar hrs olhando pra baixo para aquela telinha.
    Burnout joguei bastante pq eu jogava contra com o meu cunhado, e msm assim, liberei pouquíssimos circuitos, era só pra tirar onda mesmo.
    Não jogue nem metade do tempo do que havia jogando qndo tinha meu gameboy color e o pokemon yellow, mas aqueles eram outros tempos.
    Acredito que a proposta de videogame portátil seja realmente essa colocada pelo Bruno Grisci, jogos curtos e casuais.
    Quer um game com gráficos estonteantes e que vc levará hrs jogando, então vá pra um game de mesa.
    Gogo Nitendo.

    ResponderExcluir
  28. Na minha opinião, só quem sabe respeitar o público atualmente é a Nintendo, a qual sempre produziu seus consoles e jogos pensando na família, principalmente nas crianças que não precisam de gráficos fotorealisticos contendo violência, sangue etc ,e sim de entretenimento e interatividade. Não sou nintendista, nem sonysta, nem pcista, nem nada disto porque estas empresas não pagam as minhas contas, mas venhamos e convenhamos: um bom console tem de trazer diversão, interatividade, arrancar boas risadas, tem que ser saudável. Jogos hardcore são bons, mas nem mesmo nós que somos adultos devemos nos prostar tanto diante deles, pois a grande maioria prega violência e disto o mundo já está cheio.

    O Wii "U" será um grande sucesso, pois como já foi dito ele vai alcançar o nível técnico dos atuais concorrentes e talvez superá-los razoavelmente, e é disso que precisamos, um console com bons gráficos e ao mesmo tempo com o "carisma" que a Nintendo possui pra lidar com toda a família, sempre inovando no quesito jogabilidade e com jogos de qualidade porém mais "inocentes", coisa que as concorrentes não conseguem fazer e nunca conseguirão porque isto foi algo conquistado lá atrás, à muito tempo através dos mários, donkey kongs, top gears etc, estes são as "fênix" que mantém a big N nas graças do povo. Não "visto a camisa" de nenhuma delas e acho que precisamos desta concorrência, mas o que eu escreví é a pura realidade, só não vê quem não quer mesmo; até que ponto os gráficos de "arrasar" da sony ou da microsoft são importantes na hora de jogar um bom jogo? será que precisamos disto mesmo? eu tenho um X360 slim e um Wii, mas não abro mão de uma boa partida de top gear ou super mário world, mário kart n64 etc, afinal quem não gosta de jogar um clássico destes?. Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  29. ........ o mesmo se aplica aos consoles portáteis, onde a grande vantagem é a descontração em meio à correria do dia a dia; raciocinem comigo, analisem a seguinte situação: você está cansado e exausto numa fila enorme e demorada ou dentro de um banco, que tipo de jogo vai te "refrescar" a "cuca"? acha mesmo que um jogo como medal of honor vai aliviar a tensão? claro que não, vai é aumentar seu nível de stress; a ideal aplicação para as plataformas portáteis são os joguinhos "bestas" para divertir e distrair de um modo que não faça sair mais "fumaça do cérebro".

    ResponderExcluir
  30. O grande risco do 3DS é ele virar um Wii. Os únicos jogos a vender trocentas cópias seriam os da própria Nintendo. E o hardware do PSVita é uma bomba atômica que pode cair e arrasar o 3DS.

    Explico: a CPU: ARM(R) Cortex(TM)-A9 core (4 core) tem grande chance de vir a ser utilizada em celulares no futuro, chutemos alto aqui o Galaxy S 3ou4, Iphone 6 (o 5 deve vir com dual core), sony xperia game 3, atrix 3. O grande perigo para o 3DS (e pro vita tb) é que a tecnologia para games no celular evolua tanto que ela acabe engolindo o mercado de consoles portáteis. Devemos considerar aqui a convenien

    Neste caso o PSVita ainda vai ter alguma gasolina para queimar pela portabilidade dos jogos e pela proximidade que a Sony tem com as 3rd party. Já o 3DS vai depender muito, mas muito de um grande crescimento com as thirdies ou simplesmente admitir suas limitações e virar o 3DWii

    ResponderExcluir
  31. Toda essa conversa é desnecessária porque agora a 3ds com o corte de preço tá a vender como pães! E vai no bom caminho (sem jogos que se aproveitem), isto quer dizer se sem jogos vende bem imaginem quando os BONS jogos começarem a aparecer! Tipo Mario, Metroid, Kirby...

    ResponderExcluir
  32. Espero que seja a nintendo a vencedora,mas na época do snes e megadrive...preferia megadrive xD

    ResponderExcluir
  33. Paulo
    3ds corre risco de virar um wii?
    se for assim PSvita corre risco de virar um ps3 (devido a todo o hardware)

    bom... não preciso falar quem vendeu mais né

    ResponderExcluir
  34. Não LDV. Eu citei o Wii pq ele virou a plataforma apenas de jogos da Nintendo, sendo ignorado ou recebendo versões toskas das grandes thirdies. Poucos, muito poucos lançamentos de peso em relação aos concorrentes. Só recentemente um Thirdie conseguiu bons resultados, Just Dance (que é casual).

    Wii vendeu muito mesmo pq pegou a galera hard (eu nessa, comprei pouco depois do lançamento) e a casual que se empolgou com a interatividade do console... Mas essa galera casual é tremendamente volátil e desses X games vendidos, X-80% (ou mais) estão jogados em um canto enquanto eles se divertem com suas fazendinhas virtuais. Sem comprar novos jogos e por tabela sem gerar lucro pra Nintendo e suas parceiras (as quais tiveram vários atritos com a N). Os hards migraram para ps3 ou X360 em busca dos grandes jogos desta geração (eu junto).

    Existem outros fatores mas o Wii só está morrendo agora pq não basta só a Nintendo lançar grandes jogos para manter o console. Se houvessem outras grandes mantendo o interesse o público ele provavelmente aguentaria até a época do lançamento de PS4 e X720(?). E é esse o risco que eu estou citando para o 3DS, o tempo passar, as thirdies sairem fora e só ficar a própria Nintendo fazendo grandes lançamento para o portátil.

    ResponderExcluir
  35. Paulo
    vita corre risco de virar um ps3 pela cede de poder da sony de criar um superconsole

    sempre a nintendo está nas primeiras colocações dos jogos mais vendidos
    o wii não tá morrendo, todos os consoles estão vendendo menos

    eu sou very hard e deixei o ps3 pelo xbox depois escolhi o wii( ele conseguiu me mostrar novamente o que significa desafio)

    antes de falarem LDV você é um novato casual olha o que eu fiz no ps3 e xbox360:
    platinei ou zerei no nível mais alto de dificuldade ou fiz os dois (fiz 100%) God of war 3, RE5, Call of duty MW2 e Black ops, Kilzone 2, Demons souls, Devil may cry 4 e o blody palace dele, ninja gaiden 1, mgs4, batman arkhan asylum, fallout 3, saboteur, etc...

    no fim foi no wii que encontrei um bom desafio (não sei se vc ainda tem o wii, mas já tentou completar a missão tofu do RE darkside chronicles no nivel very hard?)

    o wii pode não ter muitos jogos hardcores mais quando tem, o desafio chega a ser maior que nos outros.

    por ultimo o 3ds não corre esse risco, o 3ds foi bem antecedido pelo ds, o wii não deu a mesma sorte(o GC e o n64 fizeram as empresas não considerarem a nintendo um grande investimento) tanto que agora todo mundo "ama" o wii U

    ResponderExcluir
  36. Cara, o pessoal está falando das configurações do vita, mas o galaxy s2 tem configurações melhores, e mesmo assim não consegue divertir tanto quanto um ds!

    Penso que vai haver lugar para os dois, e eu espero isso! Pra mim a nintendo tem que ser pressionada, para ter que se superar ao máximo!

    O grande problema do vita pra mim vai ser o preço, que vai ser muito alto, ainda mais tendo que comprar aqueles cartões externos deles, que estão uma fortuna!

    Mas eu torço muito pelo vita, e ainda mais pelo 3ds :)

    ResponderExcluir
  37. 3ds foi muito mal nas vendas muito abaixo do esperado pela nintendo e agora o wii u visto pelos investidores como console sem futuro,só fica no papel a sony com esse ps vita vai vender o drobro das vendas do 3ds mais as vendas do wii u o ps vita é sem duvida o melhor console entre esses até agora mostrados

    ResponderExcluir
  38. hmm ... entendi! Então ter bons graficos é uma maneira de fazer sucesso mas não é a unica, a final existe varias outras e a Nintendo vem apostando em varias outras formas

    ResponderExcluir
  39. Nintendo 3DS realmente vale a pena, recomendo pra todos.. o 3DS é incrivel *-*

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google