Jogamos

Análise: Just Dance Summer Party (Wii)

A franquia Just Dance da Ubisoft não para de crescer. Mesmo com o anúncio de uma nova edição, Just Dance 2 conseguiu superar a casa das 5... (por Anônimo em 26/08/2011, via Nintendo Blast)

Wii Just Dance Summer Party capaA franquia Just Dance da Ubisoft não para de crescer. Mesmo com o anúncio de uma nova edição, Just Dance 2 conseguiu superar a casa das 5 milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos, se tornando o primeiro game produzido por third parties a alcançar essa marca. E como a Ubisoft não está para brincadeira, enquanto vai dando os retoques finais para o lançamento de Just Dance 3 em Outubro, decidiu lançar uma edição limitada: Just Dance Summer Party. Mas será que essa versão 2.5 realmente vale a pena? Só para quem não tem os dois primeiros da série.
Esse é um dos principais pecados de Just Dance Summer Party. Mesmo sendo voltado para o público que gosta apenas de se reunir com a galera, limitar o novo título apenas às canções que já foram vistas em outros jogos da série diminui em muito o fator replay do jogo. Além disso um item que contribuiu muito para as outras versões foi cortada desse jogo: a compra de músicas online. Afinal, 21 músicas, por mais que seja um número razoável, não sustentam um jogo por muito tempo. Principalmente porque desse total apenas 2 são inéditas na franquia. Ou seja, o jogo na verdade é um grande apanhado com as melhores músicas via download das versões anteriores. Mas afinal porque eu compraria uma versão que reúne as músicas dos jogos anteriores? Como dito anteriormente, as músicas utilizadas em Just Dance Summer Party estavam disponíveis somente comprando via download, fazendo do título uma apresentação para o público novato, que teve contato com a franquia mas ainda não possuía nenhum dos dois jogos anteriores, por um preço um pouquinho mais em conta.

just-dance-summer-party

Para aqueles que ainda não conhecem a franquia (onde você vive meu caro(a)???)uma breve explicação: o jogo consiste em reproduzir os passos de dança apresentados na tela com o Wii Remote na mão direita. Aqueles que acertam a coreografia vão acumulando pontos até que no final da música se descobre quem é o maior pé de valsa. Simples assim. Mas essa simplicidade vira uma verdadeira gargalhada quando reunimos nossos amigos para uma sessão de “Dança  do Wiizão” (hã? hã? sacaram? péssima essa…)

Tá, mas e qual é a diferença então?

Just-Dance-Summer-Party-WiiO jogo tomou como base o visual e grafismo utilizado em Just Dance 2. O que na verdade é uma pena. Apesar de não apresentar conteúdo totalmente inédito seria muito bacana já ter uma palhinha de como será o Just Dance 3. Mas isso não chega a ser um problema grave. Os cenários e os próprios dançarinos parecem até um pouco mais bem acabados do que no título anterior, mesmo não sendo um gênero no qual se privilegia a questão gráfica. A diferença das outras versões, infelizmente, está na ausência de alguns modos de jogo e de customização no menu de opções. A opção de medley, que resultava num mix incessante de músicas que rende boas gargalhadas durante a jogatina com a galera foi retirada dessa versão sendo uma de suas principais perdas. Pelo menos o Simons Says, modalidade onde no meio da música aparecem ordens aleatoriamente, como: pare de dançar, dê uma pirueta ou bata palmas - foi mantida.

Outro ponto que causa estranheza é a seleção de músicas. Foram selecionadas as melhores canções disponíveis para download das outras versões, mas alguns títulos simplesmente não combinam com jogos de dança. Down the Riverside é um grande exemplo. Apesar de ser um belíssimo cântico gospel norte americano, fica muito deslocado quando o objetivo principal é dançar junto com o ritmo. Outro grande clássico como Born to be Wild também é uma das maiores canções de todos os tempos, mas simplesmente não há uma coreografia lógica, fazendo a coisa parecer meio artificial, como se fosse um amontoado de movimento aleatórios.

Born to be wild quem dançaria isso

Abaixo as músicas que fazem parte do repertório de Just Dance Summer Party:
- A Band of Bees – Chicken Payback
- Blur – Song 2
- Carl Douglas – Kung fu fighting  (hilária de se dançar em dueto)
- Estelle featuring Kanye West – American Boy
- Katy Perry – Firework
- M/A/R/R/S – Pump Up The Volume
- Panic At The Disco – Nine in the afternoon
- Rihanna – Pon De Replay
- Steppenwolf – Born To Be Wild
- The Supremes – You Can’t Hurry Love
- V V Brown – Crying Blood
- Countdown Dee’s Hit Explosion – Barbie Girl
- Love Letter – Why oh why
- Nick Phoenix and Thomas Bergersen – Professeur Pumplestickle
- Studio Allstars – Maniac (quem viu flashdance vai se sentir uma diva, rs)
- Sweat Invaders – Skin-to-Skin
- The Hit Crew – Here Comes The Hotstepper
- The Lemon Cubes – Mambo NO. 5 (A Little Bit Of Monica) (essa é um clássico dos anos 90)
- The Lemon Cubes – Moving On Up
- The Reverend Horatio Duncan and Amos Sweets – Down By The Riverside
- The World Cup Girls – Futebol Crazy
E as inéditas:
- A R Rahman, Pussycat Dolls featuring Nicole Scherzinger – Jai Ho! (You are my destiny) (Lembram do filme  “Quem quer ser um milionário”?)
- Sweat Invaders – Funkytown’ 

Mas então não vale a pena?

Digo e repito, valer, ele até vale. Afinal a franquia não alcançou números tão elevados se o jogo não possuísse qualidade. A grande questão é que esse título especificamente não passa de uma coletânea de músicas extras de versões passadas. Portanto, você que já tem o Just Dance 1 e 2, sinta-se à vontade para passar batido por esse jogo e esperar pelo Just Dance 3. Mas se você ainda não experimentou a série por vergonha ou até experimentou mas não tem nenhum dos dois primeiros jogos, deixe de marcar bobeira. Afinal pagar mico em galera nem é tão mico assim.

quero ver você dançando katy perry machão

Prós

  • Extremamente divertido.
  • Modo competição ajuda a animar o jogo.
  • Vai da música mais fácil às mais complicadinhas: toda a família se diverte.

Contras

  • Fator replay prejudicado pela falta de um modo de compra.
  • Perde muito por ser uma coletânea.
  • Algumas músicas não fazem sentindo algum para dançar.
Just Dance Summer Party – Nintendo Wii – Nota Final: 8.0
Gráficos: 7.5 | Som: 9.0 | Jogabilidade: 7.5 | Diversão: 8.5

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Todos valem. Hilários de se jogar em grupo! Ou até sozinho mesmo, mas aí já parece um pouco derrota. hehe

    Amo Just Dance.

    ResponderExcluir
  2. Não é um apanhado de músicas das versões anteriores é somente as músicas que saíram para download no Just Dance 2, aliás algumas delas, pois não estão todas aí...

    ResponderExcluir
  3. olha eu gostei muito! apesar de dançar horrivelmente, o mais legal mesmo É PAGAR MICO huahuauhahu

    pra min foi novidade, pois tenho tambem o 1 e o 2, mas nunca fiz dowloads dessas musicas extras!

    sou professor de kung fu...e imagina uma galera de faixas pretas, marrom, verde entre outros, dançando de uniforme....é uma comédia!!!

    ResponderExcluir
  4. Just Dance é ótimo ;D

    ResponderExcluir
  5. Esse jogo só foi lançado, pelo pouco espaço de HD que wii tem, e colocar 21 musicas no Hd é impossivel... por isso esse jogo darr

    ResponderExcluir
  6. 1º o wii não tem hd
    2º claro que dá pra botar na memoria do wii
    3º elas podem ser colocadas no cartão de memoria

    ResponderExcluir
  7. o problema é que vcs n entendem que só pq temos o wii,temos árvore de dinheiro p comprar as musicas da store...não funciona assim...eu comprei pq n tenho como ficar gastando dinheiro toda hora com musiquinhas extras da store e pq queria musicas extras....

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google