Blast from the Past

Blast from the Past: Wario Ware Inc.: Mega Microgame$ (GBA)

O felizes proprietários do Nintendo 3DS que poderão usufruir das benesses do programa de Embaixadores não tem do que reclamar. Mesmo ten... (por Anônimo em 09/08/2011, via Nintendo Blast)

O felizes proprietários do Nintendo 3DS que poderão usufruir das benesses do programa de Embaixadores não tem do que reclamar. wario ware inc mega microgamesMesmo tendo pago um preço mais alto pelo aparelho, a Nintendo foi bem parceira e disponibilizou uma série de jogos clássicos do NES e do Game Boy Advance. E é exatamente sobre um dos títulos mais inovadores (para não dizer caótico) que falaremos agora. Wario Ware Inc.: Mega Microgame$ é um daqueles jogos em que não é possível definir qual é o gênero. Ele não é um Puzzle, mas também não é plataforma, mas guarda características de Esportes, misturados com ação. Te deixou confuso? O lema do jogo é inovação. Hirofumi Matsuoka, que também dirigiu o inovador Mario Paint, assina o jogo do anti-herói Wario. Se você tem um 3DS, pode correr pro abraço.

tela de abertura já diz bem o estilo de jogo... bizarro!A história de Wario Ware Inc. é bastante peculiar. Certo dia, enquanto assistia a TV, Wario viu uma reportagem sobre as vendas sempre elevadas dos videogames. A partir de então veio o estalo: A indústria de videogames geraria muito dinheiro para o ganancioso bigodudo. Wario parte então para uma loja e compra um notebook para começar a criar seus próprios jogos. Como a tarefa é mais pesada do que imaginava Wario pede ajuda aos seus amigos para fundar a Wario Ware Inc.

É claro que não poderiam faltar algumas bizarricesO jogo consiste em uma série de minigames em sequência, com tempo limite de pouco mais de 5 segundos para realizar uma ordem simples que aparece na tela: Coma! Pule! Desvie! Enfie o dedo no Nariz! Os minigames vão se sucedendo cada vez mais rápidos, e o jogador tem apenas 4 vidas por série, limitando o número de erros cometidos nos joguinhos. Conforme as fases vão sendo passadas a velocidade torna-se maior e mais frenética, até culminar no Boss Stage, que nada mais é do que um minigame um pouco mais complexo e elaborado.

alguém lembrou de mortal kombatExecutando ações simples você progride de minigame em minigame

Como dito anteriormente, Wario chama seus amigos para ajudá-lo na fundação de sua empresa de jogos. E a cada novo companheiro convocado surge uma nova série de desafios temáticos:

  • Wario: O presidente da companhia tem dois estágios. O primeiro é a introdução, que permite aos jogadores se habituarem com o ritmo de jogo e com os controles. Seu segundo estágio é também o último do jogo. Todos seus jogos tem o próprio Wario como tema principal.
  • Jimmy T: Um baladeiro convicto. Seus minigames são baseados em esportes.
  • Mona: Uma jovem moça que trabalha em uma sorveteria. Seus minigames têm como tema a estranheza
  • Dribble & Spitz: Um Cachorro e um Gato que trabalham como taxistas. Seus minigames têm uma temática de ficção científica, apesar de também terem minigames com a temática ninja.
  • 9-Volt: Um jovem “nintendista”. Como não poderia deixar de ser seus jogos são baseados em clássicos da Big N.
  • Orbulon: Um Alien que teve a nave atingida enquanto passava perto da Terra. Seus minigames tem como tema o QI.
  • Dr. Crygor: Um cientista ciborgue. Seus minigames tem como pano de fundo a realidade.
  • Kat & Ana: Duas pequenas ninjas. Seus jogos têm como tema a natureza.

A equipe da Wario Ware Inc

Apesar do modo história ser relativamente curto, um ponto positivo é a existência de “torres de remixes”. Nelas você encara diversos desafios encontrados pelo jogo Corte a carne!de forma aleatória, em ritmo cada vez mais frenético. Além disso há também a possibilidade de destravar minigames para serem jogados fora do modo história, adicionando mais horas de gameplay para quem debulhou o jogo.

Com gráficos cartunescos típicos da série Wario, e uma trilha sonora que traduz bem o clima de ritmo frenético, o jogo não demorou para cair nas graças dos jogadores. Ele recebeu diversos prêmios como o Edge Award no Festival Internacional de Games de Edinburgh em 2004, além de ser indicado como o jogo mais inovador de 2003 pelo site Gamespot.com.

jogos clássicos não escapam das brincadeirasCom tamanho sucesso, a série rendeu diversos frutos ainda no Game Boy Advance e nos consoles posteriores da Nintendo. Até hoje, após a aparição no Nintendo Wii, a fórmula ainda não deu sinais de desgaste. Será que com a chegada do Nintendo 3DS o bigodudo ganancioso ainda terá algumas minigames escondidos na manga?

Sequências:

WarioWare, Inc. Mega Party Game$ (2004 – GameCube)

WarioWare Touched! (2005 – Nintendo DS)

WarioWare Twisted! (2005 – Game Boy Advance)

WarioWare: Smooth Moves! (EUA: 2007 – Japão: 2006 – Wii)

WarioWare: Snapped! (EUA: 2009 – Japão: 2008 – Nintendo DSi)

WarioWare: D.I.Y. (EUA: 2010 - Japão: 2009 - Nintendo DS)


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Um dos jogos mais hilarios já lançados! Quando anunciaram pra 3ds deu vontade de jogar de novo (tinha no GBA e joguei mto). Que venha logo os jogos do programa de Embaixadores!

    ResponderExcluir
  2. ei galera esses jogos vão para a memoria do 3ds ou para o cartão

    ResponderExcluir
  3. @Zeulf_: Pro cartão SD. E não dá pra mover. É bom conseguir vários se você baixa muita música, mas esses jogos são muito leves, logo. não ocupam muito espaço (duh) assim como os jogos de DSiWare vistos no eShop. O download não dura nem 5 minutos!

    ResponderExcluir
  4. Mano a Mona é Pizzaiola e não Sorveteira

    ResponderExcluir
  5. Enrique, na verdade a Mona possui diversas profissões ao logo de toda a série Wario Ware. No primeiro título, visto acima, porém, ela ainda trabalhava na Gelateria, uma sorveteria administrada por Gelato Joe. Ao longo da série ela já foi garçonete, pizzaiola (em Wario Ware Twisted), baixista em banda de rock e até mesmo animadora de torcida!

    ResponderExcluir
  6. vlw ''Hamburger'' por esclarecer...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google