Item Box

Item Box: Exclamation Mark Block

A série de jogos da Nintendo do Mario já nos acostumaram com a infinidade de itens, como roupas, power-ups e, claro, blocos variados. A c... (por Alberto Canen em 26/08/2011, via Nintendo Blast)

Retro Exclamation BlockA série de jogos da Nintendo do Mario já nos acostumaram com a infinidade de itens, como roupas, power-ups e, claro, blocos variados. A cada lançamento temos novas e interessantes opções, mas também temos alguns que acabam aparecendo em mais de um jogo, como o Question Mark Block – aquele bloco com um ponto de interrogação – e a Fire Flower, que dá o poder de atirar bolas de fogo. Um desses itens que mereceram aparecer em mais de um game do encanador é o Exclamation Mark Block – o bloco com ponto de exclamação – também conhecido pela sua forma abreviada com o seu símbolo: ! Block. É desse bloco em especial que vamos saber mais.

Encontramos esses blocos pela primeira vez em Super Mario World, do saudoso Super Nintendo. Primeiramente, neste jogo, eles são apenas a borda de um quadrado tracejado, mas após Mario, ou Luigi, apertarem (pular em cima) de um Exclamation Mark Switch (! Switch, para abreviar), que pode ser encontrado no Switch Palace, o poder dele irá transformar os então blocos tracejados em ! Blocks na sua forma sólida.

Switch PalaceSuper Mario World 3

E qual a vantagem desses blocos? Eles podem servir como plataforma para alcançar lugares antes impossíveis que, como se pode imaginar, quando eles eram apenas traços de um bloco, isso não era possível. A outra vantagem são os diversos power-ups que eles contém e que variam de conteúdo conforme a sua cor:

  • ! Blocks amarelos: contém Super Mushrooms.
  • ! Blocks verdes: contém Cape Feathers.
  • ! Blocks vermelhos e azuis: não tem conteúdo e servem tão somente como plataforma.

Os nossos blocos de exclamação voltam em Super Mario World 2: Yoshi's Island (também do Super Nintendo) em 1995 e seu remake para o Nintendo DS, em 2006, chamado de Yoshi's Island DS. Dessa vez os ! Switchs estão próximos e, após apertados, os ! Blocks ficarão sólidos, mas apenas por um período curto de tempo. Dessa forma, eles podem ser usados como plataforma, mas não vem com os amados power-ups.

Super Mario 64A próxima parada dos ! Blocks é no Super Mario 64 (N64), onde eles aparecem em 4 diferentes cores. E para cada cor diferente de ! Block existe um ! Switch de mesma cor que precisa ser ativado, ou então eles continuarão transparentes. Apenas o ! Block amarelo não precisa, pois ele funciona como um Question Mark Block (? Block), tanto que em Super Mario 64 DS eles foram substituídos por ? Blocks de cor vermelha . Felizmente, os power-ups estão de volta, e eles serão distribuídos dependendo da cor do bloco acertado:

  • ! Blocks amarelos: contém moedas, Power Stars, 1-Up Mushrooms, ou Koopa shells.
  • ! Blocks vermelhos: contém a Wing Cap.
  • ! Blocks azuis: contém a Vanish Cap.
  • ! Blocks verdes: contém a Metal Cap.

Em Mario & Luigi: Superstar Saga (GBA) os ! Blocks têm várias funções, ativando eventos diversos, como ligar uma fonte ou desligar uma barreira de corrente elétrica. A novidade é que blocos roxos aparecem no jogo. Eles também dão as caras em Mario & Luigi: Partners in Time (DS). Neste game aparecem ainda 3 ! Blocks especiais, com cores diferentes: vermelho, verde e roxo. Na fase em Yoshi's Island, eles servem para criar 1 ! Block gigante cada, e em Thwomp Volcano, eles podem destruir ! Blocks da mesma cor.

Super Star SagaCaptura de tela 2011-08-26 às 14.50.16

Em Mario Party, o primeiro da série, do Nintendo 64, alguns ! Blocks podem ser vistos dentro do cofre no minigame “Key-pa-Way”. Eles são parte do tesouro ao terminar o joguinho:

! Blocks também são tesouros

Super Guide BlockExiste ainda um ! Block com uma função bem diferente em New Super Mario Bros. (Wii). É um ! Block verde chamado Super Guide Block. Certamente ele nunca foi visto por qualquer leitor do Nintendo Blast, até porque ele só aparece quando o jogador perde 8 vezes consecutivas na mesma fase, e por aqui só tem fera. Mas, caso algum amigo/parente apareça para jogar, pode ser que o tal bloco finalmente possa ser visto. Ao acertá-lo (o bloco, não o parente!), o modo “Super Guide” é ativado e o Luigi aparece, sendo controlado pelo jogo e termina a fase para o jogador. Pois é, nem o jogo tem paciência com quem morre demais.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nunca soube que existisse esse ``!block´´ mais ele divia ter alguma funçao para quem ganha :(

    ResponderExcluir
  2. haha amei o final(ironia'nao o jogo aguenta")haha

    ResponderExcluir
  3. hehe nunca pensei numa matéria baseada nos !Blocks, mas ficou bem interessante

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a matéria, ótimo texto amigo!

    ResponderExcluir
  5. muita ironia mesmo o final dessa matéria kkkk

    ResponderExcluir
  6. Bem que podeiam aparecer no "Mario Wii U"

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google