Vem aí

Prévia: Kirby Mass Attack (DS)

Kirby é uma das séries da Nintendo que mais conseguiram fornecer uma multiplicidade de experiências ao longo de sua história. Da jogabili... (por Gustavo Assumpção em 15/08/2011, via Nintendo Blast)

0201744001312411426Kirby é uma das séries da Nintendo que mais conseguiram fornecer uma multiplicidade de experiências ao longo de sua história. Da jogabilidade simples e eficiente do excelente Canvas Curse ao visual espetacular de Epic Yarn, a franquia sempre conseguiu apresentar novidades pontuais a cada novo título –deve ser por isso que os fãs esperam cada novo jogo com grande animação. No próximo dia 19 de setembro, o Nintendo DS vai receber Mass Attack, que traz uma grande inovação, ousada até mesmo para os padrões da série: permitir o controle de dez Kirbys diferentes. Isso mesmo que você leu: dez.

  • A união faz a força

Mass Attack começa com Kirby sendo dividido em dez partes por um mago maléfico. Sem ter muito o que fazer, nossa bolota rosa começa uma longa jornada para conseguir recuperar sua forma original. É lógico que ele vai ter que andar por vários ambientes diferentes, derrotando inimigos, enfrentando obstáculos, destruindo chefes e coletando itens até conseguir concretizar seu objetivo.

O mais legal é que a jogabilidade de Mass Attack foi criada para utilizar a tela de toque como ponto central da experiência. Praticamente não se utilizam botões: todas as ações são realizadas com ligeiros toques na tela inferior do DS. Por exemplo, para controlar o personagem, o jogador desenha a rota que ele irá tomar com a stylus – combates também são realizados com toques ágeis sobre os inimigos. Há outros controles mais avançados, como riscar rapidamente para fazer um Kirby individual sair voando, ou então reunir uma série de Kirbys em um mesmo local apenas com uma sequência repetida de toques no destino.

i_30239  i_30240  i_30241

Embora existam combates, a base da jogabilidade de Mass Attack está situada na possibilidade de reunir os vários Kirbys para superar desafios que são impostos pelas fases. Quanto mais Kirbys o jogador tiver, mais forte o grupo será e, consequentemente, mais obstáculos vai conseguir enfrentar. Como conseguir mais Kirbys?, você deve estar pensando.

i_30241Calma, a gente explica. Para conseguir liberar mais de um Kirby, o jogador precisa coletar 100 frutas diferentes. A cada cem, um novo personagem pode ser utilizado em conjunto, até o limite de dez. As frutas estão espalhadas pelos cenários ou são conseguidas ao se resolver puzzles e derrotar inimigos e chefes. Na tela superior, há a indicação de quantos Kirbys o jogador liberou e quantas frutas ele coletou (imagem ao lado). Por isso, é extremamente importante explorar cada localidade com grande dedicação, já que coletar uma grande quantidade de frutas é essencial para o sucesso.

As fases possuem em sua extensão uma série de obstáculos diferentes, que só podem ser superados com uma quantidade determinada de Kirbys. Derrubar árvores, arrancar raízes, derrotar inimigos mais fortes – todas essas ações só são possíveis se o jogador conseguiu chegar até o momento com a quantidade determinada do personagem.

  • Um típico Kirby

Apesar de tantas alterações na estrutura básica da série, Mass Attack ainda mantém vários elementos bastante típicos da série, a começar pelo visual e pela trilha sonora. Ambos são no estilo que consagrou a franquia: o visual é leve e colorido e a trilha sonora é animada e fofinha. Se você gosta da série, não vai se sentir desamparado.

i_30242  i_30243  i_30245

Se aventura principal ficar enfadonha, os jogadores ainda vão poder liberar uma série de minigames inéditos. Para destravá-los, basta coletar medalhas escondidas durante todas as várias fases. Há uma grande quantidade de minigames diferentes, cada qual com desafios específicos – algo que é bem interessante, principalmente após terminar a aventura principal.

Essa mistura entre o tradicionalismo da série (já que o game não perdeu os elementos de aventura) com características típicas de puzzle, torna Mass Attack um dos games mais legais que você pode jogar esse ano. É isso mesmo que você leu: não se deixe enganar pelo visual coloridinho, tem muito desafio e muita profundidade escondida em meio a tanta fofura.

Kirby Mass Attack (Nintendo DS)

Nintendo

Gênero: Aventura

Lançamento: 19 de Setembro de 2011

Expectativa: 4/5


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. To doido esperando esse jogo quando lançar vou procurar pra comprar :D

    ResponderExcluir
  2. Esse kirby vai ser um grande sucesso!!!!!! tambem estou na fila.

    ResponderExcluir
  3. YAYYYYYYYYYYYYYY EXPECTATIVA: 4/5

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de kirby, não faz muito meu tipo mas o unico que eu gostei foi aquele do GBA, alguma coisa de nightmare.

    ResponderExcluir
  5. Se o Kirby for controlado pela canetinha, vai ser uma merda. '-'

    ResponderExcluir
  6. @Kaito ,nem tanto.As jogabilidades de Zelda Phanton Hourglass e Spirit Tracks também são focadas na Stylus e nem por isso os jogos não são fodásticos.São experiências unicas cara,e é uma garantia de interação não encontrada com outros consoles ou recursos até agora.

    ResponderExcluir
  7. Ja to jogando o japones :)

    ResponderExcluir
  8. @Nivaldo:

    O que você diz é verdade, os Zelda do DS são ótimo.

    Mas Kirby já teve um jogo em que se controla ele com a Stylus e eu não consegui apreciá-lo. :\

    ResponderExcluir
  9. Já tem vídeo da versão japa pelo YouTube. Pelo visto é tudo pela stylus mesmo. O foda é nem ter jogado o jogo ainda e já ficar julgando.
    Próxima edição da Nintendo Blast: 50~70% das páginas dedicado a Kirby por ser um lançamento recente, 25% a outros lançamentos de Setembro e o resto de outras coisas. Todas as edições até agora foram mais ou menos assim... <_<

    ResponderExcluir
  10. Anyway, vocês citaram o detalhe que até para entrar nas fases tem que ter um certo número de Kirbies? Notei isso em alguns vídeos que vi .-.

    E antes que me corrijam com plural (de novo), vou bancar o Pasquale (ou quase -q): Pelas regras do inglês, palavras terminadas em -y precedidas de consoante têm como plural -ies no lugar do -y. Logo, Kirbies seria uma forma de dizer .-.

    @Kaito
    Canvas Curse? Peguei recentemente para o meu DS. Não achei ruim, só é chatinho para acostumar e seria uma boa controlar o Kirby com o direcional ao invés dele andar o tempo todo, não? Fora isso, até que gostei bastante do jogo ^^

    ResponderExcluir
  11. @Ness_64:

    Sim, o Canvas Curse. O jogo de fato não é ruim, mas deveria ter a opção de controlar com a stylus ou com o direcional (O mesmo é válido para os Zelda).

    E acho que exagerei quando disse que seria uma merda ali. :P

    ResponderExcluir
  12. @Ness_64: "Anyway, vocês citaram o detalhe que até para entrar nas fases tem que ter um certo número de Kirbies?"

    Onde foi dito isso?

    No mais, você reclama de tudo einh? :P

    ResponderExcluir
  13. @Gustavo Assumpção
    Como se eu fosse o único. u_u

    No mapa-mundi tem um número nas fases. De início eu estranhei que tinha alguns números iguais, mas aí eu vi que o cara (por exemplo) só tinha 5 Kirbies e não podia entrar em uma fase com o número 7.
    E pelo visto as Boss Battles precisam dos 10, se for assim .-.

    ResponderExcluir
  14. Vocês estão atrasados ! Este blog já fez a análise da versão japonesa do game! da uma conferida (A versão japonesa saiu no dia 4 de agosto) - http://worldnintendo.blogspot.com/2011/08/analise-atsume-kirby.html

    ResponderExcluir
  15. Esse vai ser 10,o q matou o epic yarn é q ele é muito facil(no sentido d nunca morrer).

    ResponderExcluir
  16. @Dohko
    Não gostei nem um pouco do Epic Yarn. A série já tem infâmia de infantil entre os que a analisam superficialmente, Epic Yarn só piorou a situação. E o único desafio do jogo é pegar todos os itens e ranks pela fase. Cadê o desafio de passar a fase? Não viram nada do Squeak Squad? Ele tem isso e mais um pouco... ):

    Sobre esse jogo (finalmente comentando sobre ele), eu acho que ele é um jogo mediano/bom, de acordo com o que vi no YouTube. Acho que não tem como morrer nesse jogo também, ou se tiver deve ser bem difícil. Mas esse mostrou umas melhoras interessantes no gameplay, então vale a pena pelo menos uma jogatina :D

    ResponderExcluir
  17. Preocupas te demais com a opinião alheia...tsc.

    ResponderExcluir
  18. @Chikrito-kun
    "A série já tem infâmia de infantil entre os que a analisam superficialmente"
    Levou quanto tempo pra descobrir que podia me criticar aqui? Só é um fato. E o jogo É ruim, não vou entrar numa discussão ridícula com você de novo, não vale a pena.

    ResponderExcluir
  19. OH W8! Você não discutiu comigo daquela vez porque eu tava apoiando a opinião do pessoal do jogo ser ruim?
    Eu poderia dizer o mesmo a você agora...

    ResponderExcluir
  20. To botando fé neste Kirby Mass Attack. Infelizmente o Kirby Epic Yarn não era aquilo tudo que pensavamos, se ele pelo menos morresse daria uma melhorada, o desafio mesmo é pegar os items e os ranks como o Ness_64 antes.

    Tmb não vejo a hora de jogar Kirby Returns to Dreamland( Kirby Wii) *-*

    ResponderExcluir
  21. Eu vi um vizinho com esse jogo e muito dificil e morre rapido se nao prestar atencao nos socos dos inimigos

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google