Stage Select

Stage Select: Zebes (Metroid)

Mais uma semana e mais uma homenagem à série Metroid, que completa seu 25º aniversário esse ano. Se você é um fã da série Metroid ou se j... (por Rafael Neves em 26/08/2011, via Nintendo Blast)

rebombsMais uma semana e mais uma homenagem à série Metroid, que completa seu 25º aniversário esse ano. Se você é um fã da série Metroid ou se jogou algum jogo da franquia, deve ter uma noção do que é Zebes. Trata-se de um planeta onde se passa a aventura de dois dos maiores jogos da série e  é constantemente citado em outros títulos. Depois dessa matéria, você passará dessa noção mínima a uma compreensão profunda desse fantástico astro! Não acredita? Pois clique no “Continue Lendo” e tire a prova!

Palco de grandiosas batalhas

ComercialzebesZebes é um planeta na órbita do sol FS-176, cujo ambiente é quase que 100% subterrâneo, cuja biodiversidade tem 60% de sua concentração em uma só área e… Bem, acho que você não veio aqui saber esses dados enfadonhos, certo? Vamos ao que interessa! Zebes é o planeta onde se resumem mais eventos da série Metroid do que qualquer outro. Foi lá que Samus Aran treinou para se tornar uma salvadora da galáxia, foi lá onde os Chozo (raça homem-pássaro) viveram e cuidaram de Samus, foi lá onde os Space Pirates puseram em prática planos nefastos e foi baseado nos ecossistemas de Zebes que a Bootle Ship (em Metroid: Other M para Wii) se tornou um lugar hostil.

304971Os Chozo que viviam em Zebes não deixaram o Space Pirates criarem sua base no planeta. Somente depois, quando Samus partiu para se tornar um soldado da Galact Federation, que os piratas retomam a invasão a Zebes. Fazendo uso da traição de Mother Brain, antiga inteligência artificial a serviço dos Chozo, eles conseguem conquistar o planeta e dar início à clonagem de Metroids, criaturas altamente perigosas por sua capacidade de drenar a energia de seus hospedeiros até o fim. Samus, agora uma Bounty Hunter, é mandada a Zebes para pôr um fim na operação dos Space Pirates e destruir seus líderes. Mas é claro que o ódio por terem extinguido a vida dos Chozo também foi levado em conta pela caçadora. Assim começa a aventura de Metroid (NES)/ Zero Mission (GBA)

Samus_Encounters_Spore_Spawn_by_ZEBES (1)Em Super Metroid (SNES), Zebes é palco de mais uma batalha entre Samus e os piratas. O planeta é usado, mais uma vez, para a clonagem de Metroids como arma biológica, os piratas tiveram de reconstruir sua base. Usando como base o último espécime vivo de Metroid, o bebê salvo por Samus, a operação traz um sério risco para a vida no universo. Samus parte, mais uma vez, para Zebes, a fim de liquidar pela segunda vez seus inimigos.

Por dentro, literalmente, de Zebes

Zebes_Hexa_MapComo Metroid, Zero Mission e Super Metroid são jogos que se passam em um único planeta, é natural que isso dê aos desenvolvedores a oportunidade de se aprofundar até os mínimos detalhes dele. Zebes é divido em várias zonas, todas subterrâneas, pois a crosta é quase que inabitada e constantemente lavada por chuvas ácidas intermináveis e queimada por relâmpagos frequentes.

 

  • Super_Metroid_statuesCrateria: A primeira área visitada e também a zona mais superficial. Crateria possui criaturas menos hostis do que as outras partes de Zebes, mas, mesmo assim, é nesta parte que Samus enfrentou Mother Brain em Metroid (NES), embora, no primeiro jogo, seja em uma parte de Tourian anexada a Crateria apenas em Super Metroid. Crateria também esconde o Wrecked Ship, um grande nave em destroços que é lar de fantasmas como Phantoon, um dos líderes dos Space Pirates.

 

  • OvergrownBrinstar: Um pouco abaixo de Crateria está Brinstar, uma zona onde a música tema é mais alegre, mas, nem por isso, abriga agouros menos violentos. Dividido em uma selva subterrânea e uma área mais desértica, é lar de chefes perigosíssimos como Deorem e Spore Spawn… Mas seu expoente máximo é a subdivisão Kraid’s Lair, que, como diz o nome, é a toca de Kraid, um dos líderes dos piratas desde o primeiro Metroid, rivalizando com Ridley.

 

  • Samus_aran_in_norfair_super_metroidNorfair: Por os pés em Norfair sem uma Varia Suit é pedir para morrer consumido pelas chamas. Esta zona alcança temperaturas altíssimas, o que a torna inviável para exploração usando uma Power Suit comum, a Varia é mais do que essencial. Em Super Metroid, é em Norfair que mora o chefe Crocomire e em Zero Mission, lá é onde Samus luta contra Kiru Giru. Uma parte de Norfair, totalmente artificial, é o local onde o confronto final entre Ridley e Samus se dá. Para se ter uma ideia, o pterodátilo que cospe fogo foi responsável pela morte dos pais de Samus!

 

  • Super_Metroid_MaridiaMaridia: O universo submarino de Maridia diminui em muito a locomoção de Samus, a menos que se use uma Gravity Suit. Esta zona guarda diversas criaturas aquáticas  (como o chefe: Botwoon) e laboratórios dos Space Pirates, muitos dos quais contém os Mochtroids, que são tentativas fracassadas de se clonar Metroids. Em Maridia, Samus confronta Draygon, outro líder dos Space Pirates em Super Metroid.

 

  • Eye_scannersChozodia: Ruínas dos Chozo deixadas após sua extinção em Zebes, são semelhantes a Chozo Ruins em Metroid Prime (GC). Em Chozodia, há tanto segmentos intactos da cultura deste povo quanto áreas invadidas pelos Space Pirates. É neste local que Samus desvenda mais sobre a tragédia que levou a raça que a adotou à ruína, literalmente,  e adquire a legendária Power Suit após ter sido destruída no final de Zero Mission.

 

  • Super_Metroid_TourianTourian: A mais profunda zona de Zebes, completamente mecanizada e quartel-general dos Space Pirates, é lá onde Mother Brain comanda suas tropas e a clonagem de Metroid ocorre. Mas não foi sempre assim, no primeiro Metroid/Zero Mission, Tourian é próximo a Crateria, somente em Super Metroid que é uma zona mais subterrânea. Em todos esses games, Samus liquidou Mother Brain em Tourian. Detalhe que, em Super Metroid, é lá que é iniciado o processo de auto-destruição de Zebes. Sim, ele já não existe mais…

 

  • Mecha_ridleySpace Pirate’s Mother Ship: Embora não seja parte integrante de Zebes, essa grande nave que representa o capítulo extra do remake Zero Mission é palco da última aventura de Samus em Zebes em sua primeira visita ao planeta nos jogos da série. Há muitos Space Pirates pela nave e Samus precisa passar por eles evitando ao máximo o confronto direto, pois, nesta instância, ela está sem sua Power Suit para protegê-la. É aqui que a caçadora enfrenta Mecha Ridley, versão robótica do vilão.

A recriação

Mom_bottleshipEmbora Zebes tenha virado poeira cósmica ao fim de Super Metroid, ele sempre é citado nos jogos da série e rodeia a cultura gamer. No entanto, sua maior reaparição é em Metroid: Other M. Como Other M conta com um roteiro denso e um enredo interessante, aviso para tomar cuidado com spoilers neste texto. A estação espacial Bottle Ship é usada para uma chocante conspiração da Galact Federation para a clonagem de Metroid, uma prática que, segundo a própria Samus, é uso de uma arma biológica, o que é ilegal até mesmo para a federação. Todo o ecossistema de Zebes é reconstruído na Bottle Ship, no que se refere a sua flora exótica e sua fauna altamente perigosa. Segundo a própria Samus, a estação se tornou numa réplica-pesadelo de Zebes.

MetroidOM_ss12De certa forma, há muita semelhança entre os dois locais. Ridley aparece em ambos, assim como muitas outras criaturas aleatórias que você provavelmente reconhecerá se jogar Metroid/Zero Mission/Super Metroid seguido por Other M. Além disso, temos MB em Bottle Ship, uma réplica da inteligência artificial de Mother Brain para dominar as criaturas de lá e os Metroid através da telepatia. No entanto, não é mostrado nenhum cenário glacial em Zebes, ao passo que ele é bem marcante em Bottle Ship. Além disso, há criaturas que nunca foram vistas em Zebes, mas que surgem em Bottle Ship, como algumas do planeta Bryyo (Metroid Prime 3: Corruption).

O legado e as curiosidades

396313-zebesian_superÉ, de fato, Zebes é o planeta mais característico de toda a exímia saga Metroid. Não é por nada não, mas ser palco de duas das maiores disputas entre Samus e os Space Pirates pelo destino do universo não é algo que acontece com todo planetinha da galáxia. Mas você sabia que, no primeiro Metroid, Zebes é escrito “Zebeth”? Trata-se de um erro de tradução na passagem da versão japonesa para a americana, afinal, o som do “th” e “s” se confunde muito. É confirmado, hoje, o nome Zebes com “s” no final.

20090422-zebesSegundo Mother Brain, humanos só sobreviveriam em Zebes em zonas como Crateria e Brinstar, afinal, são bem mais parecidas com a Terra, enquanto o resto está mais para o planeta Venus. Samus só conseguiu a façanha de suportar outros espaços pelas mudanças em seu código genético para se assemelhar a um Chozo e pela proteção de sua Power Suit. Em Metroid Prime 2:Echoes (GC/Wii) a espécie de ovo que guarda o chefe Amorbis tem uma ruptura semelhante à explosão de Zebes. Falando em explosões, Zebes é o terceiro planeta a pipocar na série Metroid; na ordem, temos Dark Aether, Phaazem Zebes e SR388.

Zebes_melee

E quanto a você, leitor, guarda alguma memória deste fantástico planeta? Se sim, conte-nos!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Joguei Super Metroid e zerei 100% umas 50 vezes. o Meu record de tempo é: Zerar 100% em 1:20 minutos. xD Desafio alguém quebrar o record.

    OBS: Foi no console original da nintendo. sem salve-state

    Sobre Zebes: Meu planeta preferido da série. Adoro a trilha sonora e o ambiente. xD

    ResponderExcluir
  2. por que,todo planeta que a Samus pisa acaba se auto-destruindo???

    ResponderExcluir
  3. eu sei o q vou falar uma coisa que não tem nada a ver mas, cade a coluna da Historia dos Vídeo Games ? faz tempo q não fala mais sobre isso

    e a proposito, esse planeta eh muito loko, nem sei quantas vezes eu já zerei o Super Metroid de SNES

    ResponderExcluir
  4. nuh.... altas recordaçoes, melhor jogo de ação de todos os tempos.....

    kd as musicas de Metroid Other M, nao tem nenhuma alem da de Ridley... fod*

    ResponderExcluir
  5. foi um marco enorme o Super Metroid na minha infancia... o joguinho complicado que era na epoca... gostava do Super Metroid pq n tinha aquela palhaçada de hj em dia que e mostrar onde os itens estao no mapa... vc tinha que caçar cada canto com o X-Ray Scope para fazer o tao dificil 100%. A minha trilha sonora preferida e da area de Brinstar e Maridia.

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhh, esse jogo é excelente! Joguei muito ele e ainda continuo jogando até hoje. Até agora, joguei 3 jogos da série:
    Super Metroid, Metroid Zero Mission e Metroid Fusion. Espero que um dia eu tenha a oportunidade de jogar os Metroids da série Wii.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google