Xenoblade Chronicles vende bem na Europa e levanta dúvida: Nintendo of America fez o correto?

Com a revelação dos rankings de vendas da semana passada na Europa, ficou bem claro: Xenoblade Chronicles foi muito bem recebido no velho c... (por Gustavo Assumpção em 29/08/2011, via Nintendo Blast)

XenobladeLogoNEWSCom a revelação dos rankings de vendas da semana passada na Europa, ficou bem claro: Xenoblade Chronicles foi muito bem recebido no velho continente. O game foi líder de vendas na França, terceiro lugar no Reino Unido e ocupou a quinta posição entre os games mais vendidos na Alemanha.
Abaixo você pode conferir os rankings em detalhes no período:

França

  1. [WII] Xenoblade Chronicles (Nintendo)
  2. [3DS] The Legend of Zelda : Ocarina of Time 3D (Nintendo)
  3. [WII] Xenoblade Chronicles + Classic Controller Pro (Nintendo)
  4. [WII] Zumba Fitness (Digital Bros)
  5. [PS3] Call of Duty : Black Ops (Activision Blizzard)

Alemanha

  1. [PS3] PES 2011 (Konami)
  2. [PS3] Fifa 11 (Electronic Arts)
  3. [360] PES 2011  (Konami)
  4. [3DS] The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D (Nintendo)
  5. [WII] Xenoblade Chronicles + Controller Bundle (Nintendo)

Reino Unido

  1. [WII] Zumba Fitness (505 Games)
  2. [3DS] The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time 3d (Nintendo)
  3. [WII] Xenoblade Chronicles (Nintendo)
  4. [WII] Wii Sports Resort (Nintendo)
  5. [WII] Just Dance 2: Extra Songs (Ubisoft)

Segundo o site VG Charts, Xenoblade ultrapassou 30 mil unidades vendidas nos seus dois primeiros dias. Os números tão positivos levantam um questionamento: será que a Nintendo of America não está subestimando os resultados que o título poderia obter?

Via: Gamekyo


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Alguem pode me explicar que diabos é Zumba Fitness

    ResponderExcluir
  2. Nunca é tarde demais, talvez ela não queria que o mesmo erro de RPGs que lançaram nas américas e mal venderam se repetisse, talvez a Nintendo européia fez um teste, talvez, ainda vejamos esse jogo para cá, espero =)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que essa atitude da Nintendo of America não é tão absurda assim. Eles entendem o público deles, quer dizer, eles sabem que os JRPG's não são a maior febre do mundo na terra do Tio Sam. Lá nos EUA eles curtem Diablo, Fallout... É mera questão cultural. É claro que existe uma parcela de jogadores que curte JRPG mas não são o público mainstream norte americano. É mais ou menos o que ocorre com os jogos da NFL por aqui. Tem um público que curte, mas se compararem as vendas com um PES ou Fifa qualquer vai ver que os números são ridículos. A questão é se vale a pena investir não apenas na produção do jogo, mas também em publicidade, localização e diversos outros fatores. Mas é claro que nós brasileiros queremos ver esse título por aqui, pq afinal temos uma aceitação muito grande por JRPG's...

    ResponderExcluir
  4. Devo discordar de você Thiago! Não é só uma questão cultural, mas também de disponibilidade! Lembra-se do tempo do PSOne? Quando um jogo não era lançado aqui, comprávamos a versão japonesa dele, que rodava no consle ocidental; isso aumentava o número de vendas dos jogos japoneses. A mesma coisa acontece hoje em dia, só que, por causa da trava de região, adquirimos os jogos de maneira ilegal, como HD externo e USB Loader ou o conhecido WiiBrickBlocker (ou qualquer que seja o nome... ¬¬)!
    Para se ter uma idéia da força dos JRPGs no ocidente basta lembrar das petições feitas por fãs para que esses games fossem lançados aqui!

    Vou te dar outro exemplo: Se você já viu Fragile: Sayonara Tsuki no Hakyou (Fragile Dreams: Farewell Ruins of the Moon), Dragon Ball Z Sparking Meteor (Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi 3), ou Sonic to Shikokku no Kishi (Sonic and the Black Knight) você deve saber que eles possuem a opção de áudio japonês, com dois deles podendo se extender até ao texto no idioma nipônico! Pesquise pela internet ou seus amigos a quantidade de jogadores que deixam o áudio em japonês e surpreenda-se!

    Por último, pode surgir algum argumento dizendo queo enredo dos JRPGs, que se assemelham em muito com enredos de anime/mangá, não atingirá os jogadores ocidentais! Como contra argumento: quantos otakus que baixam anime em japonês da internet você acha que existem no ocidente? E quantos deles devem jogar video games? A resposta: muitos!

    Eu digo queisso não é só uma questão cultural, até por que, neste mundo globalizado, a cultura do meu vizinho pode ser completamente contraditória à minha!

    ResponderExcluir
  5. Claro que não, isso da NoA foi ridículo, a gente tem que implorar por um jogo pra ele sair, e ainda não sai.

    E gente, não é diferença cultural, JRPGS são famosos em TODO O MUNDO e esse sucesso na Europa é a prova disso.

    ResponderExcluir
  6. Com tanta gente pedindo esses RPGs aqui, a NoA ta esperando o quê?

    ResponderExcluir
  7. é claro que ela fez o certo... o jogo não venderia tanto se fosse simplesmente lançado. Desse jeito o pessoal vai comprar bem mais

    ResponderExcluir
  8. Ainda existe a diferença cultural sim, pois não é todo mundo que irá jogar um JRPG. Ainda mais se tratando de brasileiros. Dê um passeio pelas locadoras de jogos do seu bairro, ou talvez da sua cidade; com certeza é muito difícil que tu pegue alguém jogando algum JRPG.

    Não importa o sucesso que faça, se a discussão não sai da Internet, se os jogadores não mostram o jogo para outros opinarem (FORA da Internet), o jogo não vai ser tão conhecido quanto outros, perdendo suas oportunidades de vender mais.

    Mario é uma prova viva disso, seus primeiros jogos datam de uma época que ninguém devia usar Internet, e hoje se tu perguntar pra quase qualquer um, responderão que conhecem o Mario.
    Não estou dizendo que a Internet é um problema, e sim que a Internet é um problema. "O jogo é foda"; quando milhares de pessoas vêem isso, nem é mais novidade e já fica até maçante falar mais do mesmo. Ler trocentas vezes que um jogo é épico cansa, e às vezes até tira a vontade de jogar, ao invés do contrário...

    ResponderExcluir
  9. Ficou entre os primeiros, mas aí não tem nenhum lançamento. O valor de referência é meio baixo.

    ResponderExcluir
  10. "Ficou entre os primeiros, mas aí não tem nenhum lançamento. O valor de referência é meio baixo."

    É relativo. Isso mostra que lançaram na época certa. Para não ter que concorrer com mais nenhum. Estratégia de marketing ótima.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pros Europeus, ao contrario da NoA...Bem, eu tenho tudo que preciso no Wii. É destravado jogo Xenoblade ali de boa rodando via HD e pronto, e olha o jogo é lindo pessoal, vale muito apena destravar o Wii só pra jogar Xenoblade, The Last Story e Pandora's Tower (3 jogos que parecem dificeis de serem lançados por aqui), e quem curti Tales of, o Tales of Graces é ótimo, só irei reclamar da NoA caso ela não lançe jogos de bons de 3DS pois se um dia tiver destrava, o 3DS eu não destravo. Da NoA pode vim qualquer noticia de titulos novos pra Wii, to baixando e jogando e não to perdendo nada com isso ù.ú

    ResponderExcluir
  12. é inacreditável que não vão lançar esse jogo nas americas. o melhor jogo do wii em anos. to curtindo muito. um dos melhores jrpgs q eu já joguei.

    ResponderExcluir
  13. "Estratégia de Marketing ótima"... De um jogo que quase não saiu.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google