Item Box

Item Box: Arwing (Star Fox)

Todos que já tiveram a oportunidade de jogar algum game da famosa franquia Star Fox, foram agraciados com o prazer de pilotar uma dessas inc... (por Alberto Canen em 23/09/2011, via Nintendo Blast)

3DSTodos que já tiveram a oportunidade de jogar algum game da famosa franquia Star Fox, foram agraciados com o prazer de pilotar uma dessas incríveis máquinas aéreas. As Arwings são as naves de batalha, para um piloto, utilizadas pelo esquadrão de Fox McCloud em todos os jogos da série. Elas são tão especiais que também aparecem em todos os três jogos da franquia Super Smash Bros. lançados até o momento. Não é para menos, elas são ágeis, velozes e fazem você se sentir dentro de uma batalha espacial. Vamos conhecer um pouco mais dessa maravilhosa aeronave.

ar-top.jpg3E39D5D5-099C-471D-8E0D1F9813DF58BF.jpgLargerQuando o primeiro Star Fox surgiu no Super Nintendo, os jogos eram na sua maioria feitos em 2D. Os poucos que utilizavam polígonos 3D tinham que usar formas simples, pela pouca capacidade do sistema. É por isso que a Arwing tem uma forma simples de triângulo, e também o motivo do seu nome. O grande Shigeru Miyamoto revelou que resolveram batizar a nave com esse nome pelo fato de ela ser uma grande asa com formato da letra “A”. Asa em inglês é wing, então juntaram “A” com wing e ficou Arwing.

Somando os conceitos encontrados nos troféus em Super Smash Bros. Melee e Brawl, podemos chegar a melhor descrição dessa máquina de combate:

A Arwing é o símbolo de Star Fox. Como um veículo de F-Zero, é equipado com um dispositivo anti-gravidade chamado Gravity Diffusers (G-Diffusers). Ela pode virar e dar loopings com facilidade graças à sua rápida aceleração e controles flexíveis. A nave utiliza asas retráteis para um voo preciso durante o modo de combate. Cada Arwing tem como armamento principal os canhões lasers, e smart bombs como armas secundárias.

Especificações técnicas


  • Blue PrintsComprimento: 17.5 metros espaciais

  • Largura: 8.5 metros espaciais

  • Velocidade máxima (atmosfera): Mach 4.2

  • Unidade de motor: NTD-FX1 Plasma engine com G-diffuser

  • Estação de força: Gravity Diffusion

  • Escudos: Gravity Diffusion

  • Armamento: Canhão laser T&B-H1 Laser e lançador de Smart Bomb Single-Lock

  • Tripulação: 1 piloto

Arwing em Super Smash Bros.


Super Smash Bros. 64: nesse jogo do Nintendo 64, as Arwings aparecem aleatoriamente no estágio Sector Z. Elas tanto atiram com sues canhões lasers nos personagens quanto servem de plataforma para os mesmos. Mas é bom ter cuidado, pois elas voam embora depois de um tempo e o descuidado que estava em cima dela receberá um Star KO.

Troféu em SSBMSuper Smash Bros. Melee: Nessa versão feita para o GameCube, as Arwings fazem o mesmo papel da versão anterior (do N64) aparecendo nos estágios Corneria e Venom, mas também é um troféu colecionável no jogo.

Troféu em SSBBSuper Smash Bros. Brawl: nessa versão para o Nintendo Wii, as Arwings cumprem exatamente as mesmas funções da versão anterior, Super Smash Bros. Melee, disparando seus lasers contra os personagens, e servindo como plataforma e como troféu colecionável.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time


É esse mesmo o título do tópico, ainda não ficamos malucos. É possível encontrar uma Arwing miniatura (com a aparência que ela tem em Star Fox 64) em Ocarina of Time, do Nintendo 64, mais precisamente em Kokiri Forest. Claro, não é algo tão simples, não basta procurar, pois ela não aparece normalmente no jogo. Para que essa pequena Arwing (inimiga) apareça, é necessário aplicar os códigos corretos do GameShark. Não se sabe porque ela foi parar ali, o fato é que está lá e pode ser divertido enfrentá-la. Logo abaixo é possível assistir a um vídeo do bravo Link contra a inesperada Arwing, com direito a tiros de canhão laser e tudo.

Link vs Arwing

Jogos em que aparece

  • Star Fox Command Arwing IIStar Fox (SNES)
  • Star Fox 64 (N64)
  • Star Fox Adventures (GC)
  • Star Fox Assault (GC)
  • Star Fox Command (DS)
  • Star Fox 64 3D (3DS)
  • Super Smash Bros. (N64)
  • Super Smash Bros. Melee (GC)
  • Super Smash Bros. Brawl (Wii)


Arwing SNESStar Fox 64Star Fox AssaultAdventures

Ainda podemos ver uma Arwing em dois outros jogos, ambos do saudoso Super Nintendo: num percurso Night Owl, de Stunt Race FX, no qual ela sobrevoa o veículo e solta um power-up; e em Super Mario RPG, em que aparece um modelo de Arwing em cima de uns engradados, lado a lado com modelos de veículos de F-Zero.

 Stunt Race FXMario RPG e o modelo de Arwing

Pessoalmente, pilotar uma Arwing faz com que eu me sinta dentro de um X-Wing, nave pilotada por Luke Skywalker em Star Wars. Claro, tem mais possibilidades e é mais divertido. Seja como for, essa maravilhosa nave está nas vidas de todos os fãs de Star Fox. E você, caro leitor, alguma boa lembrança? Compartilhe conosco nos comentários.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Haha...
    Boa matéria!!!
    Mas só não entendo porque foi considerado um item para o Item Box.

    ResponderExcluir
  2. muito boa a materia adoro nintendo blast leio todo dia

    ResponderExcluir
  3. Será se não tem jeito de fazer ele aparecer no OoT do 3DS?? Muito massa.

    ResponderExcluir
  4. Deixaria de lado meu medo de altura pra pilotar uma dessas =D

    ResponderExcluir
  5. @José Marlon, no Perfil é que não seria.

    "Não se sabe como ela foi parar ali, o fato é que está lá e pode ser divertido enfrentá-la."
    Não foi os
    desenvolvedores que colocaram?

    "...mais precisamente em Korkiri Forest."
    aquele "r" ali não existe nessa palavra ;)

    BTW me diverti muito com a Arwing em SF64 depois vejo se consigo "sharkear" ela em OoT.

    ResponderExcluir
  6. Faltou dizer que ela aparece também no Stunt Race FX. Ela paira sobre o carro e joga um ítem.
    http://www.youtube.com/watch?v=8pe4N0AM6IA

    ResponderExcluir
  7. A Arwing na versão Assault é bem mais estilosa xD

    ResponderExcluir
  8. @Super mario bros. não era para ser "como foi parar ali", mas sim "porque foi parar ali" (consertado). Afinal, não temos certeza do motivos dos desenvolvedores. A parte do "Korkiri" foi um erro tosco de digitação rsrs. Obrigado pela ajuda o/

    ResponderExcluir
  9. @João Ricardo ela também aparece em Super Mario RPG. Mas eu considerei apenas como curiosidade, pois são duas aparições mínimas. Mas parece que são curiosidades legais, então fiz um adendo com elas ;D. Obrigado pela participação e pelo vídeo. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. @RikudouSenninFell eu acho mais legal a de SF Command ;D. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Ela tambem aparece no Ocarina para 3DS?

    ResponderExcluir
  12. @vhpetersen não sei se eles colocaram algo no jogo, pois ainda não tem um dispositivo de gameshark para o 3DS. Mas quem sabe não descobrimos alguma surpresa mais para frente :D. Abraços!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google