Stage Select: Pewter City (Pokémon)

Todo treinador que começa sua jornada em Kanto sabe que assim que chegar em Pewter o bicho vai pegar. É lá que o treinador vai enfrentar... (por Gustavo Assumpção em 05/09/2011, via Nintendo Blast)

734px-Pewter_City_HGSSTodo treinador que começa sua jornada em Kanto sabe que assim que chegar em Pewter o bicho vai pegar. É lá que o treinador vai enfrentar pela primeira vez o desafio de um líder de ginásio, obstáculo que precisa ser ultrapassado por todos aqueles que querem ser Mestres Pokémon. No Stage Select de hoje, vamos relembrar os desafios da cidade conhecida pelos monstrinhos do tipo pedra.

Como já dissemos aqui, Pewter City (em japonês ニビシティ Nibi City) é uma cidade localizada na região noroeste de Kanto. Ela fica situada entre a Viridian Forest (via Route 2) e a Montanha da Lua (via Route 3).

Pewter_City_RBY Pewter_City_GSC 720px-Pewter_City_FRLG

Visão geral da cidade de Pewter em Pokémon Red/Blue/Yellow; Pokémon Gold/Silver e Crystal e Pokémon Fire Red/Leaf Green respectivamente. Lá no alto, o mapa mostra a cidade na mais recente versão, Pokémon Heart Gold/Soul Silver.

180px-Pewter_Museum_of_Science_HGSSNa cidade está localizado o famoso Pewter Museum of Science, especialista na análise de fósseis. O edifício principal está aberto ao público ao custo de apenas Pokémon Dollar50. Lá é possível visualizar vários artefatos históricos, incluindo fósseis de Aerodactyl e Kabutops, e um modelo de um ônibus espacial. No museu, o jogador também pode receber o Old Amber. Vale lembrar que na geração II o museu está fechado para reformas.

Em Pokémon Fire Red & Leaf Green, a população de Pewter é estimada em 33 pessoas. Já em Heart Gold & Soul Silver, a população caiu para 30.

  • Pewter Gym

insg_01O ginásio da cidade de Pewter é liderado por Brock, o especialista em Pokémons do tipo pedra (rock). Todo treinador que consegue derrotá-lo, é agraciado com a Boulder Badge. No primeiro game da série, Pokémon Red & Blue, e também nos remakes Pokémon Fire Red & Leaf Green, o ginásio de Pewter é o primeiro desafio de ginásio do jogador.

150px-Pewter_Gym_RB 150px-Pewter_Gym_GS 170px-Pewter_Gym_FRLG 250px-Pewter_Gym_HGSS

Visão geral do ginásio de Pewter em Pokémon Red/Blue/Yellow; Pokémon Gold/Silver/Crystal, Pokémon Fire Red/Leaf Green e Pokémon Heart Gold/Soul Silver respectivamente

  • No anime

O primeiro episódio do anime em que a cidade de Pewter apareceu foi logo o quinto: A exibição no ginásio de Pewter. No episódio, temos uma visão do ginásio, com pedras e construções rochosas espalhadas por todo o campo de batalha, e da casa onde o líder Brock mora com seus nove irmãos. Logo após uma derrota para Ash, onde Pikachu une a força de sua eletricidade com a água dos sprinklers contra incêndio, Brock decide seguir o sonho de se tornar o maior Criador Pokémon do mundo e segue Ash em sua jornada.

250px-Pewter_Gym Pewter_Gym_Battlefield_original Pewter_Gym_original

Ao redor da cidade, ainda é possível encontrar um salão para os Pokémon Contests e uma vertente da Batalha da Pirâmide. Também foi em Pewter que nasceu Solidad, o vencedor do Grande Festival de Kanto. Pewter volta a ser cenário em A Família que Batalha Unida, Fica Unida, episódio especial participante da Pokémon Chronicles, uma série de episódios especiais fora da série principal. Nele, Brock reencontra seu pai, Flint, e sua mãe, Lola.

Na próxima semana é a vez de conferirmos Cerulean, a cidade dos Pokémons Aquáticos, aqui no Stage Select. Até lá!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Pewter Gym... O terror para aqueles que escolheram Charmander...

    ResponderExcluir
  2. "Ela fica situada entre a Viridian Forest (via Route 2) e a Montanha da Lua (via Route 3). "

    Eu acho que é Moon Cave e não Moon Mountain

    ResponderExcluir
  3. Na verdade o nome é Mt. Moon e a tradução ao pé da letra seria Monte Lua ou Monte da Lua.

    Faltou citar no texto que o ginásio de Pewter apareceu naquele especial de BW que teve no inicio desse ano, onde Brock teve que lutar contra uma Enfermeira Joy que usava uma Latias.

    ResponderExcluir
  4. faz sobre Lavander Town!!! vai vai vai vai!! ia ser zika

    ResponderExcluir
  5. Ótima materia...vai passar por todas as cidades?

    ResponderExcluir
  6. SANTO CRISTO Ò.Ó
    Altas nostalgias!!!

    ResponderExcluir
  7. Só uma observação, a pesonagem campeã do Grande Festival de Kanto foi 'a' Solidad e não 'o' Solidad.

    ResponderExcluir
  8. Seria legal tbm se falassem os pokémons dos lideres em todas as gerações, só para fim de curiosidade mesmo. xD

    ResponderExcluir
  9. @jackpyro

    o terror de quem jogava yellow tb xD.

    mas é engraçado ver que pokémon já tem tanto tempo, e o pior: nem parece ser velho, são 15 anos. Que coisa hein.

    ResponderExcluir
  10. faz da caverna do mewtwo que fica em Cerulean

    ResponderExcluir
  11. cara, que saudade do meu pokemon leaf green

    ResponderExcluir
  12. nao, mt. moon é monte lua ou montanha lua mount moon or mountain moon

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google