Muitas vezes nós esquecemos que a engenhosidade de cada game que jogamos é resultado de uma intensa atividade criativa de indivíduos que possuem a capacidade de criarem verdadeiras obras-primas. Neste Top 10 que você confere hoje aqui no Nintendo Blast, os protagonistas são os profissionais da indústria que estão mudando os videogames. Nos últimos anos, cada um destes game designers arrancaram elogios calorosos da imprensa especializada e colocaram no mercado alguns dos games mais comentados dos últimos tempos. Ficou curioso para conferir a lista? Confira:
10. Tim Schafer
Principais games: Stacking (PS3, X60), Costume Quest (PS3, X360), Brutal Legend (PS3, X360), Psychonauts (PS2, XB, PC)
Por que ele está mudando a indústria: Apesar de ter uma carreira forte e consistente na década de 90, Tim só conseguiu a unanimidade nos últimos tempos. Seus games sempre se destacam por unir uma marcante ambientação visual a mecanismos de jogabilidade que procuram ser os mais agradáveis possíveis para os jogadores. Bonachão e simpático, o designer é um dos mais respeitados profissionais da indústria, graças ao seu meticuloso cuidado com os detalhes de suas obras.
9. Katsuya Eguchi
Principais games: Wii Sports (Wii), Wii Play (Wii), Wii Music (Wii), Wii Sports Resort (Wii)
Por que ele está mudando a indústria: Mesmo trabalhando na Nintendo desde 1986, Eguchi vem vivendo seu melhor momento dentro da empresa. No começo de sua carreira, o designer atuou de forma tímida em sucessos, como Super Mario Bros. 3 e Super Mario World, mas nada comparado ao respaldo e abrangência da linha desenvolvida para o Wii, responsável pela popularidade do console em todo mundo. Eguchi, que provavelmente deve estar trabalhando em projetos para o Wii U, é conhecido pela ousadia aliada a inovação, sem deixar de lado a simplicidade e a grande acessibilidade de seus games.
8. Fumito Ueda
Principais games: Ico (PS2), Shadow of the Colossus (PS2), The Last Guardian (PS3)
Por que ele está mudando a indústria: Um sonhador, sempre com ideias acima do seu tempo. Assim é que dá pra definir um dos mais incipientes game designers da atualidade. Ueda começou na indústria cedo, mas seu primeiro game foi o ousado Enemy Zero, lançado para Saturn em 1997. Tempos depois, criou dois dos games mais elogiados da geração passada: Ico e Shadow of the Colossus. Atualmente trabalha no terceiro game de sua trilogia, chamado de The Last Guardian, que só deve chegar às lojas em 2012. Fanático por arte e famoso pelas referências, o designer é hoje uma das únicas unanimidades da indústria.
7. Cliff Bleszinski
Principais games: Gears of War (X360), Gears of War 2 (X360), Shadow Complex (X360), Gears of War 3 (X360)
Por que ele está mudando a indústria: Com um currículo invejável e uma autoconfiança invejável, Cliff vem cada dia se firmando mais como um dos nomes influentes da indústria. Apesar de arrogante e extremamente prepotente, ele pode ser considerado um dos profissionais que mais conseguiram captar os anseios dos jogadores americanos nos últimos anos. Em cinco anos, desenvolveu e tornou a franquia Gears of War um dos maiores sucessos comerciais da atualidade – tanto que o terceiro game da série chega essa semana às lojas norte-americanas com chances de bater novos recordes.
6. Tetsuya Nomura
Principais games: Série Kingdom Hearts (PS2, DS, GBA, PSP, 3DS), The World Ends with You (DS), Dissidia: Final Fantasy (PSP), Final Fantasy Versus XIII (PS3)
Por que ele está mudando a indústria: Nomura pode não ser conhecido pela excelência técnica, mas possui características cada vez mais raras. Dono de uma criatividade absurda e de múltiplos talentos, ele é hoje em dia o principal nome individual da Square Enix, ao lado de Yoichi Wada. Sua principal franquia, Kingdom Hearts, conquistou jogadores do mundo todo e se torna a cada dia mais complexa e expansível. Nomura conseguiu unir uma maneira de fazer games tipicamente oriental sem deixar de lado uma certa modernidade que agrada jogadores de todo o mundo.
5. Warren Spector
Principais games: Deux EX (PC), Deus EX Invisible Wars (XB), Thief: Deadly Shadows (XB), Epic Mickey (Wii)
Por que ele está mudando a indústria: Warren é um apaixonado pelo que faz e isso reflete em cada um dos seus trabalhos. Cada projeto dele é sempre resultado de muita pesquisa e empenho – características bem visíveis nos primeiros sucessos, os dois games da série Deus EX lançados na década passada. Seu último projeto, o controverso Epic Mickey, dividiu opiniões, mas mostrou que o designer também sabe lidar bem com franquias de terceiros – afinal, quem mais conseguiria dar um ar dark para uma das séries mais tradicionais da Disney?
4. Jeremiah Slaczka
Principais games: Scribblenauts (DS), Super Scribblenauts (DS), Draw to Life (DS), Lock’s Quest (DS)
Por que ele está mudando a indústria: Slaczka é o rei dos baixos orçamentos. Nesses últimos anos, desenvolveu games extremamente inovadores, que faziam a união perfeita entre software e hardware, utilizando todas as possibilidades da plataforma na qual ele trabalha. Sua maior criação, o divertido Scribblenauts, flerta com as maiores criações dos últimos tempos, mostrando que boas ideias ainda tem espaço em um mercado que cada vez mais se orienta pelas grandes produções.
3. Ken Levine
Principais games: Bioshock (X360, PS3, PC), Bioshock 2 (X360, PS3, PC), System Shock 2 (PC)
Por que ele está mudando a indústria: Roteirista e dramaturgo por formação, Levine é hoje um dos mais respeitados e elogiados game designers. Sua última criação, Bioshock, uma espécie de sucessor espiritual de seu primeiro grande sucesso (o clássico System Shock 2), é considerado um dos games mais influentes e bem acabados dos últimos anos. Ken consegue unir uma boa visão do processo criativo com uma execução perfeita de suas ideias, resultando em produtos não menos que sensacionais.
2. Yoshiaki Koizumi
Principais games: Super Mario Galaxy (Wii), Flipnote Studio (DS), Super Mario Galaxy 2 (Wii), Super Mario 3D Land (3DS)
Por que ele está mudando a indústria: Koizumi talvez seja o designer que mais ganhou espaço dentro da Nintendo nesta década. Seu primeiro trabalho como diretor foi logo o controverso Super Mario Sunshine, um dos games mais lembrados do GameCube. Mas foi em 2007, com o excelente trabalho na condução de Super Mario Galaxy, que ele conseguiu o respeito da maioria dos nintendistas. A aprovação é tamanha que Koizumi também foi escolhido para dirigir o primeiro game da série principal criado exclusivamente para um portátil (Super Mario 3D Land, que sai em novembro). Koizumi conseguiu unir elementos essenciais da série Mario com conteúdo inovador, nos fazendo experimentar alguns dos melhores momentos na história do bigodudo. Saber unir tradição e inovação é tarefa para poucos, e Koizumi já nos mostrou que é capaz.
1. Goichi Suda
Principais games: Killer 7 (GC, PS2), Contact (DS), No More Heroes (Wii), No More Heroes 2: Desperate Struggle (Wii), Shadows of the Damned (X360, PS3), Lollipop Chainsaw (X360, PS3)
Por que ele está mudando a indústria: Considerado por alguns como o Tarantino do universo dos games, Suda 51 é um dos designers mais inovadores, ousados e divertidos de que se tem notícia. Bebendo da fonte da cultura pop atual – reciclando estilos e criando novas estéticas com base em ideias não tão originais assim – Suda conseguiu criar uma linguagem própria, dando a cada um de seus games um feeling completamente novo. É o máximo exemplo de como boas ideias (e um pouco de falta de bom senso, diga-se de passagem) pode ocasionar resultados surpreendentes.
Mas, e Miyamoto?
Pra evitar maiores polêmicas, resolvemos deixar Miyamoto de fora dessa lista. A justificativa por não incluí-lo é parecida com o motivo pelo qual deixamos outros ícones de fora desse Top 10. Entendermos que Miyamoto – assim como Hideo Kojima, Eiji Aonuma, Hironobu Sakaguchi, Will Wright, Peter Molyneaux – já estão num nível tão superior ao resto dos mortais que todos ficariam empatados lá no primeiro lugar.
Cade o Miyamoto?
ResponderExcluirMals , nem vi o texto LOL
ResponderExcluirAcho q Yoshiaki Koizumi merece o primeiro lugar,afinal mario galaxy I e II foram perolas e o 3d land sera outra,gostei da parte do myamoto estando em um patamar superior,ele merece...
ResponderExcluirCliff Bleszinski pra mim foi o melhor de todos esses,sou muito fa de gears of war,e ja estou no final do 3,e de todos os jogos de guerra que eu joguei esse foi o unico que me fez sentir dentro de um cenario de guerra e ver a tristeza da guerra (mesmo sendo uma guerra fantasiosa),o clima e cenarios que ele criou sao demais,sem falar da jogabilidade de gears! parabens!
ResponderExcluirMe surpreendi por ter visto Nomura em sexto lugar. Esperava ele em quarto ou terceiro xD Sério, só pela sua criatividade ABSURDA em Kingdom Hearts e The World Ends With You o torna um dos melhores game designers que eu já conheci. Na verdade eu nunca tinha visto uma foto dele. Quando se falava em Tetsuya Nomura eu imaginava um japones cinquentão com habilidades incríveis para desenhar e criar games, mas percebo que ele é bem jovem. Ótimo, agora ele pode criar muitos KH (trollface aqui xD) e PELOAMORDEDEUS CRIAR THE WORLD ENDS WITH YOU II E QUE SEJA PRO 3DS!! Se sair um possível TWEWY II para o 3DS eu vou ali comprar o meu portátil agora!!
ResponderExcluirNway, achei a lista até justa e bem montada, se bem que Nomura poderia estar em pelo menos quinto né? :D
Ps: Nomura tem um cabelo meio de emo... Será que foi partindo da própria aparência que ele se inspirou para criar Neku? *insira trollface aqui* Claro que estou brincando :3
ridiculo como sempre... Fumito Ueda sim devia estar nas cabeças... Suda 51 só faz bizarrices e os jogos são razos com um prato vazio... sério... só o Killer 7 que realmente foi impressionante...
ResponderExcluirComo já comentando, Yoshiaki Koizumi meerecia first
ResponderExcluircade o MYAMOTO EO HIDEO KOJIMA?
ResponderExcluirCaramba como vcs falam de Tim Schafer e nem citam como principais jogos : Grim Fandango, Day of the tentacle, fullthrottle e ilha don macacos , decepcionei
ResponderExcluir@vVicktor A ideia foi falar apenas de games mais recentes, se não as listas ficariam gigantescas :P
ResponderExcluir@GILNUELA leia o último parágrafo do texto :P
Caraca,se ele botou aquele texto no final e continuam perguntando,imagina se não tivesse botado!
ResponderExcluirConcordo em retirar o Miyamoto. Ele não faz nada além de Mario. #Troll.
ResponderExcluirRLX GENTE : Miyamoto é tão foda que nem prescisava tar na lista ... ele fez zelda, mario e metroid ...Miyamoto 1º sempre ^^(fan da nintendo 4 EVER )
ResponderExcluirops... cabei de ler o finzim "Mas, e Miyamoto?
ResponderExcluirPra evitar maiores polêmicas, resolvemos deixar Miyamoto de fora dessa lista. A justificativa por não incluí-lo é parecida com o motivo pelo qual deixamos outros ícones de fora desse Top 10. Entendermos que Miyamoto – assim como Hideo Kojima, Eiji Aonuma, Hironobu Sakaguchi, Will Wright, Peter Molyneaux – já estão num nível tão superior ao resto dos mortais que todos ficariam empatados lá no primeiro lugar." ^^ rid+
Acho o Suda um otimo designer, Shadows of the Damned é um jogo Incrivel, e provavelmente Lollipop Chainsaw tambem sera muito bom (de um jeito meio maluco), Mas na minha opinião em 1° lugar viria Ken Levine, Bioshock é simplesmente perfeito, consegue lhe provovar medo e tensão mesmo que esteja em um ambiente calmo e iluminado, nunca me diverti tanto com um shooter, espero muito de Bioshock Infinite.
ResponderExcluirlol , lista totalmente sem sentido com a falta do David Jeff , quando a serie que ele criou é uma das mais renomados da atula geração snif snif ¬¬'
ResponderExcluir... Estão mudando? Vários aí criaram bons jogos, alguns muito criativos, consagrados, mas mudando a indústria dos games?
ResponderExcluirTem gente aí que mal tem participação mas que "mudou a industria"...
Bons jogos no currículo não quer dizer que estão causando a revolução.
Se não por onde anda Jonathan Blow, criador de "Braid" ou o pessoal da Playdead, criadores de Limbo? E Bastion? A Galera da produção indie que realmente tá criando coisas novas ou revendo formulas antigas de forma até então não tentadas?
Se fosse uma lista de produtores criativos, eu até concordava.
Tem um erro no texto, na parte que fala sobre Katsuya Eguchi (9), é o seguinte:
ResponderExcluir"atuou de forma tímida em sucessos, como Super Mario Bros. 3 e Super Mario Word"
Super Mario Word não é o nome correto, não seria Super Mario World ?
Suda 51!
ResponderExcluirMerecidíssimo! O cara é fera demais!
Top 10 de bosta.
ResponderExcluirSinceramente? Detestei a lista '-'
ResponderExcluirQuase nenhum desses designers fez algo REALMENTE revolucionário. (eu disse "quase nenhum"!)
Admito que alguns aí fizeram coisas que ditam tendências atualmente. Mas, tais "tendências" não são necessariamente boas... Acho que alguem deve ser lembrado calorosamente quando faz algo "bom", não porque fez algo "grande" (o que não quer dizer que seja bom).
Enfim, achei um Top 10 meio sem sentido :/
Fumito Ueda em 8º!?
ResponderExcluirAlgo está errado.
Esse cara colocou um
game de 7º geração no PS2!(Shadow of the Colossus)
E agora fica em 8º?
Mesmo assim,ótima matéria.
Não gostei dessa lista
ResponderExcluirConcordo com o Paulo, existem varios jogos Indie simplesmente geniais, e que estão de certa forma inovando a industria, um bom exemplo é Minecraft, um jogo com uma mecanica simples, porem com infinitas possibilidades, porem Markus Persson não esta neste top 10, um outro diretor muito bom é o David Cage, com Heavy Rain, só que ja jogou para saber o quanto incrivel é este jogo, quanse todos estes disigners citados na lista, não estão "mudando" a industria, estão simplesmente repetindo as mesmas mecánicas, as mesmas histórias, e as veses o mesmo visual, não estão inovando, apenas repetindo algo que deu certo uma ves...
ResponderExcluirE o criador de angry birds?A série dele tem bem menos tempo de existência do que Mario e já ultrapassou ele em números de vendas
ResponderExcluirMetade é só japones...
ResponderExcluirDe Fato, angry birds ja ultrapassou o Mario (em numero de vendas), mas leve em consideração o fato de que angry birds ja saiu para quase todas as plataformas e tem varias versões diferentes...(e o jogo é igual em todas as versões rsrsr), sua comparação é o mesmo que comparar quantas pessoas jogam The Sims do Facebook com World of Warcraft, The Sims tem mais jogadores, mas não tem o peso e a importancia que WOW representa para a industria, comparar em numero de vendas não significa muita coisa.
ResponderExcluir@para o desinformado que disse que miyamoto criou metroid:
ResponderExcluirQuem criou metroid não foi o Miyamoto. Foi Gunpei Yokoi!
Cadê o Kojima ????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??????????????????????????????????????????????????? (ATAQUE DE FÚRIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
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