Item Box

Item Box: Hylian Shield (The Legend of Zelda)

O Hylian Shield é um item que já foi usado por Link em diversos jogos da  série Zelda. Sua primeira aparição foi em Ocarina of Time (N6... (por Paula Travancas em 04/10/2011, via Nintendo Blast)

Hylian ShieldO Hylian Shield é um item que já foi usado por Link em diversos jogos da  série Zelda. Sua primeira aparição foi em Ocarina of Time (N64, 1998), onde é dito que esse é o escudo tradicional dos Knights of Hyrule, cavaleiros protetores da família real. Em OoT, o Hylian Shield pode ser comprado ou encontrado por Link, ainda criança. No entanto, antes de se tornar adulto, o escudo é grande demais para o pequeno Link e só pode ser usado como uma espécie de casco de tartaruga, sob o qual o garoto se protege. Essa forma de defesa é especialmente útil quando se quer fazer uma visitinha à Great Fairy, já que a Death Mountain é acometida por constantes erupções de pedras flamejantes.

Diferente do Deku Shield, o Hylian Shield não se consome em chamas, o que é particularmente útil para enfrentar inimigos de fogo e é a forma principal de defesa de Link quando adulto. O único jeito de perder esse escudo é quando se é engolido por um Like Like. Por sorte, pode-se conseguir outro igual na loja de Hyrule Castle Town.

Design heráldico

O design do Hylian Shield pouco mudou ao longo dos jogos em que apareceu. Ele tem o formato dos "heater shields" medievais, que são chamados assim por lembrarem ferros de passar roupa. Mas o escudo de Link, ao invés de ser do modelo mais básico que tem o topo plano, apresenta uma protuberância na parte de cima, tornando-o mais parecido com um quadrilátero. O escudo tem uma moldura prateada e fundo azul, e decorado com o formato da Triforce, símbolo das Deusas, em dourado. Provavelmente, a Triforce em si é baseada no emblema do clã Hojo, família que foi muito importante durante o Shogunato no Japão. Logo abaixo desta, há um pássaro vermelho, que ao longo do tempo muitos pensaram ser uma fênix ou uma águia, pássaro mais comum na heráldica, disciplina que trata do adorno de escudos e brasões. Voltaremos a discutir o significado da misteriosa ave mais adiante.

O mito da Tetraforce

Ocarina of Time Concentremo-nos agora no Hylian Shield, da forma como aparece em Ocarina of Time. Abaixo do pássaro vermelho, há um quarto triângulo dourado, virado de cabeça para baixo. Esse elemento deixou muitos dos fãs intrigados e com mil teorias na cabeça. Seria esse o pedaço do meio da Triforce, representando uma outra deidade? Seria essa alguma entidade já conhecida na série, como a Light Force, mencionada em The Minish Cap (GBA, 2004)? Com a aparição da pirata Tetra em The Wind Waker (GC, 2002), os rumores sobre a possível "Tetraforce" se intensificaram. Entretanto, a existência desse quarto triângulo foi veementemente negada pela Nintendo e por Miyamoto e esse elemento não figurou mais nos desenhos do Hylian Shield em jogos subsequentes.

Twilight PrincessEm Twilight Princess (GC e Wii, 2006), Link consegue o escudo logo antes de entrar nas Goron  Mines. Este Hylian Shield é bastante similar ao de OoT, com a exclusão do quarto triângulo dourado, o que fez com que o pássaro vermelho passasse a ocupar toda a metade inferior da superfície, tornando-o mais proeminente. O par de adornos metálicos flanqueando a Triforce foi mantido, acrescido de outro par na parte inferior da ave e uma fina moldura também metálica em volta da Triforce, que por sua vez aparece um pouco mais "achatada" do que sua versão equilátera. O escudo também parece um pouco mais desgastado pelo tempo, com cores um pouco menos vivas. Outra particularidade desse item em Twilight Princess é que Link pode aprender uma técnica de ataque com o próprio escudo que serve tanto para atordoar os inimigos como para refletir algumas magias e projéteis.

Esperando e especulando ansiosamente

Link em seu LoftbirdSabemos que o Hylian Shield estará presente em Skyward Sword (Wii, 2011), onde talvez testemunhemos não só a origem da Master Sword como também a gênese do famoso escudo que a complementa, em muitos dos jogos. Quando as primeiras imagens dos Loftbirds de Skyward Sword foram divulgadas, os aficionados não demoraram a associar a ave-montaria de Link com o pássaro representado no escudo. As coisas esquentaram ainda mais quando a Nintendo comentou que o pássaro vermelho do herói é uma ave rara e especial. Pelos muitos trailers e imagens do jogo, pudemos notar também alguns outros fatos que reforçam a teoria de que o escudo de Link em Skyward Sword seja o Hylian Shield original.

Onde está a Triforce?

Sabemos que os Loftbirds são centrais na cultura de Skyloft e muitos de seus habitantes usam alguma representação de pássaro em suas roupas. Notável também é que o símbolo que viemos a conhecer como Royal Crest, o emblema da família real de Hyrule, aparece sem a Triforce. Provavelmente o povo que vive nos céus não sabe da existência desse artefato e cultua uma única Deusa, cuja estátua já apareceu em imagens.

Ainda não se tem certeza se o Hylian Shield será assim chamado em Skyward Sword, nem se o próprio nome Hyrule já é usado. Todas essas informações corroboram para a especulação de que o escudo é, em algum ponto da história do jogo, feito especialmente para Link, o dono da rara ave vermelha.

Escudos similares

Link já usou muitos escudos diferentes em suas diversas aventuras. Alguns deles guardam muito em comum com o Hylian Shield. O mais facilmente identificável é o Hero's Shield de Majora's Mask (N64, 2000). Nesse, o formato e o esquema de cores são os mesmos. Os elementos básicos também se mantêm, mas a ave vermelha está com as asas voltadas para baixo e lembra mais Kaepora Gaebora do que qualquer Loftbird e a Triforce aparece bem pequena e está embaixo do imponente pássaro, talvez para nos lembrar que Termina não é Hyrule.

Hero's Shield: Majora's Mask  Hero's Shield: The Wind Waker  Escudo de A Link to the Past

Em Wind Waker, vemos um Hero's Shield bastante diferente. Seu formato é mais simples e a cor predominante é marrom, mas o tema da figura alada com a Triforce acima, posicionada em destaque no meio do escudo, remete ao que é figurado no Hylian Shield. Há três pequenas esferas, que provavelmente representam as Pearls of the Godess, tão importantes no jogo. Voltando bastante na cronologia da série, ainda temos o escudo de A Link to the Past (SNES, 1991), em que a Triforce fica acima de uma figura que parece ter asas e é flanqueada por dois triângulos invertidos. Alguém aí afim de teorizar sobre a Pentaforce?

Revisão: Alberto Canen


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nunca notei o quarto triângulo,na parte de baixo do escudo.E esse escudo(com o quarto triângulo)é de Ocarina Of Time,não é?

    ResponderExcluir
  2. @Lebre64
    "Concentremo-nos agora no Hylian Shield, da forma como aparece em Ocarina of Time. Abaixo do pássaro vermelho, há um quarto triângulo dourado, virado de cabeça para baixo."

    ResponderExcluir
  3. "Com a aparição da pirata Tetra em The Wind Waker (GC, 2002), os rumores sobre a possível "Tetraforce" se intensificaram."
    Só por causa do nome?...

    ResponderExcluir
  4. façam 1 item box da biggoron sword

    ResponderExcluir
  5. Incrível como a Nintendo consegue associar as coisas de um modo em que elas se encaixam com perfeição.

    ResponderExcluir
  6. @Douglas Fernandes
    Sim, pior que sim, "só por causa do nome". Na época que saiu o WW rolou muita especulação na internet, lembro porque acompanhei.

    ResponderExcluir
  7. meu legal o topico
    acho que vou ter que comprar um wii remote plus + nunckuk piratex pra rodar skyward sword no meu pc

    ResponderExcluir
  8. Esse escudo de A Link to the Past pode ser assim: A ave é a ave lendária que aparece em Skyward Sword. Tem a triforce e os dois triângulos invertidos são os dois mundos existentes no jogo.

    ResponderExcluir
  9. O Lougan como fazer isso? posta ai pra mim o tutorial valeu

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google