Stage Select

Stage Select: Grandmaster Galaxy (Super Mario Galaxy 2)

Se comparado com a primeira aventura galáctica do encanador mais famoso do universo dos games, Super Mario Galaxy 2 expandiu o espaço do... (por Alex Sandro de Mattos em 10/10/2011, via Nintendo Blast)

Grandmaster galaxySe comparado com a primeira aventura galáctica do encanador mais famoso do universo dos games, Super Mario Galaxy 2 expandiu o espaço do bigodudo com ainda mais criatividade e com um número maior de galáxias. Uma delas (e o último desafio) é a Grandmaster Galaxy, uma galáxia que exige muita habilidade do jogador. Que tal relembrarmos esse desafiador estágio?

O último teste

Se você pensava que coletar todas as estrelas douradas e resgatar Peach das garras de Bowser já era um desafio, estava enganado. Era preciso retornar às galáxias já terminadas e procurar pelas Green Stars, as estrelas verdes, que estavam espalhadas pelas fases e posicionadas em lugares estratégicos ou, muitas vezes, escondidos. O desafio levava o jogador a testar sua habilidade para pegá-las.

E depois que você pegava as 120 estrelas verdes, totalizando 240, o que acontecia? Fim de jogo? Não, nada disso. A Nintendo te presenteava com a última e mais desafiadora galáxia do jogo, a Grandmaster Galaxy, que ficava no desbloqueável World S. Sentiu a pressão só pelo nome da fase? Pois é, a galáxia é para os mestres.

Ano-luz a ano-luz

The Ultimate Test, o nome da fase, era dividido em seis momentos, cada um com as principais características de Galaxy. Então, vamos rever cada um desses desafios:

  • Na linguada

Na primeira parte da galáxia, era preciso utilizar Yoshi e a sua extensa língua para passar por obstáculos como Paragoombas, espinhos e até Bullet Bills. Como a fase simulava um 2D, só era preciso apontar para a próxima flor e pressionar o botão para fazer o dinossauro flutuar por alguns segundos.

Parte 1

  • Sem parar

Se você fosse um jogador esperto, conseguia levar Yoshi para a segunda parte. Era preciso passar sobre todas as plataformas com ‘?’ e transformá-las em ‘!’. Ainda havia inimigos que disparavam lasers contra você, portanto, a regra era correr e não parar.

Parte 2

  • E o vento levou…

Na terceira parte, era preciso usar o power-up da Cloud Flower. Como Cloud Mario, você precisava usar vento a seu favor e saltos estratégicos para não encostar nas laterais, que tinham correntes elétricas, e morrer. Como o poder da flor era limitado a três nuvens, você precisava pegar outras durante o percurso e, se fosse habilidoso, conseguia chegar na quarta parte com três nuvens.

Parte 3

  • E agora, José?

Quando chegava nesta parte, era preciso respirar fundo. Essa era uma das áreas mais difíceis: havia inimigos que disparavam ondas de lasers, plataformas que sumiam após passar sobre elas, as plataformas vermelhas e azuis que se alternam com o spin do Mario. Se você chegasse aqui com as nuvens do power-up da Cloud Flower, facilitava e muito sua vida.

Parte 4

  • Um pouquinho mais de sofrimento

Na quinta área, era preciso desviar das linhas elétricas que se moviam. Momentos depois, você precisava usar o pointer do Wii para fazer Mario, dentro de uma bolha, alcançar o outro lado, evitando Paragoombas, choques e espinhos. Calma, ainda não havia acabado…

Parte 5

  • Ih, morreu…

A última parte era desafiadora. Passar pelos Hammer Bros. e Boomerang Bros., os inimigos que arremessam martelos e bumerangues, respectivamente, era chato, principalmente porque eles eram numerosos. E a parte das plataformas que giram? É… e quando você chegava ao final, precisava enfrentar três Boomerang Brothers simultaneamente para só depois receber a estrela.

image

  • O quê!? Não acabou?

Após pegar a 241ª estrela, você comemorava que o jogo acabou, certo? PÉIM! Errado. Havia o último e verdadeiro desafio chamado The Perfect Run e, como o nome já sugere, era preciso ser perfeito, impecável. Não havia bandeiras de checkpoint e você só tinha um ponto de energia, ou seja, se sofresse algum dano era preciso recomeçar a fase do início. Simples assim. E depois de morrer setenta e cinco vezes, arrancar os cabelos e arremessar o controle na cabeça do seu irmão, você passa pelos desafios e chega ao planeta onde está Rosalina. Se você fosse curioso, podia pensar que tinha gravidade e tentar dar uma “volta” no planeta para descobrir que… não tinha gravidade e morrer! É… pode acontecer com qualquer um, é a vida. Depois era só tentar outras setenta e cinco vezes…

Aleluia!

Ao infinito e além

Super Mario Galaxy 2 é fantástico e te proporcionará 241 motivos para sorrir. O último desafio restante te dará raiva e traumas. Mas, brincadeiras a parte, é aí que está o que todo jogo precisa proporcionar ao jogador: diversão, desafio e o sentimento de vitória e superação. E você? Sofreu para passar pela Grandmaster Galaxy? Não deixe de nos contar como foi.

Revisão: Alberto Canen


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Comecei a jogar o Galaxy 2 a pouco tmepo, acho que nunca vou ver essa galaxia, não consegui coletar todas as estrelas em nenhum dos Marios T_T (e joguei todos, o 64, o Sunshine e os Galaxys)

    ResponderExcluir
  2. eu joguei o mario galexy 1 o zerei mais o meu está com defeito no meu hd nao sei pq mais eu amei esse mario galexy pe show

    ResponderExcluir
  3. HAHAHA Eu consegui zera depois de 1 ou 2 meses seila foi no começo do ano...
    Morria toda hora porque queria mata todos os inimigos na ultima parte mas não aguentei mais de tanto morre e fui correndo e cheguei na rosalina e peguei a estrela...
    E Aconteçeu com meu irmão de ele cai no precipicio por acha que é gravidade kkk acho qu comigo tambem aconteçeu AUHSUAHAHS :/
    Muito bom esse game recomendo

    ResponderExcluir
  4. E eu achando que a primeira fase do World S era difícil...

    ResponderExcluir
  5. Nooooossa! Que fase é essa!!

    Peguei o bug das 99 vidas e mesmo assim dei Game Over! Mas valeu a pena!

    ResponderExcluir
  6. A estrela 242 é fodástica, o pior foi que uma vez eu havia matado os 3 Boomerang Bros, então apareceu a estrela para ir até Rosalina pegar a estrela 242, porém um Boomerang que havia sido arremessado pelo Boomerang Bros que eu havia acabado de acertar, me acertou e eu perdi. Ai depois de muitas vezes consegui a estrela xD

    ResponderExcluir
  7. Ainda n cheguei ai... Mais estou hurrando pra conseguir =DD

    ResponderExcluir
  8. @RaFaEl.cpv Caí nada '-' mas eu terminei em 2 ou 3 semanas. A última é SENSACIONAL! Totalmente nostálgica, mas achei que eles começaram a dificultar apenas na GrandMaster, eles poderiam ter feito um game mais desafiador :/ MAS AMO ESSE JOGO!! QUERO JOGA SEMPRE viva a Super Mario Galaxy 2! O Game do ano de 2010!!

    ResponderExcluir
  9. E depois tem fã que chega na cara-de-pau dizendo que Mario é fácil demais. Usuários de Super Guide ou gamers metidos a sonystas que nunca tocaram em um Wii, isso deve resumir essa gente. u_u

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda nao peguei a estrela 242 na Grand Master T.T

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Foi muito dificil! Tentei por dias seguidos passar essa fase. Dava raiva, vontade de quebrar tudo (xinguei muuuito o miyamoto e a mae dele). Quando consegui passa-la, dei pulos e gritando no quarto. Ficaram me zuando. So quem jogou o jogo e eh fa de mario, sabe como eh!!

    ResponderExcluir
  12. @Rafael.cpv: XD Acontece... a gravidade no jogo é traiçoeira mesmo... :P

    @Ness_64: pois é Ness, essa galáxia tem que ser na raça pois nem Super Guide tem. Mas só essa totalmente complicada já tá de bom tamanho. Pra que complicar mais? hehehe ;)

    @angeloeduardo1: é por essa razão que eu odeio os Hammer e Boomerang Bros. XD Mas valeu pela insistência :)

    @Rafa Seven e Doug: o quê? Não conseguiram pegar a última estrela? Ah... ficam envergonhando o pessoal da equipe assim... XD hahahaha

    ResponderExcluir
  13. Cara, eu sofri pra pegar essas duas estrelas... Mas no final deu tudo certo, e a Rosalina ficou feliz (e eu me achei "O" gamer. hehehe)

    ResponderExcluir
  14. OBRIGADO PELA DICA:

    "...planeta onde está Rosalina. Se você fosse curioso, podia pensar que tinha gravidade e tentar dar uma “volta” no planeta para descobrir que… não tinha gravidade e morrer"

    huahuahuahu pelo menos ja sei que quando chegar la, nao vou poder dar uma voltinha no planeta....uhahuahuahua

    ResponderExcluir
  15. eu tenho 120 estrelas no mario galaxy 2 e não me lembro dessa fase

    ResponderExcluir
  16. Provavelmente o MELHOR jogo que já joguei, simplesmente impecável.
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  17. @Alex
    Sim, eu também não suporto eles, para mim são os piores inimigos dos jogos do Mario na boa e.e

    ResponderExcluir
  18. Nossa quando cheguei nessa fase fiquei tão doido, na primeira missão (The Ultimate Test) eu morri muito, já na The Perfect Run eu passei de 1ª, juro mesmo mas acho que foi cagada pq eu quase morri na parte dos Hammer e Boomerang Brothers e aquela plataforma from hell que se meche complicou mas eu passei, a parte mais facil é a 2ª e a 3ª Parte da Fase.

    Esse jogo é muito bom, bem desafiador. Pra Mim foi um jogo mediano por que no 1º Super Mario Galaxy eu tinha pegado as manhas da jogabilidade, e com o SMG2 foi até mais facil passar algumas fases (tirando com o Yoshi que não tinha no outro etc).

    Um dos Melhores jogos do Mario concerteza! :D

    ResponderExcluir
  19. E tudo o que você tem é um único star bit

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu tou com 104 estrelar ainda e soando pra pegar o resto é dificiu de mais tem umas fases da normais que nem consigo passar fico chigando o tempo todo no quarto quando jogo e nao consego ou morro kkkk

    ResponderExcluir
  21. Passei no começo do ano dessa maldita! Depois de passar uns 3 dias só morrendo e gritando com a minha irmã(co-op) acabei passando sozinho! HAHAHAHHA Depois de pegar a 242° a "sua cabeça" do save game fica brilando e lá no topo a coroa é uma de platina. AH! E da pra ver quantas horas você jogou para fechar 100% do jogo e quantas vezes morreu! Nem vou revelar o meu número de mortes XD Ainda recebe uma cartinha (automática, claro) do Miyamoto agradecendo por ter jogado até o final que mostra todas as 242 estrelas juntas. Meu jogo preferido do Wii até agora!

    ResponderExcluir
  22. eu tenho 9 estrelas , vou chegar nunca nem em 50

    ResponderExcluir
  23. cara pra desbloquea n tem q ter 120 etrelas tem q ter 240, pesquisa no youtube pra saber como desbloqueia

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google