Stage Select

Stage Select: Kamiki Village (Okami)

A pacata aldeia Kamiki é o cenário de diversos eventos importantes nas aventuras épicas de Okami e Okamiden. Da antiga lenda de um demônio ... (por Bruno Grisci em 27/10/2011, via Nintendo Blast)

O entardecer em Kamiki registrado em uma pintura.A pacata aldeia Kamiki é o cenário de diversos eventos importantes nas aventuras épicas de Okami e Okamiden. Da antiga lenda de um demônio de oito cabeças do tamanho de uma montanha, até as passagens dos lobos divinos que protagonizam a história, muita coisa acontece em Kamiki Village, lar de figuras excêntricas, da árvore divina e ponto de partida para todos aqueles que se aventurarem por uma jornada por Nippon.

A árvore divina

Sakuya, espírito das florestas.Kamiki Village não recebeu seu nome, “Aldeia da Árvore Divina”, por acaso. Esse pequeno povoado é conhecido por todo o Nippon (o Japão, no mundo do game) por ser o lar da legendária árvore Konohana, cujas raízes se espalham por todo o reino; brotando em determinados lugares como “Guardian Saplings”, que, quando floridas, guardam a sua região de maldições.
A Konohana é protegida por Sakuya, espírito das florestas, a responsável pelo início de sua jornada em Okami (PS2/Wii). Mas para entendermos a importância de tudo isso para a história do jogo, antes precisamos conhecer a lenda pela qual Kamiki Village se tornou famosa.

A Lenda de Nagi

É contado que, cem anos antes dos acontecimentos de Okami, Kamiki Village era aterrorizada pelo demônio-serpente de oito cabeças, Orochi. Para não destruir o vilarejo, o monstro cobrava uma oferenda durante o festival anual: uma virgem, a qual seria sua refeição (literalmente).
O grande demônio Orochi.
Quando a noite do sacrifício se aproximava, um misterioso lobo, de pelos brancos como a neve, surgia nos arredores e vigiava os habitantes e as estradas, e a ele foi dado o nome Shiranui pelos moradores do lugar, acreditando ser um parente de Orochi. O único que se atrevia a enfrentar Shiranui era o bravo guerreiro Nagi, mas o lobo sempre conseguia desviar de suas investidas.

Na noite do festival, como de costume, uma flecha marcada com uma pluma branca atingia uma casa, sinalizando onde morava a próxima vítima. Eis então que a flecha acertou a casa de Nami, a moça mais bonita da aldeia e secreta paixão de Nagi, que ficou enfurecido com a escolha.


Determinado a salvar a sua amada, o guerreiro partiu para o lar de Orochi, a Moon Cave, um lugar negro e maligno. Ao encontrar o demônio, o atacou ferozmente, mas a lâmina de sua espada nada podia contra as grossas escamas do monstro. Nagi estava frente e frente com a morte quando o lobo Shiranui apareceu e se lançou numa luta violenta contra Orochi, defendendo-se com poderes divinos. Porém, não foi o suficiente para derrotá-lo. Usando suas últimas forças, Shiranui uivou forte o suficiente para dissipar as nuvens negras que cobriam o lugar, revelando a lua e conferindo à espada de Nagi uma super força. Como se guiado por sua arma, o guerreiro investiu contra a besta e, uma a uma, as a cabeças foram separadas do corpo, liberando Kamiki Village de sua terrível maldição.

Prólogo de Okami contando a Lenda de Nagi.

Nagi tomou Shiranui em seus braços e o levou até a aldeia, mas o lobo já não se movia. Quando o ancião da cidade gentilmente tocou a sua cabeça, ele soltou um grunhido, fechou os olhos e se foi. Como sinal de eterna gratidão, um santuário foi construído, e nele foi erguida uma estátua do lobo. A espada de Nagi, Tsukuyomi, foi deixada na entrada da Moon Cave, selando o mal que havia lá dentro.
Contudo, como diz o prólogo de Okami, esse não é o fim da história; é o seu começo. Anos depois, um esperto resolveu provar para si mesmo que tudo não passava de uma lenda e removeu Tsukuyomi, quebrando o lacre e liberando uma terrível maldição por todo o Nippon.
A árvore Konohana resistindo à maldição.
E é aqui que voltamos ao começo do texto, pois apenas a árvore divina Konohana resistiu no cenário apocalíptico que a envolvia. Sakuya usa o que resta de seu poder para invocar Amaterasu, a Deusa do Sol, assumindo a forma física da estátua de Nagi, que corta o fruto da árvore, restaurando o território que, apesar disso, continua “corrompido”. E é assim que a enorme aventura de Okami e, posteriormente, de Okamiden (DS) tem início, em Kamiki Village.

Durante o jogo...

Cuidado! As próximas seções podem conter spoilers de Okami e Okamiden, se você não jogou ainda e não quer estragar surpresas, melhor pular essa parte do texto!
Música tema de Kamiki Village.
Logo após cortar o fruto da Konohana, você terá resgatado Kamiki, mas só terá salvo seus habitantes após aprender as duas primeiras técnicas celestiais. É aqui também que você conhecerá o pequeno Issun, que o acompanhará por todo o jogo. Durante o primeiro segmento de Okami, grande parte da ação se passará em Kamiki, onde você será introduzido a alguns personagens importantes para a história e aprenderá os fundamentos da jogabilidade e do enredo. No começo, tudo acontecerá na vila e arredores, até que você consiga remover a enorme pedra que bloqueia a passagem para Shinshu Field (se você gosta de Zelda, veja Shinshu Field como uma contraparte de Hyrule Field).
Amaterasu e Kushi.
Amaterasu retorna diversas vezes à aldeia, inclusive passando por uma “versão moderna” da antiga lenda de Orochi, pois o demônio havia voltado quando a entrada da Moon Cave foi liberada. Já mais próximo do final do game, a personagem principal acaba retornando cem anos no passado e vive na pele os acontecimentos da lenda.
Em Okamiden, que se passa pouco tempo após o final do jogo anterior, Issun e Chibiterasu, o lobinho filho de Amaterasu, visitam Kamiki para perguntar a Sakuya o motivo que levou os demônios a voltarem a ameaçar Nippon, mas um raio atinge Konohana. Chibiterasu consegue salvar a árvore, mas sem as flores Sakuya não pode ajudá-lo. Precisando de um ajudante, ele acaba encontrando Kubi, filho de Susano e Kushi.

Moradores

  • Camille e Camellia (apenas em Okami): duas irmãs que viajam por Nippon.
  • Komuso (apenas em Okami): um monge budista que viaja por algumas cidades espalhando a mensagem de Buda.
  • Mushi, Mãe do Mushi e Hayabusa: Mushi é um garotinho aventureiro que tem importante papel na história do jogo, junto ao seu fiel cão Hayabusa. Já a sua mãe está mais preocupada com uma certa loba que fica cavando sua horta.
  • Não vá deixar a laranja cair.Mr. Orange e Mrs. Orange: são os anciãos de Kamiki Village, sempre equilibrando uma laranja sobre suas cabeças. Mr. Orange é o maior sábio da região, ensinando muitas informações importantes.
  • Sakuya: espírito da floresta, protetora da árvore Konohana.
  • Kushi: a garota mais linda do vilarejo, é a responsável pelo moinho-de-vento e pela fabricação do sake. Foi a escolhida por Orochi para ser sacrificada depois que o demônio foi solto.
  • Susano: é o descendente direto do guerreiro Nagi, mas não demonstra as mesmas qualidades de seu antepassado, comportando-se como um orgulhoso, preguiçoso e medroso. Acaba juntando forças com Amaterasu para salvar Kushi, por quem é secretamente apaixonado.
  • Kuni (apenas em Okamiden): é o filho de Kushi e Susano e principal parceiro de Chibiterasu.

Onde fica?

Localizada no Nippon Oriental (Eastern Nippon), está conectada a Shinshu Field e River of the Heavens.
Localize-se.

Técnicas do Pincel Celestial aprendidas em Kamiki

  • Sunrise: poder original de Amaterasu, faz o sol brilhar quando um círculo é desenhado no céu.
  • Water Lily (apenas em Okami): quando um círculo é desenhado na água, uma vitória-régia aparece, permitindo recuperar o fôlego durante o nado.
  • Rejuvenation (apenas em Okamiden): usado para restaurar uma estrutura a sua antiga forma.

Armas e acessórios disponíveis

  • Divine Retribution Reflector
  • Sun Fragment (apenas em Okami)

Itens do local

  • O moinho-de-vento usado para a produção do sake.Feedbag (Seeds)
  • Glass Beads
  • Stray Bead #2
  • Exorcism Slip S
  • Dragonfly Bead
  • Sun Fragment
  • Stray Bead #4
  • Rabbit Statue
  • Glass Beads
  • Vase
  • Bull Horn
  • Crystal
  • Golden Peach
  • Kutani Pottery
  • Silver Pocket Watch
  • Traveler's Charm
  • Dragonfly Bead
  • Wooden Bear
  • Coral Fragment
  • Stray Bead #3
  • Inkfinity Stone

Quests adicionais em Kamiki

  • Mrs. Orange's Laundry
  • Turnip Digging (apenas em Okami)
  • Komuso's Chalange (apenas em Okami)
  • Camille & Camellia (apenas em Okami)
  • Young Girl's mirror (apenas em Okamiden)

Não deixe de visitar!

Revisão: Jaime Ninice

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu amo esse lugar! Aliás, eu amo o jogo todo!!! OKAMI FTW

    ResponderExcluir
  2. Apesar destes jogos serem carregados de boas críticas pela imprensa especializada, não obtiveram um sucesso comercial equivalente, não consigo entender isso. Toda a atmosfera desta saga é extremamente envolvente, música, arte gráfica, tudo enche os olhos e criam boas lembranças instantaneamente.

    ResponderExcluir
  3. Apesar destes jogos serem carregados de boas críticas pela imprensa especializada, não obtiveram um sucesso comercial equivalente, não consigo entender isso. Toda a atmosfera desta saga é extremamente envolvente, música, arte gráfica, tudo enche os olhos e criam boas lembranças instantaneamente.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google