Jogamos

Análise: Professor Layton and the Last Specter (DS)

O quarto (e certamente o último) Professor Layton para DS deixa claro que séries novas podem fazer sucesso em meio a franquia tradicionais c... (por Rafael Neves em 03/11/2011, via Nintendo Blast)

prof.lastspecter_boxO quarto (e certamente o último) Professor Layton para DS deixa claro que séries novas podem fazer sucesso em meio a franquia tradicionais como Mario e Zelda. Professor Layton and the Last Specter coloca o jogador no controle de Layton de sua assistente Emmy numa aventura que se passa antes dos três primeiros games lançados para o DS. Se você é fã da série, adorará esta verdadeira viagem no tempo, que revela segredos de cair o queixo! Mesmo que seja sua primeira vez, a atmosfera muito bem construída, o enredo exímio e as centenas de enigmas que recheiam o pacote valerão cada centavo investido no cartucho. Como se não bastasse, The Last Specter consumirá todo o seu tempo livre com um RPG extra: London Life!

140[4]O bom e velho point-and-click


Professor Layton é uma das franquias que vem trazendo mais e mais vitalidade para um nicho dos videogames que tem o sucesso ofuscado por outros gêneros, como ação e FPS: o point-and-click. Mais um mérito da desenvolvedora Level-5, que vem ganhando destaque com jogos muito inspirados. O nome já diz tudo, são aqueles games em que você não movimenta o personagem diretamente, apenas clica nos cenários para onde quer se mover, toca nos elementos dos ambientes e nos personagens para conversar com eles. Obviamente, o foco não é a ação e a rapidez com os controles, mas a exploração, investigação dos mistérios e os puzzles! Quando você se depara com um enigma (The Last Specter esconde muitos deles!), o game muda completamente. Você é levado a uma tela onde são apresentadas as regras do quebra-cabeça e como proceder para solucioná-lo. Óbvio que o game não lhe entregará as respostas, mas fica claro se é preciso tocar em algum item, escrever o resultado numérico ou outra ação para indicar a resposta - tudo muito bem executado pela touchscreen. Caso o puzzle esteja muito difícil, você pode comprar até 4 dicas. As primeiras servem para guiar seu pensamento, ao passo que as últimas já são um tutorial de como encontrar a resposta... Recomendo usá-las somente quando não conseguir mesmo achar a resposta, pois o sentimento de solucionar os problemas sem ajuda é bem gratificante!

layton_last_specter_008   layton_last_specter_007


131[4]Quase todo personagem traz ao menos um puzzle e os “pretextos” para obrigar Layton, Emmy e Luke a quebrarem a cabeça com os problemas alheios são bem forçados - mas isso já virou um “charme” da própria franquia. Cada enigma irá testá-lo de um modo diferente, alguns requisitarão lógica, outros a habilidade de prever movimentos, há charadas e alguns que parecem impossíveis, mas, muitas vezes, a resposta está bem na frente dos seus olhos. Para quem já jogou os últimos 3 games da franquia, perceberá muitos puzzles com conceitos repetidos. Apesar de trazerem a mesma mecânica, esses tipos de enigmas continuam sendo bem divertidos. É como jogar damas ou xadrez: as regras são as mesmas desde os primórdios, mas o desenrolar de cada partida é sempre único.

Se a série Ace Attorney traz como diferencial à estrutura point-and-click os julgamentos, Layton tem como expoente os seus inteligentes enigmas!

103854Uma vida nova em Londres

Se ter sido o berço dos Beatles não é motivo o suficiente para você amar a Inglaterra, The Last Specter fará brotar em você um carinho especial pela capital Londres, pelo menos pela versão virtual que vem junto ao jogo. London Life é um RPG ao estilo Animal Crossing, em que você cria um personagem que se muda para Londres, onde viverá junto a Layton, Luke e outros ícones dos games da franquia. O estilo visual lembra muito Earthbound e a versão de DS de Fantasy Life (futuro título para 3DS). Tudo é composto por doces gráficos 2D em uma inigualável pixel art. London Life tem conteúdo para ser um game vendido separadamente (este RPG pode lhe prender por mais de 100 horas). Um bônus pra lá de divertido e uma parceria com a produtora Brownie Brown.

139[5]Um novo mistério...

O jovem Layton (ou, pelo menos, mais jovem do que em Curious Village) aliará-se a Emmy, uma nova ajudante, para solucionar mais um intrincado mistério: um estranho espectro que assombra a cidade de Misthallery. Segundo o amigo do professor, Clark Triton, que mandou uma carta pedindo sua ajuda, o espectro é um ser místico que protege os habitantes, mas, por alguma razão, ele está destruindo a cidade. Parece um pouco linear a história? Bem, a Level-5 não deixaria um oportunidade com essa passar: logo nesta introdução, reviravoltas e revelações intensas estão inclusas. Por exemplo, não foi Clark quem mandou a mensagem a Layton. Então quem mandou? Não posso estragar esta surpresa, mas já adianto que um dos maiores mistérios da franquia serão revelados: como Layton e Luke se conheceram e tornaram-se a dupla dinâmica dos jogos de investigação - Phoenix Wright e Maya Fey que se cuidem!

i_30666_19707   228px-Professor-layton-and-the-last-specter-20110909113607929_640w


The Last Specter traz uma trama muito bem bolada. Tudo bem que isso já é um fator esperado em games da franquia, mas não é por isso que podemos deixar de comentar: a história é bem escrita e contada de forma ótima. Se você gosta de um enredo prático, como o de Mario, ou uma história contada de forma intensa, melhor tomar cuidado para não se decepcionar. O enredo de The Last Specter é narrado de forma gradual, feito para o jogador ir mergulhando aos poucos no universo do game até se sentir totalmente inserido na história. Se você é muito apressado, vai perder uma das melhores histórias de um jogo. Mas, se comprometer com a trama lhe renderá momentos de reviravoltas muito bem bolados e que merecem cada suspiro e cada “Nossa, como não pensei nisso antes?”. Quer uma prova? Veja a introdução do game após ter terminado a aventura e perceba como as coisas acabaram virando de cabeça para baixo.

layton_last_specter_014   layton_last_specter_011

Fique ligado!
Já terminou The Last Specter, mas sua sede por puzzles ainda não foi totalmente saciada? A Level-5 traz, semanalmente, 1 novo enigma e dicas para a coletânea de quebra-cabeças do game. A distribuição (totalmente gratuita) já começou, mas não se preocupe, pois é só conectar seu DS à internet uma vez pelo jogo para transferir todo o conteúdo disponibilizado até então. A promessa é que os extras continuem sendo doados aos jogadores por um bom tempo, então aproveite!

136[4]Mais do mesmo?


Com diversos puzzles, uma história envolvente e um mundo completamente explorável, talvez você fique pensando: The Last Specter não traz nada de novo? A resposta é “Sim, a mecânica é bem semelhante ao que já vimos”, mas por que isso é um ponto negativo se funciona tão bem? As estruturas podem ser as mesmas, mas os enigmas são inéditos, o enredo jamais foi contado antes e a quantidade de detalhes e extras escondidos no game farão com que cada segundo gasto explorando os cenários valha a pena. The Last Specter recicla a fórmula, mas a faz funcionar de uma forma ainda mais esplêndida. É possível navegar mais rapidamente pela cidade de Misthallery, o que poupa tempo, acessar informações importantes pelo menu do jogo, brincar com alguns mini-games (que usam raciocínio lógico também) e colecionar itens.

layton_last_specter_016layton_last_specter_017


A longo prazo, talvez a Level-5 deva considerar algumas mudanças na fórmula de Professor Layton, mas isso não afeta tanto The Last Specter, embora, em alguns momentos, a impressão de estar jogando a mesma coisa de dois anos atrás caia sobre o jogador. Mas é apenas um detalhe escondido em um jogo de muitas maravilhas. Uma dessa beldades está no visual. Todo ele é muito bem feito e consegue captar bem a realidade vivida pelos personagens. Por sinal, os personagens são um ponto forte de The Last Specter, pois, apesar de inusitados, se desenvolvem muito bem pela trama. A trilha sonora também consegue transmitir muito bem o clima à la Sherlock Holmes deste capítulo da franquia. O roteiro, aliado aos gráficos bidimensionais de primeira, às cutscenes animadas e dubladas como um desenho animado e a uma sonoplastia competente trazem o game mais dramático da série - até agora.

Prós


  • História envolvente e repleta de revelações e reviravoltas
  • Visual ótimo retrata muito bem a atmosfera do jogo
  • A trilha sonora conta com arranjos que encarnam o clima de mistério
  • Puzzles muito bem feitos e difíceis
  • Muita exploração e extras escondidos
  • London Life é um verdadeiro capítulo à parte

Contras


  • Alguns tipos puzzles já estão manjados
  • Não há muita coisa nova na mecânica principal do game

Professor Layton and the Last Specter - DS - Nota final: 9,0

Gráficos: 9,0 | Som: 8,5 | Jogabilidade: 8,0| Diversão: 9,0

Revisão: Jaime Ninice


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Sem duvida o melhor point-and-click que já joguei! Comprei essa semana o 1o e não vejo a hora de jogar os outros!!!

    ResponderExcluir
  2. jogo podre,prefiro thor god of thunder ds

    ResponderExcluir
  3. Ótimo point-and-click!
    Divertido de mais.

    blogorama
    Meu amigo, Thor e Professor Layton são
    jogos completamente diferentes, nem são do mesmo gênero.

    ResponderExcluir
  4. Estou muito afim de comprar esse jogo. Descolarei de natal, creio eu.

    E, sendo o meu primeiro da série, os "contras" nem existem pra mim! (:

    ResponderExcluir
  5. Mal comprei o jogo,já achei o melhor do DS!!!

    ResponderExcluir
  6. Blogorama, meu caro amigo, n vou alimentar vc hj, eskeci de comprar ração pra troll. Thor é muito bom tmb.

    ResponderExcluir
  7. Será que compro logo o The Last Specter ou jogo a primeira tirologia para epois jogar esse?

    ResponderExcluir
  8. O jogo é interessante (para quem gosta de jogos com muitos puzzles e que precise usar a cabeça).

    - Ameia jogabilidade dele, estou começando, porém já cheio de vontade de não para... Agora que a coisa ficou séria! KKKK

    Bem, gostei da analise, muito bem estruturada, parabéns!
    É bom ver que jogos deste gênero estão crescendo e mostrando que um GAME BOM, não precisa ter gráficos HD e sangue a cada frame...

    ResponderExcluir
  9. E o Layton que saiu pro 3ds no japão, logo no lançamento do portátil por lá, algum sinal de que ele chegue por essas bandas???

    ResponderExcluir
  10. Comprado e aguardando a entrega... quase batendo a cabeça na parede de ansiedade... Será que estou ficando neurótica?

    ResponderExcluir
  11. O delay entre o lançamento do japão para o lançamento nas Américas se dá pelo fato que todos os enigmas tem de ser traduzidos, as falas todas redubladas, e todo o enredo traduzido também, então vamos ter de esperar um bom tempo para que o jogo do 3DS de as caras por aqui.

    ResponderExcluir
  12. Qual eu compro primeiro? o primeiro da série ou o the last specter?
    Eu tou pensando em comprar o last specter só que não sei onde. vcs podiam me dizer uma loja que vende?
    Vlw

    ResponderExcluir
  13. eu zerei esse jogo, mas não me lembro do objetivo do De Scole, alguem me fala ae

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google