Perfil

Perfil: Impa (Zelda)

Impa é uma das personagens da franquia Zelda mais enigmática e misteriosa de todas. Sua personalidade e aparência variam conforme o jogo,... (por Rafael Neves em 15/11/2011, via Nintendo Blast)

Impa_OoT_3DImpa é uma das personagens da franquia Zelda mais enigmática e misteriosa de todas. Sua personalidade e aparência variam conforme o jogo, mas ela sempre tem o papel de zelar por Zelda e pela própria Família Real de Hyrule, além de dar alguns conselhos a Link e ter como origem Kakariko Village. Sua relação com a realeza está ligada à sua raça, Sheikah, repleta de rumores e teorias. Enquanto em Zelda (NES), Impa tem como única função revelar informações cruciais a Link, em Ocarina of Time (N64), é uma fria guerreira de papel importantíssimo na luta contra os nefastos planos de Ganondorf. Que outros mistérios rondam Impa? Continue lendo e descubra!

471px-LinkImpaEmbora em Ocarina of Time Impa seja uma Sheikah, com suas orelhas pontudas e olhos avermelhados, em Zelda (NES) e Zelda II (NES), ela é definida como uma Hylian. Como a raça Sheikah só foi introduzida em Ocarina of Time, provavelmente podemos admitir que ela deixe de ser uma Hylian nos dois primeiros jogos e passe a pertencer a raça Sheikah. Não é algo incomum este tipo de “correção” ocorrer em obras com muitas sequências, como Zelda. Prova da modificação da natureza de Impa também pode ser vista em Oracle of Ages/Seasons (lançado após Ocarina of Time), game em que a guerreira é uma legítima Sheikah.

ImpaHá quem pense que os Sheikah sejam albinos, visto que têm cabelos e peles claros e olhos vermelhos, além de não aparecerem muito à luz do sol. O problema desta teoria é que existem poucos personagens desta raça nos games da série. Fora Impa e Sheik (que não é exatamente uma Sheikah), temos apenas Impaz, que também não é com certeza uma Sheikah, mas tem todas as características e pistas para ser. Apenas Impa é uma legítima Sheikah, mas nem mesmo ela tem uma aparência e personalidade fixas. Cada game traz uma Impa diferente.

ImpaTLOZNos dois primeiros games para o NES, Impa é uma idosa e não parece ter muita habilidade de luta. Ela, no primeiro Zelda, tem aparição apenas no manual do jogo. Zelda ordena que Impa procure por um herói no momento em que Ganon começa a devastar Hyrule. O maligno vilão logo manda que seus capangas impeçam Impa, que acaba sendo capturada. É ai que Link aparece, resgatando Impa, o que faz com que ela designe ao jovem guerreiro a tarefa de salvar a princesa Zelda. Por sua vez, Zelda II traz uma Impa muito sábia e repleta de histórias para contar. Ela fala sobre segredos antigos da Família Real e de sua família de origem.

Impa_OoxEm Oracle of Ages/Seasons (GBC), Impa é um pouco mais “larga” do que o normal e, apesar da aparência, é mais velha do que a vista nos dois primeiros games da série. Em Ages, ela é possuída por Veran, a feiticeira das trevas, mas logo sai do corpo dela para encarnar no de Nayru, o Oráculo das Eras. Impa então passa a missão a Link, deixando com ele uma espada para salvar o mundo de Labrynna. Já em Seasons, Impa faz parte da Din’s Troupe, uma equipe de protetores de Dins, o Oráculo das Estações. A tropa é derrotada pelo General Onox, que captura Din. Ferida, Impa ordena que Link visite a Maku Tree, e dai em diante começa a aventura. Mas há um detalhe interessante: no mangá deste jogo, Impa possui uma força sobre-humana. Até mesmo uma pesada vaca ela é capaz de carregar.

285px-Impa2Mas é em Ocarina of Time que Impa assume uma papel muito mais determinante, tome cuidado com os spoilers! Agora mais jovem, com uma aparência masculina e um porte de guerreira, ela não só é a “babá” de Zelda, como também zela pela segurança da princesa. É aqui que Impa releva sua cidade natal, Kakariko Village, uma vila originalmente dos Sheikah, mas que acabou servindo de lar para humanos e Hylians. Além de ensinar a Link a canção Zelda’s Lullaby - imprescindível em muitos momentos do game – Impa é a Sage of Shadow, responsável por ter selado o monstro Bong Bong no poço de Kakariko Village, posteriormente solto por Ganondorf. Provavelmente foi Impa quem ensinou a Zelda as artes de uma Sheikah, visto que foi ela quem fugiu com a princesa pouco antes de Ganondorf tomar o poder de Hyrule. O resultado do320px-Sheikah_Guardian treinamento foi Sheik, a segunda personalidade de Zelda, que segurou as pontas em Hyrule durante os sete anos em que Link viajava no tempo. A imagem de Impa como Sage of Shadow pode ser vista em Wind Waker junto à dos outros Sages. Como se não bastasse, Impa também figura entre as animações (muito toscas) da série.

Em Skyward Sword, Impa também terá papel importantíssimo… Ou terá se essa personagem ao lado realmente for Impa. As evidências apontam que é uma Sheikah, visto pelos olhos vermelhos, por carregar o símbolo da raça em sua testa e pelas suas ações: está a serviço de Zelda e dos deuses Hylia. Mas espera ai, se Zelda não é uma princesa em Skyward Sword, por que merece a proteção de Impa? Saberemos dia 20 de Novembro!

ImpaTWWJogos em que aparece: The Legend of Zelda (NES), Zelda II: The Adventure of Link (NES), Zelda: Ocarina of Time (N64), Zelda: Oracle of Ages/Season (GBC), Zelda: Wind Waker (GC) e possivelmente em Zelda: Skyward Sword (Wii)

Revisão: Jaime Ninice


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Sim, é a Impa essa do Skyward Sword. Posso afirmar porque já estou jogando.

    ResponderExcluir
  2. #Renan Rocha valeu pelo spoiler ¬¬

    ResponderExcluir
  3. #Renan Rocha valeu pelo spoiler ¬¬ ²

    ResponderExcluir
  4. Sim, realmente é a Impa,
    e parece que a Impa e a Zelda estão em um tipo de treinamento também.

    ResponderExcluir
  5. Se o meu utorrent ficar legal, essa semana ainda jogo.

    ResponderExcluir
  6. Abençoado seja quem enviou esse jogo pro the pirate bay.

    ResponderExcluir
  7. Velocidade de download: 2,3kb/s
    Tempo estimado: 5 semanas e 3 dias

    ResponderExcluir
  8. #Rena Rocha

    valeu pelo spoiler ¬¬³

    ResponderExcluir
  9. O pessoal q joga o piratão: morram...

    ResponderExcluir
  10. O pessoal q joga o piratão: morram...²

    ResponderExcluir
  11. pessoal que tem motionplus pra poder jogar morrão xD

    ResponderExcluir
  12. PESSOAL SPOILANDO... DIE MONSTERS! YOU DON'T BELONG IN THIS WORLD!!! #dárculafeelings

    ResponderExcluir
  13. O pessoal q joga o piratão: morram...³

    ResponderExcluir
  14. #Renan Rocha valeu pelo spoiler ¬¬ - 3

    ResponderExcluir
  15. A história da Impa no Skyward Sword ganhou um destaque muito impressionante e o final incrível, vai pegar os desavisados de surpresa. Eu já saquei só de ter me deparado com ela no game pela primeira vez.

    Joguem. Vocês vão se surpreender também. ^~

    ResponderExcluir
  16. E não é Spoiler saber que ela é a Impa no SS. Foi revelado pelos produtores a tempos, da mesma forma que foi revelado no Iwata Asks que não em Ganondorf nesse game. Isso era óbvio e não Spoiler.

    E pirateiros safados façam como eu. Comprem em pré-venda de alguma loja de renome norte-americana e recebam o game lindo e cheiroso com 4 dias de antecedência ao lançamento nas lojas. E ai sim, MORRAM.

    ResponderExcluir
  17. "Saberemos dia 20 de Novembro!"

    safadinhos, baixaram, já terminaram e sabem o grande segredo do jogo que é...

    ResponderExcluir
  18. O pessoal q joga o piratão: morram..(4)

    ResponderExcluir
  19. Antes de falarem "O pessoal que joga o piratão:morram..." pensem bem , pois nem todo mundo tem condições de pagar 150 reais em 1 jogo original e cabe a opção de baixar o jogo , então não tem o porque dessa frase tão medíocre...

    ResponderExcluir
  20. O mundo é dos espertos!!!!...já estou jogando a tempos ..esperem até o dia 20 hahaha...fuck!!!!pirata??? gastei 1h pra baixar...gastem 200Reais seus buchas!!!

    ResponderExcluir
  21. "Antes de falarem "O pessoal que joga o piratão:morram..." pensem bem , pois nem todo mundo tem condições de pagar 150 reais em 1 jogo original e cabe a opção de baixar o jogo , então não tem o porque dessa frase tão medíocre..."

    Concordo!

    "O mundo é dos espertos!!!!...já estou jogando a tempos ..esperem até o dia 20 hahaha...fuck!!!!pirata??? gastei 1h pra baixar...gastem 200Reais seus buchas!!!"

    /\
    Agora esse sim é um verdadeiro idiota e merece morrer!

    ResponderExcluir
  22. Cara, baixei o jogo ontem e tou me divertindo bastante... no dia 3 de Dezembro, eu irei aos EUA e com toda certeza vou trazer uma copia original porque acompanho Zelda desde meu Primeiro Video Game! Comprei o 3ds só por causa do Ocarina of Time em 3d! E fiquei muito Feliz pq a Nintendo ofereceu os downloads dos dois primeiros jogos... Os unicos que eu ainda não tinha jogado.... Enfim, Admito que Baixei o jogo sim, Afinal foram anos esperando esse lançamento mas, não deixarei de comprar o jogo original pq zelda, Mario, Metroid, e outros jogos com Historia, merecem cada centavo que lhe é cobrado!

    ResponderExcluir
  23. Quando eu vi ela no Ocarina of time, eu sempre desconfiava que ela era uma "agente dupla" por causa da cena que ela fugia com a Zelda no cavalo, mas na época eu era criança...

    ResponderExcluir
  24. Aquela velha que ajuda o Link é a Impa tbm... xDD

    #SPOILER

    ResponderExcluir
  25. No Skyward Sword...

    Cliquei sem querer... ><

    ResponderExcluir
  26. Se não tem condições de comprar não baixa. Isso não é desculpa.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google