Nintendo está trabalhando para possibilitar o uso de 2 tablets no Wii U; console dificilmente suportará 4

A maior dúvida que paira o desenvolvimento do Wii U é se o console será capaz de suportar mais de um controlador tablet. Os engenheiros da N... (por Alexandre Galvão em 08/11/2011, via Nintendo Blast)

A maior dúvida que paira o desenvolvimento do Wii U é se o console será capaz de suportar mais de um controlador tablet. Os engenheiros da Nintendo estão trabalhando duro para fazer com o que o hardware do Wii U seja capaz de operar sem problemas com o uso de pelo menos 2 controladores. De acordo com uma fonte anônima da Develop, os principais problemas atualmente são a capacidade de RAM do console e sua velocidade de processamento.

A Nintendo já está quase resolvendo o problema do suporte para mais um controlador. Mas a chance de usar até 4 deles simultaneamente ainda é bem pequena ou quase nula.

"A Nintendo sabe agora que ela realmente precisa fornecer suporte para dois tablets."

"Na E3 eles não se comprometeram com isso, mas eles sabem o quanto é importante torná-lo tecnicamente capaz de oferecer suporte a duas telas. Mesmo que afete a taxa de frames. Como um desenvolvedor e jogador, eu não me importo. Ela [Nintendo] precisa trabalhar. Os desenvolvedores irão criar jogos apropriados para isso. Se você está desenvolvendo um jogo de quiz, você não vai dar muita importancia para o framerate."

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege


  1. Tem q ter pelo menos 2 né! Bacana, não tinha visto essa imagem!

    ResponderExcluir
  2. simplis muda a especificação tecnica do Console aumentar um pouco o preço dele e ja eras o/

    ResponderExcluir
  3. Reforça essa memória aí e poe no mínimo 2 controles, caramba!

    ResponderExcluir
  4. Como todos já disseram, só aumentar as capacidades técnicas pô kkk'

    ResponderExcluir
  5. Não sou expert na área técnica de informática, mas acho que se o processador fosse mais potente e se diminuissem a resolução da imagem para os tablets no caso de 4 pessoas jogando aumentaria a probabilidade de terem 4 tablets jogando simultaneamente. Mas, pelo que deu pra entender, suporte para 2 tablets já está praticamente garantido.

    ResponderExcluir
  6. aumenta essa memória e aumenta a capacidade no geral, não deixa ninguem mais chamar teus consoles de "console de geração passada"

    ResponderExcluir
  7. Pra mim deveria ter suporte a 4 tablets '-' Que aumentem as especificações técnicas e junto delas o preço, o importante eh a diversão que vai proporcionar (:

    ResponderExcluir
  8. 2 controles or die [2]

    Aí lançam com suporte a 1 controle, ninguém compra, aí lançam peça pra fazer upgrade e dar suporte a 2 controles.

    ResponderExcluir
  9. Galera, relaxem, a Nintendo não vai decepcionar a gente. Dois tablets já ta quase confirmado. Vamos torcer pra poder ter 4 sem diminuir framerate, e se der aumentar a capacidade no geral.

    Daki uns anos prevejo sony lançando PSTouch...

    ResponderExcluir
  10. Aumenta a memória e o processador, pq eu quero um Wii U!

    ResponderExcluir
  11. @Gabriel Coelho

    A sony já ta copiando antes do lançamento do wii u, uns dias depois da e3 ouvi dizer que o PS vita serviria de controle para o ps3 ...

    pronto, ta ai o wii u deles, acho bem provável o ps vita também servir de controle para o ps 4 ... ai eles vão dizer que é pra diminuir os custos com controles... xD

    ResponderExcluir
  12. Galera entendo a preocupação da Nintendo, ela não quer fazer o que a sony fez, deixar um preço muito alto e não conseguir vender muito bem, por isso está segurando nas especificações técnicas, como muitos disseram, ela vai achar uma alternativa boa e barata para que o consolo saia em um valor legal para todos nós e rode o no mínimo 2, mas seria rox jogar com 4 tablets.

    Abraços para todos!!!

    ResponderExcluir
  13. Caraca @Renan, dessa eu n fikei sabendo. Sony sem ideias criativas, so copiando os outros desde os primordios do controle do N64!

    ResponderExcluir
  14. Outra coisas que eles estão revendo também é a capacidade de RAM e a velocidade de clock do processador que não serão as mesmas existentes no console mostrado na última E3.

    Ou seja, o console final vai ficar ainda mais poderoso do que aquele que foi mostrado.

    ResponderExcluir
  15. puts! MAS SERÁ POSSIVEL?!?! como assim não suporta os 4 tablets. achei que esse console ia ser fodão! a nintendo nunca aprende mesmo! cabeça dura! primeiro a cagada de não ter colocado um segundo analógico no 3ds e depois ter que corrigir com um acessório ridiculo, agora isso?!!! ( O.o) mas que porra! se fosse assim nem inventasse de por esse tablet no wiiu. idéia boa é idéia completa, não pela metade: 2/4 ou talvez 1/4! ( O.o). não aprende Nintendo?!?! vcs sempre tem que dar 100%. mais uma vacilada dessas e vai estar em maus lençóis!

    ResponderExcluir
  16. Caramba, tem gente achando q eh o fim do mundo!! Calma, ainda falta tempo pro lançamento do console, até lá da pra fazer muita coisa!

    ResponderExcluir
  17. Depois do Nintendo 3DS, a Nintendo está revendo suas ações. provavalemente agora vão turbinar geral o console (inclusive os gráficos) para o Wii U não virar mais um console inferior em hardware.(vocês conhecem a história do Wii e seus gráficos.)
    P.S: tenho um wii e gosto muito dele.

    ResponderExcluir
  18. e claro, com essa melhoria no hardware poderemos ter 4 controles ao mesmo tempo. como o DuduDigital3D falou, poderiam tambem abaixar a resolução (no caso de problemas de processamento mesmo e/ou transmissão para todos os controles) e aumentar a compressão das imagens que serão mandadas para o console (se o problema for apenas limitação na transmissão para todos os controles ao mesmo tempo), mesmo que isso coste a qualidade.

    ResponderExcluir
  19. poxa a nintendo esta kerend criar algo limitado!!!!!
    ela tem que se precaver para o futuro, se nal depois a clony vem com um controle tablet tambem com suporte a 20 jogadores!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. 1 é pouco, 2 é perfeito, 4 é muito caro.

    ResponderExcluir
  21. eu quero ir só q vai sre dificil por q eu moro em ipatinga MG e é longe de sao paulo mas eu quero muito ficar umas 4 horas na game on!

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, não se esqueçam que mesmo que não seja possível usar 4 tablets, ainda teremos multi-player, pois o Wii Remote também será utilizado; terão jogos que uma pessoa usa o tablet e o restante usa o Wii Remote, etc (não sei se alguém aqui não sabia disso, mas como diz a propaganda da Bradesco Seguros: "Vai que... Né?").

    De qualquer forma, estou na torcida para que consigam colocar 4 tablets. Mas se não conseguirem, paciência, isso também não vai estragar o console.

    ResponderExcluir
  23. Poxa essa de ser dificil de o aparelho resistir 2 controles tablets abaixaram minha confiança sobre a potencia do nosso novo console.

    ResponderExcluir
  24. o pior é que tinha o rumor que o wireless do tablet estava com problemas (por ter componentes baratos) e os desenvolvedores estavam usando um cabo para conectar, espero que isso seja modificado, se for verdade.

    ResponderExcluir
  25. Sinto cheiro da maldição "Cube" no ar.

    ResponderExcluir
  26. Uma palavra: co-existência! A própria Nintendo já disse que o Wii e Wii-U serão consoles que vão co-existir, ou seja, usaremos TUDO que o Wii tem de acessórios, o que inclui o Wii Remote, que já abre MILHÕES de possibilidades de se jogar no Wii-U, seja sozinho, com amigos, com tablet, balance board. E, vamos combinar, quem sabe o Tablet seja compartilhado e duas pessoas possam jogar apenas com um só? Pensem e não reclamem antes da hora pessoal!

    ResponderExcluir
  27. ainda tem o problema de como transmitir em alta qualidade para 4 os controles os dados de forma satisfatória, como posso dizer é como se a "banda" fosse limitada a uma quantidade de dados ae ferra tb ... n é só memória e processamento

    ResponderExcluir
  28. Porra, estão tentando, não sejam ingratos se não der.
    Mas e o multiplayer online? Assim funcionaria 4, né? (até mais)

    ResponderExcluir
  29. "E, vamos combinar, quem sabe o Tablet seja compartilhado e duas pessoas possam jogar apenas com um só?"

    Esta sábia e criativa ideia já foi demonstrada no trailer do Wii U na E3. Uma coisa bem simples - um jogo de <a href="http://www.youtube.com/watch?v=Ol3Id7xYsY4>Reversi</a> entre dois manolos, usando o controle que nem um tabuleiro. Mas tá lá, já basta ^^

    ResponderExcluir
  30. pra mim o grande potencial do Wii U foi o fato de poder jogar sem ninguém telar voce, eueuhehuue.
    Mas sério, os tablets são essências, como fabricar jogos de 3ds sem efeito 3d. Não faz sentido.

    ResponderExcluir
  31. QUE FAÇAM DO WII-U UM ABSURDO DE TECNOLOGIA A PARTIR DE AGORA QUE DESCOBRIMOS QUE ELE MAL SUPORTA DOIS TABLETS. TEM QUE SER IMPECÁVEL! TRATEM JÁ DE INJETAR MUITO NITRO NESSE CONSOLE!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google