Patente da Nintendo revela acessório que transforma o Wii Remote em um Touchpad

E se fosse possível transformar seu Wii Remote em um touchpad? Algo semelhante ao uDraw Tablet , com uma funcionalidade semelhante a da tou... (por Alexandre Galvão em 03/11/2011, via Nintendo Blast)

E se fosse possível transformar seu Wii Remote em um touchpad? Algo semelhante ao uDraw Tablet, com uma funcionalidade semelhante a da touch screen do DS/3DS e, futuramente, do controle do Wii U? Uma patente da Nintendo mostra que isso era possível apenas com o uso de um acessório acoplado no Wii Remote. O acessório é encaixado na parte frontal do controle, onde o aparelho faz a comunicação com a sensor bar do console, possibilitando o funcionamento do pointer digital.






A "mágica" é possível graças a um jogo de espelhos que redirecionam os raios infra-vermelho quando se toca na tela de LED do acessório. Os raios são direcionados para o sensor do controle fazendo com que ele interprete os dados da posição do toque. Se a tela de LED não for tocada, o controle funciona como um Wii Remote padrão. A proposta da Nintendo era utilizar o dispositivo como uma prancha de desenho in-game ou adicionar uma interface de cursor de mouse, o que aparenta ser desnecessário pois, o Wii Remote, por si só, já é capaz de fazer isso.



O desenvolvimento deste dispositivo se tornou útil para a idealização do controle do Wii U. O dispositivo em si, permaneceu no papel. Nem mesmo chegou a ter um nome.


Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege


  1. Isso é... estranho? Não entendi, é uma tela saindo da ponta do Wii Remote?

    ResponderExcluir
  2. A sensor bar do Wii emite luz infra-vermelho, a partir do posicionamento do receptor no wiimote o wii sabe onde o cursor deve ficar na tela.

    Com esse acessório o emissor infravermelho fica na ponta de uma "stylus" é refratado pela tela de toque de forma que dependendo de como chegar ao receptor do wiimote o wii saberia onde posicionar o cursor na tela. Após a refração há um outro emissor infravermelho provavelmente amplificando o sinal captado e dando mais precisão.

    ResponderExcluir
  3. Meu deus, acabou de dar um tilte no cérebro, entender como esses protótipos funcionam é muito pra minha cabeça XD.

    ResponderExcluir
  4. o wii jah nao tinha algo parecido?.-.

    ResponderExcluir
  5. Na boa, eu odeio touchpad LP´SLA´SPALSÁLSÁL

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google