Zelda: Skyward Sword não será o último grande jogo do Wii; Reggie promete revelações no fim do ano

A entrevista foi produzida pelo brasileiro UOL Jogos , mas já se espalhou por todo o mundo. Ao ser cogitado sobre o destino que o Wii ter... (por Eduardo Jardim em 05/11/2011, via Nintendo Blast)

A entrevista foi produzida pelo brasileiro UOL Jogos, mas já se espalhou por todo o mundo. Ao ser cogitado sobre o destino que o Wii teria após o lançamento de The Legend of Zelda: Skyward Sword, Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, surpreendeu a todos afirmando que o Wii ainda tem pernas longas e que ainda há ótimos jogos a serem revelados pela companhia por volta do fim do ano.
"Mais bons games. Muitos me perguntam se '[The Legend of] Zelda: Skyward Sword' é o último grande jogo para o Wii e a resposta é não. Vamos falar mais sobre os próximos jogos para Wii no final de dezembro ou no início de janeiro.
Baseado nos apontamentos feitos por Satoru Iwata, o presidente executivo da Nintendo original do Japão, tudo indica que o Wii U não chegará ao mercado antes da metade de 2012, e há previsões de que seja lançado no fim do ano que vem; isso indica que a empresa terá que sustentar seu console por aproximadamente um ano a partir de The Legend of Zelda: Skyward Sword. Por enquanto, sabemos que Mario Party 9, Rhythm Heaven Fever e Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games ainda estão por vir; também, ainda precisamos ver a cor dos excelentes The Last Story e Pandora's Tower, confirmados para lançamento na Europa. O que mais a Nintendo esconde nas mangas?


Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.


  1. Depois disso não faço idéia do que a Nintendo pode lançar para o Wii. O nosso mundo é como uma caixinha de surpresas...

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia desde sempre que não iam esquecer o Wii assim =)
    Aliás, não sei nem porque inventaram isso. Um ano com poucos lançamentos não significa o fim do mesmo. Na minha opinião, eles fizeram isso pra dar um foco maior ao Skyward Sword.

    ResponderExcluir
  3. APOSTO EM MARIO GALAXY 3 kkk' *sonha muito alto* quem dera xD

    ResponderExcluir
  4. na esperança por um fzero e star fox de wii.
    nao creio que a nintendo seria tao relapsa a ponto de deixar essas series de fora de um console como o wii.
    ja trouxeram kid icarus do limbo pro 3ds poderiam fazer uma versao wii tmb.
    e quem sabe eles nao nos surpreendem com um earhbound(mother).
    a nintendo vai nos surpreender, mas espero que seja de forma positiva.

    ResponderExcluir
  5. Eu voto (sonhando alto) em um star fox pro Wii seria uma grande mancada deixar ele de fora do Wii.

    ResponderExcluir
  6. Acho engraçado como os fãs CANSARAM de reclamar dos JRPGs que não vieram pra cá e agora nem se lembram disso.

    Isso só prova que o que disse em outro post é verdade; o gamer atual gosta de criticar tudo o que as empresas fazem, quando elas estão pouco se importando com essas reclamações de nada.

    Enfim, fico feliz porque essa notícia só sustentou ainda mais issaí ser verdade.
    Ela simplesmente calou a boca de todo mundo que falou que o Wii ia morrer no começo de 2012 enquanto pagava pau para os consoles das outras empresas. Bom, isso e o que disseram sobre o Wii U, ele só vai sair no segundo semestre de 2012.

    Tô feliz porque falei com cuidado diante dessa situação. Antes não falar nada do que abrir a boca pra falar merda, como aprendi com muita gente ao longo da vida .-.

    E é fechando esse comentário "FDP" que digo, mal posso esperar pelo que vão mostrar em 2012 (:

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que ele finalmente vai lançar os Xenoblade, Last story, Fatal Frame 4 e outros renegados.

    ResponderExcluir
  8. Xenoblade e The Last Story praticamente confirmados!!!

    ResponderExcluir
  9. Ness-64 você está redondamente enganado. Aliás, muito mais do que isso.

    Não julgue um movimento GIGANTESCO como a Operation Rainfall espalhados pelo globo que recentemente enviaram mais de 900 mil cartas a Nintendo, fora os milhões de posts e pedidos pelos games nas redes sociais, com meia dúzia de gatos pingados que postam no N-Blast.

    Você não faz ideia de nada com relação a esse assunto pra achar que pode ter se quer a mínima noção pra tirar qualquer tipo de conclusão.

    Nunca na história dos games foi feito movimento tão grande quanto esse. Então se informa, os fãs de verdade não esqueceram, os fãs de mentira é que não tão situados com relação a situação porque simplesmente não são fãs de verdade pra se quer tentar se informar.

    ResponderExcluir
  10. ATé pq não tem o menor cabimento nessa "entre safra" que começa após o Zelda até o WiiU não aproveitar esses jogos que não foram devidamente lançados. Tem mais alguns bons jogos que só ficaram no Japão e Europa que se não são lá lançamentos de grande impacto, pelo menos mantém alguma vida e impressão de que o Wii não está morto até a chegada do seu sucessor e de DQX.

    Quanto a galaxy 3, eu até acho que andam desenvolvendo, no mínimo em estudo, mas para jogo de lançamento do WiiU.

    ResponderExcluir
  11. Nem reclamo mais dos jogos não lançados porque já desbloqueei Wii e vou comprar europeu. Reggie pode ser um grande diplomata, mas ainda assim feriu minha fé na Nintendo of America. Depois desse discurso, além dos jogos renegados, exijo pelo menos mais um grande lançamento, é o minimo que merecemos.

    ResponderExcluir
  12. naum adianta adivinhar,assim como os novos consoles,tudo vai ser uma surpresa.torcemos para que seja boa claro.

    ResponderExcluir
  13. Claro que não é! Mario Party 9... :D

    ResponderExcluir
  14. Que venha o Donkey Kong Coutry 2.
    Eu bem q tô esperando um Donekey Kong para o 3DS, ai sim, já que ñ tenho um Nintendo Wii.

    ResponderExcluir
  15. ah, tem Mother, tem fire emblem, tem Wario, tem muita coisa que a Big pode nos mandar ainda.

    ResponderExcluir
  16. Que noticia boa! Assim como o Laerte, queria que anunciassem Donkey Kong Country 2. (:

    ResponderExcluir
  17. Só espero que a Nintendo não venho com nenhum outro jogo de Mario envolvido com esportes, pois já estou enjoado disso. O que ainda falta? Hipismo? Ginástica Ritimica? Boxe? Sei lá...

    ResponderExcluir
  18. Wii ainda tem muito tempo de vida.
    Fico impressionado como o povo "odeia" o Wii, que é um videogame ruim e tals
    CARA, Wii é o melhor console da geração pra quem curte jogo de aventura e rpg!
    Pra quem não gosta de sair atirando que nem doido (o que cansa) o Wii é ideal!
    Não consigo jogar Calofiduti ou GTA IV no xbox do meu amigo nem por meia hora, já no Wii viajo no Mario Galaxy 2, no Zelda Twiolight Princess (estou no meu terceiro playthrough) revisito minha fazendinha nos Harvest Moons (que são otimo games vocês poderiam fazer análise deles, menos o magical melody que é um pouco apagadinho), vou a procura de itens pro meu personahem em Monster Hunter Tri...
    Xbox 360 e PS3 pra mim só tem dois jogos que eu invejo: Dragon Age 2 e Borderlands, mas esses jogos eu posso jogar meu PC.

    É NINTENDO OU NADA CAMBADA!

    ResponderExcluir
  19. Reclamar desses RPG's não vindo para a america? pff
    Já fechei Xenoblade em inglês.
    Se o Reggie chuta bundas, Homebrew chuta nucas.

    ResponderExcluir
  20. Mass Efect, fable, Fallout, Tales of Xillia/vesperia, dragon Age, Deus Ex, Dark Souls > todos RPGs do Wii juntos.

    Fora que o Wii nem dá conta de rodar esses jogos. E eu acho que se comparar com os RPGs de PS2, tambem é ownado.

    ResponderExcluir
  21. Seria maravilhoso um Earthbound ou um F-zero.

    ResponderExcluir
  22. New super Mario World?
    Se fosse seria bom!!!

    ResponderExcluir
  23. legal saber disso, porque o wii é muito bom e tem jogos muito bons tambem. :)

    ResponderExcluir
  24. CHUUUUUUUUUUUUUPEMM !!!


    Wii-U isso,Wii-u aquilo

    Qualé,Wii-U é projeto ainda,vocÊs pensam mesmo que a Nintendo mataria tão cedo o console que mais vendeu nessa geração ??

    E muita gente reclama dos jogos,só digo que ja que se arrependeram tanto de comprar um wii,VENDAM e parem de reclamar,eu tenho o meu,jogo todo dia e ele brilha como se fosse novo,que venham mais jogos /o/

    ResponderExcluir
  25. Bem, não sei mais o que esperar. Mario Galaxy 3? F-Zero? Star Fox? Sei lá.

    Paulo
    Acho que não hein.

    ResponderExcluir
  26. eu penso na possibilidade de um donkey kong 2, ou f-zero ou star fox visitem o meu blog www.nintendozoom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Das grandes franquias da Nintendo lançadas para o Wii, faltam jogos de Star Fox e F-Zero. Ainda dá pra sonhar mais um "cadinho"! x)

    ResponderExcluir
  28. Eu acho que um "Super Mario Galaxy 3" não seria tão inviável assim. A Nintendo EAD Tokyo já finalizou o Super Mario 3D Land, certo? Quanto tempo será preciso pra fechar a trilogia?

    ResponderExcluir
  29. @Paulo
    Monster hunter Tri, Dragon Quest, Pandora Tower, Arc Rise, Earth Seeker, Xenoblade, Last Story, (Fire Emblem e Zelda eu não sei se conta, mas se contar tão incluídos)

    dos que vc falou os melhores são Fallout e Mass Efect (eu nunca joguei mass efect mas falam que é bom), e mesmo assim não são melhores que os de wii, são do nivel (lembrando que não estou levando apenas gráfico em consideração)

    ResponderExcluir
  30. Star Fox para Wii??? Será? Pokémon Stadium 3 para Wii? Remake do 1 ou do 2???

    Será que é um novo F-Zero?

    Super Mario Galaxy 3 acho que será difícil, melhor esperar um para o Wii U.

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de um New Super Mario Word. T_T

    ResponderExcluir
  32. Eu acho que vai sair remakes de todos os jogos citados acima, eles foram campioes de vendas no nintendo 64 entao eu creio que sera bem provavel de sair versoes para o wii.
    Eu tambem creio que é bem possivel sair mario galaxy 3

    ResponderExcluir
  33. Isso deve ser puro marketing, a empresa só teria a perder se ele tivesse dito o contrário.

    ResponderExcluir
  34. Na torcida por Star Fox, Kid Icarus, F-Zero, entre outras franquias que estão faltando no Wii. Como eu já disse aqui uma vez, (sem querer me gabar, do tipo "eu sempre tenho razão" :P) a Nintendo não da a elas o seu devido valor.

    @Ness_64
    Só porque as pessoas gostaram dessa notícia, isso não significa que elas tenham esquecido disso. Aliás, não entendi porque você meteu essa história aqui :S

    @Super Mario
    Mario Party 9 é um jogo em que pouquíssimas pessoas estão na expectativa. Então, pelo menos por enquanto, não dá para dizer que esse será um grande lançamento (não se esqueça da decepção de Mario Party 8).

    Na verdade, não estou torcendo pra nenhum jogo do Mario. É minha franquia favorita, mas acho que o Wii já tem bastante jogo do bigodudo. Como eu disse acima, prefiro que a Nintendo nos traga franquias que estão em falta.

    ResponderExcluir
  35. Coloquei essa "história" aqui porque aparentemente todo mundo esqueceu. Não vi ninguém citando isso até eu ter falado. E se foram os fãs de mentira que esqueceram, segundo o que o Ghutto disse, não vou nem dizer nada a respeito de muita gente daqui.
    Peço desculpas por ter julgado dessa maneira, mas se o pessoal daqui já se acha algo a mais, não posso fazer nada.

    ResponderExcluir
  36. Pow se fosse um Star Fox ou um Pokémon (a lá Pokémon Stadium), seria a glória!!!! :D

    ResponderExcluir
  37. Deixa eu prever o que ele vai dizer: "Alem de Zelda Skyward Sword, o Wii receberá Fortune Street, Dragon Quest X, Mario and Sonic in The Olimpics Games 2012 e Mario Party 9. Quem? Xenoblade? Last Story? Pandora's Tower? Fatal Frame? Nós não temos planos para os games que vocês REALMENTE querem jogar e nunca iremos licenciá-los para uma empresa menor lançá-los.Para nós pouco importa o que os fãs da Nintendo tenham salvo a empresa dos tempos negros da era Game Cube pensem, nós não precisamos deles. Temos um grande publico que compra games como eletrodoméstico e que acabam comprando tudo que lançamos, nao importa a qualidade. Mas não temam, temos o WiiU que servirá de apelo pra vocês em que provavelmente terão varios games que sao verdadeiramente bons, mas nunca serão lançados aqui porque somos babacas o suficiente pra botar uma trava de região que impede que vocês dêem dinheiro pra outra região que nao seja a sua pré-definida. Sim, não queremos repetir o sucesso do Nintendo DS."

    Malz gente, mas o Malstrom que repousa em mim veio a tona hoje. Espero que tirem esse puto do Reggie da presidencia e coloque alguém que realmente tenha a sintonia com os fãs que realmente merecemos.

    ResponderExcluir
  38. Manolo, pode me corrigir se eu estiver errado, mas não foi esse mesmo Reggie uma das pessoas que ajudou a tirar a Nintendo da situação que tinham se enfiado na época do GameCube?

    Tá, eu tô errado julgando mal a Operation Rainfall com base no pessoal daqui. A propósito, não lembro de ter falado desse movimento em momento algum, quando falei "os fãs", não falei do movimento em si e sim das pessoas que vi, mas já que me martelaram com isso em mente, vou considerar assim...

    Voltando ao assunto, por um acaso é certo julgar o cara por causa de alguns jogos que não chegaram aqui? Já vimos que recentemente ele tentou alguma coisa com o Brasil, e ainda pego alguém falando isso. Além do mais, tem chance de vir tais jogos sim, se eles querem "guardar o melhor para o final". Então de novo, tudo o que temos para fazer é esperar.

    ResponderExcluir
  39. Super mario galaxy 3 confirmado para wii e wii U.

    ResponderExcluir
  40. Eu falei em sentido "Americas" e não "Brasil".

    Mas eu tinha uma fé inabalavel no Reggie até pouco tempo atrás. A recuperação da Nintendo foi gloriosa, mas a questão é que, vendo os fatos da Op. Rainfall descreditou a imagem dele de "executivo carismatico" para "Presidente de Corporaçao que pouco importa se o produto e bom e tem qualidade percebida, so deseja fazer voce comprar ainda mais e nao ter voz ativa para tal". Claro, empresas nao tem a funçao de ser boazinhas, mas tudo que envolva fanatismo tem que se ter um minimo de cuidado para com os fãs.

    De qualquer maneira, nao importa como a Nintendo JP sobreviva, o Iwata ainda tem credibilidade. Talvez um dos poucos, junto ao Miyamoto, o Aonuma e o Kondo,alem do time da Monolith Soft. Mas nada que o Reggie venha a falar no futuro irá me animar como foi no passado.

    Enfim, desculpe mais uma vez pessoal da Blast.

    ResponderExcluir
  41. Niguém lembrou de PIKMIN 3...

    ResponderExcluir
  42. Pelo que ouvi dizer, Pikmin 3 vai ser pro Wii U e não pro Wii.

    E também falei no sentido Américas, só citei o Brasil quando falei dele tentar algo aqui.

    "Presidente de Corporaçao que pouco importa se o produto e bom e tem qualidade percebida, so deseja fazer voce comprar ainda mais e nao ter voz ativa para tal", só porque ele aparentemente não está ouvindo as reclamações dos fãs? Se for isso, é claro que é assim. Mais da metade das reclamações são desnecessárias - não sei nem se era realmente necessário isso da Rainfall, mas a julgar pela quantidade de insatisfeitos, deve ser exceção ao caso.

    Enfim, tenho esperança em que o Wii U vai provar a muitos gamers dessa laia que estão ouvindo as reclamações desocupadas deles e finalmente calar a boca deles - passar o dia falando mal de X videogame ou X jogo na Internet NÃO é ter o que fazer, por favor ¬¬

    Bom, pelo menos quanto ao Wii já fechou com boa parte dessas reclamações de merda por enquanto, o que já é um alívio pra mim.

    ResponderExcluir
  43. Acho que você nao entendeu o que eu disse, mas vou tentar explicar novamente pra ver se fica um pouco mais claro esse ponto.

    Ao contrário da industria japonesa, onde a variedade é a palavra de ouro, a industria ocidental de games geralmente prefere reutilizar uma forma já gasta, otimizando alguns detalhes e acrescentando firulas para tentar repetie o sucesso de um game anterior. Basicamente, a industria escolhe o que o gamer irá gostar no futuro, sendo gêneros, titulos ou mesmo acessórios. Daí, a enxurrada de continuações caça-niquel ou titulos incrivelmente parecidos entre si, como os fps que temos por ai.

    Aonde quero chegar com isso? Bem, qualquer coisa na vida para ser bom e durável, tem de evoluir. Isso ja foi provado N vezes, como games hack 'n slash como Onimusha, passando por Ninja Gaiden até chegar no ápice do gênero, o God of War. Só que volta e meia a industria cai na mesquinhez de saber o que o publico anseia simplesmente por utilizar a mesma formula repetidas vezes, o que acabs cansando. Pega o Final Fantasy, por exemplo. JRPG's ers um genero moribundo graças à companhia. Bem, mesmo vendendo bem, Final Fantsy foi tão aquém do esperado que a empress teve que fazer uma continuação pro game pra reparar a mrda feita. Enquanto isso, a equipe da Monolith teve uma chance para fazer um game nos moldes de do jrpg que a consagrou e acertou tanto que o Xenoblade é considerado atéum divisor de aguas e um "redefinidor" do genero para a proxima geraçao ou além. E ainda assim, bateu aqui na Nintendo of America e os mesmos acabaram dispensando por nao ser "de acordo com o publico do wii". E foi justamente quando na e3 as declarações eram de dar suporte aos hardcore. Agora eu pergunto: faz sentido? O wii, como dizem, ainda tem muita lenha pra se queimar, mas passar um 2011 APAGADO por não se darem ao luxo de lançarem games qud estavam sendo preparados pelos EUROPEUS, o mercado tradicionalmente mais dificil pra Nintendo é um tiros nos culhões dos consumidores! Será que aquela máxima de que "a Nintendo do passado é a Microsoft de hoje em dia" é verdadeira? Se for, tenho medo de pensar no que vai vir no futuro.

    Só pra ilustrar o acomodamento e na repetição de idéias, o pessoal ha uns dias aqui reclamou do proximo Zelda pra 3DS nao ser o Majora's Mask remake e sim um game original! Não que seja ruim,longe disso, mas parando pra analisar, é pobre e triste. A vida vai alem de um passado de gloria.

    Sobre o Reggie, so de pensar que o wii sports e o mario kart wii vendem o que vendem ate hj, ey consigo 'compreender' o que se passa na cabeça dele e me dá mais odio ainda. Mas efim sou so um e sou fraco perante esse maluco. O que me resta é reclamar.

    ResponderExcluir
  44. Ah, é. Não fala merda a respeito do 3DS. Por um acaso você quer que o 3DS viva só de remakes? Tanta gente falando que essa porra só tem remake, e agora que resolvem falar de um jogo novo, "é pobre e triste"? Decide o que quer, por favor.

    ResponderExcluir
  45. Meu outro comentário sumiu? Podia jurar que tinha postado ele '-'

    ResponderExcluir
  46. Isso é sinal de que o Wii U sofrerá um forte atraso para lançamento. A chegada do Wii oficialmente no Brasil, o lançamento do novo modelo do aparelho para Europa e de Dragon Quest X no japão, quedas de preço, novos jogos sendo lançados e ainda novos jogos(do nada), para ainda serem anunciados... isso tudo a esta altura do campeonato? Com certeza o atraso é para corrigirem erros(que com certeza eles já tinham cometido), no Wii U e tbm no plano de lançamento! Tudo para não fazer como aconteceu com o Nintendo 3DS, o que é ótimo pra todos. E eu realmente acho que assim o Wii continua firme e forte por mais um ano! Com New Super Mario Bros. Wii, Wii Play Motion, Wii Sport Resort, Wii Party, Jogo de espote com a turma do Mario, novo jogo plaforma dessa vez não com Mario, Metroid e Donkey Kong e sim com Kirby, o que não torna o jogo plataforma menos importante para os fãns e pessoas que gostam desse tipo de jogo e estão de saco cheio de New Super Mario Bros. Wii,o lançamento do novo Zelda pro mundo e do Dragon Quest X no japão... Com certeza com mais um ou dois jogos CHAVES pra lançamento mundial, o Wii continua firme no próximo ano. A continuação de Donkey Kong Country Retorns, um novo Star Fox ou, ao invés de um novo Star Fox pro Wii(para deixar essa carta pro Wii U em seu lançamento), um jogo como... Uma nova versão do Metal Gear Solid do GameCube p/ Wii com gráficos 5% melhorados, controles totalmente novos e mais vários elementos inéditos como vão fazer com Monster Hunter Tri 3 no 3DS. Acho que será uma boa, já que o Wii U só vai ser lançado em Dezembro de 2012 no japão e no 1° semestre de 2013 por aqui... Aah sim... ACHO QUASE IMPOSSÍVEL de sair mais um Super Mario Galaxy, e não acho que seja bom para a Nintendo lançar Mario Party 9 pro Wii, esse jogo deve estar no Wii U já que o 8 foi feito para o Wii, seria como lançar mais um Mario Kart para Nintendo Wii, o lançamento de Wii Party é a confirmação de que NÃO HAVERÁ MARIO PARTY 9 NO WII!! Seria burrice da Nintendo! De qualquer forma, com certeza a Nintendo vai apresentar um bom plano para vender Wii's durante 2012, o natal já é dela!! Todos vão comprar um 3DS e 3DS + Monster Hunters no japão vai vender como água e vai quebrar com o lançamento do PS VITA e seu Uncharted. Uncharted ou Monster Hunters? Qual dos dois o povo no japão gosta mais? Ainda mais tendo um novo Uncharded sendo laçando agora no PS3. Fail Sony... A Nintendo está jogando PESADO dessa vez. Acredito que a Sony devia investir mais na marca Litlle Big Planet e levar isso de forma complexa ao PS Vita, ao invés de se focar em games como Uncherted já q ela perdeu o Monster Hunters, aproveitar o lançamentos dos Resident Evil's casuais do Wii p/ PS3 e reviver o PS Move, investindo PESADO em jogos casuais e na marca Litlle Big Planet. Preparar um remake de Good Of War 3 para PS Vita com uma DEMO exclusiva de um novo e eletrizante episódio da saga para PS3 começando já assim a ligação entre os dois aparelhos e tentar pelo o amor de Deus, trazer um RPG bom para os seus consoles!!

    ResponderExcluir
  47. Mario Party 9 foi confirmado e é pro Wii sim,o que é bom,ja que o 8 não é tão bom quantos os outros

    ResponderExcluir
  48. Se os "grandes jogos" forem mario party e os não lançados Rainfall, meu Wii estará a venda em janeiro.

    ResponderExcluir
  49. Torcendo por um Star Fox.

    Acho que não será um jogo das principais franquias da Nintendo (Mario (com exceção de Mario Party 9), Zelda, Metroid e Donkey Kong), quero um F-Zero (acho mais provável no WII U, usando o tablet como volante), um Star Fox, uma nova franquia (dificil, mas possivel), Pikmin ou até um game do Yoshi. Algo novo seria interessante.

    ResponderExcluir
  50. Problema é que o povo é muito negativo.

    Não acho certo babar ovo demais pra uma empresa tambem porque é idiotice,mas não da pra achar que ela não pode de uma hora pra outra supreender todo mundo

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google