Jogamos

Análise: Troca-Cartas (3DS/eShop)

Depois de muita espera, finalmente a lista de amigos do 3DS mostra um pouco de utilidade. Tivemos a opção de entrar diretamente na partida o... (por Rafael Neves em 26/12/2011, via Nintendo Blast)

Sem títuloDepois de muita espera, finalmente a lista de amigos do 3DS mostra um pouco de utilidade. Tivemos a opção de entrar diretamente na partida online dos nossos colegas e agora recebemos a tão esperada possibilidade de trocar mensagens com eles. Troca-Cartas (ou SwapNote) é o aplicativo gratuito da Nintendo que permite aos usuários de 3DS mandar mensagens desenhadas, anexar sons e compartilhar fotos. É absolutamente recomendado você baixá-lo (afinal, é gratuito), mas está longe de ser um aplicativo perfeito para conversar com seus amigos e organizar partidas online.

Uma tarefa simples, mas divertida

23nc6Assim como fez com o “Som Nintendo 3DS” e “Câmera Nintendo 3DS” (aplicativos nativos do sistema), a Nintendo transformou um recurso básico dos aparelhos portáteis em algo divertido. Ao invés de simplesmente jogar o usuário numa lista de amigos com a opção de escrever mensagens (assim como na maioria dos programas mensagens instantâneas), a BigN criou uma interface interativa, bem colorida, simples e com opções divertidas. É como se fosse um aplicativo de chat mesmo, mas com uma série de aspectos que o fazem se sentir num videogame. Troca-Cartas traz aquela sensação de como o PictoChat do DS deveria ter sido desde o início.

Nintendo-3DS-stylusVocê não “escreverá” mensagens, mas irá desenhá-las manualmente com a stylus. A touchscreen responde muito bem aos gestos feitos na canetinha e logo você estará desenhando mais do que escrevendo. Infelizmente, há um limite de “tinta” que você pode usar em suas mensagens, mas, considerando o tamanho da telinha, você dificilmente precisará ultrapassar o máximo permitido – há também um limite de páginas por mensagem. Outro ponto negativo é justamente não haver um teclado virtual para escrever mensagens. Nem todos conseguem reproduzir uma caligrafia boa na tela de toque do 3DS e, mesmo os que conseguem escrever legível sentirão dificuldade em redigir longos textos. Por outro lado, mensagens curtas como “Mario Kart 7 a partir das 20:00!” são facilmente desenhadas.

swapnote-7Quando o desenho estiver pronto, basta enviá-lo a seus amigos por SpotPass (é possível selecionar mais de um) ou armazená-lo na memória do 3DS para compartilhá-lo via StreetPass. A recepção de mensagens via SpotPass podia ser um pouco mais “instantânea”, mas acredito que varie segundo a conexão de cada um.

Exercite sua criatividade

1Há uma série de opções em Troca-Cartas que farão você sentir a necessidade de explorar seus dotes criativos em cada carta enviada. É possível escrever em 2D ou 3D, garantindo que seus desenhos possam ter dois níveis de profundidade. Além disso, o aplicativo permite anexar fotos às suas cartas, incluir efeitos sonoros (de até 5 segundos apenas) e emoldurar suas mensagens com os vários papéis de carta. O resultado são composições bem legais, mas seria bom se você pudesse separar os desenhos livres dos convites para partidas online. Deveria poder classificar suas mensagens em categorias predefinidas ou separá-las por destinatário, para impedir que sua caixa de entrada fique lotada e perca o sentido.

Aprender a usar as ferramentas é bem fácil. Troca-Cartas criará com você um vínculo de amizade através de Nikki, uma personagem fictícia que te ensinará a trocar mensagens com seus amigos. Nikki vai desbloqueando novas opções para o aplicativo à medida que você envia mais e mais cartas. Além do mais, o jogo é completamente traduzido para português brasileiro; e não falo apenas de textos digitados, mas dos desenhos-tutoriais feitos por Nikki. Mas não só ela é representada por um Mii; cada um dos amigos que lhe mandam mensagens tem uma representação através de seu Mii, que fica fazendo caretas à medida que você lê a mensagem.

swapnote3ds (1)  aa279_Letter-Box

Cartas extraviadas

swapnote_3ds_japaneseInfelizmente, Troca-Cartas traz alguns graves problemas. Para começar, não é possível conversar muito com seus amigos usando a opção de responder a uma mensagem. Quando você envia uma mensagem, seus amigos podem responder diretamente a você e encaminhando para os outros destinatários também (desde que todos estejam em sua Lista de Amigos). No entanto, você não pode responder as respostas dele, logo, não é possível tecer longas discussões. A função de resposta também carrega outras limitações: as respostas só podem ter uma página, não podem ser anexados fotos e sons e o Troca-Cartas só permite uma única resposta por mensagem recebida. Não estou pedindo necessariamente poder debater temas pelo aplicativo, mas nem mesmo médias discussões conseguem se desenvolver direito.

Swapnote2-220xPara piorar, logo você percebe que o Troca-Cartas é lento. Um aplicativo de conversação precisa ser algo prático e rápido, mesmo com todas as interatividades incluídas. Para ter uma idéia, tem alguns momentos em que você enfrentará loadings até mesmo para marcar uma carta como já lida! Mas a pior falta de praticidade do Troca-Cartas é ele não ser integrado à Lista de Amigos. Dessa forma, é preciso fechar o jogo que você está jogando para abrir o aplicativo, o que impede troca de mensagens rapidamente, afinal, que garantia você terá de que vale a pena fechar aquela corrida de Mario Kart 7 para ler as mensagens? Uma solução seria notificações que aparecem no meio da jogatina quando uma carta chegasse, informando pelo menos o nome do remetente. Por último, temos o ridículo sistema de pagamentos para mandar mensagens sonoras e para salvar os anexos enviados por seus amigos. Cada uma dessas tarefas custa 15 Play Coins do 3DS! Simplesmente ilógico!

Prós

  • Recurso muito bem vindo e que fazia falta no 3DS
  • Gratuito
  • Escrever mensagens tornou-se algo divertido
  • É possível anexar sons e fotos
  • Fácil de aprender e totalmente em português brasileiro

Contras

  • Sistema de respostas não permite discussões
  • Pouco prático, considerando a lentidão e por ser um aplicativo à parte
  • Não há sentido em ter que pagar para anexar sons às mensagens
  • Ausência de um teclado virtual

Troca-Cartas – 3DS – Nota final: 6,5

Revisão: Alberto Canen


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Mas voce somente deve pagar para liberar a função. Uma vez liberado não é necessario gastar moedas com outros sons que voce queira anexar.

    ResponderExcluir
  2. péssima análise! sobre pagar para usar os sons, é só pra liberar a função mesmo, para estimular as pessoas a andarem com o seu 3DS e ganhar as moedas de jogo. e o intuito do aplicativo não é fazer um diálogo, uma discussão, é mandar cartas, como na vida real, ninguém discute por cartas --'

    ResponderExcluir
  3. Análise fraca, primeiro é que a ideia é incentivar o uso das moedas, esta análise faz parecer que tem que pagar por todo som ou gravação, algo posto erroneamente...
    E ME DIZ, qual a função de uma carta, seres inteligentes?
    Promover uma discussão ou ser como uma carta, saibam separar as coisas de enviar cartas com bate papo, SÃO COISAS DIFERENTES.Abraços.

    ResponderExcluir
  4. O q eu achei um erro ridículo é não se ter um teclado virtual

    ResponderExcluir
  5. nao é bate papo nao tiozinho, é carta!ous eja nao é um msn no 3ds

    ResponderExcluir
  6. Adorei a analise o rafael esta de parabens com concordo plenamente. o melhor aplicativo atualmente do 3ds é o troca carta.

    ResponderExcluir
  7. Pra mim só faltou o teclado.. O aplicativo é ótimo e essa análise num foi das melhores.. Acho que deveria ser refeita.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google