Miyamoto diz que está se aposentando de suas funções; Nintendo nega e ações caem

Em uma longa entrevista publicada pela revista Wired que chega as bancas na próxima semana, Shigeru Miyamoto – o pai de Mario e Zelda – de... (por Gustavo Assumpção em 08/12/2011, via Nintendo Blast)

shigeru-miyamoto-profileEm uma longa entrevista publicada pela revista Wired que chega as bancas na próxima semana, Shigeru Miyamoto – o pai de Mario e Zelda – deu a entender que está se aposentando. Por enquanto, ele fez questão de dizer que não vai deixar a Nintendo, mas agora pretende focar em projetos menores e em ideias mais pessoais. Miyamoto disse que vai deixar a supervisão das grandes franquias – que ele ajudou a criar e consolidar ao longo dos anos – passando o bastão para outros designers mais jovens.

Confira os trechos mais importantes do que Miyamoto revelou:

Em nossos escritórios, eu sempre vinha declarando que 'eu vou me aposentar, eu vou me aposentar. Eu não estou dizendo que vou me aposentar do desenvolvimento de games. O que eu digo é que vou me aposentar da minha atual posição".

"O que eu realmente quero fazer é estar na frente do desenvolvimento de games mais uma vez. Provavelmente trabalhando em um projeto menor com desenvolvedores jovens. Ou posso estar interessado em fazer algo que eu mesmo possa fazer, sozinho. Algo realmente pequeno. Em outras palavras, eu não espero começar em trabalhar em coisas que necessitam um tempo de cinco anos de desenvolvimento".

"A razão pela qual eu estou fazendo isso é que a não ser que eu diga que estou me aposentando, eu não posso incentivar jovens desenvolvedores. Apesar de tudo, se eu estou na posição do jeito que ela é, sempre há uma relação. E as pessoas jovens sempre estão no tipo de situação que elas precisam escutar as minhas ideias".

Logo após a revelação das declarações, as ações da Nintendo na Bolsa de Tóquio abriram o pregão nesta manhã com queda de 2%. Preocupada com a repercussão negativa, um porta voz da empresa negou as afirmações de Miyamoto. “Isso não é verdade. Parece que houve um mal-entendido. Ele sempre disse que ele quer treinar a geração mais jovem. Ele não tem nenhuma intenção de deixar a empresa. Por favor, não se preocupem."

Muita gente vem repercutido negativamente essas declarações, mas é interessante percebê-las por um outro lado. Ao deixar as grandes franquias, Miyamoto permite que novos profissionais e novas cabeças possam dar novo fôlego para suas criações. Ao mesmo tempo ele pode trabalhar tranquilamente em novas franquias, algo que ele sempre foi mestre em fazer.

Via: NeoGAF/ Wii Brasil


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Vai ser muito bom ele ter a chance de criar coisas novas, e a Nintendo não vai acabar por isso.

    ResponderExcluir
  2. Ele disse que ia trabalhar até os 50!!!!!!!!
    Ele ñ pode fazer isso,mas a decisão é dele né!

    ResponderExcluir
  3. Ha muito tempo que o Miyamoto não "cria" algo realmente. Ele só dá a ideia base, e os desenvolvedores e designs fazem o resto, da forma que eles acham melhor. Vemos noticias desse tipo direto aqui como tbm em outros sites que dão noticias da Nintendo. Eu lembro até de uma que ele disse que ñ gostava do Mario "fofinho". Ou seja, se fosse só por ele, ñ teriamos a roupa de nuvem, de abelha e etc nos Mario Galaxys.

    ResponderExcluir
  4. O Miyamoto nao vai sair da nintendo como muitos sites dizem.. ele apenas que voltar a fazer parte do desenvolvimento de games. No qual no cargo em que ele estava ele nao tinha muito acesso a isso apenas dava ideias.. ele vai voltar pro cargo antigo dele onde ele iniciou sua carreira na nintendo! Lembram que ele disse um tempo atras que pro Zelda do Wii U ele mesmo queria trabalhar! ou seja ele nao vai deixar na mao do Aonuma novamente e sim ele vai desenvolver o proximo zelda e novas franquias. mesmo ele dizendo que nao quer participar de projetos longos e tals.. talves o proximo zelda nao ira demorar tanto pra chegar ao Wii U como na entrevista do Iwata o mesmo disse que zelda poderia ser feito em um tempo mais curto. Essa atitude do Miyamoto vai ser otimo para a Nintendo assim vamos poder ver novos jogos criados pelo miyamoto! Acho que ele cansou de ver o pessoal demorando pra fazer algo e assim ele vai mostrar novamente como se desenvolve jogos. E tambem na entrevista da E3 o proprio Miyamoto disse que vai mostar ao publico como a Alta definição deve ser explorada. Na minha opiniao ele quer dar um banho de experiencia nos demais desenvolvedores. Lets go Miyamoto San!! Que venha novas franquias =D

    ResponderExcluir
  5. Pode ser uma boa chance dele d criar algo novo... Quem sabe um shooter

    ResponderExcluir
  6. Realmente com a saída dele pode marcar uma nova era para a Nintendo, mais como eu não consigo ver o lado ruim das coisa XD, eu acho que isso será muito proveitoso já que ele dará lugar aos seus "pupilos" que vêm treinando já faz muito tempo, de certa forma eles poderão abrir suas mentes e mostrar sua ideias, mas sempre com o miyamoto para apoiar.

    ResponderExcluir
  7. ele nos deu a magia de zelda nos deu a diversao de mario ele nos deu a felicidade resumida em horas ele merece o descanso ele tem muito conhecimento que pode ser passada pros jovens e talvez criar mais uma grande franquia,sem ele a nintendo nao é a msm mas nintendo é a nintendo nada mais.

    ResponderExcluir
  8. É isso ai! Apoio total as idéias de Shigeru Miyamoto. Novas idéias sempre são esperadas para o público da Nintendo, do pai de Mario e Zelda. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  9. Miyamoto merece todo sucesso e reconhecimento que tem, o que seria da indústria dos games sem seus jogos e personagens carismáticos.
    Só tenho a agradecer por tudo que ele fez e fico ansioso na espera de novas idéias geniais!

    ResponderExcluir
  10. Aqui esta o link da uoljogos afirmando o engano do site que publicou essa noticia!! Como ja disse Miyamoto NAO vai se aposentar.. ele vai deixar o seu cargo de chefe do departamento de desenvolvimento de jogos e vai voltar a trabalhar como desenvolvedor ( ou seja ele vai voltar a desenvelver jogos, no qual no cargo como chefe ele nao tinha acesso a isso ele podia somente dar ideias) Sendo assim ele vai poder criar novas franquias para a nintendo junto com os novos desenvolvedores. Ou seja ele quer desenvolver novos jogos!!ele fez isso porque sabe que a nintendo precisa de conteudo novo, e nada mais nada mesnos como o Proprio Miyamoto pra acertar isso. Como citei no meu ultimo post quando o Miyamoto disse que ele mesmo queria trabalhar no proximo zelda, ele ja tinha em mente que para isso ele teria que deixar o seu cargo de chefe. podemos esperar um novo zelda 100% com cara de Miyamoto, nao so zelda mas como outros jogos que ele podera criar!! Miyamoto Rules! Ele nao vai abandonar a nintendo simplesmente vai votar a ser o que era e criar coisas fantasticas que so ele sabe fazer!!
    aqui esta o link da noticia pra vcs

    http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/12/08/erro-de-traducao-sobre-aposentadoria-de-miyamoto-derruba-acoes-da-nintendo.htm

    ResponderExcluir
  11. a muito tempo ele nao cria algo muiiiiiiiiiiiiiiitoooooooooo temmmmmmpooooooooooooo! e bom ele tirar ferias de um ano para ter novas ideias até hoje e ele so reinventou somente a jogabilidade de seus jogos apenas nada de novo sai dessa cabeça desde zelda 64 , nem um personagem novonão sai mais nada da cabeça dele

    ResponderExcluir
  12. @IBRAHIM ALI CARDOSO acho que vc não leu o assunto dste tópico, por isso postou um comentário de absurdo teor... Para CRIAR, que é o que o Miyamoto anseia, ele tem o intuito de mudar de cargo, e NÃO de tirar férias. Nunca questione a genialidade de Shigeru Miyamoto, o maior ícone da Indústria Gamer mundial. Ah, e só pra constar, somente com as 'reinvenções' das franquias já existentes desde o lançamento, ele simplesmente conseguiu consolidar duas das 5 maiores e mais influentes franquias gamers da hitória. Pois é...

    ResponderExcluir
  13. Quase tenho um treco quando vi o titulo da noticia!!

    Mas ao ler vi que ele quer novas franquias!!

    As ações da nintendo deviam é subir ao saber que esse gênio via criar coisas novas!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google