Developers: Satoshi Tajiri

Você curte Pokémon? Gosta da ideia de imensas estratégias, treinos que podem durar meses, contas complexas para se chegar a números que b... (por Anônimo em 31/01/2012, via Nintendo Blast)

Satoshi-Tajiri-pokemon-creatorVocê curte Pokémon? Gosta da ideia de imensas estratégias, treinos que podem durar meses, contas complexas para se chegar a números que beiram a perfeição e longas batalhas que só não cansam aqueles que são apaixonados? Possui algum pokémon favorito e curte passar horas discutindo com outros fãs qual é a melhor geração dos monstrinhos? Joga o trading card game e adora ficar exibindo a coleção que tem? Se a resposta for positiva para todas essas perguntas, você tem um cara em especial para agradecer, um homem que viu na opção do cabo link do Game Boy a chance de criar uma mania mundial.Todos devemos agradecer a Satoshi Tajiri.



A pessoa / O cara

Satoshi Tajiri nasceu em Tóquio na data de 28 de agosto de 1965. Em sua infância ele viveu em um ambiente rural onde seu principal hobby era o de colecionar insetos. Seu apelido quando criança era o de “Doctor Bug” (Doutor Inseto), mas aos Satoshitajiripoucos este hobby foi sendo ultrapassado dando lugar a um outro e mais viciante: o de jogar fliperamas. Seu game favorito era o sensacional Space Invaders e Satoshi passava horas jogando apenas para aumentar seu recorde pessoal. Isso tudo quase não o fez se formar no colégio, pois ele frequentemente matava aulas para jogar. Obviamente, na época, seus pais não gostavam nada desse novo hobby e muitas vezes tentaram proibir a prática. De tanto jogar, aos poucos seu interesse e curiosidade de como tudo aquilo funcionava só aumentava. Isso acabou o fazendo abrir seu Famicom para aprender com seu interior o que acabou abrindo as portas para Satoshi vencer um concurso de ideias para games patrocinado pela Sega. Ele acabou não fazendo faculdade, em vez disso fez dois anos de escola técnica em eletrônica. A partir daí que seus conhecimentos mesclados com sua curiosidade cresceram ainda mais.

 

Freak, Game Freak

Aos 17 anos, Satoshi, juntamente com alguns amigos, criaram uma revista de games com o criativo nome de Game Freak. Um destes amigos era ninguém mais ninguém menos do que Ken Sugimori. O peculiar é que inicialmente a revista era escrita a mão, mas após se tornar um tanto popular entre os jogadores, Satoshi e seus amigos viram a necessidade de imprimir profissionalmente as cópias. Mesmo com um relativo sucesso da revista, apenas escrever sobre games não era o312548_10150288406590598_66636965597_8349177_380744495_n suficiente. Para ele, os games podiam ser melhores do que eram naquela época, mas sabia que ninguém iria deixá-lo simplesmente mostrar suas ideias sem ao menos algo mais concreto. Em 1987, Satoshi publicou seu primeiro game Quinty (Mendel Palace nos EUA) de forma quase que totalmente independente. Dois anos após isso a produtora Game Freak foi oficialmente fundada. Após sua fundação a empresa passou a criar títulos para gigantes como Nintendo e Sega. Jerry Boy, Yoshi, Mario & Wario são apenas alguns games conhecidos criadores por Satoshi Tajiri e companhia. Os aspectos peculiares tanto na arte quanto no gameplay deu à Game Freak um estilo mais criativo e menos mainstream, sendo assim chamados para trabalhos mais especifícos e menos comuns. Até hoje este é um ponto de grande orgulho para toda a empresa.

 

Pokémon

Foi em 1990 que a evolução dos monstrinhos de bolso começou. Logo após notar dois garotinhos brincando com o Game Boy e o cabo link, Satoshi imaginou que pequenos insetos seguiam de um portátil para outro por dentro do cabo, isso o fez reviver a paixão da época de criança e decidiu que queria dar para as crianças contemporâneas a chance de ter um hobby parecido, mas com uma cara moderna. A ideia se desenvolveu rapidamente e logo Satoshi estava nos escritórios da Big N apresentando seu conceito. Ele conseguiu fundos para o projeto e alguns designs designers de uma empresa chamada de Creatures, Inc. Mas o mais importante foi a ajuda que teve do gigante Shiegeru Shigeru Miyamoto durante os quase seis anos de produção. Até hoje Satoshi diz com todas as letras que o criador de Mario e Zelda foi seu grande mentor e que sua admiração por ele é incondicional.

18875-620x-pokemon

 

O sucesso a espelhar

Todos sabemos como é difícil juntar algo que amamos com o trabalho de cada dia. Há muito de nós que trabalham com algo que não gostam apenas para ter o dinheiro para pagar a parte que amamos. Satoshi Tajiri é um dos maiores exemplos que há sim a possibilidade de juntar o útil ao agradável, mas tudo isso só virá com muito empenho e dedicação naquilo que queremos. Seu sucesso deve nos servir de inspiração e nos fazer sempre ser criativos e obstinados.

Satoshi_tajiri

Como eu disse no começo deste texto: Todos devemos agradecer ao criador de Pokémon.

 

Revisão: Rafael Neves


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google