Mario Bits

Mario Bits: Os 4 Reinos de Sarasaland

Uma grandiosa exploração às terras de Sarasaland — ruínas esquecidas pelo tempo, onde poucos desenvolvedores ousam entrar... Em 2011, recebe... (por Eduardo Jardim em 19/01/2012, via Nintendo Blast)

Uma grandiosa exploração às terras de Sarasaland — ruínas esquecidas pelo tempo, onde poucos desenvolvedores ousam entrar...
Em 2011, recebemos o grande pequeno Super Mario Land no eShop do Nintendo 3DS. Com isso, tivemos uma nova chance de dar um fim às forças de Tatanga, o temível alienígena conquistador, ao desbravar ruínas antigas, céus e mares de uma terra obscura do Mundo do Cogumelo conhecida como Sarasaland, governada pela Princesa Daisy. Afortunadamente, nem mesmo a ascensão da princesa das flores no Marioverso após o falecimento de seu criador, Gunpei Yokoi, e sua recorrente presença ao longo dos títulos do encanador foram o suficiente para que mais informações sobre a tão inexplorada Sarasaland fossem oficialmente distribuídas pela Nintendo. Mesmo rica em recursos e sustentando localidades históricas que confirmam a vivência de antigas civilizações, o reinado de Daisy ainda permanece completamente ignoto para os fãs. Até agora...


Conhecendo o Terreno


O fator principal para a obscuridade de Sarasaland é o fato de que a terra só apareceu oficialmente em Super Mario Land, lançado originalmente para o Game Boy em 1989 — o que significa que as equipes de desenvolvimento da Nintendo têm ignorado a terra ao longo de 23 anos! Descrita como uma nação vizinha dominada por uma trupe de criaturas lideradas por Tatanga, Sarasaland foi liberta de seus ataques com a ajuda do encanador extraordinário, Mario, que, graças aos conceitos ligeiramente distintos de Gunpei Yokoi, conquistou o coração de mais uma jovem donzela em apuros. O que o bigodão não faz, hein? Para tanto, porém, o herói da Nintendo se viu obrigado a derrotar leões, dragões e generais que ajudavam o extra-terrestre púrpura a orquestrar a conquista de Sarasaland.

Uma das primeiras coisas que um fã deve saber é que Sarasaland não é um reino, e sim, uma força nacional que compreende quatro reinos — Muda, Easton, Birabuto e Chai. Apesar da certeza de que Daisy é soberana sobre todos os reinos, não sabemos se cada um deles possui um governante oficial; no entanto, deve-se notar que, durante a invasão, Tatanga deu a cada um de seus generais a posse de um determinado reino, tornando-os temporariamente pertencentes a uma forma de governo estatal — ainda que dominados por déspotas.

Assim como o Brasil possui 27 unidades federativas e o Reino do Cogumelo possui 24 cidades (que vão da frenética capital Toad Town até o desolado Fahr Outpost), a terra de Sarasaland possui 4 territórios internos denominados "reinos". Ainda que cada um deles seja explorado em apenas três fases de Super Mario Land, vamos examinar cada um dos pequenos detalhes do local para extrair o máximo que pudermos do preterido domínio monárquico da Princesa Daisy.

Birabuto


A primeira área de Super Mario Land é um deserto árido e inóspito. Pirâmides, hieróglifos e o clima arenoso nos remetem imediatamente ao Antigo Egito — para reforçar a referência para a criação de Birabuto, o comercial americano do game, que faz paródia com filmes em preto e branco das primeiras décadas do século XX, diz erroneamente que o jogador deverá "desafiar os mistérios e terrores do Antigo Egito". Os hieróglifos nas paredes internas das pirâmides retratam faraós ao lado de flechas, ampulhetas, olhos e o que parece ser uma travessa de comida sendo esquentada ao fogo. Será que isso indica que o Mundo do Cogumelo também teve civilizações antigas sustentadas há aproximadamente 5 mil anos?

O local costumava ser infestado de aranhas, moscas e abelhas gigantes (Kumos, Flies e Bunbuns, respectivamente), além de contar com a indesejável presença dos pequenos Goombos, das perigosas Plantas Piranha (ou Pakkun Flowers) e dos explosivos Bombshell Koopas. Pelo que há nos registros, Birabuto também já foi formado por esfinges estacionárias — conhecidas como "Gaos" — que tentavam impedir o progresso dos invasores no reino. Tatanga confiou a dominação de Birabuto e a proteção da entrada para o reino de Muda ao Rei Totomesu (King Totomesu), um Gao gigantesco que, ao contrário de seus semelhantes, consegue se mover e cuspir labaredas de fogo.
Inspirações Leoninas
O nome "Tutomesu" traduz imediatamente para "Tutmés" — o nome de uma série de faraós da XVII dinastia egípcia. Também conhecido como "Tutmósis" e "Djehutimés", o nome significa "nascido de Tot". Tot, por sua vez, é o nome grego de Djehuty, o deus da sabedoria, segundo o panteão egípcio. Qual é a relação de Tutmés com um leão? A resposta é simples: segundo as lendas, Tutmés IV (1400-1390 a.C.) teve relação direta com a Esfinge de Gizé — retratada pela imagem do deus Harmakhis, em forma de leão.

Muda


Marcando grande contraste, próximo às ressequidas terras de Birabuto encontra-se o reino predominantemente submarino de Muda. Visto que é tomado pelo clima tropical e por uma estrutura exclusivamente natural — como montanhas, planícies e oceanos —, tudo indica que o território seja subdesenvolvido e não tenha o mesmo nível de recursos de suas unidades vizinhas. Muda parece ser habitado exclusivamente por cavalos-marinhos conhecidos como Yurarins (uma subespécie, o Yurarin Boo, consegue cuspir bolas de fogo ao saltar temporariamente para fora da água), que podem ser perigosos se ameaçados. Durante a invasão em Sarasaland, o encanador de preto, branco e tons de cinza ainda teve de encarar carcaças vivas de peixes (Honens), robôs nanicos (Mekabons), polvos (Gunions) e peixes regulares (Tonions).

Dragonzamasu, o Yurarin gigante, foi incumbido por Tatanga para ser o líder de Muda e o guardião da entrada para o reino de Easton — nada que 20 torpedos do submarino amarelo, o Marine Pop, não pudessem resolver! O problema é que Dragonzamasu sempre conta com a ajuda do estranho guardião Tamaō, uma esfera indestrutível que o protege dos torpedos de Mario.
O Continente Perdido
Muda Kingdom é a única área de Super Mario Land a não caracterizar nenhuma referência direta a uma localidade do Mundo Real. Entretanto, há duas teorias para a base de sua criação: a primeira conta que Muda pode ter sido inspirada nas ilhas Bermudas. A segunda, muito mais interessante, sustenta que, pelo fato de ser uma zona submarina, Muda pode ter se baseado nos mitos de Mu, o continente perdido que supostamente existiu em um dos oceanos da Terra — mas desapareceu durante a história da humanidade, submerso e destruído pelo Oceano Pacífico. O conceito de Mu surgiu pela primeira vez nas obras do escritor e navegante Augustus Le Plongeon após sua exploração nas ruínas Maias em Iucatã, México, onde encontrou indícios de um continente perdido ao traduzir as escrituras. Hoje em dia, Mu é considerado uma lenda fisicamente improvável da pseudociência.

Easton


Baseado nas Ilhas de Páscoa da Polinésia oriental, Easton não só possui uma paisagem repleta de moais gigantescos como também alguns deles podem criar vida e atacar os intrusos a qualquer momento — como é o caso dos Tokotokos e Batadons. Os pedregulhos que podem ser avistados em Easton também são seres vivos: as rochas são conhecidas como Ganchans. Para impedir o progresso do herói, Tatanga escolheu um moai tamanho-família conhecido como Hiyoihoi, que parece ter algum tipo de relação com os Ganchans, já que os utiliza como forma de ataque. Plantas carnívoras, tartarugas, mísseis (Bullet Biffs) e aranhas (Suus e Kumos) também ajudaram a transformar o reino de Easton num lugar pior.

Chai


Alegadamente o lar original da Princesa Daisy, o reino de Chai se tornou a principal base de operações de Tatanga. Possui inimigos, música-tema e todo um ambiente que nos remete à China antiga — incluindo todo o misticismo e tradições. Com grandes áreas abertas, uma arquitetura peculiar e uma infinidade de moedas escondidas em salas secretas, Chai é obviamente o mais farto de todos os territórios — reforçando o fato de ser o centro da monarquia de Sarasaland. Os inimigos encontrados em Chai incluem as agressivas Plantas Piranha e Pompon Flowers, os impulsivos Bullet Biffs, os estranhos Chikakos, os bombardeiros Roketons, os medonhos Pionpis e, é claro, frangos voadores. No coração de Chai aconteceu a batalha final de Mario contra Tatanga, o conquistador de Sarasaland, e seu guardião Biokinton — uma estranha nuvem que dá vida a agressivas aves galináceas.

Zumbis do Kung Fu
Assim como várias outras ideias de Gunpei Yokoi, os Pionpis encontrados no game são fortemente inspirados pelo folclore oriental — mais especificamente, em Jiang Shi, um zumbi vampiresco das lendas chinesas. De acordo com as fábulas, Jiang Shi sai de sua cova durante as noites e se locomove pulando, sempre com os braços estendidos para frente. Ao encostar em criaturas vivas, Jiang Shi — e possivelmente o Pionpi — as desfalece drenando todo o seu fluxo de qi.

Entrando para o rol das curiosidades, os aeroplanos dos Roketons são baseados nos jatos russos Mikoyan-Gurevich MiG-15 e MiG-17, aviões de caça usados pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Teorias sobre Sarasaland


  • A população de Sarasaland é extremamente reduzida. Ao contrário do Reino do Cogumelo, Sarasaland não possui uma espécie padrão de habitantes, oficialmente reduzidos a criaturas rochosas e submarinas. Com isso, a terra talvez possa sofrer por escassez de recursos humanos.

  • As criaturas de Sarasaland trabalhavam a serviço de Daisy. Tendo em vista que a maioria dos inimigos de Super Mario Land sofreram lavagem cerebral durante a invasão de Tatanga, eles são oficializados como cidadãos originais de Sarasaland. Já que são nativos de suas respectivas áreas, inimigos hipnotizados como Pionpi, Tokotoko e Gao podem estar ao lado da monarquia.

  • Sarasaland é administrada em Chai Kingdom. Segundo os registros, Chai costumava ser o lar original de Daisy — onde assumimos que esteja localizado seu castelo e o centro monárquico de todo o território. Também é seguro categorizar Chai como capital de Sarasaland, tal como Toad Town é a capital do Reino do Cogumelo.

  • Muda possui uma forte relação com discos voadores. Embora nós desconheçamos os motivos, a principal forma de locomoção no reino de Muda são discos voadores. Ao entrar nas fases 2-1 e 2-2, Mario surge imediatamente abaixo do raio trator. Na fase submersa 2-3, vários OVNIs podem ser vistos pousados nas profundezas das águas. Infelizmente, seu uso ainda permanece uma incógnita — assim como toda a Sarasaland!

Os fãs determinam: Sarasaland é um local importantíssimo da série Mario que deve ser explorado mais a fundo. Ao longo de duas décadas posteriores ao lançamento original de Super Mario Land, os domínios da Princesa Daisy jamais foram referenciados novamente; nenhum tabuleiro de Mario Party ou pista de Mario Kart trouxe de volta elementos da fascinante nação. De acordo com a biografia de Daisy no website oficial de Mario Party 6 (em informação adquirida em 2008), até mesmo a própria governante decidiu se mudar para o Reino do Cogumelo — e assumimos que seja pelo triste esmaecimento de Sarasaland no Marioverso. Vamos pedir à Nintendo que enxergue as múltiplas possibilidades que foram deixadas para trás e que traga Sarasaland de volta ao desenvolvimento.

É uma dívida de 23 anos!

Revisão: Alberto Canen

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Se a Daisy se mudou para o Reino do Cogumelo,então ela não é mais princesa '-'

    ResponderExcluir
  2. SIM! Vamos lá Daisy, o seu reino espera por você! E vamos trabalhar Nintendo! Quero um Mario RPG para DS que se passe em Sasasaland.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google