"A Nintendo precisa parar de viver do passado em 2012"; previsões para o ano que começa

A frase do título é de autoria de Michael Pachter da Webdush Securities. Ele e outros da área de negócios e tecnologia participam de uma sér... (por Alexandre Galvão em 07/01/2012, via Nintendo Blast)

A frase do título é de autoria de Michael Pachter da Webdush Securities. Ele e outros da área de negócios e tecnologia participam de uma série de entrevistas para o site IndustryGamers dando previsões para as três principais empresas de hardware de games da atualidade (Microsoft, Nintendo e Sony) em 2012. Na postagem referente à empresa de Satoru Iwata, os convidados não mediram palavras para cobrar atitudes da Nintendo para que o Wii U não desperdice o grande potencial que está demonstrando.

"A Nintendo precisa parar de viver do passado em 2012. Eles tem bastante sucesso desde 1985 com a produção de seu próprio hardware e software. Ganharam um grande suporte das third parties devido a sua gigantesca base de hardware instalada. Sempre foram muito confidentes de que "se construirem, third parties sempre darão suporte", mas acho que esse não é o caso do Wii U. Ao tentarem ser diferentes com um controle tablet, eles complicaram o trabalho dos desenvolvedores que nem sabem ainda se o Wii U será capaz de de suportar múltiplos controles. A Nintendo criou um hardware suficientemente diferente capaz de gerar baixo apoio das third parties, o que vai resultar em modestas vendas de hardware.

Eles (Nintendo) deveriam parar de pensar na estratégia adotada até aqui, pois aparenta não estar funcionando mais. Acho que a resolução está em ver fora da Nintendo, através da liderança na área de downloads digitais, uma interface online amigável e jogos multiplayer".

Michael Pachter, Webdush Securities

"A Nintendo não esconde que é fraca em funcionalidade online em comparação com os concorrentes. Com o lançamento do Wii U em 2012, a Nintendo tem a chance de impressionar os consumidores com uma robusta rede de comunicação online. Não tenho dúvidas da habilidade da Nintendo em saltar para o espaço online, mas vejo que este não é o foco dele, por enquanto. Se a Nintendo conseguir criar uma experiência online robusta, aplicável e agradável, tenho certeza de que a Nintendo pode mudar nossas concepções".

Jesse Divnich, EEDAR

"O anúncio do Wii U na E3 de 2011, um ano antes do lançamento, foi um movimento desconcertante. Levantou mais dúvidas do que esclarecimentos. Além de diminuir as vendas do Wii em torno de 25% ou mais. Foi justamente após o recente lançamento do 3DS que poderia ter aguardado um pouco mais para que pudesse ser lançado com uma biblioteca de jogos maior. Em 2012, a Nintendo tem como uma de suas metas tornar o 3DS o sucessor natural do DS, algo que finalmente começará a acontecer no final de 2012. Contudo, a meta mais importante é o lançamento do Wii U. A Nintendo tem uma oportunidade de ouro para finalmente jogar suas cartas direito".

David Cole, DFC Intelligence

"A Nintendo deveria abraçar outras plataformas para seus jogos, permitindo assim a criação de aplicativos em smartphones e tablets tornando-os geradores para as versões para console. As crianças já migraram para os smartphones e, em algum ponto, a Nintendo poderia fornecer seu excelente software para este mercado".

Colin Sebastian, RW Baird

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege


  1. Bem, muita gente não acreditou no Wii antes do seu lançamento. Eu fui um deles (apesar de ter comprado logo no mês que lançou. E foi um sucesso estrondoso de vendas. Mas estão seguindo a mesma fórmula agora, num período onde as quedas do Wii estão em alta. Será que realmente o Wii U é a solução atual? O maior problema talvez seja em trazer as third parties para criar jogos para ele. Pelo menos no primeiro ano. Lembram que no início do PS3 diversos desenvolvedores diziam que o hardware era muito complicado de se trabalhar e por isso os jogos acabavam rodando muito melhor no 360? Posso até estar errado, mas ou a Nintendo começa a pensar um pouco na dificuldade de desenvolvimento para esse novo console, ou vão ter um início difícil, assim como no 3DS.

    ResponderExcluir
  2. Cara! é sempre a mesma ladainha. Esses bando de FDP falam e falam e erram 90% do que falam e depois na maior cara de pau continuam a falar e a errar de novo.. Eu confio na Nintendo. Uma empresa que aprende com seus erros e ja aprendeu que seguir esses monte de merd* não leva a lugar nenhum. É só lembrar a situação do game cube. P** no C* desses cara. Deixa a nintendo em paz! Só assim a gente vai ter um excelente console.

    ResponderExcluir
  3. O último comentário pode ser descartado sem hesitação. A Nintendo não precisa imitar as concorrentes na migração pra Smartphones, são as concorrentes que têm que imitá-la na persistência em se manter firme nos consoles de mesa e longe do mercado de celulares! Um celular nunca proporcionará a mesma experiência de um video game de verdade!

    ResponderExcluir
  4. Se a Nintendo começara desenvolver jogos para smartphone e tablet vai ser a pior escolha dela, mas acredito que ela não irá fazer isso. Que venha o Wii U!

    ResponderExcluir
  5. Profetas? DE NOVO!
    Que eles se fodam mesmo.
    Não precisamos de profetas que enxergam tudo com uma visão limitada.

    ResponderExcluir
  6. não acho q deveriam vender softwares para smartphones, a nintendo sem seus jogos exclusivos como mario, pokemon, metriod, zelda estaria acabada

    ResponderExcluir
  7. O que a inprensa tem contra a Nintendo???Sério,no R7,por exemplo,disse que Super Mario 3D Land não ia da certo,tem gente que diz que o Wii só tem jogos infantis!!!O Wii U nem lançou ainda e eles estão criticando a Nintendo!!Eu Ñintendo isso!!!

    ResponderExcluir
  8. Aplicativos para smartphones e tablets, esses comertaritas estão confudido a Nintendo com a Microsoft e a Sony, a Microsoft tem motivo afinal ela sua linha d smartphone o Windows Phone pode lançar aplicativos quanto ela quiser, já a Sony pode lançar pros seus tablets, a Nintendo disse q nao levar suas series pros smartphones, entao quais sao as chances d ela levar os aplicativos à smartphones e tablets, vou achar engraçado quando a Sony anuciar um controle/tablet eles começar a elogiar =P

    ResponderExcluir
  9. Esse povo agorador não sabem de nada. Só sabem falar, mas na hora de experimentar a inovação levam uma surra de nós jogadores. Só nós e somente nós temos o direito de saber o que é bom ou ruim. Até que ponto leva a inveja deles Colin Sebastian, RW Baird, David Cole, DFC Intelligence, Jesse Divnich, EEDAR e Michael Pachter, Webdush Securities e das concorrentes Sony e Microsoft? Uma pena, mas a verdade dói.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google