Marth é um jovem cavaleiro protagonista da saga Fire Emblem. Ele é o príncipe de Altea, país importante do continente de Akaneia, e descendente de Anri, o lendário heroi que derrotou o império maligno criado pelo dragão Medeus há vários anos. Quando tinha apenas 16 anos, o reino de Marth foi severamente atacado. Seu pai foi assassinado pelo mago Ghamef e sua irmã Elice foi sequestrada. A partir daí, o príncipe deixou o reino de Altea para cumprir o seu destino: encontrar a espada sagrada usada pelo seu antepassado e o Emblema do Fogo (Fire Emblem), que permite usar a arma. Tudo com o objetivo de salvar sua irmã e vingar a morte do rei.
O que ele não imaginava (e nem você que não conhece a série) é que o ataque foi planejado por Medeus, o dragão que deveria estar ardendo no inferno. O roteiro pode até ser meio clichê para os padrões atuais, mas diga se não bate “aquela” curiosidade de saber como o maldito dragão voltou das cinzas?
Um príncipe, um cavalheiro, um Lord
Marth tem uma relação peculiar com o azul: seu cabelo, olhos e roupas são em tonalidades dessa cor. Uma das marcas da personagem é o uso de um adereço na cabeça que tem jóia encravada no centro, semelhante a uma tiara. Ele é completamente apaixonado por Sheeda (que também tem o cabelo azul!), a princesa de Talys e amazona-pégasus que cresceu junto com Marth. Quando o cavaleiro parte em sua jornada, Shiida vai junto para ajudá-lo nas batalhas e no recrutamento de novos guerreiros. No final da aventura, os pombinhos tornam-se noivos.
O nome de Marth faz referência a Marte, o deus da guerra da mitologia romana. Porém, ao contrário do deus sanguinário e impiedoso, Marth é nobre, honrado e justo, como é esperado de um heroi da época medieval.
A primeira aparição foi no game Fire Emblem: Monshõ no Nazo, o pioneiro da série e que foi lançado em 1990, apenas no Japão, para Nintendo Entertainment System (NES). Anos depois, um remake foi lançado para Nintendo DS. Fire Emblem: Shadow Dragon finalmente deu aos americanos (e, consequentemente, aos brasileiros) a chance de finalmente conhecer o primeiro episódio dessa franquia de tanto sucesso.
O cavaleiro é o protagonista que mais estrelou jogos da série Fire Emblem. Marth, assim como Siglud, são os dois únicos Lords que não evoluem. Mas ele nem precisa disso, já que é muito forte e pode empunhar espadas, inclusive a lendária Falchion, uma arma de incontestável poder.
Falchion
A Falchion é a principal espada usada por Marth. Ela foi criada a partir das presas do deus-dragão Naga, o que explica o seu poder e capacidade de corte quase ilimitado. Visualmente, a espada de Marth possui detalhes em ouro e é adornada com uma pedra preciosa semelhantes a presente na sua “tiara”. Poucos inimigos conseguem sobreviver aos ataques desferidos por ela. A Falchion é muito eficaz em batalhas contra dragões, principalmente contra os chefes-dragões do primeiro game da saga.
Um desconhecido do Ocidente
Marth foi um dos personagens mais populares da versão nipônica de Super Smash Bros Melee (GC). Nos Estados Unidos, porém, ele era um completo desconhecido. Até aquela altura, nenhum jogo da série Fire Emblem fora traduzido e lançado pelas “nossas bandas”. Contudo, devido ao estilo de luta rápido e agressivo, Marth tornou-se um dos lutadores preferidos de Melee. Prova disso é o retorno do cavaleiro em Super Smash Bros Brawl, para Wii, na qual disputa a preferência com outro protagonista de Fire Emblem, Ike.
Após o sucesso trocando sopapos e golpes de espada, a Nintendo começou a trazer os games da franquia Fire Emblem para o Ocidente. Hoje, não há nintendista que não tenha, pelo menos, ouvido falar de Marth, Ike e companhia.
Uma curiosidade: nenhum jogo da série menciona o sobrenome de Marth. Mas, em um anime produzido sobre a série, ele é chamado de Marth Lowell (Lowell significa “pequeno lobo”). Como nenhum game cita o segundo nome do nosso cavaleiro, a sua descendencia familiar continua a ser um mistério.
- Games em que aparece:
- Fire Emblem: Ankoku Ryū to Hikari no Tsurugi (NES)
- Fire Emblem: Monshõ no Nazo (SNES)
- Fire Emblem: Seisen no Keifu (SNES)
- Fire Emblem Shadow Dragon (NDS)
- Fire Emblem: Shin Monshō no Nazo ~Hikari to Kage no Eiyū (NDS)
- Super Smash Bros Melee (GC)
- Super Smash Bros Brawl (Wii)
Revisor: Leandro Freire