Mario Bits

Mario Bits: Koopalings, os Filhos de Bowser

Atenção: este artigo contém nostalgia. Amados e odiados, temidos e idolatrados, são os Koopalings no Mario Bits ! A eterna luta de Mario con... (por Eduardo Jardim em 16/02/2012, via Nintendo Blast)

Atenção: este artigo contém nostalgia. Amados e odiados, temidos e idolatrados, são os Koopalings no Mario Bits!
A eterna luta de Mario contra uma raça de tartarugas maquiavélicas já o posicionou em várias situações peculiares. Uma das mais memoráveis foi quando nosso herói de vermelho descobriu da pior maneira que Bowser, seu mais formidável antagonista, tinha sete filhos — todos com o pé na vilania. Eles são altos, baixos, gordos, magros, velhos, novos, e, acima de tudo, loucos — é claro que estamos falando dos Koopalings, os chefões clássicos que surgiram pela primeira vez em Super Mario Bros. 3 e, desde então, mantiveram um lugar em nossos corações de gamer.
Líderes de classe alta da Koopa Tropa, os Koopalings também podem ser chamados de Koopa Kids em algumas formas de mídia; mas jamais devem ser confundidos com os Koopa Kids da série Mario Party.
São sete personagens bravios e amalucados, destinados a seguir rigorosamente os passos de seu pai, o rei dos Koopas, e seus planos de conquista e dominação universal. Possuem personalidades e métodos diferentes de ataque, aspectos cada vez mais notáveis nos dias de hoje. Em outubro de 1988, no Japão, os pestinhas foram apresentados como um perigo imprevisível no fim de todos os mundos de Super Mario Bros. 3. Já naquela época, se mostraram capazes de roubar sete Cetros Mágicos de diferentes partes do Mundo do Cogumelo, dominando o governo monárquico de cada uma das regiões e usando de magia para alcançar seus vis objetivos. Escondiam-se em navios aéreos fortemente guardados por canhões, soldados e imperdoáveis Bullet Bills.

Um pouco mais adiante, em Super Mario World, os Koopalings ajudariam seu pai novamente na conquista de novos domínios: desta vez, o foco da família Koopa era a Terra do Dinossauro, um local primordialmente paradisíaco que serve de palco para os dinossaurinhos mais queridos da história — os Yoshis. Tendo em mente que este seria o destino de férias de Mario, Luigi e da princesa Peach Toadstool, Bowser reuniu seus filhotes para trazer o caos à Terra do Dinossauro, aprisionar todos os Yoshis em ovos e — novamente — sequestrar a alteza do Reino do Cogumelo. Mas o universo novamente conspirou contra os bandidos quelônios, e Mario conseguiu desbravar os sete cantos da ilha (ou seriam nove?), desde Yoshi's Island até o Vale do Bowser, para derrotar as forças do mal e restaurar a paz e a harmonia do local. Tudo isso com muito suor, dedicação e, principalmente, lava derretida.

Depois de nada menos que um hiato de 19 anos (sem contar os remakes e jogos de RPG), os Koopalings voltaram à ativa num game de aventura do Mario em New Super Mario Bros. Wii. O retorno triunfal dos pestinhas, que há muito estavam abandonados — especialmente pelo fato de que os desenvolvedores, assim como o próprio Bowser, parecem preferir Bowser Jr., o oitavo e favorito filho do rei dos Koopas, a qualquer um dos sete primeiros filhos — foi um marco na história de Super Mario. Os fãs, que já pensavam nos Koopalings como um conceito perdido da Nintendo só passado adiante através de fanzines e fanfics, mal puderam conter sua surpresa e entusiasmo ao ver a nova versão dos clássicos: modelos renderizados em 3D, com vozes e personalidades que jamais foram exploradas tão a fundo no universo dos games. Na aventura para Wii, os Koopalings conseguiram um tipo de réplica dos cetros dos Reis do Cogumelo de Super Mario Bros. 3 e, para infortúnio do encanador bigodudo, conquistaram mais sete mundos.

Conhecendo os Pestinhas


De acordo com os games, Larry Koopa é o caçulinha dos Koopalings — enquanto nos desenhos animados produzidos pela DiC Entertainment ele é o filho do meio. Larry possui certo interesse em esportes, já que um de seus padrões de ataque no fim de Mario & Luigi: Superstar Saga consiste em jogar tênis... com bolas de fogo! Ainda bem que ninguém convidou o ladino filho do Koopa para Mario Tennis! Nos desenhos, ele é chamado de Cheatsy Koopa, nome derivado do verbo inglês cheat, que significa "trapacear" — pois o pequeno é obstinado em se dar bem em qualquer situação, não importando os meios necessários para tanto.

Apesar de ser bastante corpulento, Morton Koopa Jr. é o segundo mais novo dos Koopalings; em contraste, nos desenhos animados, ele é o menor de todos e o segundo mais velho! Morton é possivelmente o mais rabugento de todos os Koopalings. Nos cartoons, ele é chamado de Big Mouth Koopa (que, graças aos céus, não foi traduzido pela dublagem brasileira como "Bocão"!) devido à sua natureza tagarela. Apesar de "Júnior" fazer parte de seu nome, Bowser não é chamado de Morton Koopa — e o último nome de seu filho foi adicionado apenas devido à celebridade que o inspirou, Morton Downey Jr., um cantor, compositor e apresentador de talk-show americano.

Wendy O. Koopa é a terceira mais nova dos Koopalings, assim como a única fêmea. Sua personalidade resume-se a uma menina birrenta e de pavio extremamente curto. Quase tudo que vai contra seus desejos pessoais já é motivo para crises de fúria. Também vale notar que Wendy é a única filha de Koopa a não ter pulseiras com espinhos, tornando esta uma característica exclusiva dos Koopalings masculinos. Porém, apesar de sempre optar por um lado feminino e vaidoso — com braceletes, laços e sapatos de salto alto —, a filha de Koopa é bem mais moleca do que aparenta. Sua personagem nos desenhos animados não é muito diferente, sendo chamada de Kootie Pie Koopa.

Nos games, o filhote do meio é o Iggy Koopa. Ele é um gênio mecânico totalmente abilolado; mais alto e magro do que todos os Koopalings, é facilmente identificado por seus óculos fundo de garrafa e, é claro, por ter um parafuso a menos! Vale lembrar que, antigamente, Iggy também era distinguido por ter um cabelo colorido — característica que, em New Super Mario Bros. Wii, foi substituída pela coloração verde. Nos desenhos animados, possui tanta semelhança com Lemmy que ambos são retratados como gêmeos inseparáveis — conhecidos como a harmônica dupla Hip e Hop Koopa, apresentados nos cartoons como os caçulas da família. Seu nome foi inspirado no roqueiro Iggy Pop, vocalista do The Stooges.

Em referência clara ao pensamento de que "homens de verdade usam cor-de-rosa", Roy Koopa é um valentão de pele, óculos e casco rosados. Comumente mostrado como o típico brigão da família, gosta de maltratar seus irmãos só por diversão — tanto que, nas animações americanas, é chamado de Bully Koopa. Nos cartoons ele é o mais velho de toda a trupe, enquanto nos jogos é apenas o terceiro mais velho — perdendo em idade para Lemmy e Ludwig. O mais interessante é que a personalidade valentona de Roy pode se aplicar apenas à sua figura no Ocidente; no Japão os mangás e OVA's geralmente mostram Roy como alguém calmo e reflexivo.

Apesar de ser o menor dos Koopalings, Lemmy é o segundo mais velho de todos. E mesmo sendo o mais velho, ele mantém a imaturidade e inocência típicas de alguém mais novo. Devido ao seu amor por acrobacias e bolas de borracha, é dito que Lemmy preferiria trabalhar num circo do que ajudar seus irmãos a derrotar Mario; de fato, tudo o que mais lhe interessa é brincar e ser feliz. Como já foi mencionado, nos desenhos animados, Lemmy (conhecido como Hop Koopa) é o irmão gêmeo de Iggy, formando a inerente dupla Hip e Hop. Hoje em dia, é o único de cabelo colorido — e, como sempre, continua vesgo.

O mais velho e mais respeitável dos filhos do Bowser, Ludwig von Koopa, costumava ser o segundo no comando antes do nascimento de Bowser Jr. Quase um erudito, Ludwig é dono de grande intelecto, superior ao de todos os seus irmãos — e até mesmo ao do próprio pai, Bowser. Apesar de ser um gênio, pode ser prepotente, arrogante e cruel. No entanto, isso não afeta sua intimidade com a cultura: Ludwig não somente gosta de escutar música clássica, como também as compõe. Sua maior obra é chamada de Koopa Symphonies, embora dizem ser uma melodia horrenda. Nos cartoons, onde tudo é diferente, é conhecido como Kooky von Koopa e é o terceiro mais velho dos filhos do rei. Como uma nota de rodapé, vale lembrar que, em New Super Mario Bros. Wii, é revelado que Ludwig von Koopa é o único Koopaling capaz de produzir Flutter Jumps — aquela famosa "pedalada" do Yoshi que o mantém no ar por mais tempo.


E Bowser Jr.?


Essa é uma questão interessante, já que o filho favorito de Bowser foi criado num período em que os Koopalings já estavam há muito esquecidos. O status de Bowser Jr. como Koopaling não foi totalmente confirmado, visto que os jogos ainda não o associaram a essa alcunha. Porém, na página 129 do guia oficial New Super Mario Bros. Wii Premiere Edition, há uma passagem que se refere ao oitavo filho de Bowser como um "incômodo Koopaling"; apesar disso, outras fontes japonesas deixam claro que os Koopalings originais são de uma classe inferior à de Bowser Jr. Por enquanto, resta somente aos fãs definir o status de Bowser Jr. como um Koopaling de acordo com suas próprias concepções.

Você sabia?


Curiosidades que desafiam o conhecimento dos jogadores.
  • Os sete primeiros filhos de Bowser foram baseados em membros da equipe de desenvolvimento de Super Mario Bros. 3.
  • Somado a isso, todos foram batizados em homenagem a famosos ícones da cultura pop, como os roqueiros Iggy Pop (vocalista do The Stooges), Lemmy Kilmister (guitarrista do Motörhead), Wendy O. Williams (vocalista dos Plasmatics), Roy Orbison e até mesmo Ludwig von Beethoven. Morton e Larry são nomes inspirados nos apresentadores de talk-show Morton Downey Jr. e Larry King.
  • No jogo de entretenimento educativo Mario's Early Years, Iggy é parte do alfabeto e Larry sai de um cano toda vez que o jogador acerta uma resposta, somente para dizer "I like your choice!" ("eu gostei da sua escolha!").
  • A última porção do nome "Koopaling" é provavelmente oriundo de "youngling" ou "fledgling", ambas palavras usadas para descrever pessoas jovens e inexperientes. Também teoriza-se que as palavras "underling" ("subalterno") e "sibling" (irmão) sejam parte da escolha criativa do nome para associar suas funções como filhos e capangas de Bowser.
  • Assim como aconteceu em Super Princess Peach, os Koopalings foram planejados para o recente Super Mario 3D Land, embora tenham sido descartados durante o desenvolvimento do game.
  • Afortunadamente, os pestinhas não foram convidados para as disputas de Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games, mas é possível desbloquear fantasias de Koopalings para o seu Mii na versão Wii do jogo.
No fim das contas, os Koopalings conquistam não somente os mundos e continentes para os quais foram designados por Bowser — como também o respeito e o afeto dos fãs e jogadores. Jamais deixarão de ser sete motivos extras para a dor-de-cabeça do Mario; mas é uma dor boa de se ter de vez em quando.
Revisão: Bruna Lima

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nossa, eu adoro esses caras... Não que eu não goste do Bowser Jr. mas os Koopalings comandam!

    Agora, como já foi dito nos comentários do Facebook, o Lemmy é baixista e vocalista do Motörhead, não vocalista.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google