Perfil

Perfil: Miles Edgeworth (Ace Attorney)

Eventualmente, antagonistas tornam-se tão fortes quanto seus adversários protagonistas que acabam se transformando em peças únicas, peças... (por Anônimo em 24/02/2012, via Nintendo Blast)

edgeworthEventualmente, antagonistas tornam-se tão fortes quanto seus adversários protagonistas que acabam se transformando em peças únicas, peças com pontos tão diferentes que servem para apresentar um personagem tão peculiar quanto inesquecível. Em uma de minhas franquias favoritas, Ace Attorney, esse detalhe é o principal fator a se aplaudir, pois é com as presenças enigmáticas de Phoenix Wright e Miles Edgeworth que a história consegue se manter em um ritmo tão interessante que é impossível segurar as discussões para decidir qual deles é o melhor. De qualquer forma, o promotor independente e sagaz merece um perfil aqui no Blast, e é aí que começamos.



Prodígio traumatizado

gs3-liledgey2Filho de um advogado de defesa, Miles Edgeworth logo mostrou-se apto a questionar e ver evidências em qualquer ponto de dúvida. Quando tinha nove anos de idade, seu dinheiro do lanche foi roubado. Seus colegas incriminaram o pequeno Phoenix Wright, mas Miles e outro garoto, Larry Butz, decidiram defender o suspeito em um tribunal dentro da sala de aula. A partir de observações, Miles pôde provar que Phoenix nada tinha a ver com o caso e isso acabou fazendo com que os três garotinhos se tornassem grandes amigos. No decorrer de sua vida no colégio, ele passou a ganhar muitos prêmios em diversas áreas, mas nunca demonstrou gosto pelo reconhecimento, isso tudo mais parecia como um desafio pessoal do que algo para chamar a atenção. O pequenino já se mostrava um perfeito prodígio.

O grande baque na vida de Miles ocorreu quando ele resolveu fazer uma visita a seu pai no tribunal. Ao pegar um elevador com um guarda, tudo parecia ordinário, mas um terremoto causou um blecaute que fez com que o elevador parasse. O apagão durou cinco horas, o oxigênio tornou-se escasso e o desespero tomou conta dos três. Neste momento, o guarda teve um acesso de raiva e atacou Gregory Edgeworth, o pai de Miles. O pequeno garoto notou algo em seu pé, pegou o objeto que parecia uma pistola e o jogou no guarda. Um grito assustador foi ouvido e Miles desmaiou. Quando acordou no hospital, ele havia perdido seu pai e a partir deste momento passou a adquirir um terrível medo de terremotos que para sempre o aterrorizariam.

tumblr_lk19qxlon51qa5tboo1_500

 

Promotor Edgeworth

imagesCom o passar dos anos, Miles se tornou cada vez mais focado em seus estudos para suprir a saudade de seu pai. Aos vinte anos retornou para os Estados Unidos com os Von Karma para finalmente fazer a sua estreia nos tribunais. Rapidamente sua genialidade foi apresentada com uma série de vitórias impecáveis, mas isso trouxe uma certa desconfiança geral em relação aos métodos de Miles. Alguns acreditavam que o promotor conduzia suas testemunhas e escondia evidências para ganhar casos, mas nada disso nunca foi provado. Com o passar do tempo, o recorde de vitórias apenas aumentou, isso até ele reencontrar seu antigo amigo Phoenix Wright.

phoenix-wright-and-miles-edgeworth-88008Aos poucos, a mentalidade implacável de Miles foi sendo quebrada pelas duas derrotas para Phoenix no tribunal. Mas o que realmente fez com que seu ponto de vista se transformasse foi sua acusação de assassinato. Após ser relacionado com a morte de Robert Hammond, Miles se viu em um buraco que não parecia ter fundo. Seu pai adotivo e mentor, Manfred Von Karma, seria o promotor que tentaria colocá-lo na cadeia. Apenas seu velho amigo Phoenix poderia salvá-lo o defendendo. Quando foi inocentado, o prodígio promotor aprendeu que tudo o que ele acreditava estava errado, e que precisava rever seus conceitos e objetivos. Miles decidiu desaparecer e passar um tempo longe de tudo para estudar e repensar sua vida, mesmo que ainda pudesse dar uma força para seus colegas em casos complicados.

 

A importância da amizade

Quando finalmente decidiu retornar, Miles só o fez para ajudar Phoenix Wright em um caso complexo demais para o defensor resolver sozinho. O promotor mostrou-se diferente, renovado e muito mais sincero do que jamais havia sido. Isso ocorreu por causa dos fortes laços de amizade que aprendeu a ter após o reencontro com seus antigos amigos. Mesmo ainda sendo teimoso, Miles se esforçava para ser mais coerente e mais objetivo em seus pontos de vista, mas sem nunca perder a bondade que Phoenix, Larry, Dick Gumshoe e Maya traziam consigo.

miles-object(f)

A partir daí ele mostrou-se mais voluntário e bondoso, sempre se preocupando com os amigos.

A essência de Miles é muito mais do que a de um simples antagonista, ele começa como uma pessoa, mas evolui ao longo da história da franquia como um verdadeiro ser humano o faz: aprendendo o tempo todo com seus erros e com a ajuda de amigos e familiares.

yT2jsd9yiqB2lBw8WaC1e7x4v9445nQQ

Miles Edgeworth é um ótimo exemplo de como as crenças não podem ser absolutas, mas sempre deve haver o benefício da dúvida. Sua personalidade deve ser baseada em erros e acertos, pois são com eles que vivemos de verdade: um passo de cada vez.


Revisão: Alex Sandro De Mattos


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. o q esse cara trolla o Phoenix no tribunal é impressionante hauhauhauhauha

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google