Plug and Blast

Plug and Blast: Game Boy Camera

A Game Boy Camera , como o nome já diz, foi uma câmera digital criada para tirar fotos e mandar imagens capturadas para a tela do seu Gam... (por Unknown em 05/02/2012, via Nintendo Blast)

A Game Boy Camera, como o nome já diz, foi uma câmera digital criada para tirar fotos e mandar imagens capturadas para a tela do seu Game Boy, Game Boy Color, ou Game Boy Advance. Com o uso da Game Boy Printer, as fotos, em preto e branco, tiradas pela câmera podia ser impressas para você guardar onde quisesse. Lançada em 1998 foi uma revolução, sendo a menor câmera digital daquela época porém, infelizmente não foi um acessório de muito sucesso fora do Japão e poucos usuários americanos tiveram acesso a este acessório. Como sempre, a Nintendo inovando cada vez mais. Curioso para saber mais sobre ele?

Câmera de Bolso


A Game Boy Camera ficou conhecida no Japão como Pocket Camera (câmera de bolso). Tratava-se de um cartucho preto com a câmera na ponta que capturava imagens em preto e branco para o Game Boy. A câmera era vendida em diferentes cores: vermelha, azul, verde, amarela, roxa (no Japão) e dourada em uma edição especial de The Legend of Zelda: Ocarina of Time.



Game Boy Camera GOLD

A Game Boy Camera era encaixada no Game Boy na entrada do cartucho, onde vinha com seu próprio aplicativo para captura de fotos e imagens, com pequenos mini-games e a possibilidade de impressão pela Game Boy Printer. O topo, onde localiza-se a câmera poderia ser virado para os lados, de modo a enquadrar a imagem que seria capturada. Você poderia tirar fotos de si mesmo, apenas virando a câmera para você ou de algum amigo, virando 180º.




As fotos eram guardadas em um álbum dentro do aplicativo da Game Boy Camera e podiam ser editadas e enviadas aos amigos por meio do cabo link. As imagens salvas, podiam ser utilizadas nos joguinhos que acompanham o aplicativa da câmera. Era perfeita para brincar de deformar os rostos dos seus amigos, o que garantia a diversão

Também era possível acoplar a Game Boy Camera no Transfer Pack, para o Nintendo 64, e capturar fotos de seu rosto para compor personagens do game Perfect Dark. As fotos de preto e branco, passariam a ser coloridas e em 3D. Claro que foi um absurdo de avanço tecnológico na época, porém o projeto não foi para frente, pois os criadores perceberam que não era uma boa ideia incentivar que você matasse seus amigos dentro do game. Isto, então foi retirado da versão final do jogo.

O Legado


Mesmo com todas estas inovações, a Game Boy Camera foi um fracasso. A Nintendo pretendia lançar uma nova versão para o Game Boy Advance com recursos e foto e vídeo coloridos e conexão com o GameCube, porém o projeto foi engavetado e retornou ao consumidor como a câmera do DSi, e que evoluiu para a câmera do 3DS. Claro, a Nintendo sempre muito a frente do seu tempo!


Muitos acessórios foram lançados pela Nintendo e ainda são lançados até hoje. Mas a verdade é que a Game Boy Camera foi uma experiência única para os gamers daquela época e só quem já a utilizou pode saber o avanço que foi ter uma mini-câmera digital em suas mãos ainda nos anos 90. E você, já teve a oportunidade usá-la? Já tirou muitas e fotos e riu com seus amigos ao editar seus rostos nos aplicativos? Conte-nos um pouco de sua experiência.

Revisão:  Alveni Lisboa

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu tenho esse acessorio foi a unica coisa q sobrou do meu GBA, fazia POUCA inveja pros meus amigos na escola dizendo "eu tenho uma camera e vcs não" hahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Até hoje eu fico supreso como foi feito uma coisa dessas pra um console de bolso arcaico,podem falar o que quiser da Nintendo,mas que ela revolucionou,revolucionou sim senhor!
    (Daria tudo para ter esse portatil e alguns cartuchos).

    ResponderExcluir
  3. um gbc já tenho, só preciso da câmera agora, hehehe

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google