Jogamos

Análise: Tekken 3D Prime Edition (3DS)

Jogos de luta são, em sua grande parte, pontos cruciais na competitividade entre jogadores de games. Há torneios espalhados ao redor do mund... (por Unknown em 22/03/2012, via Nintendo Blast)

openImageJogos de luta são, em sua grande parte, pontos cruciais na competitividade entre jogadores de games. Há torneios espalhados ao redor do mundo, onde os melhores em cada título se enfrentam para demonstrar a maioridade de suas habilidades. Com isso mente, é sempre interessante ver franquias gigantes em portáteis, pois os mesmos são considerados fracos para este gênero. O Nintendo 3DS vem mostrando sua força nos games de luta com Super Street Fighter 4 e Dead or Alive Dimensions, só faltando mesmo uma franquia como Tekken chegar para o console. Não falta mais.


Luta pequena de gente grande

Ainda hoje me surpreendo com o poderio do nosso querido Nintendo 3DS. Mesmo sendo um portátil, a qualidade do port dos games de luta até agora tem sido impecável. Em Tekken 3D Prime Edition esse legado continua. Os gráficos são excelentes, com detalhes lindos como o cabelo de Asuka que balança quando ela desfere algum golpe. Os cenários de fundo são bem construídos e mesmo quando ligamos o efeito 3D nada se perde. A movimentação dos personagens continua fluída e rápida, fazendo com que os combos tornem-se não apenas eficientes, mas também esteticamente belos.

ua28zDf_9pVGjHsOgf90P5rMnTLxBT-j

As músicas nem de longe comprometem, variando de um techno mais contemporâneo a um rock mais estilizado. Os efeitos sonoros são pouco diversificados, mas em nada atrapalham. Acaba sendo algo pouco importante na competência técnica do game. Cada um dos 40 personagens possui uma dublagem bacana, onde fica impossível não decidir qual é o seu favorito. Acabei me tornando um fã da Asuka e da Nina.

LTv500GCuomdiBmwHVygivGHqpbUXfIt

Em se tratando de gameplay, é de comum acordo que os botões do 3DS não são os melhores para games de luta. Aqui em Tekken 3D Prime Edition isso é visto como uma chance de deixar a jogabilidade mais convidativa para o jogador iniciante. Como visto em SSF4, há a possibilidade de usar a tela de toque, além dos quatro botões para movimentos específicos de cada personagem. Assim, finalizar aquele combo com um golpe especial maravilhoso ficou mais fácil, não que isso lhe garantirá a vitória nos rounds decisivos.

IQeh-mhMwidmXnQ_NDWUPtEontG4oFLX


Prime não significa perfeição

A Nanco Bandai fez um excelente trabalho em portar um Tekken 6 (não por completo, mas ainda assim é um port) para um portátil. Sua excelência técnica é tão primorosa quanto seu nome inteligente. Infelizmente, o que sobra em gameplay falta em variedade. Os modos de jogo são escassos em criatividade, fazendo com que o grande foco seja quase sempre o 1 X 1 imposto pela grande maioria. Há a opção de modo online que roda direitinho, sem grandes lags, mesmo que por enquanto esteja um pouco difícil encontrar adversários. Podemos jogar o modo Quick Battle, que é basicamente um modo Arcade, onde enfrentamos alguns oponentes até chegar ao chefe do game. Além disso, os outros modos seguem a mesmisse de qualquer game do gênero.

xdCyU1JG6OpTCoDanw7u13G2RkGqFZiD

A falta de conteúdo desbloqueável é uma pena ainda maior. Não estou dizendo que não há nada para destravar, mas a quantidade é tão pequena que logo acabamos encostando o título na estante, isso, é claro, se você não for um super fã que adora aprender a jogar com todos os personagens.
Há o constante uso do StreetPass, onde podemos trocar cards que adquirimos no decorrer da jogatina com outros donos do portátil. São centenas de itens que mostram imagens bem legais do game, mas isso acaba sendo apenas um clamor por variedade que o título poderia ter com outras funções. Mesmo assim é bem bacana a busca para se ter todos.

ihGT_ndF1_bBcpKjqy0LWgB5sCPWHkkl


Meio-termo

Não há discussão sobre o fato de que recentemente o 3DS está cheio de ótimos títulos para todos os gostos. No quesito game de luta, Tekken 3D Prime Edition está em um meio-termo, sendo que SSF4 é o auge da complexidade de gameplay, enquanto que Dead or Alive Dimensions navega por um mar mais simplório e ágil. Para aquele jogador competitivo que adora o gênero, as disputas que a Nanco Bandai trouxe são muito bem-vindas, mesmo que falte uma certa profundidade nos modos de jogo. A adição de um curta-metragem bem trabalhado é um presente para os fãs da série muito bem-vindo.

JBjmO2-dmRLrVIQXdYPesnrjh33eMkUa

De qualquer forma, é um título que fará com que você gaste boas horas socando seus oponentes.

 

Prós:

  • Grande variedade de personagens
  • Facilidade para jogadores novos no gênero
  • Lindos gráficos

Contras:

  • Falta de variedade nos modos de jogo
  • Música sem inspiração

 

Tekken 3D Prime Edition – Nintendo 3DS – Nota final: 8,0

Gráficos: 9,0 | Som: 7,0 | Jogabilidade: 8,0 | Diversão: 8,0


Revisão: Marcos Vargas Silveira


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. esqueceram de colocar nos contra sem efeito 3D no modo multiplayer local/online e mto dificil achar alguem no modo online quando acha só lag tanto com JP/EURO/USA e até quando o adversario é BR

    ResponderExcluir
  2. Na humilde opnião,isso aqui é internet...vocês fazem uma avaliação e não colocam video.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google