Blast from Japan

Blast from Japan: Seiken Densetsu 3 (SNES)

O SNES sempre foi referência quando o assunto são RPGs, afinal ele recebeu vários títulos de sucesso, como Chrono Trigger e Final Fantasy... (por Farley Santos em 20/03/2012, via Nintendo Blast)

nintendo_blast_seiken_3_0 O SNES sempre foi referência quando o assunto são RPGs, afinal ele recebeu vários títulos de sucesso, como Chrono Trigger e Final Fantasy III/VI. Infelizmente, boa parte deles não foi lançado no ocidente, sendo uma das grandes ausências Seiken Densetsu 3, terceiro jogo da série desenvolvida pela Square (hoje Square-Enix).
Conhecida como “Mana” no ocidente, a série Seiken Densetsu (algo como “A Lenda da Espada Sagrada”) nasceu como uma série paralela de Final Fantasy, sendo Final Fantasy Adventure (Seiken Densetsu: Final Fantasy Gaiden, no original) de Game Boy o primeiro jogo da série. Graças a recepção positiva, a série se tornou independente e o primeiro jogo sem associação a Final Fantasy foi lançado: Secret of Mana (Seiken Densetsu 2) para SNES, que também teve uma recepção muito positiva. Sendo assim, a Square lançou Seiken Densetsu 3 em 1995, mas infelizmente ele não saiu do Japão.

Um mundo mágico


No universo de Seiken Densetsu 3, a Deusa da Mana criou a poderosa Mana Sword e com ela derrotou as oito terríveis Bestas Divinas, selando-as em rochas de Mana. Após isso a deusa se transformou em uma árvore, permanecendo em um repouso eterno, ao mesmo tempo que mantinha o equilíbrio do mundo. Eras depois, o poder mágico de Mana começa a desaparecer, já que a paz do mundo está em declínio e várias pessoas planejam libertar as bestas para obter poder. Devido ao acontecimento uma das fadas responsáveis por cuidar da árvore viaja até o mundo humano em busca de ajuda. Exausta após uma longa viagem a fada acaba gastando praticamente toda sua energia vital, sendo assim ela se torna hospedeira de um herói/heroína (como se fosse um espírito dentro dele) e juntos eles partem em uma jornada para impedir que as bestas sejam libertadas e que a árvore morra.

nintendo_blast_seiken_3_2 nintendo_blast_seiken_3_1
Heroes of Mana, jogo de estratégia em tempo real lançado em 2007 para Nintendo DS, se passa no mesmo mundo de Seiken Densetsu 3. Seus eventos acontecem 19 anos antes dos eventos de Seiken 3 e trata de conflitos entre os vários reinos deste mundo.

Várias possibilidades


Apresentando características que se tornaram padrão na série, Seiken Densetsu 3 é um RPG de ação no qual o jogador controla um grupo de três heróis, assim como em Secret of Mana. A novidade aqui é a possibilidade de montar um grupo personalizado, já que existem seis protagonistas. Cada um destes protagonistas oferece um estilo de jogabilidade diferente: Duran é o espadachim, Angela é a feiticeira, Hawkeye é o ladrão, Kevin é o lobisomem e assim por diante. Dependendo da combinação de personagens escolhida, a história muda, tornando-se necessário jogar várias vezes para explorar todas as possibilidades da trama.

Outra novidade significativa é o sistema de classes: ao alcançar certo nível um personagem pode mudar permanentemente de classe, sendo possível escolher entre alinhamentos de luz (focado em técnicas de suporte) e sombras (técnicas de combate). E, após isso, é possível mudar de classe novamente, misturando assim os alinhamentos, totalizando assim sete classes possíveis por personagem. É um sistema que incentiva a experimentação.
 nintendo_blast_seiken_densetsu_3_classes

Além disso, o jogo também usa o tradicional menu em forma de anel para acesso rápido e fácil às técnicas e itens, assim como a possibilidade de definir o comportamento dos aliados controlados pelo computador. Outra adição interessante é o sistema de dias da semana, no qual a cada dia um elemento específico tem seu poder aumentado, adicionando um pouco de estratégia principalmente nas lutas contra os chefes. A passagem de tempo também influencia o mundo, com inimigos diferentes a cada hora do dia e até mesmo uma mudança drástica de jogabilidade: o personagem Kevin transforma-se em lobisomem durante a noite, tornando-o mais forte e resistente.

Ao contrário do seu antecessor, Seiken 3 só permite que até duas pessoas joguem simultaneamente, o que é algo meio estranho considerando que o anterior permitia até três jogadores por meio do acessório Super Multitap.

nintendo_blast_seiken_3_3 nintendo_blast_seiken_3_4

Uma bela jornada


Seiken 3 apresenta um dos gráficos mais belos do SNES. Tudo foi feito com cuidado e existem detalhes interessantes em todo lugar. Florestas, campos nevados, cavernas e belas cidades são alguns exemplos de localidades visitadas. Outro destaque são os efeitos das magias, todas elas muito bonitas, mesmo que as vezes dê para perceber imagens mais esticadas do que deveriam. E claro, não se pode esquecer os gigantescos chefes, sendo que alguns ocupam mais da metade da tela.

nintendo_blast_seiken_3_5 nintendo_blast_seiken_3_6

Para acompanhar os belos gráficos temos também uma bela música. A trilha sonora, composta por Hiroki Kikuta (que trabalhou nas trilhas de Romancing SaGa, Secret of Mana e recentemente Soul Calibur V), dita o ritmo mágico da aventura. Canções calmas e tranquilizantes são ouvidas nas cidades, enquanto temas mais agitados dão vida aos calabouços, e as batalhas contra os chefes são conduzidas por intensas composições. A aclamada “Angel’s Fear” de Secret of Mana retorna mais uma vez, contando com uma sensível melhora de qualidade. Algumas seleções:

High Tension Wire:


Decision Bell:


Powel: 


Angel's Fear: 


Preso no oriente


Com tantas qualidades, Seiken Densetsu 3 provavelmente seria um sucesso no ocidente, mas por algum motivo obscuro ele nunca foi localizado. O jogo chegou a ser mencionado em revistas especializadas da época com o nome Secret of Mana 2, mas infelizmente nada além disso foi confirmado. Sempre foi consenso que a Square preferiu lançar Secret of Evermore, jogo com características da série e desenvolvido nos Estados Unidos, no lugar de Seiken Densetsu 3. Mas segundo um programador de Secret of Evermore o jogo não foi localizado por apresentar variados bugs, tornando a localização ainda mais cara e dificultando a certificação da Nintendo.

É realmente uma pena que Seiken Densetsu 3 nunca tenha sido lançado no ocidente, já que ele é considerado um dos pontos altos da série Mana.

nintendo_blast_seiken_3_7 nintendo_blast_seiken_3_8
Para encerrar um vídeo mostrando um pouco da jogabilidade:
Revisão: Lucas Oliveira

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Isso seria algum tipo de "ancestral" de The Legend of Mana (PS1)?

    ResponderExcluir
  2. @paulo: Sim, Legend of Mana (Seiken Densetsu: Legend of Mana no Japão) é o jogo seguinte na série Mana :)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google