Game Music

Game Music: Final Fantasy III (SNES)

Não há dúvidas quanto à importância que uma boa trilha sonora pode exercer para que um jogo se torne memorável. E quando falamos de RPG, o... (por Henrique Pradella em 21/03/2012, via Nintendo Blast)

Não há dúvidas quanto à importância que uma boa trilha sonora pode exercer para que um jogo se torne memorável. E quando falamos de RPG, o assunto ganha contornos épicos, dignos das superproduções Hollywoodianas, contando com compositores renomados e grandes orquestras. Este é o caso de Final Fantasy III, que soube conquistar seu espaço com melodias marcantes e em sintonia com o enredo e o ambiente. Claro que o nome por trás destas composições não poderia ser outro: Nobuo Uematsu. Vamos conferir porque vale a pena revisitar a trilha sonora deste belíssimo RPG.

O Legado continua

Final Fantasy III, como o nome indica, é o terceiro título da série Final Fantasy (nos EUA, sendo o sexto na cronologia original), sendo desenvolvido pela saudosa Square Co. Ltd. (atual Square Enix) e lançado em 1994 para o SNES. O trabalho de Nobuo Uematsu, renomado compositor da série, angariou elogios de crítica e público, sendo uma das trilhas sonoras mais elogiadas do SNES, sobretudo quando se pensa em todas as limitações técnicas do console.

Muitas dessas músicas tornaram-se peças clássicas para os fãs de Final Fantasy, o que garantiu um lugar especial nos concertos orquestrados da série, incluindo variações nas melodias e arranjos. A trilha também recebeu três versões em CD, o primeiro, Final Fantasy VI Original Soundtrack, lançado em 1994, contendo todas as músicas do jogo, trata-se de um álbum triplo com 61 faixas. Conforme indicamos antes, por ser o sexto título da série (mas apenas o terceiro a chegar aos EUA), os álbuns foram lançados com o título Final Fantasy VI.

O segundo CD, Final Fantasy VI Grand Finale,  também lançado em 1994, conta com versões orquestradas dos principais temas do jogo, totalizando 11 faixas. Contudo, apesar da excelente proposta, este álbum recebeu algumas críticas referentes à qualidade de gravação, o que teria prejudicado o som da orquestra.

Finalmente, o terceiro álbum, Final Fantasy VI: Piano Collections, também de 1994, traz 13 faixas com arranjos especialmente produzidos para piano. Recebendo grandes elogios por parte dos críticos, tornou-se um dos álbuns mais vendidos e toda a série.

Música para todos os gostos...

Pois é, chega de falatório e vamos às principais faixas deste grande clássico. Começando pelo tema de Terra:


Para quem jogou, é impossível não se lembrar desta música, tema de um dos melhores (e mais psicóticos) vilões da série:
 

Obviamente não poderia faltar a tradicional “Battle Theme”:
 
 
Finalizando a seleção das faixas principais do primeiro álbum, temos justamente o tema de abertura:
 
 
E, por fim, o belíssimo tema de Celes, retirado do álbum Final Fantasy VI: Piano Collections:
 
 

Obra Prima

Certamente podemos colocar a trilha sonora de Final Fantasy III entre as principais obras de Nobuo Uematsu. Fosse com suas melodias comoventes, como o tema de Celes, ou com a vivacidade típica das batalhas, Nobuo realmente conseguiu criar algo que envolvesse o jogador e promovesse momentos de imersão para todos que puderam apreciar este grande jogo.

 
Revisão: Marcos Vargas Silveira

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. esse foi o primeiro e o unico q ficou na minha memoria até hj RPG que realmente rezo para a esquare faze um remake pro 3DS ou wiiU quem sabe até o wii atual pois é um titulo de outro nao só na história como jogabilidade enrredo td do jogo os graficos detalhes ta pra nasce ainda um final fantasy desse msm nivel ou melhor

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google