Stage Select

Stage Select: Celadon City (Pokémon)

Depois de passarmos pela minúscula (porém sinistra) Lavender Town , é hora de visitarmos a grande metrópole da região de Kanto: Celadon C... (por Rafael Neves em 07/03/2012, via Nintendo Blast)

800px-Celadon_City_HGSSDepois de passarmos pela minúscula (porém sinistra) Lavender Town, é hora de visitarmos a grande metrópole da região de Kanto: Celadon City. Antes de começar a ler o resto da matéria, melhor preparar os bolsos, pois essa cidade é uma verdadeira máquina de tirar dinheiro dos treinadores desavisados. Apresentando uma loja de variedades imensa e um salão repleto de jogos de azar, Celadon é uma cidade verdadeiramente tentadora. Mas os jogadores mais dedicados focarão-se no ginásio Pokémon onde Erika espera a vinda de poderosos treinadores que mereçam sua Rainbow Badge.

Acessível pela Rota 7 (no lado leste) e pela Rota 16 (na porção oeste), Celadon City (japonês: タマムシシティ Tamamushi City) é a maior cidade da região de Kanto e uma das maiores de todo o universo Pokémon; a 8ª mais extensa, para ser exato. Há muitos locais importantes para se visitar nessa cidade, que é rodeada quase que por completo por árvores – o que reflete bem a especialidade Pokémon de seu ginásio: Grama (Grass)

Celadon_City_RBY Celadon_City_GSC 800px-Celadon_City_FRLG

Visão geral da cidade de Celadon em Pokémon Red/Blue/Yellow; Pokémon Gold/Silver/Crystal e Pokémon FireRed/LeafGreen respectivamente. Lá no alto, o mapa mostra a cidade na mais recente versão, Pokémon HeartGold/SoulSilver.

174px-HeartGold_SoulSilver_ErikaA métropole Pokémon

A noção de Celadon City como metrópole é percebida logo quando o jogador põe os pés nela - após uma sucessão de batalhas com treinadores Pokémon no caminho entre Lavender Town e essa cidade. No geral, é muito maior do que qualquer outra cidade anteriormente visitada e uma das poucas em que o ginásio não é o único atrativo. Há uma sutil sensação de que é uma cidade mais rica e, assim, ocupada por classes sociais mais altas – isso é visto, por exemplo, em sua área residencial. Como qualquer grande cidade moderna, Celadon tem um certo apelo consumista.

Ao invés de trazer um padronizado Poké Mart para o jogador realizar a compra e venda de itens, Celadon dispõe do Celadon Department Store, grande centro comercial. O prédio conta com 5 andares e um terraço recheados de produtos à venda. No primeiro andar (ou térreo), há uma recepcionista que ajuda você a se guiar pela loja. Subindo as escadas temos o vendedor de itens essenciais para treinadores, como itens de recuperação, Great Ball e (a depender do jogo) TMs. O terceiro andar é onde “se vendem” video-games, embora não seja possível comprá-los. No entanto, em Gold/Silver/Crystal e seus remakes para DS, é possível adquirir TMs nesse local. No quarto andar, há uma série de presentes para se comprar, Poké Doll e papéis de carta, mas, em Red/Blue/Yellow e seus remakes para GBA, também vendem pedras para evoluir Pokémon, como Thunderstone e Fire Stone.

Celadon_Department_Store_GSCO quinto andar – independentemente do jogo – é notadamente uma feira de itens que aprimoram os status dos monstrinhos. Temos aqui os itens temporários (como X Attack e X Special) e drogas de efeito permanente (como Calcium e Carbos). Então posso fazer meu Pokémon invencível com esses remédios? Bom, o problema é que eles custam os olhos da cara! Chegamos então ao terraço. Além de uma vista panorâmica da cidade de Celadon, temos aqui uma máquina de bebidas que vende limonadas, refrigerantes e água mineral (que podem ser trocados por TMs). Lógico que há um elevador no Celadon Department Store, afinal, seria cansativo subir e descer tantas escadas. Essa grande loja é tão gigantesca e variada que é comum ver personagens importantes do universo Pokémon transitarem por ela, como Lance (membro da Elite Four) e Falkner (líder do ginásio de Violet City, da região Johto).

Após passar pelo Celadon Department Store, melhor rezar para que ainda sobre alguns trocados em seu bolso, pois acabamos de chegar no Celadon Game Corner. Há diversos mini-games (embora a maioria sejam caça-níqueis) para serem jogados aqui, muitos deles variam conforme o jogo, mas todos têm algo em comum: adoram fazê-lo gastar dinheiro. Pelo menos as recompensas são excelentes: há TMs, Pokémon raros (como Dratini e Porygon) e até itens difíceis de serem obtidos normalmente. Na primeira geração Pokémon (e em seu remake para GBA), esse salão de jogos é controlado pela Equipe Rocket, sendo possível invadir o esconderijo dos bandidos através de uma passagem secreta escondida num dos pôsteres pregados na parede… Ok, Equipe Rocket, vocês podiam fazer melhor que isso.

 Rocket_Game_Corner Game_corner_switch

Além desses lugares, temos o Celadon Hotel (para descansar um pouco após horas de jogatina), um restaurante e o Celadon Condominiums, local onde o jogador pode encontrar a própria equipe de desenvolvedores do jogo! Isso mesmo, e eles ainda podem premiá-lo caso você complete a National Pokedéx. A entrada pelos fundos do prédio reserva ao jogador de Red/Blue/Yellow um Eevee de presente! E já que a loja da cidade vende pedras de evolução, nada melhor do que sair de Celadon com um Jolteon, Vaporeon ou Flareon, não?

Rainbow_BadgeCeladon Gym

Sempre tematizado como um jardim, o ginásio de Celadon tem como líder a treinadora Erika, que, embora dócil, é habilidosa com seus Pokémon do tipo Grama. Mas para chegar a Erika, é necessário vencer suas treinadoras assistentes, embora neste ginásio não seja preciso enfrentar todas, pois há mais de um caminho até a líder. Em Red/Blue/Yellow e FireRed/LeafGreen, Erika traz um Victreebel, um Vileplume e um Tangela como monstrinhos, enquanto em Gold/Silver/Crystal e HeartGold/SoulSilver seu Vileplume é substituído por um Bellossom e ela ganha um Jumpluff para seu time. A única grande mudança estrutural na arquitetura do ginásio ocorreu em HeartGold/SoulSilver. A educação ambiental dada pelos funcionários do ginásio (visto no anime) talvez mostre uma cidade pautada no desenvolvimento sustentável, uma vez que preserva ensinamentos ecológicos mesmo em um lugar repleto de prédios e lojas.

 

Celadon_Gym_RBCeladon_Gym_GSCeladon_Gym_FRLG255px-Celadon_Gym_HGSS

Visão geral do ginásio de Celadon em Pokémon Red/Blue/Yellow; Pokémon Gold/Silver/Crystal, Pokémon FireRed/LeafGreen e Pokémon HeartGold/SoulSilver respectivamente

529px-Erika_Blaine_AdventuresEm outras mídias

Na primeira temporada do popular anime da série Pokémon, Ash visita a cidade de Celadon em busca da insígnia do ginásio local. No entanto, o problema não será vencer Erika, mas sim fazê-la aceitar o desafio, pois o desrespeito de Ash com o perfume da treinadora foi o bastante para ela recusar qualquer proposta de batalha. Obviamente, Ash não desistirá da insígnia e fará tudo o que for preciso para enfrentar Erika… até mesmo se vestir como mulher! A trama do episódio envolve, como sempre, a teimosa Equipe Rocket. Detalhe que, no anime, o ginásio de Celadon City tem o formato semelhante ao de um Vileplume - Pokémon do tipo Grama. A cidade aparece em uma porção de capítulos do mangá Pokémon Adventures, inclusive a líder de ginásio Erika é aliada de Red, Blue e Green na batalha final contra a Equipe Rocket. Em suas aparições, a cidade de Celadon sempre se destaca pelo seu aspecto metropolitano.

Celadon_Skyline  Celadon_Gym

Agora que exploramos cada uma das ruas da grande Celadon City, passaremos para Fuchsia City! Na semana que vem, venenosas surpresas nos esperam!

Revisão: Lucas Oliveira


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. otima materia,mto rica em detalhes e eu gosto dessa cidade tbm,ela com certeza mto grande!!kkk

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google