Blast from the Past

Blast from the Past: Sonic Advance (GBA)

Sonic foi o rival de Mario por muitos anos. Na geração 16-bits, era praticamente inimaginável um jogo do personagem em consoles da Nintendo... (por Farley Santos em 11/04/2012, via Nintendo Blast)

coversonicadvance Sonic foi o rival de Mario por muitos anos. Na geração 16-bits, era praticamente inimaginável um jogo do personagem em consoles da Nintendo. Depois do fracasso do Dreamcast, a Sega saiu do ramo de consoles em 2001 e passou a desenvolver para todas as plataformas. Sendo assim, nada mais natural que Sonic finalmente aparecesse em um console da Nintendo. Sonic Advance foi então desenvolvido para Game Boy Advance e foi o primeiro Sonic original para uma plataforma Nintendo.

Criado em conjunto pela Dimps e Sonic Team, e lançado no final de 2001, Sonic Advance foi o segundo jogo do ouriço para consoles da Nintendo (sendo que o primeiro foi a adaptação de Sonic Adventure 2 para Gamecube). Além de ser um marco por ser o primeiro jogo original do Sonic fora de consoles da Sega, foi o primeiro da série 2D que utilizou o novo desenho de personagens da era Dreamcast (o chamado “Sonic Moderno”).

Um clássico em nova roupagem


Ao contrário das aventuras 2D mais recentes do ouriço, nas quais o foco é velocidade e ‘estilo’, Sonic Advance é um jogo bem próximo das versões de Megadrive: Sonic e seus amigos devem mais uma vez impedir Dr. Eggman. Desta vez, ele quer tomar uma região chamada de South Island. A jogabilidade é a clássica “corra para a direita até o fim do estágio”, desviando de inimigos estrategicamente posicionados, pulando por plataformas e molas, e correndo através de loops. É possível jogar com Sonic, Tails, Knucles ou Amy Rose, cada um com características diferentes.

nintendo_blast_sonic_advance (1) nintendo_blast_sonic_advance (4)

A principal novidade é a adição de vários movimentos. Sonic é capaz de fazer um pequeno combo, finalizando com uma rasteira. Tails, como era de se esperar, voa utilizando suas caudas. Knuckles pode planar por longas distâncias e escalar paredes. O destaque mesmo é Amy Rose, ela utiliza uma marreta para atacar os inimigos e não consegue derrotar inimigos simplesmente pulando sobre eles, é necessário sempre atacar com a marreta. Outra novidade é a primeira aparição dos corrimãos em um jogo 2D da franquia, por mais que somente Sonic e Amy possam utilizá-los.

nintendo_blast_sonic_advance (8)nintendo_blast_sonic_advance (12) 

Caça às Esmeraldas


Como na maioria dos jogos do Sonic, é necessário obter todas as 7 Chaos Emeralds para ver o verdadeiro final. Em um dos atos de cada uma das zonas, está escondida uma mola especial localizada em caminhos de difícil acesso. Ao usar essa mola, o personagem vai para o estágio especial. Este estágio consiste em descer um túnel espacial numa prancha de skysurf, sendo que é necessário coletar uma quantidade específica de argolas antes de alcançar o final para receber a esmeralda.

nintendo_blast_sonic_advance (14) nintendo_blast_sonic_advance (13)

Conectividade


Além do modo principal, Sonic Advance conta também com um modo multiplayer. Até quatro pessoas podem competir em uma arena para ver quem consegue coletar mais argolas. O melhor disso é que o jogo oferece suporte ao Download Play, sendo apenas necessário que um dos jogadores tenha o jogo para que todos desfrutem do multiplayer.

nintendo_blast_sonic_advance (5) nintendo_blast_sonic_advance (6)

Outro modo é o Chao Garden. Nele, o jogador cuida de um Chao, criatura recorrente nas aventuras recentes do Sonic. Utilizando as argolas adquiridas no modo principal, é possível comprar itens como comida e brinquedos deixando o bichinho mais forte e feliz. Estão disponíveis também dois minigames: jogo da memória e pedra-papel-tesoura. O mais notável é a possibilidade de transferir o Chao para um dos jogos do Sonic de GameCube (Sonic Adventure DX e Sonic Adventure 2 Battle) através do cabo GameCube - Game Boy Advance e lá utilizá-lo em mini-games.

nintendo_blast_sonic_advance (3) nintendo_blast_sonic_advance (2)

O começo de uma nova série


nintendo_blast_sonic_advance (7) Com tantas qualidades e com uma parte técnica muito boa para os padrões do GBA, Sonic Advance foi sucesso de crítica e público. O sucesso foi tamanho que o jogo foi portado para celulares e mais duas sequências foram desenvolvidas, mantendo o mesmo padrão de qualidade e explorando novas ideias. Mesmo sendo considerado um dos grandes clássicos de Game Boy Advance, ele não é muito popular entre os fãs e jogadores em geral. E vocês, tiveram a oportunidade de jogá-lo? É, de fato, um clássico?

Revisão: Ricardo Bach

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. nem sabia q tinha download play no gba

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus eu tenho esse Sonic Advance, e ainda tenho as sequencias 2 e 3, e tenho o Advance 1 para Celular Touch tbm. =)
    É um excelente jogo na minha opinião, consegue ser melhor q Sonic 4: Episode I

    ResponderExcluir
  3. Tinha sim, mas usava-se um cabo Link especial para até 4 GBA's simultâneos.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google