Blast from the Past

Blast from the Past: Tetris (GB)

O jogo de encaixar estreou na Nintendo através do console NES e do portátil Game Boy tijolo , hoje considerado um clássico. Na época não ... (por Joice Koga em 13/04/2012, via Nintendo Blast)

tetris_gb_nblast

O jogo de encaixar estreou na Nintendo através do console NES e do portátil Game Boy tijolo, hoje considerado um clássico. Na época não existia tela colorida e “sofriamos” para procurar um ângulo que facilitava a visualização do jogo; jogar no escuro? era impossível! Por conta disso, deve ter muitos viciados usando óculos atualmente. Bom, quem teve um sabe bem do que estou falando e são esses ou não os que mais sentem nostalgia quando o assunto é o Tetris para Game Boy, já que provavelmente foi um de seus primeiros jogos, se não o primeiro.

Aposto que não exista um leitor do Nintendo Blast que nunca tenha, pelo menos ouvido falar, no jogo Tetris. Os jovens do final dos anos 80 e início dos anos 90, de qualquer nível de “nerdice” em videogame, com certeza têm boas lembranças deste puzzle!

O Começo

gameboy_tetris_nblastNós devemos agradecer ao soviético Alexey Pajitnov por ter criado esse jogo viciante em meados de 1984 e em 1989 nasceu a versão para o Game Boy.

Mas não pense que foi fácil para a Nintendo ganhar os direitos de distribuição do Tetris, a jornada foi bem longa.

Tudo começou quando Henk Rogers, da The Tetris Company (Empresa que atualmente é proprietária do Tetris), esteve na feira de tecnologia Las Vegas Consumer Electronics Show de 1988 e ficou sabendo do lançamento do Game Boy. Rogers, muito esperto, aproveitou a oportunidade para conversar com o presidente da Nintendo of America, Minoru Arakawa, e lhe convencer de que o Tetris seria a melhor opção para a linha de lançamentos do portátil. No entanto, Arakawa afirmou ter escolhido o Super Mario Land para tal função, Rogers, com seu dom de persuadir, rebateu dizendo que os jogos da série Mario atrairiam apenas crianças e o Tetris seria para todos.

Depois de alguns meses, Rogers ficou sabendo que outras empresas estavam interessadas no direito de distribuição do Tetris. Um deles seria Robert Stein pela empresa Andromeda. Nesta empresa, os espertos ingleses comercializaram o jogo como se fossem os próprios autores. Já em 1988, a Mirrorsoft e a Spectrum Holobyte produziram Tetris para computadores. Devido o sucesso do jogo, foi fundada a instituição soviética Electronorgtechnica.

Após muita disputa entre os interessados, Rogers, Arakawa e o vice-presidente da Nintendo, Howard Lincoln, assinaram o contrato sobre os direitos autorais para a distribuição do Tetris, o título foi co-desenvolvido pela Bullet-Proof e Nintendo.

O jogo só foi distribuído no Japão dois meses depois do lançamento do Game Boy, por conta da constante briga legal com a Tengen (empresa desenvolvedora de jogos para o Atari).

Entendendo o jogo

No jogo temos um total de sete diferentes e simpáticas peças em formato geométrico, composta por quatro quadrados cada uma delas, onde é permitido movimentá-las de uma a quatro posições.

O objetivo do jogo é mover as peças de um modo que preencha todos os espaços da tela, sem deixar “buracos”. Assim que se formam linhas inteiras e sem espaços vazios, essas peças são eliminadas, consequentemente aumentando sua pontuação. Já as peças que sobram, continuam no jogo até encaixar em alguma linha completa e sem espaços; O jogador sobe de nível toda vez que eliminar dez linhas. Podemos dizer que o Tetris é uma espécie de quebra - cabeça digital.

gameover_tetris_gb_nblast

Ainda temos uma jogabilidade um pouco mais complexa, o jogador pode ver a peça seguinte no visor antes de ela descer, mas se preferir, essa visualização pode ser removida. Existe também a opção para escolher o nível de dificuldade e a velocidade da queda das peças, mas essa última aumenta automaticamente, conforme o nível em que o jogador se encontra. O jogo chega ao fim assim que as peças atingirem o topo da tela, aparecendo o famoso: Game Over.

O Tetris possui a jogabilidade bem fácil, parece mais complicada na teoria do que realmente é na prática. Interessante como um jogo simples consegue nos proporcionar uma sensação tão boa, principalmente quando eliminamos grandes quantidades de peças de uma vez, deve ser esse o motivo de ser considerado um jogo tão viciante.

Lembra-se dos jogos contra através do Game Link Cable?

Game Link Cable_nblast

Antigamente era possível essa conexão entre jogadores, mas só em nossa imaginação, no entanto, como a Nintendo está sempre inovando, foi criada o Game Link Cable para Game Boy, e seu primeiro jogo foi nada mais e nada menos que o Tetris.

Através desse cabo, nossos sonhos se tornaram realidade, pois a partir deste dia era possível jogar um contra outro jogador! Mas para isso, cada jogador tinha que ter um portátil em mãos, conectado ao game link.

O Tetris, através do cabo, permitia que um jogador aumentasse o número de peças na tela do adversário toda vez que tirasse uma grande quantidade de peças na sua jogada. Assim ia até um dos jogadores atingir o topo e perder.

Tetris em consoles e portáteis da Big N

tetris_n64_nblast

Após colocar muitas peças erradas por não enxergar direito qual peça estava vindo, foi lançado em 1998 o Tetris DX para Game Boy Color, que ainda era compatível com o Game Boy Clássico e possuia alguns diferenciais como: possibilidade de jogar contra a CPU, novas músicas, novo modo de jogo e de contagem de pontos recordes. No mesmo ano estreou o Tetris 64 para o Nintendo 64, e ainda foi lançado para o 3DS, tanto como um jogo exclusivo (Tetris Axis), como para o Virtual Console, em dezembro de 2011.

tetris_dx_gb_color_nblastUma pesquisa realizada em junho de 2009 aponta que foram vendidos mais de 35 milhões de cartuchos para Game Boy, revista oficial da Nintendo colocou o Tetris em quinto lugar na lista dos 100 melhores jogos da Big N. Em 2008, a Nintendo Power nomeou Tetris DX como o melhor jogo para Game Boy e Game Boy Color, sendo considerado o melhor Tetris até o lançamento do Tetris DS, ou seja, é um dos jogos de maior sucesso para os games portáteis.

Alexey Pajitnov diz que o Tetris para Game Boy é o seu favorito, já que é o mais parecido com o jogo original.

Arranjo de Sebastian Bachtetris_dx_gb_nblast

A trilha sonora faz “A” diferença em qualquer situação, no cinema e claro que não podia ser diferente no videogame. A trilha dá um clima a mais, como se estivéssemos dentro do jogo, criando assim, uma interação maior entre jogo e jogador. Acredito que a trilha sonora do Tetris marcou tanto, pelo fato de o jogo em si ser muito simples, imagina jogar Tetris sem som?

No puzzle existe a opção de selecionar até três tipos de trilhas sonoras ou jogar apenas com os efeitos sonoros do jogo. As músicas foram criadas por Hirokazu Tanaka, sendo o “Tipo A” baseado no folk russo e o “Tipo C”,baseado em um arranjo de Sebastian Bach chamado French Suite No. 3 in B minor, BWV 814: Menuet.

Um adicional: as composições A e B são encontradas para desbloquear no jogo Super Smash Bros. Brawl para Wii, na fase Luigi’s Mansion.

O Tetris invadiu até as pistas de dança e as rádios. Os nerds descolados devem conhecer a música Tetris, regravação eletrônica da dupla Electrixx.

Efeito Tetris em nosso cérebro

O Tetris é tão poderoso que consegue “mexer” com nosso cérebro. A pessoa que joga constantemente  se torna mais proficiente e o cérebro torna-se mais ativo para afazeres do dia-a-dia.

O jogo pode ser usado para auxílio em experiências pós-traumáticas, já que após realização de estudos, os voluntários tiveram a memória traumática reduzida em algumas semanas. Acredita-se ainda, que o jogo tem o poder de bloquear alguns sons e sinais que guardamos em nossa memória.

Sabe aquele efeito óptico que algumas imagens causam? Com o Tetris ocorre o mesmo se você jogar por muito tempo seguido, você fica com o “Efeito Tetris”, que é enxergar a tela do jogo mesmo quando não está jogando. Mas não se preocupe, esse efeito não ocorre apenas com o Tetris, e sim com qualquer jogo que possua os movimentos e as imagens repetitivas.

Encaixe perfeito

tetris_gameboy_nblast É impossível não entrar em nostalgia quando mencionamos o Tetris para Game Boy. Não é um jogo com gráficos fantásticos, emoções e ação de tirar o fôlego. Não possui efeitos visuais deslumbrantes, heróis e muito menos cores e mais cores, mas com certeza é um jogo que ficou marcado na vida de todos os fãs do Game Boy, afinal, o primeiro cartucho a gente nunca esquece!

Agora nos conte: o Tetris foi seu primeiro jogo para Game Boy? Essa pergunta vai para os mais novos que pularam o Clássico e foram direto para o Color: Você teve a oportunidade de jogar Tetris no Game Boy Clássico?

Revisão: Marcos Vargas Silveira


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google