Pokémon Blast

Pokémon Blast: Geração a Geração, A Evolução dos Games Pokémon - Parte 3

Após o lançamento do Nintendo DS em 2004 todos aguardavam ansiosamente a geração seguinte de Pokémon. A espera ficava ainda mais difícil com... (por Luciano Alencastro em 15/04/2012, via Nintendo Blast)

DiamondpearlApós o lançamento do Nintendo DS em 2004 todos aguardavam ansiosamente a geração seguinte de Pokémon. A espera ficava ainda mais difícil com a aparição de novos monstrinhos no anime de mesmo nome e nos filmes baseados ainda na terceira geração, como Destiny Deoxys. Já eram esperadas novas evoluções e pré-evoluções de conhecidos pocket monsters, mas nada tão grandioso quanto o que os novos jogos trouxeram. Em 2006 no Japão e em 2007 mundialmente, chegaram às lojas Diamond & Pearl. Para quem conhece, está na hora de reviver mais um grande sucesso da era Pokémon. Para quem ficou no meio do caminho, descubra o que você está perdendo – o que não é pouco.

Uma viagem através do local mais próximo do Paraíso

[UNSET]Ah, bem vindos à região de Sinnoh. Um local abençoado pelas divindades Pokémon, com paisagens diversas, ruínas misteriosas e cavernas com elevada atividade magnética sob uma montanha que parece tocar o céu. Ilhas distantes e lagos cheios de mistério te convidam a descobrir os segredos que lá estão. Prepare-se para escalar paredes, atravessar nevascaspokemon-diamond-and-pearl-characters, explorar o subsolo, perder-se na neblina e adentrar vulcões adormecidos. E claro, tudo isso procurando por 493 Pokémon, sendo 27 evoluções ou pré-evoluções de monstrinhos já conhecidos e 80 completamente novos.

Você é mais uma vez um garoto ou uma garota, dessa vez partindo de Twinleaf Town em busca do sonho de ser um mestre Pokémon. No caminho, além dos seus dois rivais, você ainda tentará entender e atrapalhar os planos do Team Galactic, que tenta com todas as forças acordar as deidades Palkia e Dialga, que detêm o controle do espaço e tempo, respectivamente.

O aspecto gráfico da região de Sinnoh é tão lindo quanto ele se propõe a ser. De modo a dar ao jogador uma melhor visualização da região, o ângulo de visão agora muda de superior para inclinado. Agora acompanhamos as peripécias do protagonista a certo ângulo que podemos perceber a tridimensionalidade das construções e paisagens. O clima também é bem retratado, assim como em Ruby, Sapphire e Emerald, e traz ainda outras situações como neblina (fog) e nevasca (hail). Diamond & Pearl não apenas retomam a passagem do dia para noite, como também a melhoram. Agora é possível perceber cinco níveis de luminosidade diferentes, indicando manhã, tarde, noite e suas transições.
screen_coronet3images (1)
A presença do relevo acidentado e da neblina requer a criação de dois novos HMs, defog e rock climb. Um dos stats mais irritantes de serem diminuídos com certeza é a precisão (accuracy), e é exatamente isso que a névoa faz caso você não a mande embora. Escalar montanhas e acessar partes diferentes do Mount Coronet é essencial para avançar no jogo e te deixar com a pulga atrás da orelha: “como é que eu vou chegar ali?”.
Diamond-Pearl_Route_210_7rockclimb
446MunchlaxPré-evoluções agora podem ser encontradas na grama ao redor de Sinnoh e não somente através de breeding. Novos métodos de evolução são incorporados, incluindo novas pedras: Shiny, Dusk e Dawn Stones. Além de novas evoluções, diferenças na aparência de 126px-439Mime_Jr.machos e fêmeas foram incorporadas e Pokémon com formas diferentes, assim como Deoxys na terceira geração, tornam-se mais frequentes.

Novo console, novas possibilidades


images (1)A disposição das telas do Nintendo DS deixou a parte da batalha mais livre para visualização na tela superior e os botões de comando por toque na tela inferior, permitindo mais agilidade nas lutas. Durante a exploração das cidades, é possível checar na tela inferior o seu Pokétch, abreviação de PokéWatch, que te fornece uma série de aplicativos que incluem contador de passos, calculadora, relógio e até mesmo um Day Care Checker, te permitindo saber se seus Pokemon_Diamond_and_Pearl_screen_01Pokémon já tiveram um ovo.

A inovação mais relevante para a série, contudo, não foi nenhum desses aspectos, mas sim a revolução da mecânica de batalha. Os ataques agora são divididos em físicos e especiais. Mas já não eram antes? Não, não eram. Lembre-se do primeiro especial dessa série, onde eu comentei que os golpes eram baseados em físicos e especiais dependendo do seu tipo, e não do próprio ataque. Shadow Ball, por ser do tipo ghost, baseava-se em ataque físico. Agora, por ser um golpe sem contato físico, está baseado em ataque especial. Sim, agora tudo faz sentido.

Os Contests agora possuem uma parte na qual você deve enfeitar o Pokémon antes imagesda competição e agora são chamados de Super Contests. As batalhas em dupla pokemon_diamond_conceptart_blOGX_thumbagora estão mais frequentes, podendo ser até mesmo contra duas pessoas diferentes. Chamadas de real double battles, elas acontecem quando você Quick_Ballcruza a linha de visão de duas pessoas distintas e ambas vêm te desafiar. A mecânica de captura também ganha novas variáveis com a adição de Dusk, Heal e Quick Balls.
underground3underground
Divertidos mini games também estão presentes na quarta geração. Ao chegarmos à cidade de Eterna, podemos encontrar com o Underground Man, que nos dá um kit para exploração e escavação do subsolo de Sinnoh. Ao descermos, a comunicação Wi-Fi do Nintendo DS é ativada e você pode encontrar pessoas ao redor no seu tumblr_kslta4Zf761qzmrs3o1_400game. Você pode criar ali sua base secreta, assim como em Ruby, Sapphire e Emerald, decorando da sua maneira e colocando troféus para se gabar do seu desempenho no jogo com seus amigos. Dessa vez, você pode brincar de flag retrieval, a nossa conhecida “bandeira”, onde você deve encontrar a base do seu amigo, roubar a bandeira e chegar até a sua base em segurança, desviando de armadilhas colocadas no meio do caminho. Além disso, quando se está sozinho, é possível escavar as paredes do subsolo através da touch screen em busca de fósseis, pedras de evolução, hold items e até mesmo as raras placas que mudam o tipo de Arceus (leia-se árkias), a divindade máxima Pokémon.

global-terminalUma adição da quarta geração que hoje se faz essencial foi a total utilização da Nintendo Wi-Fi Connection para batalhas, trocas internacionais e acesso a eventos exclusivos. Agora é possível ofertar um Pokémon e pedir outro no Global Terminal Station (GTS) e aguardar. Assim que a troca for feita, basta ir até lá e receber seu monstrinho desejado. Além disso, nós brasileiros passamos a finalmente ter acesso aos Pokémon que anteriormente só poderiam ser conseguidos fora do Brasil ou através de cheat ArtDarkraicodes. Os Pokémon obtidos através de eventos vêm numa pokébola especial, a cherish ball, e com um ribbon que impede a troca dos mesmos através do GTS.
Um dos aspectos que mais agradou a fãs da série foi a possibilidade de migrar os Pokémon da era Advance para a era DS através do Pal Park. Caso você estivesse utilizando um modelo de DS com entrada para GameBoy Advance, você poderia transferir seus monstrinhos favoritos para a nova geração, contanto que eles não possuíssem nenhum HM em seus ataques. Além disso, eles poderiam migrar com aqueles itens raríssimos que você tanto lutou para conseguir.

E pode ficar melhor do que isso?

Dialga-Palkia-e-Giratina
Em setembro de 2008 no Japão e em março de 2009 nos EUA, é lançada a versão Platinum. A já esperada terceira versão da quarta geração traz um enredo ainda melhor e detalhes gráficos também superiores. Dessa vez, Giratina (leia-se Guiratina) em sua nova forma exclusiva assume o papel de Pokémon protagonista.

A presença de 60 Pokémon a mais na National Pokedéx e o retorno da Battle Frontier, agora com apenas cinco construções, são algumas das mais significativas adições.wifi Com a utilização da Nintendo WFC, agora é possível tentar vencer o desafio da fronteira de batalha em dupla, com outro amigo online. Uma nova área chamada de Wi-Fi Plaza permite a interação entre várias pessoas do mundo para conversar, batalhar ou simplesmente se divertir com os vários mini games presentes nela. Novos treinadores, novos times, novas maneiras de interação e um gameplay maior sempre são convidativos para um jogo da série.

distortion-worldHá mudanças no clima da região, aumentando a parte com neve, e diferenças no relevo e no acesso a algumas áreas. Os ginásios também recebem uma nova roupagem e Pokémon diferentes. Uma área completamente nova, o Distortion World, local onde as leis da física não fazem sentido e Giratina é o Pokémon soberano. Sua nova forma é a origin form, que só pode ser mantida fora de seu mundo caso esteja portando a Griseous Orb.

shaymin-sky_rumble_divineAlém de Giratina, outros Pokémon ganham novas formas. Há um local acessível através do item Secret key, disponibilizado através de um evento Wi-Fi, onde é possível fazer com que Rotom invada eletrodomésticos e mude seu visual, ganhando novos ataques, mas mantendo seu tipo original ghost e electric. Shaymin, também obtido 462apenas através de eventos, ganha uma nova forma, chamada de sky form, tornando-o do tipo flying e grass, e pode ser utilizado apenas durante o dia.

Mas o que eu quero é tudo novo no tempo antigo

Pois não seja por isso! No nosso próximo capítulo, falaremos sobre os remakes de Gold e Silver para Nintendo DS e comentaremos especificamente sobre o aspecto visual de alguns Pokémon para que possamos entrar na quinta geração com um ódio pré-existente pelo menos diminuído. Garanto a vocês que o próximo Pokémon Blast estará cheio de aspectos que irão levantar a discussão polêmica de para onde nossa querida série está caminhando. Não esqueça de equipar o seu Macho Brace, por que a coisa vai ficar séria!
Revisão: Luigi Santana

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google