Plug and Blast

Plug and Blast: Rumble Pak (N64/DS)

Atualmente, quase todos os controles de videogame têm a famosa função de vibração . Utilizada para dar mais realismo aos jogos e incorporar ... (por Gabriel Toschi em 28/04/2012, via Nintendo Blast)

Atualmente, quase todos os controles de videogame têm a famosa função de rumble pak nintendo blastvibração. Utilizada para dar mais realismo aos jogos e incorporar novas sensações, esta função pode ser utilizada para representar um momento de atenção ou colisão no jogo. Por mais que seja hoje uma tecnologia nem tão inovadora, foi no clássico Nintendo 64 que tudo começou com o Rumble Pak. Hoje, ela está presente na maioria dos consoles e controles que temos no mercado. Que tal conhecer mais sobre ele no Plug and Blast de hoje?

Um grande periférico para uma grande inovação

rumble pak 2 nintendo blastDiferentemente dos controles atuais, o controle do Nintendo 64 não tinha a função de vibração nativa. Por isso, ocorreu a criação do Rumble Pak para que ela passasse a existir. Era um grande periférico ligado ao controle e movido a pilha AAA que era conectada na parte de trás do controle, o mesmo lugar onde poderiam ser ligados o Controller Pak e o Transfer Pak, impossibilitando a utilização de dois ou até mesmo os três ao mesmo tempo.

O primeiro jogo a utilizar desse acessório foi a primeira aventura de Fox McCloud em 3D: Star Fox 64, no qual o acessório vinha juntamente com o jogo. A recepção do acessório foi boa, porém alguns jogadores reclamavam do peso do controle com ele acoplado. Desde então, muitos jogos foram feitos e refeitos (como no caso de Diddy Kong Racing) com suporte ao Rumble Pak.

Um caso peculiar do uso do Rumble Pak ocorre em The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Ele só ganha função ao obter a Stone of Agony, item conseguido na Skulltula House, com o mesmo formato do acessório e que fica guardado na tela de status. Diferentemente dos outros jogos onde a utilização é bem semelhante a atual, vibrando quando há algum tipo de colisão, em Ocarina a vibração ocorre quando você está perto de um local secreto, como um buraco, uma terra fofa ou o esconderijo de uma Skulltula.

Obtendo a Stone of Agony em Ocarina of Time (N64)

A família continua nos portáteis

rumble pak nintendo ds nintendo blastO Rumble Pak não é uma exclusividade do Nintendo 64, porém, o sucesso se tornou único do console de mesa. O Nintendo DS e sua versão Lite também tem sua versão do Rumble Pak em forma de cartucho de GBA (!) para ser colocado no Slot 2 do portátil. A melhor parte é que este acessório pode ser substituído por qualquer cartucho de GBA com função de vibração! O primeiro jogo com suporte a esta tecnologia no portátil de duas telas foi Metroid Prime Pinball. A lista de suporte a esta função incorpora a série Metroid Prime, Mario & Luigi, alguns crossovers da Sega e outros jogos do portátil.

O Game Boy não fica atrás. Os cartuchos de Game Boy Color também tinham a função, porém, com a mesma limitação do Nintendo 64: eram movidos a pilha. Entre eles, destacam-se Perfect Dark e Pokémon Pinball. Já os cartuchos de Game Boy Advance podiam ser movidos pelo próprio portátil e podem ser usados como sobressalentes do Rumble Pak do DS por este motivo. Pena que se limitaram apenas a 2 jogos - Drill Dozer e WarioWare: Twisted!

gba rumble nintendo blast

O Rumble Pak foi uma grande inovação para os controles, hoje sendo uma função bem comum entre os controles convencionais (incluindo o famoso Dual Shock, do PlayStation). E pensar que tudo começou no Nintendo 64, juntamente com os gráficos tridimensionais, hein? Você gosta do sistema de vibração? Ou acha apenas um enfeite? Até o próximo Plug and Blast!

Revisão: Leandro Freire


sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google