Plug and Blast

Plug and Blast: Super Multitap

Multitap, para quem não sabe, é um acessório utilizado para permitir que várias pessoas possam jogar simultaneamente, ou seja: é um grupo d... (por Aurelio em 16/04/2012, via Nintendo Blast)

Super MultitapMultitap, para quem não sabe, é um acessório utilizado para permitir que várias pessoas possam jogar simultaneamente, ou seja: é um grupo de portas para que sejam plugados mais controles que o suportado nativamente pelo console em questão. O Multitap para o Snes (Super Multitap) foi fabricado pela Hudson Soft. e licenciado pela Nintendo. O acessório lançado em 1993 permitia que jogadores a participação de até cinco pessoas simultaneamente em alguns jogos do console, sendo que nativamente o mesmo suportava somente dois controles.

Início explosivo

O bundle, jogo e acessórioA utilização do acessório contribuiu para melhorar a experiência de muitos jogos, que a partir dessa inclusão puderam se tornar clássicos eternos. Como dissemos antes, o Multitap do Snes foi fabricado pela Hudson Soft. que o lançou junto com Super Bomberman. Já dá para entender quais eram as pretensões da Hudson para firmar uma parceria como essa. O Battle Mode de Bomberman vicia ainda hoje inúmeros jogadores, mantendo uma legião de fãs fiéis. O jogo foi responsável pela recepção satisfatória do acessório no mercado.

O Bundle com o Super Multitap custava de US$ 59,95 e separado do acessório saía por US$ 29,95.

O jogo inclusive caracterizou o Super Multitap 2, que tinha o formato do rosto do Bomberman:

Mãe eu quero!

Aspectos gerais

O acessório teve apenas 54 títulos com suporte para três a cinco jogadores. Em sua maioria eram jogos de esporte, nada mais natural, sendo que games – como Fifa, Madden ou o badalado NBA Jam - em sua essência são prato cheio para chamar os amigos para frente da TV.

Disputar uma partida de duplas em NBA Jam ou se aventurar nas batalhas explosivas de Bomberman em até quatro jogadores foram algumas das possibilidades que surgiram com o acessório.

Teoricamente caso um multitap fosse plugado no outro, seria possível jogar em até oito pessoas simultaneamente, algo que não ocorreu nos jogos licenciados. BoxUm programador conhecido como Mathias “d4s” Nagler, apaixonado por SNES, desenvolveu uma rom com um modo multiplayer compatível para até oito jogadores. Segue o vídeo desse curioso game de luta:

Para que o mesmo funcionasse, deveria ser conectado à porta do segundo controlador, caso contrário, o game congelava uma imagem de erro na tela, impossibilitando o jogador de prosseguir.

Um detalhe curioso: o nome Multitap é um termo licenciado, ou seja, o sucesso do acessório foi tão grande que acabou se tornando sinônimo de todos acessórios com finalidade semelhante.

O sucesso do Multitap com certeza foi uma das principais influências de design para o Nintendo 64, que podia suportar até quatro jogadores nativamente.

Nintendo64

Esse acessório, à sua maneira, mudou os rumos da indústria dos games para sempre, introduzindo jogos que envolvem cooperação e competição: foram poucos, mas alguns deles, são referências até hoje.

E você gamer veterano, já usou um Multitap na hora de jogar Snes?Compartilhe com agente sua experiência no multiplayer!

Revisão: Bruna Lima


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google