Pokémon Blast

Pokémon Blast: Geração a Geração, a evolução dos games Pokémon - Parte 2

Para quem acompanhou a primeira parte do especial sobre a evolução dos games Pokémon e estava ansioso à espera da segunda parte, aqui está! ... (por Luciano Alencastro em 01/04/2012, via Nintendo Blast)

imagenes-pokemon-advanced-battlePara quem acompanhou a primeira parte do especial sobre a evolução dos games Pokémon e estava ansioso à espera da segunda parte, aqui está! Nessa edição do Pokémon Blast vocês viajarão pela era Advance da série para vídeo games portáteis de maior sucesso de todos os tempos. E antes de embarcar em mais uma jornada, me respondam: Are you a boy or a girl?

A terceira geração


pokemonrs_437Após o lançamento do Game Boy Advance, em 2001, todos ficaram esperando a sua versão de Pokémon. Após uma longa espera, em novembro de 2002 no Japão e em março de 2003 nos Estados Unidos, chegaram às prateleiras Pokémon Ruby e Sapphire. Localizados em Hoenn, uma região distante das anteriores, agora enfrentaremos duas equipes: Team Aqua e Team Magma. Além disso, temos 135 novos Pocket Monsters para colecionar, sendo que apenas dois deles são pré-evoluções de Pokémon já existentes, totalizando 386.

1280078-pokemon_sapphire a_med_pokemon_gba_1

A evolução gráfica era visível. Cores vivas e bem definidas, cenários mais realísticos e sprites bem superiores ao da segunda geração. O dia e a noite saíram de cena, mas efeitos como chuva e tempestade de areia eram vistos em algumas áreas do jogo e sentidos pelos Pokémon nas batalhas. Alguns eventos, como o crescimento de berries (agora cultiváveis e em maior número) e o movimento das marés, eram controlados pelo relógio interno. Também saíram de cena a retrocompatibilidade com jogos de gerações anteriores e os sprites animados, vistos pela primeira vez em Crystal.

r127_dive

regiO som, a imagem e a história estavam envolventes como nunca. Fazia muito mais sentido existirem duas versões diferentes do mesmo jogo, já que cada uma te levava por uma história diferente. A exploração da região de Hoenn ficou 250px-Regisainda mais interessante com a introdução de um novo HM (Hidden Machine), Dive. Com ele poderíamos explorar as profundezas do oceano e descobrir lugares muito interessantes, como uma caverna cheia de mensagens em braile.

252036-pokemon_emerald_4_superMais uma vez, o pessoal da Game Freak resolveu incrementar a mecânica de batalha. Cada Pokémon agora possui uma personalidade, chamada de nature, que influencia no stat máximo de cada um. Além disso, habilidades inatas modificam a maneira como a batalha se processa, fazendo com que golpes fiquem mais fracos, mais fortes, ou até sejam anulados. Era possível também modificar a maneira como seus Pokémon aumentavam stats, através de EV-training. Agora, de modo consciente, era possível dar mais velocidade do que defesa para determinado monstrinho, e por aí vai. Um novo modo de luta também é introduzido - as Double Battles - onde ocorrem batalhas entre duplas Pokémon. Devido à possibilidade de comunicação entre quatro GBAs, era possível batalhar com outras três pessoas ao mesmo tempo.

kyogrethumb_Dream_Net_Ball_SpriteNovas bolas customizadas são introduzidas na terceira geração, dessa vez disponíveis para venda em thumb_Dream_Nest_Ball_SpritePokémarts. Repeat, Net, Dive, Premium, Nest e Timer Balls incrementam a mecânica de captura.


Pokémon Ruby (US)_06Uma nova modalidade chamada de contest é adicionada ao jogo. Nela você deve elevar os níveis de Coolness, Cuteness, Smartness, Toughness e Beauty através de Pokéblocks feitos com berries. É uma espécie de mini-game que testa sua estratégia de uma maneira diferente e não necessita ser feito para completar a história - está ali como uma inovação que muitos acharam desnecessária. Contudo, é um joguinho divertido e não tão simples quanto aparenta.

O fato de estarmos em uma região groudontotalmente nova, recheada de Pokémon diferentes do que estávamos acostumados, foi tanto um ponto positivo quanto negativo. Para os fãs que desejavam reencontrar os monstrinhos antigos, foi um pouco frustrante devido a dificuldade de encontrá-los .Por outro lado, os novos monstrinhos desenhavam o perfil da nova região, tornando plausível a existência da mesma e nos fazendo viver uma nova experiência com jogabilidade melhorada, em vez de apenas repetir tudo em um novo cenário.

300px-Pokémon_-_FireRed_&_LeafGreenEnquanto os fãs de Pokémon esperavam o anúncio do terceiro jogo da geração, uma surpresa: Pokémon FireRed e LeafGreen são anunciados como remakes da primeira geração, para Game Boy Advance. Lançados em 2004, os novos jogos traziam consigo um adaptador wireless para trocar Pokémon sem o Cabo Link e jogar novos mini-games com três amigos.

Seven_Island_mapO remake de Red e Green diminuiu o problema da retrocompatilidade, já que agora os Pokémon da primeira geração poderiam ser encontrados nele. Infelizmente, não há a possibilidade de se voltar a Johto, porém, existe uma nova área, chamada Sevii Islands, onde pode-se encontrar Pokémon da segunda geração também. Era como reviver um clássico e viver uma nova aventura ao mesmo tempo.

Em FireRed e LeafGreen também não haviam sprites animados, nem contests e nem a possibilidade de se plantar berries. Uma Torre de Batalha foi introduzida e outra torre chamada Trainer Tower também. Nela você deve chegar até o topo o mais rápido possível, batalhando com treinadores no caminho. Ao final, você recebe um item raro, dependendo de quão rápido você chegou até lá.

vforest1636b









A história de FRLG é basicamente a mesma de suas primeiras versões, com algumas moltresmodificações e surpresas, que te fazem sentir toda a emoção de reviver um clássico. Os gráficos eram equiparados aos de Ruby e Sapphire, porém com certo ar de simplicidade e nostalgia. A entrada de determinados locais recebe uma visualização especial como se pudéssemos vê-los em primeira pessoa, nos envolvendo ainda mais no mágico mundo de Kanto.

emeraldDepois da surpresa dos remakes, Pokémon Emerald chega no mesmo ano trazendo ainda mais novidades pra série. A história combina as versões Ruby e Sapphire de um modo maravilhoso, fazendo você lutar em determinados momentos contra as duas equipes do mal. Os gráficos estão ainda mais bonitos e os sprites animados retornam. Além disso, Pokémon Emerald traz Pokémon diferentes em sua Safari Zone pondo um fim quase total na necessidade de retrocompatibilidade. Infelizmente, ainda existiam Pokémon disponíveis apenas através de eventos da Nintendo e Ho-oh e Lugia só poderiam ser obtidos quando conectados aos jogos Pokémon Colosseum e Pokémon XD- Gale of Darkness, para GameCube.

battlefrontiermap
silverbfFrontierGold
lati@s

A grande revolução trazida por Emerald para a franquia é a Battle Frontier. Nela existem sete construções diferentes para você elevar sua estratégia de batalha até o último nível. São elas: Battle Factory,onde você luta com Pokémon alugados; Battle Pike, onde você atravessa um túnel em formato de Seviper, testando a sua sorte a cada compartimento; Battle Dome, um campeonato Pokémon no estilo eliminatório; a clássica Battle Tower; Battle Pyramid, onde você deve subir andares escuros até chegar ao topo; Battle Palace, onde você assiste à batalha dos seus Pokémon mas não determina nada: tudo é baseado na natureza e nos golpes de cada um; e por último, Battle Arena, onde você tem três turnos em uma batalha para demonstrar que é superior em inteligência, habilidade e força.

384A Battle Frontier é o motivo pelo qual você não quer reiniciar o seu jogo e tem vontade de trazer todos os seus favoritos para provar que pode vencer do seu jeito. Ela traz 14 insígnias novas, sete de prata e sete de ouro, uma para cada construção. Acreditem, não é fácil conseguir todas elas.
A grande verdade é que os fãs da primeira geração têm dificuldade em se acostumar com a nova mecânica de batalha, bem mais complexa e plausível do que nas primeiras gerações. Além disso, a existência de novas combinações de tipos, novos ataques e novas estratégias, tiram a soberania dos mais cotados das gerações I e II. Posso estar enganado, mas pessoalmente acredito que houve uma desistência por parte dos xiitas em experimentar os novos jogos, e por isso, falam tão mal das gerações posteriores. De qualquer modo, Hoenn é uma região que vale a pena ser visitada, explorada e refeita para 3DS!
Files039Pok_teckpokerant2Agora vamos fazer outra pausa. Voe até Pacifidlog Town e pergunte ao velhinho da casa superior direita se ele consegue ver a Mirage Island. Quem nunca fez isso antes de desligar? Semana que vem embarcaremos em direção a Sinnoh. Até lá! Saving... don’t turn off the power!


Revisão: José Carlos Batista

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Esse negócio de criticar os jogos de GBA não aconteceu comigo. Eu adorei os novos pokemon, e achei simplesmente natural que uma nova área distante de Kanto e Jhoto tenha pokemon diferentes. E as novas mecânicas de batalha e evolução também me agradaram bastante, até porque muitas vezes víamos o nosso pokemon preferido ser derrotado simplesmente pela soberania dos pokemon psíquicos.

    Mas mesmo assim, eu critico a 5ª geração, não pelas novas mecânicas impostas, mas sim pelo design dos novos pokemon. Um é um sorvete, e tem outro que é um saco de lixo! Acho que a criatividade dos designers está se esgotando... será que eles vão conseguir chegar até os 1000 monstrinhos que eles tanto querem?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google