Blast from the Trash

Blast from the Trash: Mario is Missing! (SNES)

Na maioria das vezes, quando se junta duas coisas boas, o resultado é algo sempre melhor. É a famosa ideia de unir o útil ao agradável. A i... (por Gabriel Toschi em 28/05/2012, via Nintendo Blast)

Na maioria das vezes, quando se junta duas coisas boas, o resultado é algo sempremario is missing nintendo blast melhor. É a famosa ideia de unir o útil ao agradável. A ideia de usar o encanador mais famoso do mundo e todos os conceitos e objetivos de um jogo educativo em um único título parece ser uma boa mistura. Será mesmo? Toda regra tem sua exceção e Mario is Missing! é a exceção neste caso. A primeira aventura de Luigi (sim, e que droga de jeito de começar) pela geografia do mundo real é o assunto deste Blast from the Trash.

Geografia? Luigi? Juntos na mesma frase?

mario is missing opening nintendo blastEsta pode ter sido sua primeira pergunta ao ler o início deste texto. E sim, o tema principal do jogo é a Geografia, mais necessariamente sobre diversas cidades ao redor do mundo real. A história começa com Bowser tentando apoderar-se da Terra, na verdade, destruir a Terra ao derreter as geleiras com secadores de cabelo (!) e inundar tudo, no melhor estilo 2012.  Mario, Luigi e Yoshi vão tentar acabar com tudo isto, mas Mario é capturado e cabe a Luigi trazer a paz de volta ao nosso mundo. E Luigi faz isso recuperando artefatos perdidos em diversas cidades do planeta, que estão aterrorizadas por Koopa Troopas.

A história não parece ser tão ruim, não é? E realmente não é. Eu diria que é um enredo bem interessante. Lhe convido a pensar sobre ele: o que você acha que a Nintendo faria, em questão de jogabilidade, com um universo tão abrangente? Muito bem, agora esqueça tudo o que pensou. O jogo foi feito pela The Software Toolworks, que, como em muitos jogos educativos, tentou transformar tudo em uma grande aula. Uma grande e chata aula.

Uma grande maratona de conhecimento

mario is missing 2 nintendo blastPor mais que eu queira, é bem difícil para mim explicar como funciona este jogo, por causa do desgosto que tenho ao falar dele. A conexão entre as diversas fases é um castelo de Bowser, localizado na Antártida. Ao entrar em uma porta, você sai em uma das cidades espalhadas pelo globo. São tantas coisas para fazer até completar a sua missão, um tanto desorganizada, que é bem fácil se perder no jogo. Sua primeira missão é recuperar os artefatos. É só andar pelas ruas e pular nos Koopas até encontrar. Sim, apenas isso.

mario is missing 3 nintendo blastDepois de enfrentar estes grandes perigos, chegou a hora de devolver os objetos, mas antes responda a uma pergunta de Geografia. O jogo pede para você recuperar o artefato, que estava na mão do vilão, e ainda quer saber se você leu alguma coisa durante a busca? Isto mesmo: uma resposta correta é necessária para cada artefato coletado. Você ainda ganha fotos como “comprovantes”, afinal, quase ninguém lembra quem salva o mundo, certo? E não se esqueça de dar um “olá” para as versões paraguaias de Peach (talvez seja ela, mas eu queria saber o que ela faz em TODAS as barracas ao mesmo tempo).

mario is missing 4 nintendo blastLuigi termina todo este trabalho, mas ainda não pode ir embora: um grande Pokey (aquele inimigo amarelo de Super Mario World) está tampando o seu cano de volta. Seu desafio, então, é perguntar às pessoas nas ruas e nos postos de informação sobre o país onde você está e tentar descobrir sua localização. Com tudo certo, ligue para Yoshi no seu Globulator (uma espécie de celular com mapa-mundi acoplado), espere o dinossauro aparecer para liberar o bloqueio e voltar ao castelo.

Me diga se esta não foi a aventura mais emocionante que você já jogou em um jogo da série Mario? Se você disse “sim”, pare de ler isto e vá jogar qualquer outro título. Uma pena que é apenas isto que você tem de fazer: pule nos Koopas, encontre os artefatos, responda as perguntas, ligue para o Yoshi e volte ao castelo. Tudo bem… É um jogo educativo, certo? Então, com coragem, força e sabedoria, Luigi consegue finalizar um andar inteiro do castelo. Hora de batalhar contra o chefe: um dos Koopalings! Uma luz no fim do túnel? Uma batalha à la Super Mario World? Não. Eles não atacam Luigi e você apenas pula neles…

Geografia e videogames, neste caso, não se combinam

Eu queria colocar aqui todo o meu pêsame aos professores, profissionais e amantesmario is missing 5 nintendo blast da Geografia que gostam dos jogos do Mario. Não foi desta vez. Este jogo é quase uma ovelha-negra para a série. Se você realmente gosta de Geografia, quer aprender Inglês e não se importa com a jogabilidade, pode ser que goste. Mas posso dizer que, com todos os conceitos geográficos, Mario is Missing! não agrada nem a gregos e nem a troianos. Qual foi a sua experiência com este título? Até o próximo Blast from the Trash!

Revisão: Luigi Santana


sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. É triste ta sempre online vendo sites com o nblast
    Querendo saber mais sobre o wii2 e ter que deparar com coisas desse tipo eu gostava desse gaminho agora que Me lembrou dele vou atras da fita para por na minha coleção bye!

    ResponderExcluir
  2. /\
    Rsrs verdade!! Fazer o que.. não tem como evitar q pessoas que se acham entendedores de games postem essas porcarias q muitas vezes difamam a imagem de um game!!

    Ha muitos aqui que foram selecionados para nos trazer as novidades da Nintendo, porém, somente trazem coisas pra causar mesmo!!

    Essa galera nova que foi selecionada recentemente da devendo e muito!!

    Por isso mesmo muitas vezes ao ver o titulo da noticia nem entro pra ler!!

    Gosto daqui, mas, outros sites dedicados a Nintendo estão se saindo bem melhor!!

    ResponderExcluir
  3. Ao contrario dos comentarios acima gostei do artigo, afinal novidades de verdade só na e3. E esse jogo é um lixo mesmo! E jogos antigos é uma temática do site mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Caracas...nem sabia que existia esse game. E tem um monte de fans defendendo. Agora ficou a pergunta: O jogo é bom ou não?!


    (∑|:0{P

    ResponderExcluir
  5. Caracas...nem sabia que existia esse game. E tem um monte de fans defendendo. Agora ficou a pergunta: O jogo é bom ou não?!


    (∑|:0{P

    ResponderExcluir
  6. O jogo é uma porcaria. Coloque Mario Is Missing no google e você entenderá.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google