Discussão

Discussão: A paixão dos fãs está deixando as desenvolvedoras de games preguiçosas?

Quando nos apaixonamos por algo é impossível não ficarmos um pouco cegos. Nossa paixão faz com que a grande maioria dos defeitos possa ser s... (por Unknown em 04/05/2012, via Nintendo Blast)

rayman-legends-wii-u-featuresQuando nos apaixonamos por algo é impossível não ficarmos um pouco cegos. Nossa paixão faz com que a grande maioria dos defeitos possa ser simplesmente ignorada e/ou superada por uma ou outra qualidade. Relacionamentos, trabalho, estudo, todos são exemplos de pontos em nossas vidas que podemos acabar passando por essa questão de repentina “cegueira”. É engraçado como isso também ocorre no mundo dos games, onde passamos a gostar tanto desta ou daquela empresa que passamos a não notar os erros cometidos pela mesma. Isso é tão palpável que muitas delas nem se esforçam mais para serem originais. Que pena.

 

Este game de novo?

Call-of-Duty-Black-Ops-II-Gets-GameStop-Pre-Order-BonusesA indústria do entretenimento eletrônico faz, hoje em dia, mais dinheiro do que a indústria cinematográfica. Isso é muito, muito mesmo. Infelizmente, com toda essa grana veio uma certa saturação de ideias. O motivo é de que “está funcionando”, quer dizer, do jeito que a indústria está hoje ela está lucrando como jamais lucrou antes. Para a maioria dos empresários, lançar todo ano aquele game FPS (first person shooter) é o certo a se fazer para deixar seus cofres gordos, mesmo que este gênero já não ofereça mais muitas novidades aos jogadores. Desta forma podemos notar que aos poucos a originalidade no mundo dos games vai diminuindo. Devo ressaltar que uma grande parcela de culpa é dos jogadores. A nossa querida Nintendo é um ótimo exemplo disso. Os seguidores da casa de Mario tendem a sempre clamar por um novo título do encanador ou um novo Zelda e só. Nunca vemos alguém pedindo a criação de uma nova franquia com novos conceitos. Assim fica difícil exigir uma verdadeira novidade.

mario-and-link_1


A esperança tem 99 vidas

É verdade que a Nintendo revolucionou o mundo com seus controles de movimento e seus games casuais, mas isso é passado. Após a surpresa bacana que o Wii nos trouxe, o próprio console se viu em um universo onde a maioria de seus títulos acabava se tornando “normais” em sua biblioteca. Isso ocorreu igualmente nos consoles concorrentes com seus “games de matar” como God Of War e Gears Of War (nomes similares, não?!). Acredito que esta geração já está completa com seus wii_fitgames estabelecidos e que não mais veremos nada original neste momento. Ainda bem que a esperança sempre consegue “continues” infinitos e o anúncio do Wii U deverá trazer bons frutos. Há poucos dias foi anunciado o título Rayman Legends, que traz o herói da Ubisoft em uma aventura similar à de Rayman Origins, mas desta vez, por causa da tecnologia do tablet do futuro console da Nintendo, a originalidade está na forma como jogamos e não unicamente nos gráficos. É sensacional quando vemos no trailer que poderemos usar brinquedos específicos para afetar todo o gameplay, além da possibilidade de um “game social” no maior estilo “joguinhos de facebook”, algo que é extremamente inteligente vide a popularização do minigênero. Talvez o ponto correto não seja apenas trazer novos personagens, mas sim trazer novas formas de interação.

rayman_wiiu

O bom jogador é aquele que não apenas consome, mas também exige. Como somos clientes, devemos ordenar por algo mais além do “mais do mesmo”, pois nunca podemos nos saciar completamente. A cada edição da E3 peço em demasia por Pikmin 3 e novos títulos, novos personagens. De vez em quando até penso comigo mesmo que seria bom se não houvesse um novo Mario ou Zelda neste ano, mas sim um novo F-Zero ou quem sabe um Chibi-Robo. O mais importante é que sempre quero novidades de verdade e não apenas um game com um número 2 ou 3 ou 4 após seu título.

rayman-legends-wii-u-features (1)

Quero originalidade, e quero muito.

 

Revisão: Vitor Tibério


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nintendo não precisa de nova franquia, só com Mario e Zelda, já da de 8000 em qualquer FPS existente! Essas franquias nunca podem morrer, tal como o Sonic. Nintendo não precisa investir em FPS's! Por favor Nintendo. não vire uma "Sony" da vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu o inicio que falou de cegueira? Acho bom ler la de novo. Pq em termos de qualidade FPS nao sao ruins (so ver o sucesso que fazem), eles so estao saturados assim como os games do Mario, Zelda e Sonic.

      Excluir
    2. Mathgamer
      Ai ta a cegueira.. e o artigo aqui não pede pra a Nintendo investir em FPS e sim em novas franquias.. inovadoras.. Creio que a Big N se sustente com Mario e Zelda.. principalmente Mario..

      Se pegarmos Mario Galaxy 1 e2, Mario Kart, e Super Mario Bros. Wii ultrapassamos a marca de 100 milhões de jogos vendidos facil facil! Só Mario Kart Wii vendeu mais de 30 milhões!

      mas, concordo.. a Nintendo deve criar algo novo!!

      Excluir
    3. NeoBruno
      Vc também demonstra um certa " cegueira

      Os FPS estão ai pq é a unica escapatória que as produtoras encontram hoje!!

      Se pegarmos jogos FPS o jogo q mais vende não chega nem a metade do que Mario Kart vendeu!!

      Assim como na época do PS2 os jogos em "Sandbox" roubaram a cena e o unico q fez sucesso e vendeu muito foi GTA, hj temos uma enchurrada de FPSs em que um ou outro atingi um nivel de sucesso!

      A diferença ta ai.. e resta sabe até quando os FPSs vão fazer sucesso!!

      Excluir
  2. Não considero bem uma cegueira.

    ME SATISFAÇO jogando Mario, Zelda (e DK). Apesar de existir outros bons jogos, que eu tbm jogo, nenhum se compara.

    Acredito que vou ficar velho com o meu velho gosto.

    ResponderExcluir
  3. "...seria bom se não houvesse um novo Mario ou Zelda neste ano..."

    Vc bebeu? Só compro o WiiU quando sair um Mario ou Zelda.

    ResponderExcluir
  4. /\
    Concordo depois que vi aquele Zelda HD queria ele ja no Natal..

    Porém com Skyward lançado a tão pouco tempo seria impossivel!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google