Discussão

Discussão: Você joga tudo o que tem?

Vivemos em uma época boa. O salário mínimo aumentou, a taxa de desemprego diminuiu, o governo começa a olhar com bons olhos a indústria de g... (por Unknown em 11/05/2012, via Nintendo Blast)

nintendodsgamesVivemos em uma época boa. O salário mínimo aumentou, a taxa de desemprego diminuiu, o governo começa a olhar com bons olhos a indústria de games, o que faz o mesmo com o nosso país em retorno. É claro que ainda há muito o que melhorar, mas as iniciativas dos jogadores do Brasil se tornaram tão importantes que passamos a ser ouvidos e não mais ignorados. Com todo esse “boom” que a indústria de games está passando, é óbvio que o consumo cresceu bastante. Hoje em dia compramos muito mais games do que há cinco anos atrás. Muitos de nós possuímos uma coleção enorme, mas a questão que fica é: você joga tudo o que tem?


Dinheiro na mão é vendaval?

imagesCalma. Este texto não é focado em consumismo e suas consequências. Não sou um estudioso da área, apenas estou usando a mim mesmo como exemplo. Tenho 27 anos. Ganho o meu próprio dinheiro desde os 20. E tenho como principal paixão a de jogar games. Hoje possuo cerca de 100 títulos entre consoles Nintendo e um ou outro de outras empresas. Posso dizer com garantia que já joguei bastante a grande maioria, mas há alguns que nunca terminei. Recentemente, adquiri quatro títulos de Nintendo 3DS ao mesmo tempo. Joguei e terminei dois deles enquanto os outros estão encostados e lacrados na minha estante até hoje. Aí vem a pergunta que não quer calar: eu realmente precisava ter comprado estes títulos simultaneamente? Não teria sido melhor pegar um e jogá-lo até o fim antes de acumular mais um, dois ou três em minha simples coleção? Isso te faz pensar, não?!

family-640x385Este problema de ter tanta coisa para jogar, mas não ter tempo hábil é algo que ocorre com qualquer jogador de qualquer país. Hoje em dia os games possuem longas horas de campanha, sem contar o tempo gasto na jogatina multiplayer. O engraçado é que mesmo sabendo que será difícil conciliar a aventura de Assassin’s Creed 3 (apenas um exemplo) com trabalho, escola, namorada (o), família e aqueles outros cinco games fresquinhos que acabamos de comprar, continuamos a acumular títulos só para saciar o nosso ego e nossa vontade. Isso é tudo muito divertido, mas é cabível pensar que este dinheiro poderia estar sendo gasto em coisas mais importantes. As suas roupas estão em bom estado? Sua mãe poderia ganhar um presentinho bacaninha? Aquela instituição de caridade ficaria feliz com sua ajuda, mesmo que pequena? Quando foi a última vez que foi ao cinema?


Consumo saudável

ComicBookGuy-e1275454034906

“Quem este bobão pensa que é? O dinheiro é meu e faço o que quiser com ele!”. Exato! Não sou ninguém para dizer o que cada um de vocês, leitores, devem fazer com seu suado dinheirinho. A intenção deste texto não é esta. Falo isso porque tudo o que notei quando olhei para a minha estante é que tenho games demais e tempo de menos. Provavelmente vou diminuir os gastos, mas não muito. Continuarei a comprar de vez em quando dois ou até três títulos juntos (já tenho a lista para o Wii U), mas a minha intenção principal passou a ser aproveitar mais os games que tenho. A ideia de consumo saudável pode até parecer um nome diferente para ser “pão duro”, mas a verdade é que se apenas gastarmos que nem doidos, quando iremos sorrir com a simples trilha sonora que ocorre quando “The Legend Of Zelda: Skyward Sword” começa?

Wii_1881131b

Pense neste lema: Vou jogar tal título até que o mesmo seque, até que os 110% tenham sido mais do que alcançados. Assim saberei que aproveitei cada centavo gasto.
Belo lema, não concorda?


Revisão: Mateus Pampolha


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Há. Tenho mais jogos doque tempo e isso esta se tornando cada vez mais comun hoje em dia.

    ResponderExcluir
  2. Tenho meu Wii há um ano,tenho três jogos: Wii Sports(nem uso),New Super Mario Bros Wii e Zelda: Skyward Sword,o ultimo veio com o controle dourado.Eu até acho uns jogos baratos,mais estou esperando julho para comprar uns quatro da Nintendo Select.Ao contrário do Pain acima,eu tenho mais tempo do que jogo E dinheiro.
    Alguém aí se lembra da lei pra baixar os preços dos jogos/consoles?O que aconteceu com ela?

    ResponderExcluir
  3. Eu gasto dinheiro com jogo pra não torrar em cachaça...

    ResponderExcluir
  4. Ps3 x360 Wii. Falta alguma coisa nessas máquinas
    Carisma,diversão,gráfico. Wii u SerA perfeito


    (eu espero Nintendo )

    ResponderExcluir
  5. Todo gamer pensa assim,se não pensa vai pensar,com certeza....

    ResponderExcluir
  6. Cara, é bom ver que outras pessoas passam pelo mesmo que a gente. Não, não tô querendo que todo mundo se ferre junto, na verdade eu tô passando pelo mesmo processo que vc, olhei pra pilha de jogos que tenho, parei pra pensar na fila de jogos que sequer foram jogados e concluí o mesmo. Eu não consigo explicar pq comprei tantos títulos nos últimos meses sem apelar para um "pq eu quis" ou qualquer resposta ilógica similar.
    Importante é que identificamos isso como um problema. Para nós, claro. Cada um sabe os problemas que tem. Mais importante é se manter firme e forte pra não continuar com esse problema (confesso que está difícil, viu...).
    Muito bom o texto e boa sorte nas contenções de gastos.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google