Esquenta E3 2012: Os melhores momentos da Big N na Big feira de games

Recordar é viver. E como estamos a poucas semanas de distância de mais uma edição da E3, a maior feira de videogames do mundo, nada mais jus... (por Thomas Schulze em 22/05/2012, via Nintendo Blast)

miyaRecordar é viver. E como estamos a poucas semanas de distância de mais uma edição da E3, a maior feira de videogames do mundo, nada mais justo que relembrarmos os momentos de maior sucesso que a Nintendo teve no evento. De fãs histéricos ao nascimento de novas formas de jogar, reviva conosco os momentos de triunfo da gigante dos games.

A importância de fazer bonito na E3

Espera, você não sabe direito o que é a E3? 1 – Em que planeta você vive?; 2 – Bem, vamos lá: a Electronic Entertainment Expo, carinhosamente chamada de E3 pelo mundo inteiro, é a maior feira de videogames do planeta. Absolutamente todas as companhias, executivos, designers e pessoas influentes da indústria de jogos eletrônicos estão presentes anualmente, revelando os consoles e games que estaremos jogando ao longo do ano; 3 – Veja o vídeo aqui de cima. Note como a propaganda é legal e tenta (e consegue) te animar a conhecer o novo console. Isso é o coração da E3, apresentar novidades e procurar animar o jogador.

e3Assim, não é surpresa alguma que sempre role uma competição saudável entre as principais empresas durante a feira. O sucesso no ano está diretamente relacionado ao seu desempenho na conferência em que são anunciadas as principais novidades da empresa. Exatamente por isso, todos os jogadores e a mídia especializada tornam esse momento o mais concorrido de todos. Se você não mostra jogos e produtos superiores aos dos rivais na conferência, será impiedosamente massacrado, e os jogadores olharão com ceticismo os próximos meses. Por outro lado, faça uma conferência memorável e veja suas ações subirem às alturas e os jogadores fazendo fila de madrugada para comprar os jogos repletos de expectativa!

Este ano, a feira rola em Los Angeles, entre os dias 5 e 7 de junho. E como não podia deixar de ser, nós da Nintendo Blast estaremos lá cobrindo a feira e trazendo todas as novidades quentinhas para vocês! Mas, enquanto o espetáculo não começa, pegue minha mão e vamos juntos relembrar alguns dos melhores momentos que a Nintendo protagonizou na feira:

Nasce um novo modo de jogar (Momento 2006)

Shigeru Miyamoto aparece com traje de gala e empunha um estranho objeto que mais se assemelha a um controle de televisão. Então ergue as mãos como um maestro prestes a reger sua orquestra e… para nossa surpresa, é exatamente isso que ele faz! Balançando o controle como uma batuta, o mago dos games conduz magistralmente o tema de Legend of Zelda, executado por uma legião de bonecos fofinhos com feições humanas, que nós viríamos a conhecer como Miis.

motomaestroHoje é engraçado notar que essa imponente e embasbacante apresentação acabou dando origem ao controverso Wii Music, jogo que costuma servir como argumento dos detratores do Wii. Mas pode ter certeza que, na E3 de 2006, o mundo inteiro estava babando com a possibilidade do controle de movimento, e aquilo que nos era mostrado parecia ser o melhor jogo da história!

A plateia olhava incrédula para o telão enquanto novos jogos e novas maneiras de jogar eram apresentadas sem rodeios. Jogos de corrida em que o controle era segurado na horizontal como um volante; eventos esportivos em que o joystick sem fio era segurado como uma raquete, um taco de golfe ou de beisebol; aventuras repletas de ação nas quais era possível mover seus braços e ver uma espada na tela copiar seus movimentos.

Mas o mais importante em toda a conferência era a promessa de quebrar barreiras e colocar pessoas de todas as idades e sexos para jogar juntas. Criar um mundo em que a experiência de jogar videogames pode ser compartilhada por absolutamente todos. Diga o que quiser sobre o Wii e seu legado, o fato é que em 2006 o novo console da Nintendo começou a entrar para a história e a redefinir para sempre o mercado de games.

Nossa, o Mario é real! (Momento 1996)

joystickA E3 ainda era novinha em folha, estava em sua segunda edição no distante ano de 1996, e ninguém sabia ao certo o que esperar. A Nintendo, que não é boba nem nada, aproveitou a ocasião para apostar no potencial da feira e chocar a audiência com seu novo console, o Nintendo 64. Mais importante, nos entregou a primeira aparição do Mario em três dimensões. E que aparição foi essa! Ver o rotundo encanador italiano tomar vida em três dimensões pela primeira vez foi simplesmente… emocionante.

Por favor, perdoem o autor por relatar uma experiência pessoal aqui, mas não posso evitar. Lembro-me como se fosse ontem o dia em que fui na minha locadora favorita com meus pais, esperando alugar um ou dois jogos de Super Nintendo para curtir o final de semana. Enquanto passo os olhos por Harvest Moon e Donkey Kong Country, ouço uns estranhos “Waaa… wuhuuu.. iiihaaa!”. Viro-me e vejo no televisor da locadora o meu personagem favorito de todos os tempos dando piruetas no ar. Congelo e esqueço de todo o mundo a minha volta por minutos, imerso naquele novo e colorido mundo. Simplesmente inacreditável. Pura magia tomando forma em frente a meus olhos. Se isso foi tão marcante pra mim, um simples garoto vendo o jogo na locadora da esquina, não consigo nem imaginar como deve ter sido surreal para os sortudos que viram o game em primeira mão na conferência da E3.

super-mario64logo mario64_-_dire_dire_docks

Pra você que ainda não jogava videogames na época, pode ser difícil entender exatamente o choque que o novo estilo de jogo, implantado por Super Mario 64 e o inovador controle do Nintendo 64, gerou na audiência. Conceitos como controle de câmera, e a existência no joystick de botões dedicados exclusivamente a um acerto do ângulo de visão foram um choque para os jogadores acostumados aos simplórios games de plataforma da época. Se você pensar que a estrutura de Super Mario 64 ainda serve de esqueleto para os jogos de plataforma tridimensionais, fica fácil entender a importância histórica do momento de revelação do game na E3.

Kicking ass com o Reggienator (Momento 2004)

Reggie-Fils-AimeReginald “Reggie” Fils-Aime era apenas o “humilde” vice-presidente executivo de vendas e marketing da Nintendo. Até a conferência a conferência de 2004, quando que ele passou a ser conhecido como “O cara”, o Reggienator, nosso homem de ação!

Para compreender exatamente o porquê da ascensão de Reggie ser tão marcante é preciso ter em mente que a Nintendo, desde sempre, é uma empresa muito família, que nunca foi adepta da propaganda mais agressiva. Lembra dos anos 90, quando o slogan da SEGA era “Genesis does what Nintendon’t?” Pois é, a Nintendo sempre foi mais passiva que agressiva na guerra dos consoles. Até o Reggie, isto é.

Em sua primeira aparição pública, Reggie chegou mandando na lata: “My name is Reggie. I’m about kicking ass. I’m about taking names. And we’re about making games!” Numa tradução livre, “Meu nome é Reggie, estou aqui pra chutar traseiros e pegar seus nomes. E nós estamos aqui para fazer jogos!” Wow, não dá pra ser muito mais imponente que isso, não é?

regidentevil reggie-memento

Neste exato momento foi dada a largada para uma nova fase na vida da Big N. Não por acaso, com a nova atitude de Reggie a Big N foi lentamente caminhando de volta ao seu lugar de direito como a maior vendedora de consoles do mundo. Hoje, é difícil pensar em Nintendo sem associá-la ao carismático rosto do grande chutador de bundas Reggie Fils-Aime.

A empolgação dos fãs com o novo Zelda (Momento 2004)

midnaO ano de 2004 não foi exatamente o de maior sucesso de vendas da Nintendo, e a empresa ainda buscava um modo de retomar a liderança do mercado de videogames. The Legend of Zelda: Twilight Princess dificilmente figura em listas como o game favorito dos fãs de série. Como explicar, então, que o momento mais marcante da Big N na E3 tenha sido justamente a revelação deste jogo, neste contexto?

Alguns momentos da vida simplesmente dispensam explicações lógicas. Às vezes o sentimento coletivo de paixão acaba falando mais alto que a razão, e todas as vozes se unem para expressar seu amor. Como uma torcida de futebol inflamada pelo gol de seu time, os fãs da Nintendo berravam a cada vez que Link aparecia no telão da feira, que revelava as primeiras imagens de Twilight Princess. Ao fim do vídeo, quando Shigeru Miyamoto apareceu portando um Hylian Shield e uma Master Sword, então, o campeonato estava ganho. Completa catarse coletiva.

triforceAh, você não acredita em mim? Acha que estou exagerando quando falo da empolgação das pessoas? Pois bem, veja o vídeo aqui de cima. Nunca, nunca na história da feira algo foi recebido com tamanho furor. Definitivamente, o ano de 2004 ficou marcado na história da Nintendo na E3.

E os momentos que ainda serão escritos? (O melhor está por vir!)

reggieSerá que a conferência da Nintendo deste ano entrará para a história com mais um momento inesquecível? O Wii U vai marcar nossas vidas do mesmo modo que seus predecessores? Que games vão levar os fãs à loucura? Fique ligado na cobertura da E3 aqui no Nintendo Blast para descobrir essas respostas. Até lá, por que não registra nos comentários sua expectativa para a feira, ou relata algum momento favorito que tenha ficado fora da lista?

Revisão: Vitor Tibério


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eeeee Mario 64!!

    Passei por algo semelhante e sei muito bem a sensação que tentou passar ao relatar seu primeiro contato com Mario 64!!

    Comigo aconteceu algo parecido... estava eu no auge dos meus 15 anos viciado em Mega Drive e os jogos da era 16 bits..

    Sim rsrs.. foi quando um dia andando pelas lojas aqui do centro me deparei com aquele Mario 3D...

    Lembro que um garoto puxava o bigode, nariz e sombrancelhas do Mario com a mãozinha do jogo

    Fiquei boqueaberto e maravilhado!! é muito dificil explicar.. pq nada daquilo existia antes.. acho que pra quem não viu aquilo só vai entender se houver um salto enorme na tecnologia.. capaz de nos por dentro do game sei la rsrs

    Foi o momento mais marcante dos games pra mim!!

    ResponderExcluir
  2. Nosa, vendo Metroid e Star Fox novamente, vemos o quanto o Cube era superior na geração passada. Pena uma máquina dessa não ter vingado...

    ResponderExcluir
  3. Não vou muito com a cara do "Reggienator", não...
    Espero que mostrem uma comemoração do aniversário da série Metroid! Um novo Zelda em HD e muitas informações sobre o Wii U!

    ResponderExcluir
  4. eu senti de perto a evolução eu tinha um nintendinho na época q o 64 foi lançando vi o Mário64 nas casas Bahia e fiquem q nem pedra assistindo aquela cabeça do Mário em 97 adquiri o 64 e eu nem sabia abrir as portas do 007 saltar do nintendinho para o 64 foi muito bom boms tempos de locadoras

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google