Piratas à vista! Navegando com One Piece pelo Wii e 3DS

Para os que acompanham notícias relacionadas ao mundo dos animes e dos mangás, o nome One Piece não é desconhecido. Atualmente é a maior f... (por Fábio Garcia em 04/05/2012, via Nintendo Blast)

Alongando antes de começar o post. Para os que acompanham notícias relacionadas ao mundo dos animes e dos mangás, o nome One Piece não é desconhecido. Atualmente é a maior franquia da revista de quadrinhos Shonen Jump e vende milhões e milhões de cópias a cada mangá lançado. Em breve seu mais recente jogo sairá nos EUA para o PlayStation 3, mas não são todos os nintendistas que sabem que o embrião deste novo jogo está no Wii. Vamos conhecer a série de jogos de One Piece para o Nintendo Wii? Senão você será convidado a andar pela prancha!

O que é One Piece?

Essa, ao contrário da primeira edição da Conrad, não está esgotada. One Piece, caso nunca tenha ouvido falar, é uma série em quadrinhos do autor Eiichiro Oda publicada semanalmente na revista Shonen Jump desde 1997. Atualmente é o mangá (nome dado aos quadrinhos japoneses) mais vendido no mundo, batendo recordes a cada novo volume encadernado lançado. Aqui no Brasil foi publicado pela Editora Conrad entre 2002 e 2008, e agora vem sendo republicado pela Editora Panini em um formato e tradução mais próximos ao original.

A história se passa em um mundo onde o grande pirata Gol D. Roger foi capturado pela Marinha. Antes que o executassem, ele revelou que seu tesouro, o lendário One Piece, está escondido ao final da Grand Line. Esta é considerada a rota marítima mais difícil de ser navegada, e o anúncio de Gol D. Roger fez surgir a era das grandes navegações, onde todo mundo tenta cruzar a rota para chegar ao One Piece.

Um magrelo com um chapéu de palha não intimida muita gente, né? O garoto Monkey D. Luffy possui o sonho de ser o rei dos piratas, porém, acidentalmente, ele come um Fruto do Diabo que lhe dá o poder de virar um homem-borracha. Embora o poder seja interessante, um efeito colateral do fruto é tornar impossível o nado. Assim que os anos se passam, Luffy sai de sua cidade para o mar em busca de companheiros para essa jornada atrás do One Piece, vestindo o chapéu de palha que ganhou de um amigo que salvou a sua vida.

Atualmente, mais de dez anos após o início do mangá, Luffy conta com oito companheiros no famigerado Bando do Chapéu de Palha e encontra-se na metade da Grand Line. Com certeza vem muita história ainda pela frente.

A aventura sem limites

Antes de estrear no Wii, a tripulação participou do Esquadrão da Moda. A E3 de 2006 mostrou para o mundo como seriam os jogos de Wii, e um dos títulos mostrados foi um de One Piece. As inovações de jogabilidade proporcionadas pelo Wii eram demonstradas por um Luffy virtual que explorava uma pradaria com uma enxada ou uma rede de caçar insetos, que balançavam no ar com um movimento semelhante do controle.

O jogo foi lançado no Japão no ano seguinte, e milagrosamente chegou aos EUA em 2008. Eu digo milagrosamente porque a série nunca fez muito sucesso neste lado do globo, então qualquer lançamento destes deve ser comemorado. Além de tudo, o jogo foi completamente dublado pela nova equipe de vozes, que passou a dublar o anime desde aquele ano, com uma dublagem mais próxima da original.

Precisa fazer essa pose toda só porque pegou um besouro? Todos os jogos de One Piece, até aquele momento, foram basicamente jogos de luta, sendo One Piece Unlimited Adventure um passo além, pois trouxe um adventure com uma história a ser contada. O bando do Luffy chega a uma ilha misteriosa que tem o poder de materializar as memórias, então em diversos momentos eles encontram pedestais que se transformam em inimigos enfrentados no passado pelo grupo. Claro que tudo isso é uma desculpa de usar um espaço de uma ilha para trazer de volta os carismáticos inimigos e temperar tudo com flashbacks em CG belíssimas.

Como o Zoro consegue falar o nome do golpe se ele usa uma espada na boca? A mudança de estilo de jogo fez bem a One Piece, porque o sistema de evolução dos personagens casou muito bem com a proposta. Para conseguir evoluir os golpes, basta usá-los. Para conseguir novos golpes, basta ganhar nível nos golpes certos e novos se abrirão. Explorando o cenário você consegue itens, que serão usados para fazer comida na cozinha do Sanji, remédios na farmácia do Chopper, armas na oficina do Usopp, etc.

Seja cliente ou inimigo, o Sanji mete a bica em qualquer um que o olha torto. Para quem é fã do mangá ou do anime, o jogo é como um passeio na Disneylândia. Ou na OnePieceLândia, como quiser. As animações resgatam momentos clássicos da série, os golpes são todos retirados do original e até o chefe final tem o jeitão de One Piece. E tem coisa melhor que poder usar todos os personagens e trocá-los a qualquer momento?

Como foi lançado numa fase que One Piece não era tão visado como hoje, o jogo pode ser bem difícil de ser achado. Caso o encontre a um bom preço, compre sem hesitação. O jogo ganhou duas continuações, sendo elas lançadas somente no Japão e na Europa.

A viagem sem limites

Cada roupa nesse jogo é inspirada em um animal. Aposto um passeio no Thousand Sunny que você não sabia disso. Em Setembro de 2008, os fãs japoneses corriam para as lojas de games para comprar One Piece Unlimited Cruise: Episode 1. Você não leu errado, dessa vez a Namco dividiu o jogo em dois episódios diferentes, que juntos formam uma história completa. Desta vez, a tripulação do Chapéu de Palha, agora já com o músico Brook, chegam a uma ilha misteriosa que tem o poder de materializar as memórias deles, então em diversos momentos eles encontram pedestais que se transformam em inimigos enfrentados no passado por eles. Se você acha que esse parágrafo te lembra algo, é porque a Namco não conseguiu te enganar e não fez um jogo com história original.

Que milagre, uma capa onde a Robin não exibe um decote generoso. Unlimited Cruise é uma cópia, literalmente, do Unlimited Adventure, mas ampliado. No lugar de uma ilha com diversos locais distintos, os piratas se aventuram por quatro ilhas diferentes em busca de tesouros e da solução do mistério do personagem coadjuvante, criado especialmente pelo autor Eiichiro Oda.

Depois de passar por todas as quatro ilhas e chegar ao fim do jogo, os personagens descobrem que não está tudo resolvido. Para concluir, os japoneses tiveram que esperar alguns meses para comprar One Piece Unlimited Cruise: Episode 2 e continuar a aventura, literalmente, de onde parou.

A jogada de mestre foi que não é obrigatório ter jogado o primeiro jogo para se aventurar na segunda parte, mas se você tiver já feito tudo antes seus golpes e armas se mantém no segundo jogo. A aventura, dessa vez, acontece em novas quatro ilhas.

Difícil decidir quem se veste pior. Os cenários são mais variados que os da primeira parte: agora temos, entre outras localidades, um deserto e um pântano. Os chefes ficaram mais criativos neste jogo, com destaque para a luta contra o gigantesco Oz. A única reclamação comum deste jogo é a de que ele ficou muito fácil se você já jogou o episódio 1. Sua duração também é bem menor comparado ao episódio anterior, e a soma da duração dos dois episódios não chega à duração do One Piece Unlimited Adventure.

Esses dois episódios foram lançados somente no Japão e na Europa, sendo apenas legendado nos idiomas falados por lá (lembre-se que os jogos europeus e japoneses não rodam no Nintendo Wii americano). Mas ainda há uma pontinha de esperança de podermos jogá-los...

Os ports sem limites!

O jogo veio pela metade. Pegadinha do Mallandro! Com o lançamento do Nintendo 3DS, a Namco decidiu fazer um port dos dois episódios em um só cartucho no Japão, recheado de extras como, por exemplo, novos personagens. Chamado de One Piece Unlimited Cruise SP, o jogo foi anunciado e lançado na Europa... pela metade. O cartucho europeu continha apenas o primeiro episódio, por suposta falta de espaço e provável zoeira feita pela Namco, mas logo anunciaram que viriam a lançar a segunda parte por lá.

Com o recente anúncio de que o One Piece de PlayStation 3 (totalmente baseado no estilo dos três jogos de Wii) seria lançado nos EUA, talvez os fãs tenham uma chance da Namco se solidarizar e lançar a versão de 3DS para os americanos. E, esperemos que seja uma versão completa.

Com três jogos poucos conhecidos pelos fãs do Wii, a série Unlimited é um jogo fácil de se afeiçoar (tanto quanto é fácil ficar irritado pela repetição), mas ainda sim um dos melhores jogos baseados em animes e um grande presente aos fãs de One Piece, pelas inúmeras referências à série. E você já jogou qualquer um deles? Conte para nós aqui nos comentários!

Revisão: Marcos Vargas Silveira


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Como fã da Nintendo, e de One Piece, esta matéria fez meu dia hoje. Valeu, Nintendo Blast! ;-P

    ResponderExcluir
  2. Na época comprei meu Wii só por causa desses jogos , depois comprei o ps3 por casou do jogo tbm , vou compra o n3ds por causa do one piece tbm , amo one piece , e tenho 30 anos kkk

    ResponderExcluir
  3. How to troll American Wii system:
    -Buy a passage to Japan;
    -Get a job in Japan;
    -Buy a Japanese Nintendo Wii
    -Buy Japanese Wii games;
    -Play games with high quality voice acting, unlike American gamers;
    -Play games that weren't released outside of Japan and Europe.

    U mad, Reggie?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google