Jogamos

Análise: Ketzal’s Corridors (eShop)

Mais uma vez o protagonista de nossa análise é um título vendido através da eShop . Já não é mais novidade e chega até ser enfadonho dizer q... (por Aurelio em 09/06/2012, via Nintendo Blast)

hqdefaultMais uma vez o protagonista de nossa análise é um título vendido através da eShop. Já não é mais novidade e chega até ser enfadonho dizer que nesses últimos tempos a loja virtual da Nintendo tem sido palco para diversos jogos de altíssima qualidade. A estrela da vez é Ketzal’s Corridors, um puzzle/adventure cuja história se passa numa área de templos Astecas.

Sendo simples e complexo

Para prosseguir você deve fazer com que seu bloco guardião ultrapasse os buracos através dos corredores. Para tanto, se deve mover o bloco de forma a encaixá-lo nesses buracos.

large (1)O game apresenta no modo singleplayer um mapa, pelo qual você irá progredir ao longo dos níveis, e é aí que Ketzal´s Corridors se faz um jogo muito interessante. Para destravar certos níveis, devemos completar alguns pré-requisitos, como por exemplo, atingir em determinado estágio uma pontuação específica. Por isso é essencial que o jogador compreenda toda a complexa mecânica de combos.

Para executar os combos deve-se ter em mente o formato que vem na próxima parede e desenhá-lo com seu bloco, mesmo que ele não se mantenha na posição, pois os movimentos serão desenhados no ar. Em palavras é meio confuso explicar, porém na prática o processo é simples e muito intuitivo.

Ketzal’s-Corridors-7

Este é um jogo daqueles fáceis de se entender, mas díficil de dominar. Logo no início será muito difícil realizar combos de forma consciente. Porém, conforme se progride no jogo o domínio do seu bloco fica meio que instintivo: podemos assim criar rapidamente as formas propostas pelo jogo, aumentando nossa pontuação.

Além disso, nem sempre uma pontuação alta será seu único objetivo, já que muitos estágios te forçam a respeitar uma contagem regressiva, você precisará apertar o botão “L” e assim fazer com que seu bloco passe mais rápido pelos estágios.

large

O game lhe incentiva com medalhas, então com certeza você irá querer jogar várias vezes o mesmo estágio até atingir uma classificação perfeita. Infelizmente não há rankings online para você poder se gabar de algum possível score inalcançável.

Modo multiplayer de babar!

Não é só no modo single player que Ketzal’s Corridor se destaca, temos ainda um modo multiplayer inspirado. De maneira mais específica, as modalidades oferecidas são:

  • Side by Side: é modo no qual você pode dividir o 3DS com um amigo, e ambos devem recriar as formas na parede até conseguir subir os dez andares de uma torre: quem chegar primeiro ao topo vence. Os controles são divididos, sendo que um jogador utilizará os botões, “a’’, “b”, “x”, “y” e o outro o D-Pad ou com o CirclePad.
  • Local play: Trata-se de uma forma mais tradicional de multiplayer onde cada um com seus respectivos 3DS disputam uma espécie de corrida pelos templos, ou compete no modo torre.

História num jogo de puzzle

ketzals-corridorsCada bloco que você irá controlar além de possuir formatos diferentes aos demais, tem também toda uma história particular que é contada a partir de cutscenes (cujo visual mistura tendências de popart com hieróglifos) exibidas entre os estágios.

Não é nada especial, mas algumas animações possuem estilo artístico realmente inspirado e podem até servir de incentivo para que o jogador queira chegar até o final e vencer uma grande maldição antiga.

O segredo está na mecânica e em sua diversidade

O que faz de um jogo como Ketzal’s Corridor ser tão empolgante, é sem dúvida nenhuma sua excelente mecânica que por muitas vezes lhe remete a um clássico dos video games: Tetris.

ketzal_7

A diversidade de mecânicas é garantia de bom entretenimento durante os cem estágios que o jogo oferece, seja correndo contra o tempo, desviando de obstáculos, completando combos e até memorizando sequências, todas essas variantes fazem desse um dos jogos mais completos do 3DS e, por assim dizer, do próprio gênero ao qual pertence. Temos aqui uma revitalização do puzzle feita de maneira nada menos que memorável.

E se você queria um jogo que só o 3DS pode proporcionar com qualidade invejável, está diante dele. O 3D neste game é simplesmente obrigatório e ainda por cima deixa tudo muito mais agradável aos olhos, que poderão se deleitar em fases com chuva, gelo, deserto. Não perca a chance de se divertir com um dos jogos mais apaixonantes do 3DS. Seu espírito gamer não vai se conter de tanta alegria!

Jogando sozinho no mapa principal ou com um amigo que tenha ou não um 3DS, Ketzal’s Corridors é diversão garantida e compra obrigatória.

Prós

  • iconDiversidade de mecânicas
  • Curva de aprendizagem na medida
  • Níveis distribuídos no mapa
  • Multiplayer viciante
  • Estilo artístico interessante
  • História que incentiva a progressão no jogo
  • Excelente utilização do efeito 3D, tornando-o essencial dentro da mecânica

Contras

  • Ausência de rankings online

Ketzal’s Corridors – 3DS – Nota Final: 9,5

Gráficos: 9 | Som: 8 | Jogabilidade: 10 | Diversão: 10

Revisão: Bruna Lima


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google