Jogamos

Análise: The King of Fighters Collection: The Orochi Saga (Wii)

O que mais gosto nos videogames é quando eles quebram a barreira de “joguinhos” e se tornam verdadeiras lendas, eternas para aqueles que sou... (por Unknown em 26/06/2012, via Nintendo Blast)

11072782O que mais gosto nos videogames é quando eles quebram a barreira de “joguinhos” e se tornam verdadeiras lendas, eternas para aqueles que souberam apreciá-las. Durante toda a minha adolescência passei horas nos fliperamas gastando fichas e mais fichas em disputas contra amigos e rivais. O mais legal disso tudo é que era sempre com o mesmo game: The King Of Fighters. A paixão ficou tão cravada em minha memória que não perdi tempo quando uma coletânea do game foi lançada para o Wii. A questão que fica é: o game merece ainda ser contemplado ou o que sobrou são apenas boas lembranças?


O poder de Orochi

The King Of Fighters Collection: The Orochi Saga para Nintendo Wii traz os cinco primeiros títulos da marcante franquia em um único disco. O arco de história das versões 94, 95, 96 e 97 envolve toda a saga de Orochi - um ser divino que quer destruir o mundo e reconstruí-lo para acabar com a maldade humana - e seus seguidores. Além disso, há a versão KOF 98 que não passa de um game sem história, cuja intenção é juntar os mais importantes lutadores que apareceram nos títulos anteriores em uma festa de porrada e golpes especiais.

King of Fighters1

Cada título possui suas próprias peculiaridades. Em KOF 94 há todo aquele estilo que ainda mesclava Art Of Fighting e Fatal Fury, dois icônicos games da SNK. Em KOF 95 a franquia começou a ganhar uma cara própria, é nesta versão que Iori Yagami aparece pela primeira vez para dar muito trabalho ao protagonista Kyo Kusanagi. Na sequência de 96, os combos se tornaram mais eficientes e importantes no gameplay, a trilha sonora virou um símbolo forte da franquia e tudo ficou com uma cara de festa, sem deixar de manter o clima de torneio internacional. Em KOF 97 é que a revolução da série ocorreu de vez. Foi adicionado um novo sistema de barras de especial, dando a opção ao jogador de escolher entre jogar com a barra na forma King of Fighters2antiga (extra) que deve ser enchida pelo próprio ou usar a barra nova (advanced) que se enche sozinha aos poucos. Essa mudança tornou os combates mais estratégicos e as disputas mais ferrenhas. Mas foi em KOF 98 que a série chegou ao seu auge. Tudo o que a SNK aprendeu com os títulos anteriores foi introduzido nesta versão. Há muitos personagens, um equilíbrio empolgante e novos combos complexos. Este game é ainda hoje considerado o melhor da série por muitos jogadores.

O mais bacana é que cada uma dessas versões está neste disco de Wii em sua totalidade, sem mudança alguma.

 

The King Of Wii

500fullÉ claro que seria sem graça se nesta coletânea de Wii houvesse apenas os títulos e nada mais. A novidade da vez é um modo de desafios com propostas variadas como vencer uma luta sem usar golpes especiais ou derrotar o adversário em menos de dez segundos. Ao encarar essas diversas façanhas, somos presenteados com artes conceituais e muitas músicas da impecável trilha sonora original que se tornou marca de qualidade na série. Estes desafios acabam sendo bem divertidos, poisKing_of_Fighters_Collection_The_Orochi_Saga-s1 fogem do mais do mesmo dos confrontos de cada um dos games. Outro ponto empolgante é poder notar a evolução clara entre cada título. Se em KOF 94 havia aquele estilo mais bagunçado e menos técnico, em KOF 98 há a necessidade de muita habilidade e “mind game” por parte dos jogadores. Cada uma das versões presentes pode agradar a todos, mas são claramente focadas nas gerações mais “das antigas”, pois não possuem visual moderno e nem mesmo uma jogabilidade fácil de se dominar logo de cara. Os jogadores mais novos vão, com certeza, torcer o nariz, mesmo que todos os games sejam muito divertidos.

The King Of Fighters Collection: The Orochi Saga para o Wii é um game criado especialmente para ser uma homenagem a toda série e para aqueles fãs que gastaram muito dinheiro com fichas de fliperama. Mesmo que seus gráficos e até mesmo a jogabilidade não tenham envelhecido tão bem, os títulos ainda funcionam como quando foram lançados. Este é um disco para se deixar na estante como um retrato: a representação das melhores lembranças ao seu alcance.

King_of_Fighters_Collection_The_Orochi_Saga-s5

Prós:

  • Cinco ótimos games em um único disco
  • Jogabilidade intacta das versões originais
  • Modo challenge

Contras:

  • Não serve para jogadores novos
  • Gráficos datados

 

The King of Fighters Collection: The Orochi Saga – Nintendo Wii – Nota final: 8,0

Gráficos: 7,0 | Som: 9,0 | Jogabilidade: 8,0 | Diversão: 8,0

Revisão: Bruna Lima


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Sempre gostei muito de jogar KoF, apesar de não ser muito bom nesse jogo.

    ResponderExcluir
  2. Ta ai um jogo que marcou minha adolecência!!!

    lembro muito bem de gastar vaaarrriiiiaaasss fichas e moédas nas maquinas!!!

    Concordo que KOF 98 foi a melhor edição!! Podias ter saido uma coletânea com Kof'99, 00, 01, 02, 03!!

    Não pq tem uma história fechada rsrsr mas, pra ter mais!!

    KOF foi uma franquia que depois de lançada tirou Street Fighter do mapa..

    Pena KOF não ter evoluido e chegado ao ponto do que foi Street IV!!

    Sou louco pra pegar essa coletânea!!

    ResponderExcluir
  3. Dallas essa coletânea existe para o PS2 e se chama The King Of Fighters NETS

    ResponderExcluir
  4. marcou minha infancia e ainda marca minha vida kof forever

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google