Item Box

Item Box: Hammer (Mario)

Uma ferramenta comum do dia-a-dia que acabou se transformando em arma, não só pelo semideus, Thor, mas também pelos nossos queridos perso... (por Joice Koga em 15/06/2012, via Nintendo Blast)

hammer_nblast

Uma ferramenta comum do dia-a-dia que acabou se transformando em arma, não só pelo semideus, Thor, mas também pelos nossos queridos personagens da Nintendo. O item esta presente nas séries Mario e Donkey Kong, onde o Hammer é usada pelos irmãos encanadores, mas também por Hammer Bros. Os Hammers já passaram por vários jogos das séries citadas com algumas modificações em suas habilidades e aparência no decorrer dos jogos, mas nada muito radical.

Vamos conhecer agora as funções, e claro, a trajetória do Hammer.

Nas séries do Mario

hammer_bros_nblast

O martelo é atirado em quantidades absurdas pelas mãos de Hammer Bros. contra o Mario, e fica mais complicado fugir dos objetos quando se juntam dois desses inimigos. Para dificultar, no mundo mais adiante, Bowser consegue manejar os martelos de um modo que fica pior de esquivar deles.

Mario e Luigi conseguem vestir a Hammer Bros. Suit, em Super Mario Bros. 3, para que possam atirar martelos em quantidade ilimitada e fiquem imunes ao fogo, porém, esse item só é encontrado nas Toad Houses a partir do World 5. Neste mesmo jogo o martelo é usado para destruir pedras que escondem caminhos secretos, ou a única via existente para a passagem do jogador.

Hammer no RPG

nblast_RPG_Hammer

O Hammer começa como uma arma fraca no jogo Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, só que com o passar das conquistas adquire mais força. Mario recebe o martelo, após derrotar o Hammer Bros. e, assim que o Hammer ficar bem equipado, são acrescidos dez pontos em seus ataques. Um truque é: se usar a arma junto com o Action Command aumenta ainda mais os danos no adversário. Mas o encanador só fica com o Hammer até encontrar Nok Nok Shell.

Conforme o jogo avança o herói bigodudo encontra os martelos: Super Hammer, Masher e Ultra Hammer, que são mais poderosos que o Hammer comum.

Martelando na séries do Paper Mario

hammer_mario_paper_nblast

Os primeiros Hammers da série Paper Mario eram feitos de madeira, e entregue ao jogador pelo Goompa, após encontrá-lo com seu martelo nos arbustos.

Nos jogos Paper Mario e Paper Mario: The Thousand-Year Door, os Hammers ganham mais notoriedade que nos outros games, e, conforme o progresso do jogador, aparecem os Super Hammer e os Ultra Hammer. Nesta série, a arma aparece não só como item opcional, mas também como item obrigatório para destruir certos inimigos, já que os jump attacks podem não surtir efeito em alguns inimigos. O Hammer é muito útil em inimigos de fogo, espinho e os com grande poder de defesa, só não é uma arma perfeita porque são inúteis em ataques contra inimigos que vem do ar.

super-mario-bros-3-hammer-nblast

Quando o assunto são os Hammers, o tamanho é documento sim! Visto que: os blocos amarelos pequenos podem ser destruídos por qualquer Hammer, os grandes são destruídos pelo Super Hammer e Ultra Hammer, e os blocos de pedras, qualquer que seja seu tamanho, só podem ser destruídos pelo Ultra Hammer.

Entre as diferenças dos dois jogos, está a presença dos Red Block apenas no jogo de 64 e a adição do Spin Hammer no de GameCube, que destrói blocos maiores que os normais. Além disso, em Paper Mario: The Thousand-Year Door o Hammer volta a ser uma arma comum, perdendo parte de seu poder.

O hammer com Mario & Luigi

super-mario-rpg-hammer-nblast

Na série Mario & Luigi os Hammers já não são tão úteis como na série Paper Mario. Eles destroem pedras em vez de blocos, detonam os inimigos que aparecem no caminho. Assim como em alguns dos games anteriores, ao passar das telas, o martelo pode evoluir e transformar-se em um Super Hammer ou Ultra Hammer. Os irmãos ainda recebem treinamento de Cork e Cask para aumentarem suas habilidades com a arma. Além disso, se Mario martelar na parte de trás do Luigi, o irmão de macacão verde se transforma em Luigi Dunk, ou seja, ele vai parar em baixo do solo, podendo assim, passar por locais que normalmente não seriam acessíveis. Quando Luigi apronta a mesma coisa com Mario, o encanador se transforma em Mini Mario, passando também por locais que não conseguiria normalmente. Isso tudo em Mario & Luigi: Superstar Saga.

Hammer_Trophy_nblast

No jogo Mario & Luigi: Partners in Time, L33t Hamm3r Broz. entrega um Hammer para Baby Mario e outra para Baby Luigi, assim, eles podem utilizar como arma e destruir os inimigos que surgem. Ao contrário de Mario RPG, estes martelos não podem evoluir, contudo, é muito útil na procura por Beans nos subsolos das fases.

No interior do Bowser, em Mario & Luigi: Bowser's Inside Story, os irmãos encontram os Hammers no Trash Pit, muito antes do que nos outros jogos da série. Luigi aprende como transformar Mario em Mini Mario, usando seu martelo no Pump Works, local que fica localizado dentro do corpo do Bowser. Neste jogo a utilização do martelo é diferente dos demais jogos, pois o jogador só precisa apertar o botão no último minuto, antes da cabeça de martelo cair.

Hammer Smash Bros.

Hammer-Bro-super-smash-bros-brawl-nblast

O Hammer de Donkey Kong é uma arma poderosa que destrói tudo que está em seu caminho, só pelo fato de balança-lo para frente e para trás em Super Smash Bros., Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl., mas o jogador não pode dar saltos duplos, quando está em poder deste item.

Quando o martelo perde a “cabeça” e o player precisa balançar o cabo do Hammer para frente e para trás, o personagem fica vulnerável, no entanto, a parte de cima do martelo, acaba tornando-se um item. Esta arma é rara nos jogos: Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl, ainda neste segundo jogo, existe a presença do Golden Hammer.


Mario Hammer Party

O Hammer está em mais de um mini game nos jogos: Mario Party 1-3 , no Mario Party 8, aparece como emblema de assinatura do Hammer Bro.

Reaparece como arma para derrotar o gigante Spike no mini game: Spike Strike de Mario Party 9. Ainda existe a hammer dourada, presente em cada uma das rodadas, e se o jogador usa-lo, ganha três pontos. Fora que o Hammer Bro pode aparecer e atirar martelos em cada personagem, tirando-lhes, três Mini Stars.

Mario Hammer Tennis e Baseball Hammer

Em Mario Power Tennis Mario tem um martelo gigante, chamado Iron Hammer para usar como se fosse um super rebote chamado Offensive Power Shot. Já no Mario Super Sluggers e Mario Superstar Baseball a Hammer é usada apenas como bastão de beisebol.

DK Hammer Kong

donkey-kong-hammer_nblast

No Donkey Kong para árcade, o Mario podia destruir os barris jogados por Donkey Kong, uma das desvantagens de usar o Hammer é que enquanto Mario o segura, não consegue pular ou escalar, fora que pode perder uma vida se atingido por trás.

Neste jogo chamado DK Hammer: Jungle Climber, o Hammer se parece mais com um barril e Donkey conta com a ajuda de Diddy Kong. O Hammer tem limite de tempo no jogo, e seu objetivo é destruir barris, pedras e elementos sólidos que o jogador não consegue destruir por conta própria.



Hammers Mario vs. Donkey Hammer Kong

nblast_donkey_vs_mario

No jogo Mario vs. Donkey Kong o Hammer tem a mesma função que no Donkey Kong para Game Boy, ou seja, faz a mesma coisa que o Hammer sempre gostou de fazer, que é destruir inimigos e paredes de tijolos. O problema é que quando Mario está segurando o martelo, ele não consegue pular, tendo que soltar o item para isso. Se o jogador for rápido, ele consegue recuperar o martelo. De qualquer maneira, após um tempo a arma volta ao lugar onde estava.

Mais informações inúteis

nblast_HammerBros_Yoshi

Para causar mais danos nos inimigos na série Mario & Luigi, aperte os botões indicados quando o controle vibra.

O Yoshi comilão cospe Hammers nos inimigos depois de engolir o item nos jogos New Super Mario Bros. Wii e Super Mario Galaxy 2.

Em Super Mario World as Hammers são itens raros e são arremeçados pelo Amazin' Flyin' Hammer Bros. Mario usa a arma para destruir o castelo de Lemmy Koopa no Vanilla Dome

De um modo geral o Hammer é usado como arma para destruir blocos e derrotar inimigos. Em alguns jogos aparece com um poder especial. Como todo bom jogador, você já deve ter se deparado com um Hammer. Compartilheconosco suas aventuras com este item!

Revisão: José Carlos Alves


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. essas matéiras são inúteis! ainda tem idiota q fica entrando e dando ibope para essas besteiras, so coloquei esse comentário, pq acho esses posts inúteis!!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google