Item Box

Item Box: Question Block (Mario)

Se você pedir a uma pessoa leiga que se lembre de elementos da série Mario, com grande chance ela se lembrará dos cogumelos ou dos canos ve... (por Fábio Garcia em 07/06/2012, via Nintendo Blast)

Se você quebrar este bloco, vai ganhar uma Flor de Fogo. Se você pedir a uma pessoa leiga que se lembre de elementos da série Mario, com grande chance ela se lembrará dos cogumelos ou dos canos verdes. Com alguma sorte, outro icônico elemento será lembrado: o Question Block. Este bloco amarelo que desafia todas as leis da física ao flutuar sobre os campos do Reino dos Cogumelos é, literalmente, uma caixinha de surpresas que pode lhe presentear com um Power up ou mesmo a moeda que faltava para ganhar uma vida. Nesta matéria, você conhecerá por dentro, com o perdão pelo trocadilho, este grande elemento da série Mario.

Alguma pergunta?

Eu sou hipster dos blocos. A origem dos famosos Question Blocks pode ser chocante, então recomendo que continuem lendo este texto apenas os leitores dotados de coragem e força de espírito. De acordo com o primeiro jogo, o clássico Super Mario Bros. (NES), Bowser enfeitiçou todo o Reino dos Cogumelos e transformou seus moradores em blocos de tijolos, e alguns deles te dão itens justamente para ajudar na sua jornada contra o lagartão. Por sorte, esta “história” por trás dos blocos foi esquecida nos jogos seguintes, talvez para evitar que o jogador se sinta causador de uma chacina por quebrar todos os tijolos que encontra no caminho.

Nesta tela, Mario tem a chance de matar 6 cogumelos transformados em blocos. Em cada jogo ele tem um visual próprio, embora mantenha sempre suas duas características tradicionais: o tom amarelado e a presença de um ponto de interrogação no meio. O que não é tão tradicional são as formas de quebrá-lo, que variam de socos vindos por baixo (ou você acha que o Mario usa a cabeça para quebrar os blocos?) a arremesso de cascos de pobres Koopas. E os prêmios são sempre bons, como moedas e itens de transformação, pelo menos até a chegada de Super Mario Bros. The Lost Levels (NES), que amedrontou os jogadores ao introduzir o assustador cogumelo envenenado.

Sempre presente?

Mario mexendo com quem está quieto. Os blocos aparecem em quase todas as aventuras do encanador. Em Super Mario Bros. (NES) eles estão lá piscando como um letreiro velho em neón, em Super Mario Bros. The Lost Levels (NES) com uma freqüência bem menor, em Super Mario Bros. 3 (NES) com uma interrogação rotatória, em  Super Mario World (SNES) aparecendo também com asinhas etc. Os mesmos blocos aparecem também na série Super Mario Land (GB), em Super Mario RPG (SNES), em Yoshi’s Story (N64), na série Mario & Luigi (GBA e DS), na série Paper Mario (N64, GC e Wii), em Super Mario 3d Land (3DS) e nas séries Super Mario Galaxy (Wii) e New Super Mario Bros. (DS e Wii). Vale lembrar que os blocos não deram as caras em Super Mario 64 (N64), mas apareceram em Super Mario 64 DS (DS) ocupando o espaço dos blocos de exclamação do jogo original.

"Eu nem queria chegar naquele bloco mesmo..." E como fazem parte do universo Mario, os Question Blocks também fazem pontas em outros jogos do universo Nintendístico. Em Super Mario Kart (SNES) eles estavam jogados no chão para que qualquer corredor ganhasse um item nas corridas ao passar por cima, só que todos os outros da série decidiram afastar os Question Blocks e substituir por caixas de items. Talvez seja para evitar o pensamento de estar atropelando pobres moradores do Reino dos Cogumelos transformados pelo Bowser no primeiro jogo. Eles também fazem uma ponta na série Super Smash Bros., oferecendo itens para quem quebrá-los.

Os blocos também podem ser usados para declarações de amor criativas. No vídeo a seguir, o rapaz escondeu a aliança em Question Block posicionado no meio do cômodo, só esperando levar um golpe da namorada.

Seja dando cogumelos, moedas ou alianças douradas de casamento, os Question Blocks fazem parte do universo Mario e do próprio imaginário criado pela Nintendo. Se lembrou de mais algum uso criativo deles? Por que não conta para a gente aí nos comentários?

Revisão: Mateus Pampolha


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google