Top 10

Top 10: Melhores jogos anunciados na E3

Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, já havia anunciado durante o Nintendo Direct Pre-E3: A conferência da Big N na E3 2012 seria focada ... (por Jardeson Barbosa em 11/06/2012, via Nintendo Blast)

Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, já havia anunciado durante o Nintendo Direct Pre-E3: A conferência da Big N na E3 2012 seria focada nos jogos. E assim foi. O resultado dessa estratégia é que, ao fim de todas as conferências, algumas pessoas ficaram impressionadas, outras empolgadas e ainda houve aquelas que ficaram decepcionadas com o que viram. Quem tem razão? No Top 10 de hoje, selecionamos os 10 melhores anúncios desta E3, games que certamente já estão na lista de compras de muita gente.

10. Castlevania: Lord of Shadow – Mirror’s Fate (3DS)

Castlevania é uma série que nasceu no Famicom Disk System, uma versão do NES lançada exclusivamente no Japão, e logo se popularizou, recebendo versões para os mais variados consoles. Nos últimos anos, a série se tornou bem popular nos portáteis, em especial no Nintendo DS, então nada mais natural que um jogo exclusivo para o 3DS não é mesmo?

Muita informação a respeito do game já havia vazado, dias antes da E3, mas isso não impediu que Mirror’s Fate fosse apresentado com pompa pela Nintendo e pela Konami. Com jogabilidade side scroller 2,5D e batalhas frenéticas, Lord of Shadow – Mirror’s Fate colocará o jogador na pele de Trevor Belmont, em uma aventura que se passa exatamente 25 anos após os eventos de Lord of Shadow (PS3/Xbox 360). Esta grande aposta da Nintendo para o 3DS está com lançamento agendado para o outono norte-americano.

9. LEGO City: Undercover (Wii U)

Um GTA feito de LEGO? Quase isso. Anunciado rapidamente durante a conferência da Nintendo na E3, LEGO City: Undercover é um dos jogos da janela de lançamento do Wii U, e deverá levar os jogadores a uma frenética cidade feita de pecinhas de LEGO. Crimes, muita pancadaria e piadas por todo lado são a fórmula criada pela TT Games para este jogo que é, no mínimo, diferente de tudo que foi apresentado até agora pela série de games LEGO.

O jogo trará, de forma leve e bem humorada, um universo que até hoje foi pouco explorado nos consoles da Big N. Um “mundo” aberto, violência e muitos bonequinhos feitos de Lego sendo despedaçados farão parte da vida de Chase McCain, um policial também feito dessas pecinhas, que será controlado pelo jogador, contrariando a tendência natural de entregar ao jogador o controle de um criminoso aleatório. Assim como outros jogos que serão lançados no novo console da Big N, Undercover utilizará o Wii U GamePad para atividades secundárias, como scanner e mapa, e deve chegar às lojas ainda esse ano.

8. Luigi’s Mansion: Dark Moon (3DS)

Os fãs pediram tanto, que ele está de volta. Foi em 2001 que Luigi, o irmãozinho de Mario, ganhou um jogo para chamar de seu (desconsiderem Mario Is Missing) e uma responsabilidade enorme ao ter um game com seu nome como um dos títulos de lançamento do Nintendo GameCube.

A nova aventura de Luigi ocorrerá não apenas em uma, mas em várias mansões. Haverá novos tipos de fantasmas, novos tipos de puzzle e muita exploração a ser feita. A nova “arma” de Luigi contra os fantasmas, a Poltergust 5000, promete trazer novas mecânicas e diversificar ainda mais o gameplay. O efeito 3D terá muita importância na aventura e servirá como ferramenta de imersão. Luigi’s Mansion: Dark Moon deverá ser lançado tanto em versão física quanto em versão digital ainda este ano.

7. Scribblenauts: Unlimited (3DS/Wii U)

Sabe aquela tal liberdade que os desenvolvedores de jogos vivem comentando, mas que não existe de fato? Bem, ela existirá em Scribblenauts Unlimited.

O novo jogo da série Scribblenauts é assim mesmo, como ele se descreve: ilimitado! Nele os jogadores de 3DS e Wii U poderão fazer tudo o que bem entenderem para resolverem os puzzles. Já imaginou poder criar um personagem completamente maluco feito de cabeça de cachorro e corpo de carrinho de controle remoto? Isto é possível, e foi demonstrado no trailer do jogo durante a E3. E ainda tem mais, você poderá criar novas palavras no game — atribuindo qualquer significado que você quiser à elas —, além de poder compartilhar suas criações com outros jogadores. Você já percebeu o trabalhão que o jogo dará ao Wii U GamePad e ao 3DS, não é? É como se Scribblenauts de Nintendo DS tivesse crescido e se tornado uma experiência ilimitada e muito divertida.

6. Rayman Legends (Wii U)

De repente um trailer de Rayman Legends, exibindo características únicas do Wii U GamePad, vaza na internet, levando todo mundo ao delírio.

Certamente estávamos todos ansiosos pela apresentação de Rayman Legends na E3 deste ano e, mesmo o jogo não sendo nenhuma novidade, a Ubisoft conseguiu demonstrá-lo de uma forma empolgante e criativa. Serão cinco jogadores simultaneamente no multiplayer local, sendo que um deles poderá controlar Murfy, personagem exclusivo do Wii U GamePad. Em Legends ainda teremos o retorno de Rayman e de Globox, seu fiel companheiro, além de fases frenéticas com elementos rítmicos, que envolvem sincronia entre o jogador que estiver utilizando o Wii U GamePad e os demais. Isso é o que eu chamo de co-op.

5. New Super Mario Bros. U (Wii U)

Eis que New Super Mario Bros. Mii, apresentado durante a E3 2011, se transformou em New Super Mario Bros. U, trazendo novos elementos inesperados e, claro, os amados Miis. Este será o primeiro jogo do Mario a ser lançado junto de um novo console de mesa da Big N desde Super Mario 64, em 1996.

Desta vez, além de Mario, Luigi e Toad, você também poderá controlar seu Mii pelo Mushroom Kingdom. As novidades ficam por conta de novos power-ups, como a roupa de esquilo voador, apelidada de “Flying Squirrel Suit”, e dos Baby Yoshis, que retornam com novas habilidades, podendo se inflar como balões, soltar bolhas para atacarem os inimigos e até mesmo iluminar áreas escuras. Além disso, o título ainda conta com gráficos em alta definição e belíssimos cenários que fazem referências a diversas obras de arte. Um quinto jogador também poderá fazer parte da festa, utilizando o Wii U GamePad para criar plataformas para os demais jogadores.

4. Pikmin 3 (Wii U)

Demorou, mas finalmente pudemos conhecer Pikmin 3, o projeto no qual Miyamoto já vem trabalhando há, no mínimo, 4 anos.

A terceira aventura no planeta dos Pikmins já esteve programada para o Nintendo Wii, mas foi adiada tantas vezes que acabou ficando para o Wii U. O jogo anunciado durante a E3 2012 vem recheado de novidades para os fãs da série. O Wii U GamePad servirá para mostrar o mapa ou o próprio jogo e, junto dos belos gráficos em HD, corrigirá o temido problema da câmera dos jogos anteriores. Um novo tipo de Pikmin também foi anunciado, o Pikmin de pedra. Com um visual muito interessante, que mistura realismo e cartoon, Pikmin 3 é uma das maiores apostas da Nintendo para o fim do ano e para o Wii U. Não há dúvidas de que esse é um dos jogos mais aguardados dos últimos anos, não é? A única frustação até o momento diz respeito à presença do Capitão Olimar nesta aventura, que ainda não é dada como certa.

3. New Super Mario Bros. 2 (3DS)

Ouro! Muito ouro! É assim que Mario estará em New Super Mario Bros. 2, o novo jogo do bigodudo para Nintendo 3DS.

O jogo foi inicialmente revelado durante um Nintendo Direct, em 21 de Abril de 2012. Entre um screenshot e outro, a imagem de um Mario coberto de ouro ficou martelando a cabeça de todo mundo, mas o segredo só foi revelando durante a última E3. New Super Mario Bros. 2 será baseado em ouro, mais especificamente nas moedinhas de ouro, tão tradicionais na série.

Não se sabe quando Mario se tornou uma pessoa tão ambiciosa, mas já sabemos que ele não está sozinho nessa, já que Luigi também foi confirmado como personagem controlável. Além do novo power up — uma flor dourada que deixará Mario um pouco mais rico — foi  anunciado que a a icônica “Folha” de Super Mario Bros. 3 – que permite que ele voe – estará de volta. O lançamento do game está agendado para 19 de agosto deste ano, nos Estados Unidos, e deverá ocorrer simultaneamente no varejo e no eShop.

2. ZombiU (Wii U)

Um First-Person Shooter sobre zumbis, exclusivo para Wii U? Por essa (quase) ninguém esperava.

ZombiU será um “reboot” do jogo Zombi, lançado em 1986 para Amstrad CPC. A trama, desenvolvida pela Ubisoft, se passa em uma Londres apocalíptica, onde o objetivo dos que ainda estão vivos é apenas sobreviver. As poucas cenas de gameplay, exibidas durante a conferência da Nintendo, demostram um jogo sanguinário, sombrio e “realista”. O jogador deverá sobreviver sem “vidas extras”, com poucas balas e em constante risco de morte, já que apenas uma mordida o matará no jogo, “definitivamente”. O Wii U GamePad será o grande diferencial do game, servindo de scanner, inventário ou como ferramenta para certos hacks, que serão cruciais para a sobrevivência. O trailer do jogo impressionou, apesar do nome estranho, e a expectativa, claro, é das melhores.

1. Paper Mario: Sticker Star (3DS)

Paper Mario nunca foi tão “Paper” quanto na apresentação do jogo durante a E3 2012. A aventura de Mario pelo mundo de papel no 3DS ganhou um subtítulo, Sticker Star, e um trailer muito excitante.

Em Sticker Star, Mario deverá interagir com adesivos – que foram espalhados pelo Mushroom Kingdom por Bowser e estarão colados por toda parte – e usá-los como power ups. Neste jogo, também teremos o retorno do formato RPG, visto pela última vez em The Thousand-Year Door, com batalhas em turno e todas aquelas outras coisas que fizeram o primeiro jogo da série tão popular. Apesar disso, o game parece estar mais focado na ação e cheio de elementos de jogos de plataforma, tornando a aventura bem mais diversificada.

Se ainda existia alguém no mundo que duvidava da capacidade da Intelligent Systems de levar toda a experiência mágica da série Paper Mario para um portátil, certamente não existe mais.

Mas não foram apenas estes jogos que fizeram a cabeça de todo mundo durante a E3. Muitas outras novidades, que não couberam no Top 10, também estão na lista de compras de muita gente. Com jogos como estes fica difícil duvidar do potencial do Wii U ou do 3DS, os dois grandes destaques da Nintendo na E3 deste ano.

Menções honrosas: Darksiders II (Wii U), Project P-100 (Wii U), Nintendo Land (Wii U), Assassin’s Creed III (Wii U), Just Dance 4 (Wii U), Tekken Tag Tournament 2 (Wii U), Ninja Gaiden 3: Razor's Edge (Wii U), Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (3DS) e Heroes of Ruin (3DS).

Revisão: Mateus Pampolha


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. De todos só tiraria o Lego...

    E mudaria algumas posições.. mas a lista ta boa!!!

    ResponderExcluir
  2. pra mim o top é o zumbiU o game q me convenceu de q vou compra o console o resto nas plataformas atuais ja tem entao nem me empolguei mto

    ResponderExcluir
  3. New Super Mario Bros 2 e New Super Mario Bros.U é só mais do mesmo...

    Castlevania em ultimo??

    Aposto que esses dois jogos só estão ai por causa do nome MARIO.

    Se colocar os dois em últimos e colocar o castlevania na frente fica bão.

    ResponderExcluir
  4. eu nao me empolguei muito com os marios tbm nao, concordo são mais do mesmo!!! ja uma franquia q devia ser + explorada pela nintendo devia ser o pikmin!! e muito bom esse jogo! deviam lançar uma versao pra 3ds... eu compraria, amo esse estilo de jogo, no vita tenho o army corps of hell q ate e um pouco parecido e e bem legal!!! joguei muito no cube!! a nintendo devia lançar pra 3ds tbm ;D

    ResponderExcluir
  5. estava esperando um outro titulo do resident para o 3ds! :(

    ResponderExcluir
  6. A lista ficou muito boa, so deveria mudar a ordem castlevania em ultimo no minimo é um equivoco..

    ResponderExcluir
  7. Assassin Creeds III cade? LOL

    ResponderExcluir
  8. watching dogs(z) foi de longe o melhor e é interracial ou seja...não interessa pra qual console era todo gamer que se preza deveria estar babando!e o Ricardo ta certo...aquele NSMB2 parece uma grande copia do de ds sem exatamente nada util de novo!big N, tana hora de comecar a repensar nas suas series em vez de lancar 5 Marios por ano!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google