Blast from the Past

Blast from the Past: A franquia Nobunaga's Ambition

Ainda estávamos no ano passado quando a The Pokémon Company anunciou, como uma grande surpresa na Jump Festa, uma feira japonesa de animes ... (por Gabriel Toschi em 09/07/2012, via Nintendo Blast)

Ainda estávamos no ano passado quando a The Pokémon Company anunciou, comonobunaga's ambition nintendo blast uma grande surpresa na Jump Festa, uma feira japonesa de animes e mangá, o novo jogo da franquia dos monstrinhos de bolso: Pokémon Plus Nobunaga's Ambition para Nintendo DS (ou Pokémon Conquest, como ficou conhecido no Ocidente). A série de estratégia da Tecmo Koei não é tão famosa assim por aqui... Que tal conhecer mais sobre seus títulos, sua história e tudo sobre esta franquia neste Blast from the Past especial?

Uma aula de história japonesa

oda nobunaga nintendo blastEm tradução literal, o nome da franquia pode ser traduzido como A ambição de Nobunaga. Mas quem é Nobunaga? Na verdade, Oda Nobunaga foi um grande daimyo do período Sengoku no Japão. Em outras palavras, um grande proprietário de terras que viveu em um período bem conturbado da história japonesa, conhecido como Sengoku, que se passou entre os séculos XV e XVII. Sua ambição era conquistar e unificar todo o território japonês, algo que chegou bem perto de conseguir até ser assassinado em 1582. A franquia trazida pela Tecmo Koei dá uma grande tarefa ao jogador: concluir a maior ambição de Oda Nobunaga e dominar o Japão! 

Por mais que Nobunaga seja a principal referência, você pode jogar com diversos outros daimyos, dependendo de cada título. Falando em títulos, a franquia Nobunaga's Ambition já apareceu em 27 (sim, 27!) plataformas diferentes, além dos jogos online e para celulares: PC, Windows, Sega Saturn, PlayStation, PC-88SR, NES, SNES, Mega Drive, TurboGrafx-16, iOS, Nintendo Wii (Virtual Console), Sega Mega-CD, Mac OS, 3DO, DOS, PlayStation Portable, FM Towns, Dreamcast, PlayStation 2, Xbox, PlayStation 3, Xbox 360, Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance e WonderSwan. Ufa!

 

Como ser o maior daimyo do Japão?

Em boa parte dos títulos, o jogador pode escolher entre quatro cenários de campanha diferentes - Battle for the East, Daimyo Power Struggles, Ambition Untamed e Road Towards Unification - cada um referente a uma fase específica da história japonesa. O jogo é movimentado por meio de turnos que são retratados de forma diferente de acordo com o modo de jogo: observando o mapa inteiro, cada turno representa uma estação do ano; em uma batalha, cada turno corresponde a um dia. No modo de visão do mapa completo você deve produzir uma força militar, criar uma economia forte para seu território e apoiar os camponeses para ter a lealdade de seu povo. Você joga como se fosse um verdadeiro daimyo, podendo entrar em guerras, aumentar as taxas, recrutar e treinar soldados, expandir a cidade e outras diversas atividades.

Nobunaga’s Ambition: Iron Triangle (PS2)

Ao entrar em uma batalha o jogo fica semelhante a um RPG tático, onde se controla todas as tropas unicamente a cada turno (algo que é bem retratado na jogabilidade de batalha de Pokémon Conquest, por exemplo). Porém, como em toda boa disputa entre territórios, você tem diversas formas de derrotar seu inimigo. Você pode, por exemplo, forçá-lo a se retirar, destruir sua maior base ou até prolongar a batalha por tanto tempo que seus inimigos fiquem sem suprimentos.

Nobunaga’s Ambition (NES)

As diversas ambições de Nobunaga

A franquia Nobunaga no Yabo, como é conhecida no Oriente, tem diversos jogos que foram trazidos para o Ocidente e adaptados para diversas plataformas, desde os PCs antigos, baseados em DOS, chegando aos potentes videogames da geração atual. Veja a lista de jogos com seus respectivos nomes ocidentais:

  • Nobunaga's Ambition (PC/Windows 3.1/Sega Saturn/PlayStation);
  • Nobunaga's Ambition: Whole Country Version (PC-88SR, Famicom, Super Famicom, Mega Drive/TurboGrafx-16/NES/Wii Virtual Console);
  • Nobunaga's Ambition: Tales of the Sengoku Warlords (PC-88SR/Famicom/PlayStation/Sega Saturn/Windows/Celular/NES);
  • Nobunaga's Ambition: Record of Generals in Turbulent Times (PC-98/Famicom/Super Famicom/Mega Drive/TurboGrafx-16/PlayStation/Windows/NES/SNES);
  • Nobunaga's Ambition: Tale of the Conqueror (PC-98/Super Famicom/Mega Drive/Mega-CD/3DO/Mac OS/PlayStation/Celular/Windows) - o primeiro jogo com um pacote de expansão;
  • Nobunaga's Ambition: Chronicle of Soaring (PC-98/FM Towns/DOS/Windows/Macintosh/Super Famicom/PlayStation/Sega Saturn/PlayStation Portable/Celular);
  • Nobunaga's Ambition: Record of Star Generals (Windows 95/Macintosh/PlayStation/Sega Saturn/Dreamcast/PlayStation rise to power nintendo blastPortable/Celular);
  • Nobunaga's Ambition: Tales of Storms (Windows 95/Macintosh/PlayStation/Dreamcast/PlayStation Portable);
  • Nobunaga's Ambition: Chronicle of a World of Storms (Windows 98/PlayStation 2/Xbox);
  • Nobunaga's Ambition: Record of Blue Skies (Windows 98/PlayStation 2/PlayStation Portable);
  • Nobunaga's Ambition: Rise to Power (Windows 98/PlayStation 2);
  • Nobunaga's Ambition: Iron Triangle (Windows 98/PlayStation 2/Nintendo Wii);
  • Nobunaga's Ambition: The Way of Heaven (Windows XP/PlayStation 3/Xbox 360).

Revisão: Bruna Lima


sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google