Blast from the Past

Entre tantos papéis, vários deles contam a grande história de Paper Mario (N64)

O bom filho à casa torna. O RPG é um gênero que nasceu no papel, com fichas de personagens, mestres e toda a magia que uma boa partida pode... (por Gabriel Toschi em 19/07/2012, via Nintendo Blast)

O bom filho à casa torna. O RPG é um gênero que nasceu no papel, com fichas depapermario64md personagens, mestres e toda a magia que uma boa partida pode proporcionar. Mario teve a função de trazer o RPG de volta às origens, ou, pelo menos, em parte: Paper Mario foi um dos jogos mais aclamados do Nintendo 64, trazendo gráficos que remetiam ao papel e criando uma das melhores franquias do encanador, que já rendeu três continuações. Que tal saber mais sobre ele neste Blast from the Past?

A Star Rod e as Star Spirits

A trama de Paper Mario gira em torno da Star Rod, um bastão que pode realizar os desejos da pessoa que o possuir. Os guardiões deste artefato são os Star Spirits mas que foram aprisionados em diversas cartas e caíram nas mãos de Bowser, que se apoderou também da Star Rod. Mario entra nessa história quando é convidado para uma festa no castelo de Peach. Ao se encontrar com a princesa, Bowser leva o castelo para o céu, joga Mario pela janela e espalha as Star Spirits por toda Mushroom Kingdom. A tarefa do encanador é resgatar estes espíritos guardiões para ter o poder suficiente para anular os poderes da Star Rod e derrotar Bowser de uma vez por todas.

Introdução de Paper Mario (N64)

Talvez por mais uma referência ao "papel", o jogo é dividido em diversos capítulos, como os de um livro, nos quais, cada um se passa em um local diferente e termina ao resgatar um Star Spirit:

  • Prologue: A Plea from the Stars: o prólogo do jogo começa com Mario caído paper-mario-pic3em Goomba Village, uma pequena vila de Goombas onde consegue seu primeiro parceiro, Goombario. Para chegar até a cidade principal do jogo, Toad Town, Mario adquire a Hammer (martelo) e derrota Goomba King, que guardava a passagem até a cidade. É neste momento que entra em cena Twink, uma pequena estrela que vem ajudar Mario e que acompanha Peach em toda a aventura durante os capítulos (ao fim de cada capítulo, você deve controlar Peach e Twink no castelo);
  • Chapter 1: Storming Koopa Bros. Fortress: após sair de Toad Town, Marioimages descobre que o primeiro Star Spirit, Eldstar, está em posse dos Koopa Bros. em sua fortaleza. No caminho, o herói encontra uma pequena vila de Koopas que está sofrendo um grande ataque de Fuzzies. Ao recuperar a ordem do lugar, Kooper (um Koopa em busca de aventuras) se integra ao grupo. Ao chegar na fortaleza e salvar alguns Bob-ombs que estavam presos, Bombette (uma Bob-omb capaz de explodir paredes) junta-se ao grupo e ajuda a derrotar as Tartarugas Ninjas do Reino dos Cogumelos;
  • Chapter 2: The Mystery of Dry, Dry Ruins: o segundo capítulo se passa em0 uma área muito árida, conhecida como Mt. Rugged. O Star Spirit deste capítulo, Mamar, está nas mãos de Tutankoopa, um faraó que se esconde nas Dry Dry Ruins, em meio a um grande deserto escaldante. Parakarry (um Paratroopa carteiro) se junta ao grupo após encontrar suas cartas perdidas;

 

  • Chapter 3: The "Invincible" Tubba Blubba: Skolar, o Star Spirit deste432738-paper-mario-nintendo-64-screenshot-the-invincible-tubba-blubba capítulo, estava nas mãos de Tubba Blubba, um grande monstro comedor de Boos que era invencível, até que conseguiu fugir, mas foi capturado por Lady Bow, rainha dos Boos. Ela se compromete a libertar Skolar desde que Mario ajude a vencer Tubba Blubba e se junta ao grupo para ajudar. Ao fim do capítulo, Mario descobre que o monstro era apenas invencível porque estava separado de seu coração. Ao enfraquecer o coração, este se viu obrigado a se juntar com seu corpo, tornando o monstro vencível novamente. Monstro destruído, espírito recolhido;
  • Chapter 4: Trials in the Toy Box: ao voltar para Toad Town, Mario descobre432743-paper-mario-nintendo-64-screenshot-riding-the-toy-train-through que a cidade está uma baderna: Shy Guys estavam roubando diversos itens dos moradores da cidade. Eles vinham da Shy Guy's Toy Box, onde General Guy guardava mais um Star Spirit, Muskular. Mario tem a ajuda especial de Watt, uma pequena partícula de energia que, ao ser libertada de uma lanterna, entra para o grupo do encanador;
  • Chapter 5: Hot, Hot Times on Lavalava Island: a terra tropical de Yoshi's0 (1) Village é onde Lava Piranha, o chefe deste capítulo, guarda seu Star Spirit, Misstar. Mario deve entrar no vulcão da ilha para encontrar Lava Piranha, juntamente com o arqueólogo Kolorado, o ídolo de Kooper, e tem como nova companheira neste capítulo, Sushie, uma Cheep Cheep babá que entra para o grupo de Mario após este encontrar os seus Yoshis perdidos;
  • Chapter 6: Dark Days in Flower Fields: ao adentrar no florido local de Flower924338-flowerfields_super Fields, Mario vê logo o seu problema nos céus: o Star Spirit deste capítulo se encontra com uma grande e densa nuvem de poeira, Huff N. Puff. Para recuperar o espírito e limpar os ares do local, Mario deve recolher os objetos necessários para fazer nascer uma grande planta para levá-lo ao céu, no melhor estilo "João e o Pé de Feijão". Lakilester, um Lakitu badboy, é o último parceiro que Mario adquire;
  • Chapter 7: A Star Spirit on Ice: Crystal Palace é o local onde Crystal King0 (2) guarda o último Star Spirit, Kalmar. Antes de chegar ao palácio, Mario passa por Shiver City e é acusado de matar o prefeito da cidade! Custa a ele procurar as pistas e provar que não é o culpado. Ao revelar isto, Mario consegue acesso ao Crystal Palace e consegue resgatar o último Star Spirit;

 

  • Chapter 8: A Star-Powered Showdown!: o poder de todos os Star Spirits juntos dão a Mario o poder de quebrar o efeito da Star Rod (o Star Beam) e eles levam o encanador até o castelo voador de Bowser. Ao chegar lá e derrotar Bowser pela primeira vez, a tartaruga não se rende e vai até um campo especial, que te dá ainda mais poderes e anula o efeito do Star Beam. Twink, ao derrotar Kammy Koopa com a ajuda de Peach, consegue aumentar seus poderes e evolui Star Beam para Peach Beam. O novo poder faz com que Mario finalmente derrote Bowser e recupere a Star Rod!

FinalBattlePM

Uma jogabilidade digna de Mario

Mario, desde o seu primeiro RPG no SNES, trouxe diversas habilidades. Talvez, a principal herança dos tempos de 16-bits seja o Action Command, que, no Nintendo 64 foi melhor aprimorado. A ideia é bem básica: para cada tipo de ataque, existe um momento certo para apertar um botão e aumentar o poder de ataque ou defesa. Se vai acertar um pulo, aperte A alguns instantes antes de acertar o inimigo. Se vai usar o martelo, segure o direcional para esquerda por alguns instantes e solte no momento certo. E o Action Command se estende para todos os ataques dos parceiros, fazendo com que a batalha fique bem mais animada.

Batalha contra Huff N’ Puff (Chapter 6) – Paper Mario (N64)

Falando em parceiros, cada um deles tem sua função fora de batalha. Goombario pode dizer mais sobre o lugar onde você está, Kooper pode atingir objetos a distância com seu casco, Bombette pode explodir paredes com rachaduras, Parakarry pode fazer Mario voar por alguns instantes, Bow pode fazer Mario ficar invisível, Sushie pode nadar levando Mario nas costas e Lakilester pode colocar Mario em sua nuvem e atravessar espinhos.

Os Star Spirits ainda podem te ajudar com diversos ataques especiais durante as batalhas. Cada novo espírito resgatado libera uma nova habilidade: aumentar atributos, atacar, curar ou até tirar os inimigos da batalha! Para usar estes ataques, você usa seu Star Power que é recuperado automaticamente durante uma batalha ou usando a habilidade Focus. As Badges também são itens que aumentam seus atributos ou desbloqueiam novos ataques e são semelhantes aos equipamentos dos RPGs comuns. Para usá-las, você deve adquirir Badge Points (BP). O limite de BP que você tem é o limite de badges que pode usar. Cada uma delas tem um custo diferente de BP e tem diversas funções diferentes, até mesmo se mostrando apenas para trocar os sons de ataque.

Paper Mario sempre será um dos RPGs mais lembrados da história da Nintendo e já rendeu continuações para GameCube, Wii e 3DS! Você quer testar seus conhecimentos sobre esta série? Então aproveite o Quiz N-Blast, o nosso aplicativo de quiz pelo Facebook que tem um quiz sobre Paper Mario esperando por você. Acesse aqui e veja se você sabe tudo sobre este clássico do Nintendo 64!

Revisão: Leandro Freire


sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Foi um dos melhores games do 64, espero que o do 3DS que vem agora esteja a altura

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google