Blast from the Past

Blast from the Past: Pokémon Puzzle Challenge (GBC)

Panel de Pon foi um viciante jogo de puzzle lançado pela Nintendo no Japão em 1995, para Famicom. Como estratégia de marketing foi rebatizad... (por Aurelio em 24/07/2012, via Nintendo Blast)

gbc-pokemon-puzzle-used__92354_zoomPanel de Pon foi um viciante jogo de puzzle lançado pela Nintendo no Japão em 1995, para Famicom. Como estratégia de marketing foi rebatizado para Tetris Attack em seu lançamento ocidental, em 1996, apesar da pouca semelhança com o famoso puzzle russo. A Nintendo querendo abocanhar um grande mercado trouxe Panel de Pon, fez uma versão Pokémon de Panel de Pon e criou um dos spin-offs mais divertidos de toda a série até hoje!

Poké de Pon

pokemon-puzzlePanel de Pon tem como objetivo principal fazer com que enquanto o jogador impede que seu painel seja preenchido por blocos, o mesmo preencha o painel de seu oponente, fazendo combinações com eles. Cada vez que se realiza um combo é lançado no painel do adversário uma parede com o intuito de acelerar esse processo. Quanto mais tempo o jogo demora, mais rápido os blocos sobem pela tela.

No caso de Pokémon Puzzle Challenge, no modo para um jogador, o adversário fica demonstrado por uma barra de HP (modo de jogo disponível também em Panel de Pon) que vai diminuindo conforme o jogador realiza combos. Isso traz a impressão de estar em uma batalha Pokémon, mesmo que de forma extremamente distinta à tradicional.

logoPokémon Puzzle Challenge mantêm a mecânica de Panel de Pon, porém o carisma dos monstros de bolso é um diferencial. Eles tem sprites muito detalhados e com movimentações muito convincentes. Jigglypuff entra em ação no momento em que você faz um combo, pois toda vez que isso ocorre o seu painel para de subir. O game é muito colorido e enche os olhos dos jogadores facilmente. Apesar de possuir gráficos relativamente simples, eles são suficientemente detalhados para que o jogador rasgue de elogios a direção artística.

O áudio é igualmente interessante e é composto por músicas das versões Gold e Silver com alguns rearranjos para que possam ficar mais emocionantes em momentos que o painel do jogador esteja prestes a ser preenchido.

Modos variados de jogo 

PokeMon Puzzle Challenge-1A primeira marca do game é de fato sua variedade de modos de jogo. Apesar de todos eles consistirem em ter que formar sequências de pelo três peças de mesma cor e símbolo, o objetivo de cada modo de jogo é diferente. Confira as diferenças a seguir:

  • Challenge

É o modo principal e que dá nome ao jogo. Nele deve-se percorrer um mapa desafiando os líderes de ginásio de Johto e a temida Elite Four. No canto direito da tela, durante as partidas, fica a barra de HP do adversário. Mas é necessário ser rápido, caso contrário o adversário irá recuperá-la aos poucos.

  • Marathon

86514-pokemon-puzzle-challenge-game-boy-color-screenshot-adventureNesse modo de jogo se deve jogar livremente acumular o maior número de pontos possíveis, perdendo caso sua tela se encha de blocos. O jogador tem a possibilidade de escolher o nível de dificuldade e a velocidade em que o jogo progride.

  • Time Zone

O Time Zone é parecido com o modo Marathon, pórem deve-se fazer o maior número de pontos no tempo estipulado.

  • Line Clear

3-PC-GameplayEsse modo de jogo é dividido em rounds e tem como objetivo jogar até que seus blocos estejam abaixo de uma linha branca. Ao progredir a velocidade do jogo aumenta. No final o último round será contra Clair e seu Draganair com o intúito de zerar seu HP porém iniciando a partida com a velocidade de jogo bastante rápida.

  • Puzzle

Nesse modo deve-se jogar de forma que todos os blocos façam combinações, tendo um número limitado de jogadas.

  • Garbage!

Este modo também se assemelha ao Marathon porém durante o jogo automaticamente são jogados sobre o seu quadro barreiras para lhe atrapalhar na obtenção dos pontos.

  • Pokemon_Puzzle_Challenge_GBC_ScreenShot2Multiplayer

É aqui que o jogo ganha sua forma mais viciante, tendo um cabo game link e dois cartuchos você poderá jogar Panel de Pon em sua forma mais tradicional, onde os joagadores devem fazer com que seu oponente fique com seu paínel totalmente coberto por paredes e blocos.

É hora de jogar!

Esse jogo desenvolvido pela Intelligent Systems (Fire Emblem, Paper Mario) mantêm o nível de qualidade dos jogos do estúdio e é uma lição de como criar algo simples mas com conteúdo vasto, mesmo que esse se escore no gameplay de Panel de Pon.

images

Se você tiver em casa um Game boy. Seja ele ou o Advance procure pelo cartucho desse jogo e não se arrependerá! Serão horas a fio para destravar todos os Pokémon disponíveis.

 

Se você gosta de jogos de puzzle, dê uma chace a esse jogo! Sendo fã de Pokémon ou não, essa título irá te cativar!

Revisão: José Carlos Alves


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. joguei por bastante tempo, mas é dificil conseguir zerar o chalenge..

    tambem, eu era muito novo e nunca soube como usar os pokes que eu tinha e se eles influenciavam na historia..

    de qualquer forma, quando eu enjoava jogava o pluzze que era mais pensar do que sair colocando as peças o mais rapido possivel.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google